Web Analytics

domingo, 16 de março de 2014

Venda Coberta

Fala, galera! Hoje venho com um artigo sobre a operação conhecida como Venda Coberta.
A ideia é discutir a operação, mostrando seus prós e contras e quando utilizá-la.
Vamos lá! A operação conhecida no mercado como venda coberta é uma operação mista, onde se envolve a compra de um ativo ao mesmo tempo em que se vendem opções de compra deste mesmo ativo.

Em primeiríssimo lugar: é uma estratégia de alta. Assim sendo, sua expectativa tem que ser de mercado em alta.
Uma opção, ao longo do tempo, perde valor. Assim, a ideia de vendê-la para ganhar com passagem do tempo, inicialmente, faz sentido. Mas a opção possui várias outras variáveis que influenciam no seu preço e não apenas o tempo. De fato, o mais importante de todos é o próprio ativo-objeto da qual a opção está ligada. Se ele sobe, ela sobe. Se ele cai, ela cai.
Como todas as opções perdem valor com tempo, sejam calls (opções de compra) ou puts (opções de venda), vejo gente vendendo as puts como se fossem calls. Muito cuidado aqui. Vejamos o gráfico abaixo de qual seria o lucro/prejuízo da operação no vencimento, comparando a venda com calls e puts de mesmo strike:
Clique para aumentar
Note que o perfil é bem diferente, apesar de ambas continuarem sendo estratégias de alta. Na venda de calls, existe um lucro máximo e o prejuízo máximo ficou em torno de -3 (neste exemplo). Já para a venda da put, não há lucro máximo, no entanto o prejuízo potencial é muito maior, maior que o dobro do anterior. Ou seja, é uma operação com risco muito mais elevado. No pain, no gain.
Bom, seguindo com a operação: visto que o prejuízo não é limitado, então é necessário algum stop para encerrar a operação. É algo que o investidor precisa ponderar, em termos de custo/benefício da operação.
Abaixo um gráfico de com uma série de vencimento em aproximadamente um mês. Peguei os dados da Petrobras e calculei o valor das opções por Black & Scholes para diferentes strikes.
Clique para aumentar
A operação sempre atinge o lucro máximo quando o ativo ficar acima do strike no vencimento.
Mais uma vez é possível notar diferenças. Em strikes menores, opções in-the-money, a probabilidade de ter prejuízo é baixa, no entanto o lucro é reduzido. Já para opções at-the-money e out-the-money a proteção é baixa, mas o lucro é maior.
Agora, algo bem interessante. Qual seria o resultado de uma venda de opção de venda em função da cotação no vencimento? Vejam só o gráfico abaixo:
Clique para aumentar
Este gráfico representa o lucro/prejuízo quando se vende opções de venda (puts). De fato, a Venda Coberta na verdade é uma venda de put sintética. Os resultados de ambas as operações são idênticas!
O que isto significa? Bom, se você comprar PETR4 e vender imediatamente PETRD13 terá um resultado praticamente idêntico ao de apenas vender PETRP13.
Bom, acho que é isso galera. Resumindo, é uma operação que visa ganhar com a alta do ativo. Como não há um "prejuízo máximo" (como em uma trava de alta/baixa), é necessário estabelecer um stop loss na operação. Opções ITM são mais seguras, mas com lucro menor. O inverso é válido para as opções OTM.

232 comentários:

  1. VC é estrategia de baixa, lado e alta moderada. Não é só de alta! De onde voce tirou isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia justamente falar sobre isto anônimo.
      Não concordo que VC o mercado tem que estar com tendência de alta !
      Se compro BBAS a 19 e lança uma opção com strike a 21, justamente vou querer que o mercado não esteja nesta tendência altista, pois quanto mais demorar para o ativo chegar no strike, melhor pra mim, pois NÃO QUERO SER EXERCIDO.
      Acho que talvez o artigo quis generalizar demais a VC quando na verdade, tal como o Bastter já mostrou, ela tem suas variantes.

      Mas em todo caso, o post é válido para ir desmitificando um assunto que é importante saber.

      Excluir
    2. Poney voce esta correto. parece que o dimarcinho e o anonimo abaixo não entendem o que você explicou com muita simplicidade

      Excluir
    3. Poney,

      e o ativo principal? Esqueceu dele?

      Excluir
    4. O ativo principal ja estava na carteira e continua lá, qual o problema?

      Excluir
    5. Valendo bem menos do que a venda da call segurou.

      Isso é prejuízo.

      Excluir
    6. Se vocês continuarem a misturar as estratégias de venda OTM nunca vão chegar a um consenso!

      Excluir
    7. Não sou eu quem está misturando. Se você começa motando uma operação comprando o ativo e vendendo a opção, para encerrar esta mesma operação, você precisa vender o ativo e recomprar a opção.

      Duas pontas, 4 operações. Em caso de exercício, é apenas equivalente a "recomprar por zero".

      Excluir
    8. dimarcinho não é assim, existem vária modalidades, uma dela é a mesma que o troll está falando é, você tem a ação na sua carteira (veja seu exemplo, você tem petr4). você tem 2 possibilidades. não faz nada e ganha ou perde na oscilação do ativo ou usa uma estratégia de venda de call OTM que gere uma renda extra se cair, ficar de lado ou subir com moderação.
      por enquanto pelo que vejo você optou pela primeira opção com suas PETR4.
      não estou discutindo outras modalidades, que aí sim cada uma funciona de uma maneira e tem riscos e retornos em situações diversas, mas esta que o troll está dizendo é assim

      Excluir
    9. Prófis, rs

      Então? Não disse que ia ser pedreira? kkk

      A questão se resume bem ao que falei. Essa geração web pós-bastter já era. Já foi catequizada, sem chances. Não conseguem nem ser mais racionais... Já que o objetivo de uma das "modalidades" é "gerar uma renda extra se cair, ficar de lado ou subir com moderação" então o racional é trava de baixa otm, ou a borboleta / mesa comprada assimétrica, ou simplesmente comprar uma put seca ou até vender uma put seca, etc... Mas jamais fazer venda coberta com ativo de carteira que o cabra elegeu como buy & hold.

      Enfim é isso. A discussão, claro, não vai se esgotar porque já estão começando a pipocar os argumentos baseados em "opinião", quando já se sabe há décadas (assunto pralá de esgotado.. ) qual o conceitual pacífico sobre classificação e uso de todas essas estratégias com opções (calls e puts), inclusive a venda coberta.

      Mas é aquilo... logo abaixo, com certeza, surgirá um "virador-de-google" nos avisando do alto de sua sabedoria: "estudem, existem bons videos no youtube explicando tudo isso que eu aprendi na web"

      Aquele abraço, prófis... kkkk

      Excluir
    10. por favor explique a frase "Mas jamais fazer venda coberta com ativo de carteira que o cabra elegeu como buy & hold."

      Excluir
    11. Construa a sua crítica.... vai ser mais interessante ler o que vc já elaborou, rs

      Excluir
    12. Eu gostaria que ele explicasse de onde ele tirou que o objetivo é tirar renda extra se cair, já que a operação ganha com o ativo de lado e também na alta moderada...

      Trava de baixa OTM também é forma de remunerar, porém é mais arrojada que a VC de remuneração, pois no mercado atual não se encontram boas travas com proteção maior que 5%. Na VC é possível vender VE com 10% ou mais de proteção, ganhando menos, obviamente, mas não tão menos que justifique fazer TB em detrimento da VC, em minha opinião.

      Excluir
    13. Troll, decide, aí. Ou escreve de anonimo ou usa teu fake,assim vc nos cansa... kkkkk

      Quem falou em tirar renda extra se cair foi o anom 14:55. Então só digo que se é esse o objetivo do cabra, claro, VC é a operação menos recomendada.

      Aliás, pra variar, vc está sendo contraditório, rs Porque é mais arrojada uma trava de baixa otm? Arrojada é a VC otm. Arrojada pra quem é Buy and Hold porque se o ativo disparar, fudeu, talvez esteja sendo obrigado a vender um ativo guardado em carteira com preço de custo acima do strike da call vendida e tomar um prejuizo sem previsão de limite. Na TB se tudo der errado, vc sabe de antemão o limite, portanto "arrojado" é VC, rs

      Vc quando monta um cenario futuro como esse seu esquece de acrescentar todos os cenarios possiveis. Por isso faz essa escolha limitada pelo equivoco, rs.

      E vamos ao pregão agora. petr4 spot = 12,63. A otm D14 tem pagão a 0,14 e a D16 tem comprão a 0,03. Que proteção é essa de 10%? E desde quando vender call é proteção? E vender call itm é proteção? Vai proteger o que se a chance de ser exercido é alta? Proteção é comprar put.

      Repito o que disse acima: a partir de agora só vai entrar na discussão "opiniões" e não conceitos.


      Excluir
    14. veja o que eu disse às 14:55

      "ou usa uma estratégia de venda de call OTM que gere uma renda extra se cair, ficar de lado ou subir com moderação" então eu não disse só se cair

      quem falou que a chance de ser exercido é alta? como você mesmo disse, agora estamos no campo da opinião

      mas explique por favor a frase "Mas jamais fazer venda coberta com ativo de carteira que o cabra elegeu como buy & hold."

      Jorge

      Excluir
    15. uma coisa é dizer que não gosta (na sua opinião) da estratégia do bastter (e do Troll). outra é negar que ela exista e ficar falando merda

      Excluir
    16. Ela é alta porque se vc sugere "renda extra" pra sua carteira é porque vc vai montar seguidamente VC todo mês com os ativos em B&H da sua carteira (se não é isso, então deixa pralá, rs) . Se vc monta seguidamente essa operação as chances de ser exercido numa alta explosiva se torna potencial ao longo do tempo. ainda mais se o seu ativo-objeto vier de um longo percurso de queda, e claro, é óbvio que o seu PM não "baixa" na mesma velocidade, rs

      Quando a sua frase, se for analisar bem está incompleta. Os cenarios do seu desejo, nem sempre serão iguais aos possiveis. Os possiveis além de cair, ficar de lado ou subir com moderação terão que ser acrescidos também do subir forte e cair com moderação e cair forte.

      Excluir
    17. anon 16:25, rs

      Agora a conversa ficou filosófica....

      Negar que ela existe não posso. Porque se tem gente fazendo, lógico, ela passa a existir concretamente. Corretora tá cheio de bons vendedores de operações pra te oferecer, não culpe somente o bastter.... kkkkk

      O problema é que vcs "aprenderam" a usar VC na expectativa do ativo-objeto errada e com objetivos errados, só isso.

      ps - e vem cá... porque essa obsessão em toda hora falar na operação do bastter e do troll? Agora o troll tb é sócio do bastter na patente intelectual da "operaçao vaca"? kkkkk

      Excluir
    18. E quem disse que VC de remuneração é pra deixar ser exercido? Nunca ouviu falar em stop, sabichão? Eu fui stopado em opção de BBDC4 mês passado e perdi R$ 500. Então nenhuma operação pode stopar uma vez que ela é ruim? hahahaha!

      Quanto mais você fala, percebe-se que menos você entende da operação.

      Excluir
    19. Mestre Trolletinha, rs

      Sempre existe um potencial forte de perda ilimitada provocada por um gap de alta de abertura (sabe o que é isso, noviço?).

      Portanto ciente disso, todo "stop"é passível de ser "pulado" numa situação dessas bem corriqueira, por sinal.

      Somente com uma trava de baixa, vc está 100% protegido desse rasteira, Sr. Arrochado, digo, Arrojado.

      É aquilo de sempre, trolleta, sob pressão, o noviço sempre acaba se entregando e solta um vacilão....

      kkkk

      Até,


      Excluir
    20. "subir forte e cair com moderação e cair forte. " destas aí, não há nenhum problema em fazer VC com estas possibilidades, doutor sabichão. o maior problema é a subida explosiva com Gap, ou seja, pulando seu estope, é um risco, mas ninguém quebra com este risco.
      melhor mesmo é vender descoberto, né? eu tô falando que daqui a pouco vão falar em que estratégia boa é a estratégia do pozinho

      Excluir
    21. Por favor, cite a última vez que um gap de alta em PETR4 provocou perdas ilimitadas a quem lançou OTM...

      O seu gap de alta é tão comum que em 2012 e 2013 eu operei todos os meses e nenhum gap assim ocorreu. Isso sem mencionar os anos anteriores à criação do blog. Basta conferir o resultado de minhas operações aqui:

      http://investidortroll.blogspot.com.br/2014/02/proventos-recebidos-2013-e-venda-coberta.html

      Sobre esse risco imponderável que você insiste em citar e, na verdade é seu ÚNICO argumento, eis minha opinião:

      http://investidortroll.blogspot.com/2014/02/proventos-recebidos-2013-e-venda-coberta.html?showComment=1393007705502#c8553679330892562536

      O stop de fevereiro levou quase a metade dos lucros de janeiro. Se você questionasse essa relação risco-retorno, a discussão seria boa, pois esse é o ponto principal levantado por quem ENTENDE a operação e é um bom argumento, de fato. Mas é claro que você não sabe o que é risco-retorno, pois já disse que arriscaria 100% do seu capital numa única operação que tivesse 90% de chances de sucesso. Não é de se espantar que você foi expulso do mercado. Duas vezes...

      Mais um vez, digo com total propriedade que você não faz a menor ideia do que fala. Seus argumentos são totalmente desprovidos de qualquer base teórica. Você fala em discutir conceitos, mas todos os seus posts contém apenas opiniões infundadas. Além do mais, as suas dificuldades cognitivas lhe impedem de compreender quaisquer argumentos e teses.

      Deve ser triste uma pessoa viver assim...

      Excluir
    22. Aham, Trolletinha, rs

      E porque vc ficou tão agitado? Cauma, filho, vc não está certo?

      kkk

      Excluir
    23. A estratégia do bastter é lucrar com a venda de VE e não é direcional, pode ganhar em qualquer direção (exceto subida forte). É uma estratégia de baixo risco usando a carteira buy & hold para remuneração. O investidor não coloca dinheiro na frente (a não ser o maior risco que é ser exercido). Chegou no objetivo stopa, chegou no stop loss stopa. Ganha-se alguma coisa extra com mercados em baixa, de lado ou alta moderada, com o risco de diminuir ganhos em mercados altistas.
      Esta estratégia existe e está aí. Se é boa ou não é outro papo. Como o dimarcinho não conhece escreve incorretamente que VC é estratégia de alta, o que não é verdade. O resto é discussão besta.
      Em resumo o dimarcinho errou no post, pra variar

      Excluir
    24. "Como o dimarcinho não conhece escreve incorretamente que VC é estratégia de alta, o que não é verdade."

      Leio e releio e continuo incrédulo, rs

      É uma afirmação que não respeita nem mesmo a visão óbvia da imagem gráfica da operação:

      http://3.bp.blogspot.com/-HLtQjEYuMIg/UyY2nG38AHI/AAAAAAAABMY/sUaGHCrrsbM/s1600/0101_short+put.png


      O que é estranho fica mais estranho ainda:

      É uma estratégia de baixo risco usando a carteira buy & hold para remuneração. O investidor não coloca dinheiro na frente"

      Ou seja como o ativo já estava mesmo na carteira o preço pago por ele no passado já não significa mais "dinheiro colocado"; isso vira "passado".

      Num primeiro momento chega a ser cômico. Mas olhando de perto é pra se chorar....

      Excluir
    25. Realmente tá difícil !!!!!!!!! rsrsrsrs

      Veja, o B&H a ideia é acumular o máximo de ativos possíveis (i.e., ações), não é mesmo???? Quanto mais ações, mais dividendos futuros!!

      Então, por exemplo, ainda no exemplo do anônimo deu abaixo. Você compra 1000 ações por R$ 12.780. E vende as D14 por R$ 190.

      Digamos que então a ação dispare para R$ 15. Não é ruim, pois iremos atingir o lucro máximo. Mas vai contra o B&H, pois ocorrerá o seguinte. No exercício, você será obrigado a vender suas ações por R$ 14 (strike da D14). Assim, receberá R$ 14.000. Como embolsou R$ 190 da venda, seu patrimônio atual é R$ 14.190.

      No entanto, as ações no mercado estão cotadas a R$ 15. Resultado: você tinha 1000 ações e agora só tem dinheiro para comprar 946 ações.

      Como isto vai de encontro ao B&H ????????????? Vc está fazendo justamente o contrário!!!!!!!

      "Ah, mas se o ativo disparar é só dar stop". Agora você manteve as ações, mas teve que pagar por isso (para recomprar as opções). Ou seja, também foi necessário entrar com dinheiro (prejuízo).

      Se vocês não conseguem enxergar isso, eu simplesmente não posso fazer nada.

      Excluir
    26. Olha, prófis, como eu disse seria "pedreira", rs

      E acrescente ao seu exemplo o fato que quando isso ocorre é justamente quando o tal ativo B&H entra em espiral de recuperação! O cara além de ter sua fatia da empresa diminuída ainda se vê na situação de realizar o prejuizo do ativo, porque provavelmente seu PM é alto e não se dá conta que todo "lucro" auferido com recompra de calls otm no passado "pode" ser devolvido ao se confrontar com um único exercicio no prejuizo. E o mais interessante é que como tal lucro acumulado com recompra de calls é anterior ao exercicio no prejuizo, então no resultado final é desperdiçado todos os valores pagos anteriormente com impostos e corretagens; resumindo: até pra abater o prejuízo tem eficiência bem reduzida.

      Acho que agora lendo as "manifestações" espalhadas por aqui, vc realmente entenda em que ambiente de "troca de idéias" você está se expondo... É tosqueira das brabas, rs

      Excluir
    27. Agora os sabidos estao se manifestando em alto nivel. A ideis é integrar visão de b&h, com analise tecnica com precificação de ativos. Uma hora falam que b&h tem que torcer para cair para, veja só, comprar mais barato, mas agora tem uma formula mágica de ficar rico com opções. Espiral de recuperação. Que é isso, analise tecnica mizifio? Misturando tudo no mesmo balaio? Daqui a poico vao dizer que opcao é direcional. Aguardo

      Excluir
    28. se vcs querem uma operação perfeita, que nunca dê stops, então eu é que não posso fazer nada... rs

      Excluir
    29. E agora falou o "árbitro" do batepapo de blog, rs

      O mais sábio de todos os sábios da tribo! Aquele que sabe ficar calado todo o tempo e quando abre a boca não é pra bocejar, mas sim pra pontficar.... kkkk

      A sua função é a mais alta e digna entre nós, anon 12:31! Será o seu sábio veredicto que selará o destino da verdadeira justissa entre os néscios!

      Também aguardo...

      kkk

      ps - vc é sempre divertido quando vc aparece pra dizer algo, mas dessa vez te faltou timing. Com o tempo de palco por aqui vc pega isso rapidinho; vc é esperto!

      Excluir
    30. O surpreendente marcio querendo dar uma de entendido de opcoes com os dizeres de warren buffett lá no cabeçalho estão destoando.
      Mizifio, soletre "espiral de recuperação" que não deu pra entender a relação com opções

      Excluir
    31. """...é justamente quando o tal ativo B&H entra em espiral de recuperação!""""

      Tio, a expressão "espiral de recuperaçao" é relacionado ao movimento do ativo-objeto (ativo de B&H); a opção só acompanha... Ou mudaram as regras? Ah, e direcional é o ativo-objeto, as opções só o seguem. "Estratégias" com opções é que podem ser direcionais ou não....

      É chato, cansa... mas tb se vc for pra ler tudo muito por cima e sem atenção vc se atrapalha, rs

      Excluir
    32. Acho que só vai ter um jeito: fazer um post traçando todos os cenários possíveis.

      Se nem assim entenderem, acho que vou gastar meu tempo num curso de CFA que é melhor.

      Excluir
    33. Anônimos,

      a "espiral de recuperação" que o Mizifio quer dizer é quando o ativo resolver voltar a uma tendência longa e forte de alta.

      Peguemos o exemplo da Petrobras. Vou "exagerar" no exemplo, mas é para pegar a ideia. Digamos que o cara tenha começado a fazer a "Venda Coberta do Bastter" em 2008. De lá pra cá o ativo caiu bastante (da casa dos 50 pra casa dos 12). Bom, sem paciência para fazer contas, mas é provável que nosso investidor estaria aí com um preço médio de uns 20 e muito, mas pra ficar legal, direi que um preço médio de 20.

      Bom, aí tu vai e vende uma D14 da vida e a Petrobras resolve disparar com muita força nos 5 dias seguintes, pulando seu stop e chegando nos 15 da vida.

      Resultado da obra:

      1) Seu prejuízo vendido nas opções será algo monstro. Pra ser mais exato, pularia de uns 0,20 para 1,25. Um prejuízo monstruoso.

      2) Como é até provável que não haverá como pagar o prejuízo monstruoso, você deixa ser exercido. Ou então é exercido antes. As opções americanas permitem isso e, em caso de fortes altas, é melhor exercer pois o lucro é mais interessante....

      Daí você é exercido pelo strike: R$ 14. Mas qual é o seu preço médio de compra mesmo? R$ 20, né???? Então após alguns anos fazendo a "VC do Bastter" você conseguiu um prejuízo de 30%. E o prêmio que se ganhou nessa operação praticamente não altera o resultado. E isso porque, creio eu, estou jogando o PM para baixo.

      AH! Quantas vezes precisa acontecer este cenário para você se ferrar? Apenas uma!!! É improvável o papel dar uma porrada dessas? Bom, até é. Mas espere os resultados do pré-sal começarem a aparecer. A empresa está muito depreciada, se os resultados realmente vierem, é provável que aconteça o que descrevi acima.

      E se não vierem, é falência, kkkkkkkkkkkkk. O que, como já mostrei neste artigo, dará prejuízo também, pois a estratégia só funciona em alta!!! kkkkk

      Mercado Financeiro é sobre o que fazer se o cenário que você projeta der errado e não fazer as coisas contando que o cenário irá dar certo e lindo como vc gostaria que fosse.

      Excluir
    34. como você mesmo disse, exemplo exagerado

      quer se precaver disso, é só vender num strike D14 e comprar D15. Vale como um seguro e limita ainda mais a perda

      e agora?

      Excluir
    35. E agora? Respondo com uma pergunta:

      Pra que você precisa do ativo para fazer essa operação? (trava de baixa)

      Excluir
    36. realmente neste caso não precisa, mas é uma operação de alta ou de baixa?

      Excluir
    37. o problema todo foi que você disse e repetiu, e não aceita nada diferente, que VC é uma operação que se ganha na alta. e agora?

      Excluir
    38. Cara, você é cego??? Não tá vendo no gráfico que quanto maior a cotação, maior é o lucro???

      Quanto maior a cotação ---> mercado de alta

      Qual a dificuldade nisso???????

      Excluir
    39. E outra: Venda Coberta é estratégia pra se ganhar dinheiro com a alta.

      Trava de Baixa é estratégia para se ganhar dinheiro com a baixa.

      Excluir
    40. Pra voce que mistura AT (leia-se espiral de recuperação) com operações com opções, a VC usando a carteira nao existe, mas ela existe e é uma operação de baixa rentabilidade e baixo risco (risco = probabilidade X impacto)

      Excluir
    41. Cara, quem falou é análise técnica?? Tá pedreira mesmo isso aqui...

      Estamos falando nos possíveis cenários. Mas que dificuldade. Me pergunto se é trollagem ou dificuldade mesmo.

      Excluir
    42. Tenho dificuldade em entender esta mistura que vocês fazem de AT, AF, valuation, b&h, trade, opcoes, termos ...
      Só isso

      Excluir
    43. Prófis... acho que agora entendi esse lance de "espiral de recuperação" ser AT!

      Essa porra deve ser uma figura de candle!

      Tem um livro de um gringo que é a enciclopedia dos candles! Vou procurar na amozon essa parada!

      Temf figuras de candle com nomes estranhos, tipo: bebê abandonado, tomuruzu, 3 montanhas, gato virado, buda sentado.... E com certeza deve existir um candle com o nome "espiral de recuperação"

      eureka!

      Excluir
    44. Falou o gato virado

      Excluir
    45. Dimarcinho, seu exemplo foi infeliz e parcial. Você tem conversado muito com o Mizifio e isso está te afetando. Vai para o lado negro da Força? rs

      Essa discussão sobre espiral de recuperação nada tem a ver com VC de remuneração. É perfeitamente possível fazer a operação em mercado de alta. O fórum do Bastter já discutia sobre a operação lá nos idos de 2001! Ou seja, não foi uma operação que surgiu graças a uma tendência de baixa.

      1) A opção D14 é da série atual, logo não serve para ser lançada para o investidor ganhar o prêmio dela com o decurso do tempo, já que o efeito do preço do ativo-objeto sobre ela é muito mais intenso do que sobre a série seguinte. Ler sobre gregas. Mas se o cabra resolvesse lançar assim mesmo, ela que custava 0,20, hoje, após forte alta de PETR4, está em torno de 0,50. Muito, muito distante dos 1,25 que vc chutou. Não existe vender a 0,20 e recomprar a 1,25! O cara que faz isso operou errado!

      2) Apesar da possibilidade, raramente há exercício antes do vencimento! Pode haver exercícios na semana anterior a do vencimento, com as opções ITM e ATM quase sem VE, mas exercício de opção OTM 30 dias antes do vencimento é prejuízo para quem exerce. Alías mesmo nas ITM é prejuízo exercer assim tão longe. Se alguém discordar, eu realmente acho que não estamos na mesma bolsa de valores.

      Já disse e vou repetir, alta forte é um cenário normal e não prejudica a validade da operação, já que poucos stops ocorrem e se forem acionados corretamente, perde-se 1 mês de VC, no máximo. Eu disse: no MÁXIMO!

      O único cenário adverso é o cisne negro, onde as opções explodem a +500%, +1.000%. Não parei para simular, mas creio que um evento desse poderia consumir 1 ano de venda coberta do investidor. É um risco imponderável e improvável. Cabe a cada um decidir o que fazer.

      Excluir
    46. Fala, Troll,

      eu não passei pelo lado da força. Na verdade, o Mizifio passou pro nosso lado!! Veja: antigamente ele apenas trollava. Poucas vezes falava alguma coisa séria. Hoje ele fala e explica os porquês!! Uma evolução!! rs

      No entanto, minha mudança foi no fato de estudar mais e de livros mais técnicos e não "Bastter knowledge" (se é q pode se dizer isso, rsrsrs)

      1) Meu exemplo, foi o ativo indo a R$ 15 e não a R$ 14 como está hoje. Mas se manter esse ritmo de alta por mais uns dias, já já estaremos lá. E, falando em gregas, note que as opções escolhidas pelo Bastter são as que possuem maior gama, as que justamente vão acelerar % como loucas numa alta. As mais baixas possuem deltas maiores e variam, absolutamente mais. Mas, percentualmente, as OTM são as que explodem. E nós, investidores tomamos prejuízos percentuais.
      No meu HB agora:
      D11 +25%
      D12 +40%
      D13 +68%
      D14 +116%

      Claro que há um limite, tanto que o gama depois volta a diminuir. Mas, acredite, as OTM um pouco acima das ATM, essas sim, são as verdadeiras "explosivas", como ele gosta de dizer.

      2) Cara.... o exercício antecipado virá de um descasamento entre o preço de mercado da opção e a diferença entre strike e preço do ativo-objeto. Normalmente, não vale a pena (a própria liquidez do mercado impede isso). Mas numa alta muito forte, a liquidez pode não acompanhar. Fato: não é comum. Só que ultimamente só temos tido movimentos para baixo e não para alto.....

      E mesmo não sendo comum, o investidor deve tentar se proteger destes fatos desastrosos (inclusive, essa é toda a ideia por trás dos cisnes negros de Taleb, quando ele faz críticas ao modelo normal e ao mercado seguindo cegamente o mesmo).

      Já comentei: você fez por um ano e deu certo. Um ano não é nada em renda variável, dada a volatilidade.

      De qualquer maneira, é uma estratégia que dá bom lucro em mercados de alta, pois ela até aguenta leves quedas. Só que ela não remunera mais ações. Pelo contrário.

      Apenas faça as simulações de todos os cenários que você verá isso. Na verdade, acho que vou colocar isso num post....

      Excluir
    47. dimarcinho, nos seus comentários existe uma tendência a escrever o cenário que embase o seu pensamento. Abra a mente e veja o que o troll escreveu, é só estopar, não existe prejuizo maluco igual você está colocando. Se o cara levar é porque operou errado ou porque tentou consertar algo que deu errado fazendo rôlo. O método serve para operador que não pensa e apenas execute o método, tipo monkey job

      Excluir
    48. Anônimo, no vencimento é o ÚNICO cenário onde é possível saber, antecipamente, qual será o resultado da operação. Ou seja, é possível fazer um planejamento.

      Cara, o que Bastter sugere é só Vender Opções a DESCOBERTO. Raciocina comigo: você utiliza o ativo como garantia na corretora, correto?

      Só que vc nunca vai deixar ser exercido, correto? Se a opção subir muito você stopa com prejuízo financeiro, correto?

      Disse algo errado aqui em cima? Não, né?

      Bom, se você utiliza seu financeiro para stopar, então é como simplesmente estivesse vendendo as opções a descoberto. O que é muitíssimo arriscado, não é verdade?

      Se for pra fazer isso, é melhor fazer Trava de Baixa. Pelo menos numa alta forte você parcialmente está protegido.

      Repita comigo:

      VENDA COBERTA DO BASTTER = VENDER OPÇÃO A DESCOBERTO

      Mas vocês não entendem isso......

      Excluir
    49. dimarcinho, você estava indo bem, mas se perdeu à partir desta parte "Bom, se você utiliza ..."

      daí pra baixo está errado.

      Então conte-nos mais sobre as suas experiências com opções (qualquer modalidade e com o nome que queira chamar). Afinal de que adianta tanto conteúdo teórico sem prática? Não vai nos dizer que você não opera opções e está brigando por um assunto que "apenas" leu nos livrinhos?

      Excluir
    50. e o mizifio, é operador de livrinho também?

      Excluir
    51. Anônimo, me explica o seguinte. Quando você vende a opção, só existem três cenários possíveis em relação ao strike. Abaixo do strike, no strike, acima do strike.

      Vamos analisá-los, dentro de uma venda DESCOBERTA:

      1) Abaixo do strike
      A operação vira pó e você lucra

      2) No strike
      Vira pó. Você lucra

      3) Acima do strike
      Prejuízo. Você compensa no financeiro.

      Acima estão TODOS os cenários possíveis. Veja bem: TODOS.

      Deixa eu repetir: são T-O-D-O-S.

      Me diga o seguinte:

      - Qual a diferença prática, em relação ao lucro/prejuízo destes cenários para o que você realiza com a "Venda Coberta do Bastter"?

      Fica muito claro que o que o Bastter fala para fazermos é B&H + trade de venda em opções.

      A única diferença é que o lucro da operação você utiliza para comprar mais ações. Tudo bem, nada demais. Mas você pode realizar outras operações, como Mesa, Borboleta e Travas com o mesmo objetivo: lucrar e, com o lucro, comprar mais ações.

      O que eu faço ou deixo de fazer é irrelevante ao assunto discutido aqui. Estamos discutindo o que deve ser feito frente a um cenário. Fazer ou não é decisão do investidor.

      Repita comigo:

      VENDA COBERTA DO BASTTER = VENDER OPÇÃO A DESCOBERTO

      Excluir
    52. entendi, só na teoria mesmo, faz o seguinte então, faça algumas operaçõezinhas destas que você leu nos livrinhos e diga aqui como foi. Aguardo

      Excluir
    53. "VENDA COBERTA DO BASTTER = VENDER OPÇÃO A DESCOBERTO"

      Agora desandou tudo! huahuahua!

      Excluir
    54. dimarcinho no mundo da fantasia!

      Excluir
    55. Na prática é quase isso o que realmente é:

      VENDA COBERTA DO BASTTER = B&H + VENDER OPÇÃO A DESCOBERTO

      Só que B&H vai em desencontro com Venda Coberta. Aí desanda tudo!! rsrsrsrs

      Excluir
    56. como você pode falar em prática se não tem nenhuma. Qual a credibilidade desta sua afirmação? ah, isso é a credibilidade do autor que vale. então qual sua função, ler e repetir?

      Excluir
  2. Bondia, prófis....

    Tá aí. E já pelo tom do primeiro comentário, como esperado, vc já viu que será pedreira, rs

    Observação: o primeiro quadro short call versus short put, eu entendi o que vc quis dizer. Mas não está claro. No texto e no quadro vc não enfatiza que não se trata de uma call ou put secas, mas sim, como ficariam 2 estruturas distintas: long stock x short call comparando com long stock x short put.

    Outra coisa, que tb entendi o que quis dizer, mas não é bem essa a razão principal: "Resumindo, é uma operação que visa ganhar com a alta do ativo. Pelo fato de não haver prejuízo máximo..." É uma questão de redação que dificulta o entendimento pra quem é leigo. Na verdade é de fato uma estrutura de alta, mas não "pelo fato" de não haver prejuizo máximo. Até tem: o valor integral do ativo -objeto, rs. Como exemplo isso quase aconteceu recentemente com a ogx. O que define ser uma estrutura de alta (ou sendo minucioso, acrescido de um viés de preço alvo: no caso o strike short) é o fato que se ativo-objeto seguir trajetoria de queda (baixa) o fechamento "real" da operação é dentro da faixa de prejuizo, meeeesmo que o cabra decida não vender o ativo-objeto e empurrá-lo pra carteira. Por isso o grafico short put seca ou sintetic short put (long stock x short call) é auto explicativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o gráfico pode ficar melhor. Vou corrigir mais tarde. E ao invés de "Pelo fato" eu vou trocar para "Como..."

      Eu sei que o prejuízo máximo é perder tudo, mas já tá difícil explicar o simples de curto prazo.... rs

      Excluir
    2. Sim, esse assunto sobre VC, eu sei que vc domina na forma correta. A correção mais urgente é somente no explicativo do grafico. Só quis fazer um mote pra citar o exemplo da ogx que quase "fechou" um prejuizo 100% pra quem fez VC com ela, rs

      Excluir
    3. Acho que deu pra perceber que não domina não. Diagnóstico errado, "baaang"

      Excluir
    4. Cauma que o prófis tá chegando lá, rs, evoluindo aos poucos....

      Tirando eu, você, D'eus e o Chuck Norris ninguém mais nasceu sabendo TUDO!!!

      UAUAUAUAUAU

      Excluir
  3. Venda coberta de call OTM é estratégia de baixa. Outras estratégias com opções podem ser diferentes, mas esta é de baixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia formatar um exemplo prático que prove a sua tese?

      Excluir
    2. esse papo de provar a tese é coisa de baitola

      (usando cotações de hoje)

      voce tem 1000 PETR4 cotada em 12,87, vende PETRD14 por 0,19 --> total R$ 190,00
      Se a PETR4 não chegar no strike (14,00) até o vencimento você ganha os R$ 190,00 porque a opção vai virar pó, mas o recomendado é não deixar chegar no vencimento. Com o passar do tempo, a opção vai perdendo valor e você recompra e encerra a operação. Se a PETR4 cair antes, melhor, você recompra as 1000 PETRD14 mais barato e encerra a operação.

      qualquer dúvida acesse o blog do Troll que ele explica a modalidade de venda coberta do bastter

      o ganho é pequeno, mas isso é a verdadeira venda coberta. outras modalidades com opções são muito mais arriscadas e em geral são descobertas.

      chupa

      Excluir
    3. Entendi.

      Então tudo se baseia na hipótese: "Se a PETR4 não chegar no strike (14,00) até o vencimento" e ponto final, tipo escritor de ficção, já que é vc que está definindo o futuro movimento do personagem: ativo-objeto, rs

      Ah, mas "Se a PETR4 cair antes, melhor...". Pelo visto, segundo a historinha que vc está escrevendo não existe a hipótese de um valor spot da petr4 (ativo-objeto) abaixo do teu preço de compra. Legal, gostei...

      O "estratégico" que vc descreveu não é a "verdadeira" venda coberta. Mas sim, a "verdadeira" venda de call à descoberto. Opera-se com margem em dinheiro bloqueado (e não comprando ativo-objeto como garantia..).

      Sobre outras opções serem mais arriscadas, não se espante, existem outras modalidades muito menos arriscadas e sem necessidade de ser a descoberto. Trava de baixa, por exemplo, só pra começar pela mais simples, se o seu objetivo é apostar na baixa.

      Enfim.... rs

      Excluir
    4. Não entendo porquê um blogueiro tem que vir aqui e postar como anônimo.

      Excluir
    5. Deveria entender... Porque esse é o estilo do Jorge de interagir, tipo como o seu estilo peculiar de cumprimentar a todos dizendo: "lambida do poney"

      kkkk

      Excluir
    6. anon dimarcinho das 11:34

      dá uma olhada lá no troll como ele está ganhando dinheiro com venda coberta. você foi lá e escreveu merda dizendo que se tiver um gap de baixa o cara vai perder, depois que ele te corrigiu sutilmente você disse que se confundiu. mas deu pra perceber que você não sabia nada do que estava dizendo. então se se confundiu mesmo, explique porque então se tiver gap de alta o cara perde, ja que a venda coberta é uma estratégia de alta

      expliquei em um paragrafo com funciona a lógica, se não entendeu não tente desqualificar o comentário que esta ficando pior. estude um pouco e vai entender

      Excluir
    7. Se alguém de der UM, apenas UM motivo para eu postar como anônimo eu ficaria agradecido, pois realmente não consigo entender essa loucura de vocês.

      Inclusive, o anon de 11:34 é o Mizifio.... rs

      Mas vamos ao exemplo do outro anônimo.

      Para montar a operação você precisa comprar as PETR4, correto? Então você precisaria de R$ 12.870.

      Você disse que se o ativo ficar abaixo de 14 é ótimo. Digamos então que a Petrobras caia uns 10% e vá lá pros 11,60 no vencimento.

      Assim, os R$ 190 foram embolsados, pois a call virou pó. Quanto você tem agora de patrimônio?

      1000 PETR4 @ 11,60 = R$ 11.600
      + os R$ 190 que estão no financeiro.

      Total de R$ 11.790

      Você partiu de R$ 12.870 e agora está com R$ 11.790. Prejuízo de 8,4%.

      Excluir
    8. Porque existe prejuizo quando se é exercido, Jorge? Somente existe prejuizo se o seu preço de custo petr4 é 20,00 e vc vende uma call D14 a 0,19, considerando hoje que o spot está a 12,50.... rs

      Se vc tem 1000 petr4 e vende call com o objetivo de recomprá-las mais barato, ou seja, então isso significa que vc deseja que o seu ativo em carteira não pode subir muito e se possível até cair um pouco? É isso que vc raciocina pra "se ganhar dinheiro" em Bolsa, Jorge?

      Lamento informar, mas vc está "torcendo" contra o seu próprio ativo em carteira.

      Faz assim, Mestre Troll, digo, Jorge: ao ínves de vender call, compre put se o seu objetivo é esse aí que vc descreveu. Se o ativo-objeto cair, vc ganha na put e cobre todo o valor da queda do seu ativo. Se subir, deixa a put comprada virar pó e fique com o todo lucro que o ativo obter na alta descontado somente o valor da put. O nome disso é hedge: "não tem errata", rs. Ah... mas vc quer ganhar dinheiro com a operação e não tão somente se "defender". Então venda o ativo e compre call. Se cair a call vira pó e vc recompra o seu ativo mais barato ou parte pra outra. Se subir exerce a call e recompra integralmente a posição antiga, ou simplesmente vende a calll com lucro e parte pra outra.

      Excluir
    9. dimarcinho, a venda coberta citada OTM parte do principio que voce ja tem a acao e que nao quer ser exercido. Voce esta remunerando o seu patrimonio, mesmo na queda. Se voce tem 1000 petr4 e ela cai 10% voce fica com 1000 petr4 com valor 10% menor. Se fizer a venda coberta, e cair 10% voce termina com 1000 petr4 com valor 10% menor mas com um dinheiro no bolso. Isso é remuneraçao do capital

      Excluir
    10. Se voce tem petr4 na carteira há 10 anos com preco medio baixo, a ultima coisa que voce quer é ser exercido. O prejuizo é o custo de IR e a recompra da acao para recompor a carteira

      Excluir
    11. Entendi!

      Vc tem um capital de 100K investido num ativo de 10,00, o conjunto do ativo cai pra 90K. Mas se vendeu uma otm de 0,10 que vira pó e "lucra"... Então essa queda "melhora" o total do seu capital pra 91K.

      Sendo assim o meu capital de 100K foi "remunerado" em 0,91 vezes! Isso é remuneração do capital?

      Marcação a mercado é como Néston: Cada um faz do seu jeito!

      Excluir
    12. Bolsa nao é questao de torcer pra cair ou subir, mas reagir ao movimento.
      Se voce tem uma carteira de 100k e caiu 10% é prejuizo em qualquer circunstancia. Com a venda coberta OTM a acao pode ter ficado de lado ou ate subido um pouco (abaixo do strike) que ainda é lucro.

      Excluir
    13. Anônimo17 de março de 2014 13:15

      Se voce tem petr4 na carteira há 10 anos com preco medio baixo, a ultima coisa que voce quer é ser exercido. O prejuizo é o custo de IR e a recompra da acao para recompor a carteira

      Amigo, a petr4 se vc abrir agora um grafico histórico verá que o preço spot atual é igual aos praticados a partir de agosto / setembro de 2005. Ou seja de 9 anos atrás. E com uma peculiaridade: nesse valor de 2005 já estão descontados os dividendos de todo o periodo até hoje.

      E como vc falou em "preço médio baixo nos ultimos 10 anos" dificilmente existam PFs com preços médios confortaveis se vem estocando petro há 10 anos com regularidade. Mas como estamos na blogosfera, temos que dar um desconto! Aqui todos sabem comprar grandes qutds de ativos nas minimas historicas, rs

      Excluir
    14. Fica difícil discutir quando alguém acha que teve lucro saindo de 12k para 11k ou saindo de 100k para 91k.

      Excluir
    15. dimarcinho já ficou claro que você posta anonimo aqui e em outros lugares. é muito facil rastrear

      Excluir
    16. É mesmo, anônimo??? Faça o seguinte: faça o tal rastreamento aí me diga onde eu andei postando como anônimo.

      Estou curioso para saber o q eu mesmo postei sem ser eu!!! kkkkkk

      Excluir
    17. sua empresa possui um sistema de SIEM, da empresa HP produto Arcsight. Além de uma ferramenta chamada Blue Coat. Monitora tudo que acontece na rede. são gigas e gigas de informação por dia, por isso demora, mas uma hora eles vão te pegar e tudo está arquivado. como conheço uma turma aí eu vou dar umas dicas

      Excluir
    18. a equipe que cuida disso fica no prédio da Av. Alm. Barroso. quer que eu conte mais detalhes?

      Excluir
  4. Existe algum topico mais basico, sobre opcoes, e algo que justifique a frase "as opções perdem valor com tempo"?
    Não achei o post auto suficiente pra entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Ícaro,

      eu não tenho com explicar todo o básico sobre opções primeiro. Mas é só você procurar por aí que irá encontrar material.

      Mas as variáveis que afetam o valor da opção são:
      - Preço do Ativo
      - Strike da Opção
      - Volatilidade do Ativo
      - Dias para o vencimento (ou seja ---> tempo)
      - Taxa de juros livre

      []s!

      Excluir
  5. Termos bem complexos, conheço pouco de opções e confesso que não entendi muito haha

    Mas é isso ai, já é uma estratégia avançada. Se não entendemos, não está na hora de fazer.
    Vale a pena ler artigos assim, me faz ver que não sei nada ainda haha

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, VBI,

      infelizmente as opções já são derivativos. E, como todo produto desta classe, são mais complexos que seus ativo-objeto a qual estão relacionados.

      Eu já falei direto da operação. Não vou ficar escrevendo sobre o que são opções, como elas variam e etc pois isso já tem aos montes na internet.

      Quis tocar num assunto que creio ser mal conduzido por aí.

      []s!

      Excluir
  6. Nobre Dimarcinho, você já não havia escrito um post sobre esse assunto?

    A venda coberta de opções é uma operação antiga, mas quem a popularizou entre os pequenos investidores foi o Cachorrão Bastter, El Cavalo. Daí você faz um post sobre o assunto e não cita o cara. Só podia gerar confusão mesmo... rs

    São duas as formas de operar calls OTM, a depender do objetivo do investidor. Se a call é lançada com o objetivo de ser exercida, essa é a venda coberta clássica, onde o investidor não pretende ficar com as ações e busca tão somente uma taxa líquida superior ao CDI. Também costuma ser chamada de operação taxa. É o assunto do seu post.

    A outra modalidade, popularizada pelo Cachorrão, é a venda OTM sem o objetivo de exercício, onde se busca apenas uma pequena e contínua remuneração através do decaimento do prêmio das opções lançadas. É a modalidade que pratico e divulgo os resultados mensais e anuais.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, faz assim: pegue a petr4 e faça uma simulação de venda coberta otm desde 2008 usando como referencia o topo dela que foi de 50 contos e vem contabilizando os resultados até hoje descontando impostos, taxas e comissões.

      Ahhh... e nessa simulação não se esqueça de contablilizar as diversas vezes em que não foi possível evitar ser exercido.

      Isso é operação pega-cabaço. Vc falando assim só demonstra o quanto é noviço, rs. Muito, mas muito antes do bastter surgir pela web os brokers aplicavam essa conversa fiada de "operação taxa" nos clientes de corretoras desde os anos 80, já que pra corretora e pro broker essa operação é mamão com açucar: ganham comissão tanto nas compra e venda de opções como nos ativos e o risco-corretora é zero em margens junto a bovespa. E quando finalmente a casa cai (o cliente toma um violino violento e assume o prejuizo), um abraço, despedidas emocionadas... Então é hora de prospectar novos patos, digo, clientes.

      E outra, Jorge, é ruim de ficar dando mole na pedra call itm que gere uma venda coberta com ganho liquido acima de CDI. Não tem otário dando mole em Bolsa pros outros lucrarem sem risco, rs

      Excluir
    2. Fala, Troll!

      Eu falei antes sobre a confusão que faziam com as estratégias adotadas dada uma expectativa de movimentação do mercado.

      Não quis citar Bastter justamente para evitar comparações. Venda Coberta é o que eu coloquei aí, por definição. O Bastter é o único que chama as coisas de outros nomes.

      Sobre a questão do decaimento do tempo: a opção é precificada de acordo com os seguintes parâmetros:
      - Preço do Ativo
      - Strike da Opção
      - Volatilidade do Ativo
      - Dias para o vencimento (ou seja ---> tempo)
      - Taxa de juros livre

      Por exemplo, quanto a maior a taxa de juros, maior é o valor da opção.

      Ora, atualmente a expectativa de mercado é dos juros ainda continuarem subindo. Assim sendo, não seria interessante comprar opções de longo prazo? Faz sentido.

      Note que não é apenas um variável (tempo) que influencia a história toda e sim todo o caldeirão de variáveis.

      E mais: para realizar a operação é necessário uma expectativa de ALTA DO ATIVO. independente de se a opção é ITM, ATM ou OTM. Todas elas possuem o mesmo perfil, mas como coloquei no texto, as ITM possuem proteção maior e lucro menor e as OTM o inverso.

      []s!

      Excluir
    3. Para ficar mais claro talvez precisasse dizer que essa VC é independente da compra ou venda do ativo na carteira. Em outras palavras, seria equivalente a alugar o ativo.

      Você compra ou vende o ativo por razões fundamentalistas, talvez uma vez por ano na divulgação do balanço, e aluga ou faz VC pra ganhar uns caraminguás no resto do ano.

      Excluir
    4. É uma comparação sem nexo com o mundo real, desculpe.

      Quando vc monta uma VC vc assume a possibilidade de ser exercido. E mais: as calls negociadas na bovespa são na maioria americanas. Ou seja, vc monta uma VC hoje e a amanhã o ativo dispara por qualquer razão, se o tomador quiser ele te exerce e leva o seu ativo. Portanto...

      E voltando ao mundo real... "alugar" ativos não é tão trivial como vc sugere. É preciso procura por tomadores e oferecer taxas atrativas pros mesmos. E já viu qual a taxa media atual pra uma petro? 2,5% anual. E há quem ofereça até por 1%, rs. Alugar blue chip mal paga a custodia. E não conheço ninguem que consegue manter alugado o ano todo. Toda semana vc tem que ficar ligando pra corretora e ficar alterando a taxa pra cada vez menos pra conseguir negocios.

      Pra aluguel ser igual a VC otm, só se for o caso de vender call de 1 cents, rs

      Excluir
    5. Alguel e VC tem perfis completamente diferentes. Como assim é equivalente??? :-O

      Excluir
    6. São equivalentes no sentido de que você está querendo ganhar algum dinheiro mas não quer se desfazer do ativo. É óbvio que são diferentes.

      E quanto a alugar, 1% é muito melhor que 0%. Existem motivos melhores para preferir um a outro.

      Excluir
    7. Profis, a teoria do cabra marromeno segue essa mesma linha de raciocínio do comerciante que perdeu dinheiro num negócio, mas não admite ou não entende o que está acontecendo:

      "Ele não me pagou a mercadoria, mas eu vendi caro"

      Excluir
    8. Essa é a linha de quem compra imóvel para investimento. Tem uns idiotas que preferem ficar com o imóvel fechado se não pagam o valor que eles acham justo e tem uns menos idiotas que preferem deixar o imóvel alugado pelo valor de mercado.

      Mas se não é possível enxergar isso acho que é melhor gastar o tempo estudando outra coisa mesmo.

      Excluir
    9. Dimarcinho, mas a lógica não é torcer pra cair pra comprar mais? Já mudou de ideia? Carteira B&H tem que subir ou cair? Estou "confundido" agora

      Excluir
    10. Cara, o que uma coisa tem a ver com a outra? Vc tá confundindo muita coisa mesmo.

      E não, a lógica não é "torcer pra cair pra comprar mais". Apesar de, em momentos de curto prazo, poder se apresentar como boa oportunidade. Mas é óbvio que B&H o papel tem q subir no LP.

      Excluir
    11. Prófis, rs

      Esta parte da boa oportunidade eu não entendi. Que dizer que o papel está baratin? Uma pechincha? E a bola de cristal compra aonde? kkkk

      Excluir
  7. daqui a pouco dimarcinho vai falar em preço justo de opção, fica vendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Black & Scholes não serve pra nada, né??? kkkkkkk

      Excluir
    2. eu te disse, eu te disse

      Excluir
    3. A precificação dos derivativos existe para que não haja oportunidades de arbitragem no mercado.

      Excluir
    4. A precificação existe para precificar. É a liquidez dos mercados que reduz a arbitragem entre os mesmos.

      Excluir
    5. Quem veio primeiro: o ovo ou galinha?

      Se a precificação estiver errada, pode haver oportunidade de arbitragem. Quando há oportunidades, surgem interessados, que dão liquidez, que acabam com as oportunidades.

      Excluir
    6. Ovo ou galinha marcio? Nao sei, quem vem primeiro?

      Excluir
    7. E precificação serve para opções? Desde quando?

      Excluir
    8. Precificação de opções deve servir para que, né? rsrsrsrsrs

      Excluir
    9. alguém usa valuation para opções?

      Excluir
    10. Valuation é uma técnica que visa calcular o preço justo de uma AÇÃO.

      Precificar opções é algo totalmente diferente. Envolve modelos de caminho aleatório, estudo de volatilidade, probabilidades de risco neutro, enfim.

      Excluir
    11. Voce nao respondeu a pergunta

      Excluir
    12. Então você precisa estudar bastante sobre interpretação de textos.

      Excluir
  8. Eu nem comecei a ler o artigo, mas já imagino o pano pra manga que vai dar nos comentários. Estava esperando um artigo assim faz tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Prófis cria este tipo de artigo para me dar oportunidade de vir aqui dar uma aula pra ele. rs

      Excluir
  9. Alguém já leu "Fique Rico Operando Opções" - Lee Lowell?

    Vão me dizer que o cara é um bosta também, aposto!

    15 anos vivendo de opções, e aposto que um lixo deste blog vai dizer que ele está errado em alguma coisa.

    Quem quer apostar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em linhas gerais - nesse livro - o que o Lowell alega é que ele opera venda seca puts e não fazendo como nossos heróis de web - da maneira mas custosa - que é sintetizando uma put seca comprando ativos (ou usando ativos de suas carteiras com PM alto...) e vendendo calls correspondentes. E o mais curioso é que nossos heróis daqui torcem que pra tudo dar certo o ativo "caia" ou fique "dilado", rs. No frigir dos ovos são 2 operações com resultados iguais, mas com algumas diferenças sutis que tornam a simples venda de put seca mais barata e mais prática.

      E o mais curioso nessa obra-prima do Lowell (aliás, dublada por quem? kkk) é que ele alega que quando ele vende uma put e o ativo-objeto cai, ele prefere optar por ser exercido porque ele tem "convicção" que está comprando "barato". Ou seja, o ativo está 10, o Lowell vende a put de strike 8; o ativo cai pra 6 e ele afirma que está comprando barato sendo exercido por 8 daquilo que tá na pedra a 6, rs. Se vc realmente leu essa obra prima, ele "demonstra" essa pérola usando como exemplo a ação da micosoft....

      Enfim, vai entender.....

      Excluir
  10. Depois de muito debater com a galera aqui, fui ler alguns livros.

    E cheguei na conclusão de que:

    Estou operando da mesma maneira que os caras que ganharam e ganham muito dinheiro operando opções faziam e fazem.

    Ninguém aqui tem historia pra contar no mundo de opções.

    Quem vcs acham que devo seguir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante o seu depoimento, rs

      "Estou operando da mesma maneira que os caras que ganharam e ganham muito dinheiro operando opções faziam e fazem. "

      Nos anos 80, colegas de faculdade, trabalhavam de bico temporário em corretoras como brokers. Naquele tempo o expediente das bolsas era bem mais curto... Já nessa época todos eram treinados pra "vender" essa operação "ensinando-a" tanto pra clientes antigos como pra captar novos. O ativo-objeto da moda na epoca era paranapanema....

      Que eu saiba, de lá pra cá, não me lembro de nenhum amigo dessa época que enriqueceu algum cliente ou ficou rico fazendo pra si essas operações, rs. Na medida que os mesmos brokers que "ensinam" essas maravilhas pra clientes, é natural que procedam pra si essas mesmas operações vencedoras que "fazem os caras ganharem e ainda ganham muito dinheiro", não? Ou então.... Talvez todo mundo naquele tempo era muito burro! Diferente das novas gerações, rs

      Aliás talvez seja por esse forte motivo que atualmente cada vez tem menos broker (corretor / vendedor) no mercado... Eles entram nas corretoras e quando se dão conta que estão ensinando os outros a ficarem ricos, passam a montar pra si essas mesmas operações e logo se aposentam, bingo!

      Excluir
  11. O dimarcinho e seu defensor ainda nao entenderam que para o b&h enquanto a carteira fica de lado da pra ganhar e acumular mais ações (ganha dinheiro e compra mais ações, se é que não entenderam)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, vamos dividir esta operação em 5 cenários:
      - Queda forte
      - Queda moderada
      - Papel de lado
      - Alta moderada
      - Alta forte

      Você comentou sobre o papel de lado. Neste caso, realmente, a estratégia faz sentido. Mas, cabe analisar que os 5 cenários são possíveis e não há como adivinhar qual deles que irá ocorrer (ninguém tem bola de cristal).

      Assim, você está baseando sua expectativa apenas quando der certo. Mas no mercado financeiro o pensamento é sempre "O que fazer se der errado?" ou então "Se der errado, com posso me proteger?"

      Capiche?

      Excluir
    2. mas se você tem uma estratégia que aumenta o número de ações no longo prazo sem precisar fazer aporte externo, esta não é uma estratégia válida?
      Em todas as 5 possibilidades acima é possível ganhar em 4 (exceto alta forte), mas quantas vezes um papel sobe forte (ex. 10% em um mês)? sem contar que para perder só se subir forte em 1 dia (ex. Gap de alta) senão você é stopado e segue a vida.
      Você começa o ano com 10.000 ações PETR4 e termina com 10.500 sem colocar nenhum centavo na frente. Isso não é uma estratégia válida?

      Respondendo às perguntas: se der errado, estopa, se não deu pra estopar, assume o prejuízo recomprando a qualquer custo, se mesmo assim der errado, você vai ser exercido. Além de tudo isso existe a possibilidade de comprar um papel no strike acima o que limitaria o prejuízo, como um seguro. O prejuízo é limitado e a chance de ganhar de 3 a 4% ao ano é real. Óbvio que existe risco, mas qualquer operação tem risco.

      Excluir
    3. só recaptulando, a call é vendida com strike de cerca de 10% acima da cotação atual com vencimento de 30 a 60 dias.

      Excluir
    4. Amanhã, vou tentar achar num forum um cabra que "criou" o pelica trade, rs Era uma copia da operação vaca do cão (VC) que, claro, tb já é copia da antiga e batida covered call...

      ele vinha fazendo a "simulação" há quase uma ano e todos elogiando sem nem conferir uma unica conta ou vencimento sequer. Uma comedia, ele vencia todo mes.. No dia que entrei no topico e comecei só a "fiscalizar" e cobrar as contas, os resultados dos strikes nos dias do vencimento a porra do pelica trade começou a fazer água... kkkk

      Talvez eu seja pé frio.... fico devendo, mas trago.

      o dono do pelica trade aparece no fim dessa entrevista ridicula:

      http://www.youtube.com/watch?v=1mBqx6CqyIA

      Excluir
    5. Por favor traduza "covered"

      Se é bom ou ruim é outro papo

      Excluir
    6. Covered Call = Venda Coberta

      http://www.theoptionsguide.com/covered-call-writing.aspx

      Atentar ao resumo da operação:

      Overall, writing out-of-the-money covered calls is an excellent strategy to use if you are mildly bullish toward the underlying stock as it allows you to earn a premium which also acts as a cushion should the stock price go down. So if you are planning to hold on to the shares anyway and have a target selling price in mind that is not too far off, you should write a covered call.

      Traduzindo:

      De maneira geral, a venda coberta é uma excelente estratégia a ser utilizada em um mercado de alta moderada em relação ao ativo-objeto, de forma que permite ganhar um prêmio e também age como um colchão se o a ação cair.
      Assim, se você está já estava planejando segurar as ações e possui um preço alvo de venda em mente que não é muito longe do atual, você poderia montar a venda coberta.

      Atenção às passagens: "alta moderada"; "preço alvo"

      Preço alvo e Buy & Hold??? No B&H não é para acumular ações e não vender nunca os ativos??? Mas se existe preço alvo, então a venda está mente, não é mesmo??

      Assim sendo, está coerente com a estratégia de B&H fazer Venda Coberta OTM?

      Excluir
  12. Mizifio, qual sua opinião sobre os termos do dimarcinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu problema maior foi gestão de patrimônio.

      Estava extremamente alavancado e por isso os resultados ruins. Poderiam até ter sido bons, visto que foram poucas operações e, numa amostra deste tamanho a aleatoriedade manda mais do que qualquer coisa.

      De fato, o prejuízo foi bom. Resultados positivos provavelmente me levariam a aumentar cada vez mais alavancagem até o ponto de quebrar quando desse errado.

      Excluir
    2. você já errou várias vezes a ainda não admite que pode ter erros na sua teoria fantasiosa. Deve ser bom se enganar assim

      Excluir
    3. Acabei de dizer acima que tem erro no que eu fazia. Tu é maluco? rs

      Excluir
    4. Voce admitiu que errou mas nao admite que exista a possibilidade de estar errado em outras convicções. Voce só aprende levando na cabeça

      Excluir
    5. Realmente, me desculpe. O Bastter é quem realmente está certo. Apenas aguardo ele vencer o prêmio nobel com o indicador VDX dele.

      Excluir
    6. Boa Noite, prófis, rs

      Hoje fiquei tive que ficar fora "trabalhando" o ia todo...

      Acredita? Nem eu..... estou até assustado comigo mesmo!

      kkkkkk

      Bem, anon: isso eu já discuti com o prófis na época sobre aquelas operações com termos. Elas não estavam erradas por si só. O "tamanho" das posições dos termos em relação ao capital de risco que estava errado... Qualquer coisa procura aí pelo blog, rs. Ele entendeu a crítica e mudou, ponto pra ele.

      Mas serei humilde diante de ti, já pelo seu comentário vc é muuuuuito mais sábio que o nosso prófis: já que vc é aquele que aprende com erros dos outros; enquanto o prófis, reles mortal, aprende com os proprios erros...

      Quanto a mim? Adoro me passar por burro: aquele que não aprende nada nem com o erro dos outros, nem mesmo como com os própios...

      Inhóóóó

      Tá feliz agora? kkkkk

      ps - pra não falar só do "cão", comento sobre o seu irmão o peidator: ele já era broker nos anos 80. então presumo que durante os ultimos 30 anos ele praticou essa tal de VC otm (a operação já era "vendida" há uns 50 anos e pelo visto não pára de enriquecer bancos, assets, sabios investidores e grandes fundos que talves se chamem tipo "Bradesco FIA Venda Coberta" ...). E aí o irmão do cão juntou muita, mas muita ação (telemar? paranapanema?) nos ultimos 30 anos e ficou rico! E pra provar que ele ficou rico é só assistir seus videos no ioutuba e observar por cima da careca do bruto o rico "cenário" do luxuoso "escritorio" na casa dele que é registrado na camera do PC...

      Excluir
    7. Sério, legal, cool, você é demais, uhuú, muito engraçado. E o que tem a ver uma coisa com outra? Realmente você tem o poder de ver através das "webcam", que massa. Conte-nos mais sobre o quao bem sucedido vossa Sra é na bolsa, precisamos aprender um pouco com os seus erros também. Tem carteira? Qual perfil? Quantas acoes? Idade, trabaia com que? Faz treide? E os facetrade? Curte?

      Excluir
    8. Bondia, Anom Magoadino... kkk

      Ah, eu sou um cabra mui envergonhado, rs. Sou tão tímido e abobado que não consigo nem desenhar uma tabela de excel com resultados mirabolantes pra postar num blog com perfil anônimo pra tirar um sarro pagando de maiorial com uma toalha amarrada nas costas e correndo pelo playground gritando: Para cima e para alto, avaaaante!!!

      kkkk

      Excluir
    9. Uma pena que prefira se esconder e não compartilhar seus erros. Talvez seja melhor viver na inguinorãncia e achar que é bom pra caralho e por isso pode ficar se expondo ao ridiculo com fantasias em comentários de blog com um personagem

      Assim eu fica magoado mesmo cunhadinho

      Excluir
    10. Pessoal, qual a necessidade de discutir resultados? É interessante acompanhar, é verdade, mas olhando bem a fundo da coisa, nada garante que dará certo.

      No entanto discutir sobre as estratégias é válido.

      Como o anônimo bem exemplificou, imagina quem veio fazendo venda coberta em Paranapanema? O ativo ficou ruim no meio da caminho, levando as cotações para baixo e investidor obviamente tomou um prejuízo. Ficou cheio de ações que não valiam quase nada.

      Acho que já esgotou e deu o que tinha que dar. Quem entendeu, entendeu. Quem não entendeu, paciência e muito boa sorte.

      Excluir
    11. Prófis, tb acho que o assunto já esgotou....

      Mas olha só aquilo que já comentei:

      Quando esse seu post foi inaugurado no dia 16 muitos dos mestres da VC com otm com ativo B&H usavam como exemplo de CALL OTM A D14, rs

      Hoje, dia 20, 4 dias decorridos o aitvo-objeto petr4 tá na pedra a 13,86 e D14 só tem vendão a 0,51.... Ou seja a "velha" OTM agora já é praticamente uma ATM!

      Sendo assim, se o cabra lá no dia 16 comprou petr4 e lançou a call otm d14 e se continuar assim e for exercido vai ganhar uma boa grana. Mas se o cabra fez isso com petro de B&H se for exercido perde; se ficar parado não perde "mais" no ativo enquanto ganha na call mas perde no custo de carregamento da posição; e se a petro cair feio ganha na call otm, mas perde muito mais no ativo e etc... Vai entender....

      É aquilo de sempre. É só começar a acompanhar de perto, que os treidis mamão com açucar começam a desandar...

      E repetindo aos amiguinhos: a otm d14 de "ontem", "hoje" já é atm!

      Hora de stopar? Tão cedo? putz.... rs

      Excluir
    12. Pois é... nada como um exemplo real "in time" rsrsrsrs

      Na segunda-feira a opção ficou ali pela casa dos 0,17. Hoje a 0,52. Uma alta de 205%.

      Qual a esperança pra que operações como essa deem certo?

      x*0,17 + (1-x)*(-0,52) > 0
      x > 75%

      É bom que nosso investidor acerte em pelo menos 75% das vezes pra ficar no 0x0. Sem contar os custos de corretagem, carregamento, imposto de renda e etc....

      Ah, só um detalhe. O Bastter não chama a VC de Vaca, não. O que ele chama de Vaca é a Call Ratio Spread.

      Excluir
    13. Ah! E aqui você pode aprender mais sobre essas técnicas não-convencionais:

      http://www.bastter.com/Mercado/Aprendizado/abc-das-opcoes/default.aspx

      Excluir
    14. Profis...

      Nomenclatura são tantas que é normal as vezes nos enrolarmos... kkk

      Por isso é bom depois do nome mostrar o exemplo da estratégia. Que eu saiba call ratio spread seria pra cada 1 call strike comprada, vender 2 call strike superior. A expectativa é cenario neutro (diladinho, rs) ou baixa com ganho bem modesto. em caso de alta é perda ilimitada.

      Massss por um acaso eu tenho a porcaria do primeiro livro do cão que me emprestaram pra avaliar. Claro, depois que expliquei o conteúdo pro "doador" ele nem quis mais pegar de volta e aí eu deixo o troço aqui na minha estante na prateleira da seção "ficção infantil" honrosamente ao lado dos 5 volumes do Mochileiro das Galáxias ... kkkkk

      No livro, de fato, vaca não é a venda coberta. Alias ele chama a vaca de vaca coberta (?) na pag 165, cap18 (livro, Inv. em opções), rs. O que ele ali define como vaca coberta é ficar comprado no ativo e montar uma borboleta comprada assimetrica de baixa (long 1 stock associado com long. borb. = long 1 call / short 3 call / long 2 call). E quando vc vai mais adiante "parece" que ele chama só de vaca a estrategia borboleta comprada assimetrica de baixa na pag 168, reproduzo ipsis litteris:

      "18.3 Posição da Vaca"

      "na vaca você compra uma opção e vende uma de strike superior em maior quantidade, travando as vendas em alguma outra opção mais acima"

      Tá bem mal escrito, mas quem tiver o livro pode conferir pra não pensar que eu to de sacanagem, rs. Mas se vc "trava as vendas em alguma outra opção mais acima" e essas "vendas" estão entre 2 calls compradas em qtds que somadas são iguais as vendas, então vc tem uma borboleta. Podem ser simetricas ou assimetricas de baixa ou de alta.

      Borboleta Assimetrica de baixa tem expectativa igual da call ratio spread (explicado acima) mas a diferença é que em caso de alta a perda é limitada diferente da call ratio. Essa borboleta tb aposta no cenario neutro no seu miolo (dilado), e se subir forte perda limitada um pouco mais alta; e se cair forte o ganho ou a perda será bem pequeno, mas tb limitado.

      No fim das contas é uma variação de outra borboleta assimetrica mas com "asa aberta" o que ele faz porque ele contabiliza o resultado do ativo no exercicio. Então ao invés de posicionar uma call itm ou mesmo otm comprada que seria o certo pra configurar na pratica a tal "remuneração" da carteira, ele usa o ativo-objeto no lugar. Mas o interessante é que se ocorrer alta forte, pra se ter a tal "remuneração" na pratica terá que vender o ativo, rs.

      Excluir
    15. nossa, como vocês sabem fazer contas, estou admirado. Só pra constar, eu estopei a posição em PETRD14 em 0,28. suuuuuper prejuízo, acho que vou quebrar. rsrs

      aproveitei e vendi hoje petre16 por 0,18

      dimarcinho, como você faz pra conhecer todos estes nomes em ingleis?

      Excluir
    16. A ideia que ele passa da Venda Coberta, inicialmente é ok: como são poucas as vezes que o ativo chega ao vencimento na OTM (veja o raciocínio: tem q ser no vencimento!!), ou seja sua probabilidade é baixa, seria interessante vender as OTM e segurar até elas virarem pó.

      Ok, até aí nada de errado.

      Mas, como bem sabemos, a Esperança de uma operação é dada pela probabilidade E pelo lucro/prejuízo.

      Ou seja, ele faz a conta só de um lado e não leva o prejuízo em consideração. O prejuízo de nada adianta ser raro, se quando ele aparece leva todo o lucro e mais um pouco.

      Como fiz a conta ali em cima, operações desse gênero precisariam de taxa de acerto de 75% pra empatar. Ou seja, chuto que teria que ser uns 85-90% para haver um lucro real e que seja válido todo o trabalho fazer.

      Assim, a operação dando errado, mesmo poucas vezes, vai acabar levando todo o lucro pingado das outras, pois o prejuízo é gigante, da ordem de 200-500%.

      E veja que o raciocínio dele inicial leva em conta o ativo no VENCIMENTO, sendo que na prática ele crio uns indicadores dele lá, tipo o tal BOSI, que seriam stops....

      Ou seja: raciocina uma aposta e operacionaliza a estratégia para outra.... rs

      Excluir
    17. Pois é, o Mizifio chama de exemplo real algo que ele desconhece. Eu procurei no post que citou a D14 como exemplo para VC e, pasmem, achei apenas o próprio Mizifio. Já cansei de falar que a série atual não deve ser lançada. A série D já acabou para quem faz VC. Eu ganhei a PETRD80 e estou lançado na PETRE desde os 0,30 cents. Ela chegou a bater algo em torno de 0,15. Mesmo depois de toda essa alta, hoje ela está 0,38.

      Se eu encerrasse a operação hoje, isso me daria grandiosos R$ 160 de prejuízo mais taxas... rs

      Excluir
    18. Dimarcinho, levar a operação até o vencimento não existe. Por que ficar vendido em opções de 5 cents? Para que correr o risco de ganhar pouco e perder muito?

      Sobre a taxa de acerto, leia meu post. Ano passado obtive sucesso em quase 90% das operações. Nesse ponto você está certo: se a taxa de acerto for baixa - entenda como "baixa" algo como 60% para a VC -, a operação não compensa.

      Excluir
    19. Trolletinha, rs

      quem sou eu pra te ensinar ferramenta de informatica? Faz assim: clica control F e escreve na caixinha D14, rs e vc acha tudo, filho.

      Ali vc vai ver quem citou primeiro sobre D14:

      http://di-finance.blogspot.com/2014/03/venda-coberta.html?showComment=1395065642036#c3181885571405588072

      *****

      "voce tem 1000 PETR4 cotada em 12,87, vende PETRD14 por 0,19 --> total R$ 190,00
      Se a PETR4 não chegar no strike (14,00) até o vencimento você ganha os R$ 190,00 porque a opção vai virar pó, mas o recomendado é não deixar chegar no vencimento. Com o passar do tempo, a opção vai perdendo valor e você recompra e encerra a operação. Se a PETR4 cair antes, melhor, você recompra as 1000 PETRD14 mais barato e encerra a operação.

      qualquer dúvida acesse o blog do Troll que ele explica a modalidade de venda coberta do bastter"

      *****

      E pelo tom marrentinho começando com "baitola" e terminando com "chupa" e ainda por cima fazendo propagando do seu blog, acho até que possa apostar quem escreveu de anonimo....

      kkkk

      Excluir
    20. trolleta escreveu:

      "Sobre a taxa de acerto, leia meu post. Ano passado obtive sucesso em quase 90% das operações. "

      Bicho, rs

      Em que ponto da curva da realidade vc capotou e nunca mais voltou ao mundo real? kkkkk

      Então a sua tabelinha de lucros desenhada num blog anonimo são suas provas?

      Porra, fala sério! Que todos nós por aqui fazemos papel de palhaço, tudo bem. Mas a brincadeira só é saudavel enquanto estamos dentro do picadeiro, rs

      Mas tá parecendo que vc agora tá misturando picadeiro com realidade... Cuidado! Temo pela sua saúde mental.... kkkk

      k-k-k-k-k

      Excluir
    21. Mizifio,

      eu nem duvido que ele tenha essa taxa não. A PETR4 só caiu de lá pra cá, tá foda!!! kkkkkkkkk

      As opiças vieram virando pó rapidinho, rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    22. mas o que conta não é a marcação a mercado.... ou não?

      ativo de B&H em carteira agora tá fora da marcação pelas novas regras do mercado?

      kkk

      Excluir
    23. Profis, sidecidase

      Ou você apoia este método ou é contra ele, rsrs

      Não dá pra ficar muretando, kkk

      k-k-k-k-k

      Excluir
    24. Pra quem está com PETR4 e não vai vender nem a pau, o lançamento de opções minimizou os prejuízos, correto?

      Essa é a estrategia do B&H com opções.

      Mas se as ações subissem uns R$ 5,00, isso daria um belo lucro no ativo, que cobriria o prejuízo das opções.

      Vc aceita ganhar menos na alta forte pra reduzir prejuízo no caso de baixa. Mas se ficar de lado ou subir pouco, vc tira dinheiro do mercado.

      Eu vejo a operação assim.

      Excluir
    25. A bosta é quando ela sobe R$ 5,00 em um mês, estoura sua posição e depois retorna os R$ 5,00 no outro mês. Ai fode legal!

      Excluir
  13. Incrível! Mano, que post incrível sobre opções. Aprendi muito sobre estratégias. Caras...vocês são muito sofisticados. Termos e opções....

    Mano Marcinho, existem fundos que se baseiam de venda coberta conjugada com a perspectiva de longo prazo dos ativos. Se tal estratégia te dá risco integral de downside, cortando retorno potencial, os gringos devem estar perdendo muito dinheiro neste bull market deles, não é?

    Mas, se tu não sabe nada, e se tivermos o dado de que um fundo deste bate o mercado ajustado pelo risco, não é uma boa pedida para diversificação? Ou não?

    Cara Mano....você é o cara....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Mano!

      Se a estratégia é de alta e o mercado tá em bull, como é que eles tão perdendo dinheiro? Custo de oportunidade, Mano?

      Só quis dizer que é uma estratégia de alta, Mano. Manja?

      Excluir
    2. Caraaaa....vc é cult. Vc lê Mandelbrodt. Cool, man!

      Excluir
    3. Mano, eu sou burro D+. Vou ter que ler o Damodoran de novo...KKKKKKKK

      Excluir
    4. Damodaran? Estratégias com opções? rsrsrsrsrsrs

      Excluir
    5. Mano... O que é custo de oportunidade?

      Excluir
    6. Vale consultar o google? kkk

      Excluir
    7. Mano,

      se tu pega aí as PETR4 e consegue liquidez prumas PETRC16, elas estariam aí em torno de uns 1,80, será?

      Se passa de 16, dá um lucro na operação de 16+1,80=17,80 -> 17,80/13,90 -1 = +28%

      E como tá vendido em 1,80, isso protege o ativo até 13,90-1,80 = 12,10 => -13%

      Na alta nóis ganha! Na baixa nóis perde! Estratégia bull, aprendi assim, Mano!

      É nóis, Mano!

      Excluir
    8. O Mano Mizifio tá falando de VC modalidade taxa ou VC de remuneração?! Pois a modalidade "taxa" é sim estratégia de alta e isso nunca foi questionado aqui.

      Excluir
    9. Troll,

      tu é um cara inteligente. Não há diferença entre ITM/ATM/OTM estrategicamente falando, apenas numericamente.

      Mas, todas dar LUCRO MÁXIMO precisam de uma coisa em comum: O ATIVO TEM QUE SUBIR!

      Me diga: o investidor que lucro ou ações? Vc vai dizer ações? Mas pra ele quer cada vez mais ações já contando que elas irão se valorizar, não é mesmo? No fundo, queremos apenas ter mais dinheiro.....

      Excluir
    10. Trolleta, depois volta lá no bastter e pergunta pra ele o que ele anda fazendo com o monte de "telemar" que ele acumulou - e ensinava as sardinhas a fazerem o mesmo - entre o final dos 90 e inicio dos 2000 fazendo venda coberta pra remunerar e comprar mais desse ativo, rs

      Tu vai levar um "ban" na cara bem bonito... kkkkk

      E outra petro hoje tá no mesmo preço de agosto de 2005. Se vc, trolleta, faz essa "operação" desde 2012 deve tá amargando um bom prejuizo no acumulado, isso se já não foi exercido uma meia duzia de vezes no preju, rs

      Excluir
    11. dimarcinho você está misturando trade com b&h

      b&h quer mais ações

      ps.: ninguém trabalha nesta porra e fica o dia inteiro comentando porcaria em blogs, tenham santa paciência

      Excluir
    12. Anônimo20 de março de 2014 16:04

      Repita comigo:

      VENDA COBERTA DO BASTTER = VENDER OPÇÃO A DESCOBERTO

      Excluir
    13. Dimarcinho, quem lança opções OTM apenas espera que o ativo tenha um comportamento condizente com o seu nível de volatilidade. Ora, seu um ativo mesmo em período de alta poucas vezes subiu a taxas inferiores a 10% a.m, qual o motivo de ser errado lançar uma operação OTM com strike superior a 10% da cotação atual? Lógico, desde que o prêmio pago seja adequado, pois não estou falando de ficar vendido em pó aqui. O investidor vai levar um stop lá uma vez ou outra, mas, estatisticamente falando, vai ganhar uma quantidade de operações que compense o risco.

      É lógico que quero mais dinheiro. Esse é um dos motivos para eu fazer a operação.

      Excluir
    14. Tudo bem, Troll.

      Mas pra que você precisa do ativo principal para fazer isso? Se você espera que o ativo fique dentro de uma faixa, deveria montar uma Mesa ou Borboleta. Se espera que ele fique abaixo de determinado valor, então deveria montar uma Trava de Baixa.

      Ponto final, não há discussão nisso.

      No final, é tudo trade. Daí ele mistura trade com B&H e reclama da galera que fala isso por lá, kkkkkkkkkk

      Excluir
    15. Mizifio, já repeti diversas vezes que não se deve deixar ser exercido na VC de remuneração. Suas dificuldades cognitivas de interpretação de textos simples dificultam sobremaneira qualquer debate.

      O mais interessante é você afirmar que durante a alta o investidor perde, mas também você supõem que eu fui exercido no prejuízo num período em que PETR4 está em franca tendência de baixa... rs

      Quanto mais você argumenta, mais sinto pena de você...

      k-k-k-k-k

      Excluir
    16. Só lembrando novamente aos amiguinhos... petr4 já deu maxima em 14,02!

      Mais um porco e caceta da D14 vai virar ITM

      kkkk

      E aí, troleta? stopa agora? Vamos torcer pra amanha cair? Compramos uma call D16, 18 ou 20 pra travar?

      Porra, porque eu nção comprei petr4 e vendi d14 no dia 16? É só começar debate de operação em web que dá tudo ao contrario... kkkk

      Sorte de quem fez o certo: estrategia de alta: long stock, short call e torcer pelo exercicio.

      Ahhhh.... mas eu quero torcer pra o ativo ficar diladinho, tio! Então montasse uma borboleta ou mesa comprada: se é pra remunerar sem riscos de ser exercido e ainda ganhando mais. E a fence, tio? Tb é boa, filho! Mas pra certo aí vc tenque deixar ser exercido, tá?

      Ahhh... mas ninguem quebra com VC, tio. Eh, não quebra. Mas quando dá um único chabu, te raspa tudo que já ganhou fazendo VC.. Vc não morre de vez, mas termina com cara de bunda... kkk

      "VC" - usada de forma errônea - é conhecida como "comer feito formiguinha e cagar feito elefante"

      Excluir
    17. Dimarcinho, mesa, borboleta e TB são operações que exigem uma estratégia bem mais apurada do que uma simples VC. E nenhuma delas possui taxa de acerto de 90%, mesmo se bem feitas. Além do mais, elas exigem muito mais tempo monitorando o home broker também.

      O fato é que você não gosta da operação. É um direito seu. Mas não gostar não quer dizer que ela não preste. Eu não gosto de small caps. Small caps são ruins?

      Excluir
    18. Trollerta, só um adendo:

      Eu não estou argumentando com vc!

      Eu estou te excitando a falar cada vez mais asneiras, pra nossa plateia dar risada!

      O Mano é novo entre nós, mas já pegou rapidinho a manha do picadeiro de como é que se faz isso. E vc aqui é o "palhaço-escada" do show, rs

      Entendeu ou quer eu desenhe? Fón, fón, Arrelia!

      kkkk

      Excluir
    19. "mesa, borboleta e TB são operações que exigem uma estratégia bem mais apurada do que uma simples VC. "


      porra, troleta, porra! Mais "elaborada"? O que vc quer provocar com isso? Que o tal Mano tire mais sarro ainda? Ele já acha graça se alguem leu domodaran e gostou... Imagine essa sua afirmação! kkkkk

      ""Além do mais, elas exigem muito mais tempo monitorando o home broker também.""

      Jura? Porque? Se uma borboleta ou mesa andar ao contrario o prejuizo é ilimitado?

      Cauma, troleta, muita cauma nessa hora.... kkkkk

      Excluir
    20. Troll,

      Cara, como assim são mais complexas? Olha só, quando você faz VC do Bastter é pq vc está contando que há um grande lastro e que o papel não atingirá tal cotação, não é mesmo? Por exemplo, to vendo uma opção com VDX de 4. A PETRE45 (strike de 15,50. Isso dá um lastro de 11,52%.

      Bom, se você acha ela boa pruma VC (segundo os critérios do Bastter, está ótima!), então, sob a mesma ótica, é interessante montar uma trava de baixa em E45/E16.
      Aos preços de agora (0,27 e 0,18, respectivamente), isso dá uma trava de baixa com lucro máximo de R$ 90, se o ativo manter abaixo de 15,50. O prejuízo máximo é de -R$ 410.

      Da mesma maneira que se a cotação disparar, você pode desmontar a trava com prejuízo (assim como na recompra).

      No fundo, no fundo, dá no mesmo. A diferença é que na VC do Bastter o lucro potencial é maior, assim como o prejuízo. Usando uma trava de baixa o lucro é menor, mas o prejuízo nunca será estratosférico.

      Excluir
    21. agora chegou o advinho das galáxias! kkkkk

      que acha que conhece as pessoas e que todo mundo é igual, assim como o troletinha é o jorge, rs

      o troletinha é um cara legal e o dimarcinho também. Operam muito bem e estão num patamar acima de toda esta turminha da blogosfera

      acho que vou dormir agora porque já ganhei muito com os treides hoje e o mercado estava bom pra peixe

      k-k-k-k-k

      Excluir
    22. Sobre o pobreta, nem te conto: batata assando e o trolleta tá até aceitando qualquer acordo pra fuder com o coitado! Agora depois de tanto frequentar blog de GPs, o trolleta se cansou dessa vida de soltador de pipa e agora passou a frequentar e ficar de conversinha no blog da Lola pra juntos derrubarem o blog do pobreta.... kkkk

      Excluir
    23. a nova amiga do troleta... kkkk

      Excluir
    24. troll, temos prova que vc é o jorge. Se tu encostar um dedo no pobreta a gente te pega!

      Excluir
    25. Mano...esse mizifio é o gnomo do Orkut?

      Excluir
    26. Ele sabe tudo de opção Mano. Ele é bom, cara.

      Excluir
    27. Mano Mizifio! Tu zoava muito com os trading system. Tu era massa, cara!

      Excluir
    28. kkkkk

      E a gente se divertia muntcho mais nos orkutis, não é mesmo, Mano? E agora com a sua volta, pelo visto os bons tempos voltaram!

      ps - então agora vc tá na a.barrozo? Ehhhh.... Aquele abraço! kkkk

      Excluir
    29. O cara é tão lunático que troca ideias com seu próprio alter ego!

      Huahuahua!

      Excluir
    30. Bundia, trolleta... kkkkkk

      Bicho, pena que o seu personagem ainda não era nascido nos tempos do orkut! Mas tb vc não iria sobreviver muito tempo! A turma lá pegava mais pesado e não tinha pena quando aparecia uns maluquinhos sonhadores assim como vc... kkkk

      ps - hoje preciso da sua ajuda pra monitorar a minha borboletinha-dinâmica! Dependendo pra onde andar a petro (figura de AT candle espiral... ) a minha borboletinha-dinâmica muda de cor e tamanho! Isso que dá eu me meter com coisas mui elaboradas.... uauauauauauauaua

      Excluir
    31. Ah, já ia me esquecendo e quase fui mal educado!

      Manda um beijo pra Lola, Troll

      kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    32. em tempo real, encerrei a operação em PETRE16 por 0,11, acho que recuperei o preju. obrigado pelas dicas

      Excluir
    33. E em tempo real, abri long em winJ14 (com meio mini-contrato, porque ainda tô aprendendo essas paradas mais elaboradas) perto da minima: 47650 pts.

      Se eu sifudê, posto aqui e mato no peito! Comigo é assim! Mundo real na veia!

      ass, jorge

      Excluir
    34. Mano Troll, vc não é do tempo do IA. Quando tinha um urso mal cantando toda a hora que a Bolsa ia cair 50%, quando caia 10%. E caiu.

      Excluir
    35. Mano Marcinho, o Mano Damodoran falou para vc parar de querer imitar o Buffet. O Buffet alavanca a carteira. Mas dizem não é com Di Terminhos, não.

      Excluir
    36. E o Urso do Maus do trade do telhado (kkk) profetizou que o ibov ia cair ate 17K em 2009.... Só que 2009 o ibov subiu uns 90%!

      http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1428726-9356,00-BOVESPA+FECHA+COM+A+MAIOR+VALORIZACAO+DO+MUNDO.html

      Pode isso? kkkk

      Ass, Klever, O Cara
      (aquele do "obrigado, galerinha do orkut"...kkk)

      Excluir
    37. Para os torcedores do Apocalipse, encerrei BBDCE30 hoje com 0,30 cents de prejú por 0,66. Um stop que conservador, dado o tempo para o exercício. Porém a distância para o strike pressionou a operação, já que o pregão de hoje não devolveu quase nada da alta.

      0.30 cents de prejuízo, Mizifio Jeninho Maninho Hidden

      Excluir
    38. clap, clap, clap

      Então vc recomprou bbdce30 na mínima do dia?

      Na mínima?????

      Dia 21/3 - BBDCE30
      min 0,66 / max 0,78 / abert 0,77

      Tu é feeeera meeeermo.....kkkk

      Excluir
    39. E vem cá, ferinha...

      Então se """distância para o strike pressionou a operação, já que o pregão de hoje não devolveu quase nada da alta"""" porque que tu não fez como manda o seu mestre cão e não rolou pra uma distancia maior, tipo BBDCF30? Teve 5K de liquidez nela hoje. Ah, já sei! Pro tamanho enooorme da tua posição não deve existir liquidez nesse mercadinho de merda!

      E filho, só esse mês o bradescão subiu uns 3,5% e só nessa semana uns 7% e tchau... Foi puxado, não foi? Não tá meio arriscado o bradescão dar uma refrescada na semana que vem e devolver um pouco dessa alta muito rápida?

      Porra, faltou culhão pra segurar e esperar ?

      Tô achando que semana que vem, vc ficar com cara de "bebê abandonado" no grafico de candles...

      Quando for assim, rola totó, rooola e tenta sair no zero a zero quando soltarem o primeiro foguete lá na Ucrania.... kkkk

      Excluir
    40. Beijo pra Lola, Trooouuu

      Fui... kkkkkk

      Excluir
    41. Eu nunca precisarei ficar desesperado por conta de um stop, pois ganho 9 de cada 10 operações de venda coberta.

      Culhão pra segurar? Torcer pra cair? É bem a sua cara mesmo essa postura de trader torcedor... Kkkkk

      No final das contas, você é um dos caras que, como sempre, mais bostejou no post. O cara que quer ganhar todas as operações e não sabe stopar.

      Perdeu as calças duas vezes para o mercado e simplesmente não aprendeu nada...

      K-k-k-k

      Excluir
    42. Ah, e a mínima do dia, eu não comprei nela: eu Fiz ela!

      Chupa monobíceps!

      Excluir
    43. pqp.... só o troll mesmo, rs

      O que seria "eu fiz ela".... kkkkk

      Excluir
  14. Enquanto isso no pregon, petr4 fechou a 13,99.... quase + 5%


    Já pensou se amanhã abre com gap de alta?

    Dimarcinho, estou te mandando ir imediatamente e agora no gabinete da Graça e informe-se sobre o que tá rolando! Rápido! Ligeiiiiiro!

    Preciso saber se amanhã vou precisar "colocar dinheiro" pra bancar minha estratégia de "extrair dinheiro" do mercado fazendo venda coberta de remuneração sem deixar meu ativo ser exercido....


    No aguardo,

    Ass, Troll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal que você está dando este inside do gap de alta, por via das dúvidas comprei pozinho de 0,01. quem sabe amanhã eu não fico rico se subir 1000%

      Excluir
    2. Boa dica, Rw.... kkk

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...