Web Analytics

sábado, 29 de dezembro de 2012

Acompanhamento Mensal - Dezembro de 2012

Fala, galera! Espero que tenham tido um bom ano. Vamos ao fechamento de dezembro de 2012.

O mês dezembro teve um rali forte e as ações em geral subiram com muita força. O Ibovespa fechou em 6,05% e creio que a maioria das carteiras de bons papéis fechou no positivo. No entanto, mesmo com essa alta toda, a carteira Queda-Livre fechou negativa. Confiram depois no link acima.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012


Aproveitando o embalo de toda a blogosfera, resolvi fazer uma retrospectiva.
O ano de 2012 foi um ano de intervencionismo. O governo colocou o dedo em todas as áreas, prejudicando a grande maioria delas. A única que está realmente sendo beneficiada é a de consumo, mas sabemos que estas intervenções são todas paliativas, pois a redução dos juros com inflações na casa de 5% não são lá muito justificáveis (em minha opinião meta de inflação é uma só: zero!).

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

[OFF] Feliz Natal!

Essa semana foi uma correria danada. Final de ano é festa daqui, festa dali, reencontros, almoços, enfim, não tive nem tempo direito pra olhar o blog! rsrs

Assim sendo, passando aqui rapidinho apenas para deixar um Feliz Natal para todos!

[]s!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Fluxo de Caixa, patrimônio, ativos...


Após muitas discussões pela blogosfera, volto novamente com o assunto de Rentabilidade x Fluxo de Caixa na independência financeira. Qual a importância do Patrimônio neste caminho? E os rendimentos advindos deste patrimônio? Será que buscar uma aposentadoria ao estilo “dilapidando” o patrimônio (ou seja, se desfazendo dele aos poucos) daria no mesmo do que ter um patrimônio gerando fluxo de caixa? Vamos ver estes casos.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Calculando o Valor de uma Ação – Parte 10 – Análise de Vale hoje e ontem


Hoje venho com uma análise de Preço Justo idêntica a que fiz anteriormente para a Petrobras, mas farei para a Vale, pois algumas pessoas pediram.
Sem mais delongas, vamos lá!
A Vale está inserida no negócio de mineração, muito lucrativo (menos pra MMX! rsrsrs), mas ao mesmo tempo num ambiente que depende muito do crescimento mundial. Por vender uma commodity, a empresa precisa saber lidar com os ciclos econômicos, naturais deste mercado.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Uma abordagem diferente para o Risco


Hoje gostaria de introduzir uma ideia de risco diferente da famosa “quanto maior o retorno, maior o risco”.

Trabalhei na área de Análise de Riscos de Processos Industriais durante três anos e meio. Lá, calculávamos o risco o tempo inteiro. Se uma esfera de GLP explodisse, quais seriam as consequências? Qual a probabilidade? Como evitar o pior? Coisas desse gênero.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Risco não é volatilidade!


E ae, pessoal, tudo na paz? Hoje venho escrever sobre um dos conceitos mais importantes em investimentos, que é o Risco.
É comum lermos por aí na Internet que a volatilidade é o risco do ativo. Bom, isto está errado. Não totalmente, mas está errado. Risco é algo muuuuuuuuuuuuuito mais abrangente. Volatilidade é apenas um pedacinho dele. Irei abordar o risco hoje da forma clássica e, num futuro, de uma maneira um pouco diferente, que creio poucos conhecerem.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

[Rapidinha] Royalties, petróleo, educação...


Acho louvável a presidente Dilma querer transferir o dinheiro dos royalties do petróleo para aplicar em educação. Mas o mais legal mesmo é que lembrei de uma reportagem de 2008, da Superinteressante, sobre o assunto, quando o Lula já falava sobre isso.

Tudo bem que a revista fez uma conta de padeiro, mas vejam o link:

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Lógica: esquecida por muitos


E ae, galera, tudo na paz? Hoje venho falar sobre um assunto que considero BÁSICO para qualquer área de atuação (seja financeira, seja médica, engenharia, psicologia, enfim, qualquer uma).
Temos que ter muito cuidado ao ler um texto e interpretá-lo. Vejo até alguns trolls (coitados) tentando distorcer algumas coisas que escrevo, mas não estou preocupado com eles. Estou preocupado com quem quer aprender.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

SAC ou PRICE?


 E ae galera, hoje venho com um tema simples, mas importante, pois afeta diretamente nossas finanças pessoais. Vou comparar o SAC com o PRICE.
É provável que tenham vários artigos desse aí pela internet, mas como eu fiz a conta aqui e agora, já resolvi publicar logo as conclusões.
Para quem não sabe, o SAC é aquele sistema de amortização muito utilizado em financiamento de imóveis, onde as prestações são decrescentes.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Calculando o Valor de uma Ação – Parte 9 – Análise de Petrobras hoje e ontem


E ae, pessoal, tudo na paz? Hoje continuo com a série e mostrarei o dia-a-dia. Tenho certeza que irão achar os resultados muito interessantes!
Minha ideia hoje é utilizar dois cálculos: no primeiro, irei fazer o cálculo do valor a partir de hoje. E no segundo, irei utilizar o mesmo tipo de cálculo, mas como se fosse em 2008, ou seja, utilizando os dados até aquele momento, bem no meio do furacão. E irei comparar também com os valores dos analistas de mercado.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Acompanhamento Mensal - Novembro de 2012

E ae, galera tudo na paz?

Vamos a mais um mês de acompanhamento da carteira: Novembro de 2012:

Como sempre, começo com o rendimento individual por papéis, ponderados pelo peso na carteira:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...