Web Analytics

quarta-feira, 1 de julho de 2015

O Longo Prazo que quase sempre é Curto Prazo

Fala, galera! Tudo certo? Ando com pouco tempo, numa correria só, tá difícil arrumar um tempo para escrever algo decente aqui, por isso tenho colocado mais rapidinhas.
Bom, hoje inclusive queria escrever bastante, mas só vou lançar a ideia.
Dentro da linha de investimentos baseados em análise fundamentalista, uma ideia muito comum é de que “no longo prazo” aquela empresa de bons fundamentos hoje irá dar bons frutos. No entanto, não é bem o que vemos na prática. Andei olhando as carteiras dos nossos blogueiros “investidores de longo prazo” e tive uma surpresa...

Antes de continuar, é importante ter um mente o seguinte: os fundamentos não “convergem no longo prazo”. Eles convergem o tempo todo. Se uma empresa é boa e bem organizada hoje, então é provável que os números dela sejam muito saudáveis. Mas se ela passar a ser mal organizada, o mercado que ela estiver inserido derreter e etc, então ela será uma forte candidata a ser uma empresa ruim. Mas aqui já estamos no futuro.
Uma empresa que é boa hoje, não dá garantia alguma de que continuará sendo boa no futuro.
Parece simples (e até óbvio, dada a complexidade dos mercados), mas alguns acham que é só comprar a empresa boa e continuar com ela até ficar ruim e depois pular fora. E aqui, outro ponto ignorado.
Uma empresa que é considerada boa, naturalmente, será mais cara em termos de P/L, pelo motivo óbvio: oferta x demanda. Uma empresa boa irá demandar mais investidores, que irão fazer o preço subir. O oposto é valido para as empresas ruins. Mas e quando uma empresa passa de boa para ruim? A queda, neste caso, é desastrosa.
Uma empresa com expectativa de crescimento com P/L 20 e que não consiga manter o ritmo esperado, pode ser esquecida aos poucos pelo mercado, caindo seu P/L para 10, por exemplo. E, neste caso, ela teria que ter dobrado o lucro no período só pra empatar o preço. Mas como ela não cumpriu as expectativas... já sabe, né? Prejuízo.
Então essa questão de levar para o longo prazo deveria parar de ser espalhada. Pegar um gráfico de um papel que cresceu nos últimos 10 anos é fácil. Difícil foi não ter vendido ele em NENHUM momento, visto a quantidade absurdas de crise, muitas delas verdadeiras.
E sabe por que é difícil? Porque nada garante que a empresa irá se recuperar. Na verdade, por experiência de mercado, nós vemos que as empresas que estão no buraco dificilmente costumam se recuperar, não é mesmo?
Outro erro aqui é conhecido como survivor bias (viés de sobrevivência). Você vai pega o gráfico de uma empresa que superou várias crises e diz que como ela era boa antes e continuou boa, pronto! Achado o cálice sagrado! Esse é o argumento para investir! Uhuhuhu
Mas você está esquecendo-se de analisar as empresas que ERAM boas e ficaram ruins, das quais o gráfico minguou e você nem sabe onde elas foram parar.
Pois quando temos “n” empresas BOAS para investir, é inevitável que escolhamos algumas, não é mesmo? Mas o que garante que ESSAS escolhidas serão as que vão sobreviver, visto o histórico de várias empresas boas que faliram? Pegue a Petrobras, por exemplo. O exemplo dela para mim é perfeito. Os novos no mercado (entraram depois de 2009) não devem lembrar, mas a frase da época era:
“Petrobras e Vale são empresas para a vida toda.” (quote padrão de 2007/2008)
Sejamos sinceros: se você já tem algum mínimo de estudo sobre o assunto, investiria nestes papéis hoje (com uma alocação razoável)?
E se você tivesse começado a investir em 2007? E depois, iria segurando pra ver a queda até onde?
O lucro caiu hoje, o papel cai HOJE e não “no longo prazo”.
Bom, como disse no início, resolvi dar uma olhada pelos blogs. O bom do registro é esse e sugiro que façam o mesmo: comparem as carteiras dos blogueiros de 4 anos atrás com a de hoje. Não se assustem se encontrarem apenas 2 ou 3 papéis em comum. Sendo que foram os MESMOS blogueiros que falavam que estavam comprando para o longo prazo. Afinal de contas, não é LONGO PRAZO? Que longo prazo é esse que não passa de 3 anos?
Notem: isso não é uma crítica, muito pelo contrário. A atitude mais sensata é pular fora do barco quando ele está afundando mesmo.
Bom, um conhecido blogueiro que utiliza análise fundamentalista em suas análises é o Além da Poupança. Como ele é um dos blogueiros bem organizados, tomei a liberdade de fazer a análise de como a carteira dele variou com o tempo.
Ficou ruim de fazer uma imagem e colocar aqui, mas você pode conferir no arquivo em Excel que clicando neste link.
Abaixo uma tabela de todos os papéis que ele comprou, mostrando quanto tempo ficou e o percentual de tempo em relação ao tempo total de investimento dele:
Papel
Anos
%tempo
ALUP11
1,6
35%
BBAS3
4,5
100%
CCRO3
2,3
52%
CGRA4
1,0
22%
CIEL3
4,5
100%
CMIG3
3,5
78%
CMIG4
0,8
19%
ELPL4
0,9
20%
ETER3
3,5
78%
EZTC3
3,4
76%
FRAS4
0,4
9%
GETI3
0,8
17%
GRND3
0,5
11%
MDIA3
3,2
70%
PETR4
0,6
13%
PRBC4
3,7
81%
PSSA3
0,8
17%
TBLE3
2,1
46%
VALE5
2,3
52%
No total, o AdP movimentou 19 papéis. Sua maior carteira teve 12 papéis (nos meses de 6 e 7/2014). Sua carteira ainda em formação possuía 4 papéis apenas, mas após chegar aos 10 foi estabilizada. Mesmo assim, houve várias trocas.
Se consideramos o final de 2012 com a carteira já “pronta”, apenas 5 dos 10 papéis sobreviveram na carteira, ou seja, 50%.
Isto é natural e correto de ser feito. Se a empresa começa a não atender as expectativas, o correto é sair fora. Ficar nela esperando é um exercício mais de sorte do que com algum tipo de viés de análise.
Mas veja que vários papéis não duraram nem um ano. Afinal de contas, o que ocorreu da análise fundamentalista feita inicialmente para aquela apenas a alguns meses à frente? Este tipo de comportamento pode ser visto, creio eu, em toda a blogosfera.
Fiz análise semelhante com o Investidor Defensivo, conhecido por girar a carteira, mas que escolhe baseado pelos fundamentos. Ele possuía 14 papéis em 12/2011 e fechou 06/2015 com 24. Destes, apenas três empresas são comuns: Petrobras, Marcopolo, Odontoprev.
Então, por favor, vamos parar de usar o argumento de que “no longo prazo os fundamentos refletem o preço” ou qualquer frase do gênero, pois compramos fundamentos de HOJE e venderemos com os fundamentos do futuro, sejam eles bons ou não. O próprio comportamento dos investidores que “a escolha de longo prazo” não dura muito mais do que o “curto prazo”.
Seria mais justo você falar assim: “Vou comprar esta empresa, pois acredito que no futuro ela terá (ou continuará com) bons fundamentos.”
Abraços a todos!

244 comentários:

  1. Dimarcinho,

    Ninguém gosta de girar o patrimônio, contudo, às vezes é necessário! Veja o meu caso:

    Eu comecei a investir em ações no final de 2013. O ano de 2014 foi de aprendizado. Fiz várias burradas e dei muito dinheiro para a minha corretora e para o governo. Em 2015, porém, a minha carteira está consolidada.

    Não pretendo vender NENHUM papel dela, a não ser que:

    1)Eu vislumbre uma oportunidade melhor.

    2)A empresa deixe de ser boa.

    Ajustes na carteira são absolutamente normais e necessários. O que não pode acontecer é ver o barco afundando e não tomar nenhuma atitude. Em resumo? Bom senso. É isso que o investidor precisa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa respota, IL, no primeiro momento aprendemos, depois vem a fase dos lucros.

      Excluir
    2. A resposta foi boa, sim. Mas uma coisa ele podia esclarecer melhor: se ele cometeu algumas burradas no começo perdendo dinheiro então não obteve ganho de capital. E se não houve lucro em ganho de capital, como foi que também deu muito dinheiro ao governo?

      Excluir
    3. IL,
      eu concordo com a suas ponderações.

      O que discordo é o discurso de "Comprar pra longo prazo" se na prática se livram da empresa na primeira crise que ela atravessa 1 ano depois.

      Seria mais justo e verdadeiro dizer: "Comprar e manter enquanto a empresa for boa, independente de prazo."

      E a questão do survivor bias colocado no texto é IMPORTANTÍSSIMA.....

      Agora, tb fiquei com a mesma dúvida do anon 13:15.... como vc pagou impostos fazendo burradas?

      []s!

      Excluir
    4. Dimarcinho,

      Você está 100% correto. E eu sei que você não gosta do Bastter, porém, ele defende exatamente isso:

      Ser sócio de empresas boas enquanto elas forem boas, independentemente do prazo.

      A citação do governo foi força de expressão, apenas para reforçar que quando você fica girando a sua carteira sem motivo você enriquece apenas ele e os intermediários.

      Abraços!

      Excluir
    5. IL, mas quando uma empresa deixa de ser boa normalmente as sardinhas não são os primeiros a saber. Aqui no nosso mercado a pulverização é baixa. E grandes players estrangeiros assim como grandes fundos de ações e de previdência - que estão mais próximos e atualizados das fontes de informações e dados - são os grandes concentradores dos maiores volumes das melhores empresas em suas carteiras.

      Então se as informações (sejam fatos ou boatos) chegam primeiro a eles e suas equipes de analise isso fará que sejam os primeiros a desencadear as grandes vendas com fortes quedas por força dos seus grandes volumes dessas empresas boas que ficaram ruins...

      Então essa tese aplicado a carteira da sardinha (ser sócio enquanto for boa) já que a sardinha sempre será o ultimo da fila da informação, na prática, não irá resultar naquilo que sempre falam das sardinhas: aqueles que compram na alta (empresa quando é boa) e que vendem na baixa (a mesma empresa que fica ruim)?

      Como vc faz pra não ser o último da fila do bote salva-vidas?

      Excluir
    6. Anonimo 15:43... Vcc tá misturando especulação com investimento longo prazo. Nenhuma empresa com bons critérios (subjetivos e objetivos) vai ficar ruim assim do jeito que você falou, de uma hora pra outra. Se o preço cair do jeito que você falou, pode apostar que investidores pro longo prazo ficarão bem contentes.

      Excluir
    7. Entendi. Então empresa com bons critérios nunca ficam ruins. E se ficarem - com certeza - o evento vai ocorrer aos pouquinhos. E aí todos os grandes players em consonância vão vender seus estoques aos pouquinhos de forma ordeira e serena dando tempo pra sardinhada sair primeiro com tudo numa boa! Legal.

      De fato NADA fica ruim de uma hora pra outra como num passe de mágica. Mas quando finalmente essa informação confirmada chega aos ouvidos até mesmo dos grandes players e fundos é porque o penico que já vinha sendo cheio aos pouquinhos há um bom tempo e já tá começando a transbordar. E aí além da prioridade de ser os primeiros a sair, tem que ser rápido. Bem rápido porque os outros grandes players assim que tomarem ciência tb virão atrás e ninguém quer ficar por último.

      Como vc acha que grandes players e fundos saem o mais rápido possível em grandes volumes de um ativo sem fazer alarde - já que graças as assimetrias de informação entre os agentes - sabem com alguma antecedência que a tal empresa com bons critérios estava ficando ruim "aos pouquinhos"? Será abrindo o pregão derramando na venda todo o seu estoque do ativo (ação) no book? Acho que não. Seria um tiro no pé. Por isso te garanto: isso é feito com muito critério e estratégia por meio de futuros e derivativos além do próprio ativo, é claro. E quando a sardinha e o infomoney finalmente "acordam" e começam a entender e avisar o que tá acontecendo... Já foi.

      Excluir
    8. Cara, não faz o menor sentido oq vc tá falando. Esquece cotação, movimento de sardinha e manadice. rs. O investidor olha se a empresa permanece condizente com seus critérios uma vez por ano ao olhar o balanço de resultados.

      Excluir
    9. Sim, claro.
      É só analisar o balanço anual.
      E tá tudo dominado!
      Só não vê quem não quer...

      Desculpa aê a piração, rs

      Excluir
    10. Anônimo,

      Ninguém pode prever o futuro, logo, o que podemos fazer é acompanhar os balanços. Porém, sejamos honestos, alguém aqui acha que, só para citar apenas três, empresas como a ABEV3, o ITUB3 e a CCRO3 vão quebrar do dia para noite?

      Isso NÃO vai acontecer! Mas vamos supor que aconteça. Qual é a sua defesa contra isso? A diversificação! Todo investimento tem risco, inclusive o TD...

      Portanto eu vou continuar sendo sócio das empresas da minha carteira enquanto elas forem boas.

      Abraços.

      Excluir
    11. IL, não me refiro em termos extremos: "quebrar".
      Estou falando apenas de empresa "boa" que vira pra "ruim".
      Uma queda de 20 a 25% depois de uma alta gradual ao longo de 3 anos de 50% no seu ativo - mesmo não tomando um prejuízo nominal - já faz vc praticamente voltar pra primeira casinha do jogo. Talvez vc me diga o que quando isso ocorre é uma "oportunidade" de compra... Então isso nos faz deduzir que aqueles que venderam grandes volumes não sabiam o que estava fazendo. Quem tem mais chances de ser o pato nessa mesa?

      Mas já que vc tocou no assunto que um empresa "não quebra do dia pra noite" (ou seria da noite pro dia?). Sim, de fato o evento não é da noite pro dia. É um processo gradual, complexo. Mas - na prática - a sardinhada (ou a grande maioria das pessoas) só toma ciência do evento mesmo é da noite pro dia quando abre o jornal; já um pouco tarde. Mas se vc está acima dessa realidade, parabéns, vc é uma exceção.

      E quanto a diversificação, sim, é uma proteção. Mas pra diversificação ser eficiente como proteção a diluição terá que ser razoavelmente extensa não só entre muitos ativos como tb em setores distintos. E pra termos uma diversificação com extensão tão protetora isso cobra uma boa contrapartida da rentabilidade.

      E dizer que tudo tem risco é uma meia verdade. É botar tudo no mesmo saco e sacudir. Na verdade o risco existe em tudo, mas em diversas gradações bem distintas entre si.

      Excluir
    12. Anônimo,

      Mas é exatamente por isso que você deve acompanhar os balanços! Além do mais, toda essa questão é muito subjetiva, pois o que conta muito também é o seguinte:

      Você confia na administração da empresa?

      Em todo o caso, não adianta ficar olhando cotações e lendo notícias. O sócio (mesmo) acompanha apenas os balanços e ponto final. Além do mais, não preciso dizer que no longo prazo a cotação segue o lucro, né?

      Abraços!

      Excluir
    13. IL, valeu pela atenção. Vc foi educado até aqui e isso conta, rs

      Mas 4 coisas pra vc pensar:

      1) acompanhar balanço: claro; ainda mais se o seu objetivo é de longo prazo. Mas se acompanhar balanço fosse o grande diferencial existiria um número considerável de contabilistas de boa formação técnica - é claro - ricos e milionários no mercado. A intenção não é faltar com o respeito a categoria. Mas somente fazendo uma constatação óbvia.

      2) confiar na administração da empresa: sim faz sentido; mas a cada nova eleição de diretores e conselheiros "quanto" tempo vc leva pra avaliar e finalmente passar a confiar na administração? Usando o Agnelli como referencia na Vale. Durante a gestão dele a Vale foi aos píncaros da glória. Quando ele foi indicado pelo bradesco já tinha um curriculo invejável. Mas será que se ele estivesse hoje em dia a frente da Vale levando em conta os preços do minério e outras questões ele estaria fazendo milagres? O atual presidente, o Murilo, executivo de longa e comprovada carreira em mineração, não é confiável? Penso que sim. Mas só teremos certeza quando o mercado mundial virar. Mas e até lá? Ficamos esperando já que ele é confiável? O tempo e a tx selic correm contra vc e seus investimentos. Essa conta tem que entrar na sua avaliação. E o ultimo topo da Vale foi lá no esquecido 2008..... Fazer preço médio seria a solução?

      3) subjetividade. Se tudo relacionado a renda variável é tão subjetivo é porque de alguma forma estamos navegando em grande incerteza. E se a incerteza é grande, mas se pelo menos temos alguma certeza que "cotação segue o lucro" e que "diversificação é a grande proteção".... Então o jeito é aceitarmos a supremacia da subjetividade e tentarmos abraçar o máximo possível o mercado como um todo: bóra de Bova11, rs. Quando a economia vai bem, alguns setores irão lucrar bem, outros marromeno e alguns ficam patinando. E na média essas cotações irão seguir os lucros da economia bombando e a diversificação te protegerá das más escolhas.

      4) Frases clichês. Cuidado. Normalmente são boas e nos pegam de jeito porque refletem nossos mais íntimos desejos. Funcionam bem pra quem as constrói, mas não para quem as repete.

      Abraços, não vou mais incomodá-lo.

      Excluir
    14. IL,

      "Além do mais, não preciso dizer que no longo prazo a cotação segue o lucro, né?"

      Eu fiz um post para, justamente, desmentir essa frase tu vem em repete? Po, acho que então vc não compreendeu o que tentei passar no texto.

      Excluir
    15. Anônimo,

      Ninguém é obrigado a investir em ações e, vou repetir, TUDO tem risco, inclusive a hora em que você vai tomar banho, por exemplo. Eu, pessoalmente, acredito nelas pois os dados e fatos mostram isso.

      Dimarcinho,

      Eu não devo ter entendido mesmo. Como você desmentiu essa frase? Eu vou ter que colar os gráficos de lucro X cotação do Bastter aqui? O bacana daquele gráfico é que justamente ele ignora os ruídos de curto prazo e mostra os efeitos do longo prazo!

      Abraços.

      Excluir
    16. IL, primeiro dá uma lida com calma nesse batepapo com o Leitão.
      A mesma conversa que se repete ano após ano....
      Essa aí foi em 2010.

      http://forum.investidoragressivo.com/viewtopic.php?t=6487&postdays=0&postorder=asc&start=0

      Depois olha essa imagem gerada recentemente por ele:

      https://leitaoemacao.files.wordpress.com/2014/10/petr4-2014-10-27.gif

      Excluir
    17. Anônimo,

      Vou ler, mas já adianto que PETR3 NUNCA foi empresa boa, assim como todas as estatais, principalmente para B&H. Se você não quer acreditar em mim, acredite no Luis Stuhlberger:

      “Um dos meus princípios é fugir de estatais. Por uma questão básica: elas não visam ao lucro. Por que vou investir em uma empresa cujo objetivo é servir o Estado?”

      http://veja.abril.com.br/blog/mercados/economia/stuhlberger-ve-alta-brutal-de-imposto-brasilia-em-negacao/

      Excluir
    18. Bem, o mestre baster pensa diferente. Outro dia num vídeo ele afirmou que quem comprou petro em 1993 pagou uns 90 cents, rs.

      Petro sempre foi ruim? Reza a lenda que o melhor negócio do mundo é uma petrolifera bem administrada e o segundo melhor é uma petrolifera mal administrada.

      Isso de empresa estatal ser arriscado é relativo. O seu medo é o governo? Governos quando querem pressionar empresas privadas ficarem a seu serviço é facil. Não precisam deter suas ações. E dos bilionários fundos de previdência de estatais que possuem grandes fatias de ações de empresas privadas? Não te assustam também? O Agnelli da privatizada Vale bateu de frente com a Dilma e dançou...

      E o ídolo da garotada, o Barsi? Maior acionista PF do BB... E parece que só de Eletrobrás ele dono de meia itaipu, rs

      Escolhi o grafico da petro do Leitão porque na época ele era mais um entre muitos que dizia: "quanto mais cair, mais eu compro". E na entrevista ele desfia todo esse e outros rosários clichês já velhos conhecidos. Quem seguiu aqueles conselhos dele em 2010, devem estar com uma carteira mais ou menos com o mesmo desenho do gráfico da petro plotado por ele no fim de 2014.

      Atenção especial nos comentários e críticas feitas ao Leitão por um tal de Denadai naquele batepapo. Ele abriu um fundo naquele ano. Veja aqui a quantas anda a rentabilidade acumulada hoje em dia do fundo gerido por ele:
      http://www.rmwinvest.com.br/RMW/RMW_Investimentos_I_Estrategias_Quantitativas.html

      4 anos depois, comparando o discurso de um (leitão) com o de outro (denadai)...

      Quem -- na prática -- mostrou ter o discurso mais coerente?

      Excluir
    19. Anônimo,

      Entendo o seu ponto de vista, contudo, eu não concordo com tudo o que o Bastter diz. Já essa lenda do petróleo é lenda mesmo, rs. Uma empresa mau administrada, do segmento que for, sempre vai ser um péssimo negócio!

      Não é relativo não. Empresas administradas pelo Estado SEMPRE, vou repetir, SEMPRE, serão inferiores a empresas privadas. Quem é melhor?

      Exxon Mobil ou PTbras?
      Eletrobras ou Tractebel?
      Banco do Brasil ou Itaú?

      Não precisa nem falar, né? Os balanços das empresas em questão falam por si mesmo... E vale ressaltar que quem ainda manda na Vale "privatizada" é o governo!

      A respeito das quedas, a maior ilusão que o investidor pode ter é que elas são uma oportunidade de comprar mais barato. Como bem diz o Mille, sócio tem que querer comprar cada vez mais caro.

      E isso faz todo o sentido! Com o passar do tempo, a empresa aumenta os seus lucros e, consequentemente, a cotação vai atrás.

      Se você está comprando cada vez mais barato, tem alguma coisa errada acontecendo, exceto em situações de crise sistêmica, por exemplo.

      Abraços!

      Excluir
    20. Olá, IL.

      Bem esse não é lá muito o foco da discussão proposta pelo Marcio. Mas essa discussão sobre estatal x privada é muito complexa. Não estão errados quem discorda dos excessos estatizantes de governos em geral. Esse debate é válido e importante. Mas quando o assunto são setores estratégicos um meio termo entre controle do estado e privado - na minha opinião pessoal - é necessário. Ainda mais em economias com instituições e órgãos reguladores não muito fortes; nosso caso.

      Mas acho que essa sua revolta contra todo e qualquer controle estatal é mais um reflexo da sua revolta (justa inclusive....) dos atuais acontecimentos que estão abalando a nossa república...

      ""Empresas administradas pelo Estado SEMPRE, vou repetir, SEMPRE, serão inferiores a empresas privadas. Quem é melhor?""

      "Sempre" é uma palavra forte... Vc mesmo falou acima que toda essas questões são subjetivas. E são mesmo.

      Vc comparou Petro com Exxon.
      Mas a Petro em termos de produção superou recentemente a Exxon.
      http://www.jb.com.br/economia/noticias/2015/01/08/petrobras-supera-producao-da-exxonmobil-no-3o-trimestre-de-2014/
      Isso não quer dizer que a Petro seja melhor; muito pelo contrário. É inegável a má gestão e fraudes contra a própria empresa. Mas pelo menos isso demonstra que a "distancia" entre as duas não é um enorme abismo chamado de "sempre". De repente começa a fazer sentido a tal lenda sobre "o melhor negócio do mundo é uma petrolifera bem administrada e o segundo melhor é uma petrolifera mal administrada." Mas independente disso o atual momento da Petro é crítico sim. Existem várias saídas e soluções pra Petro, Mas algumas, infelizmente, poderão não ser favoráveis aos sócios minoritários. Se é sobre isso que vc refere, então estou do seu lado. Mas esse o retrato do "momento" e não o do "sempre".

      Aliás falando nesse assunto que nem tudo (sempre?) vc concorda com o baster, rs. Por um acaso vc já o conhecia lá pelos idos de 2000? O mantra tocado por ele era estocar telemar pra fazer venda coberta (vaca...). Aí a telemar foi esvaziando, derretendo e hoje nem existe mais. (Oi? kkk) Então a Petro foi assumindo o posto de blue chip e por consequencia o lugar das vendas cobertas lá por volta de 2006. Aí lá fomos nós trocar no preju as telemar pelas petros! Porra, aí veio o 2008 e Petro fez água ao invés de petroleo! Aí aprendemos a lição! Viramos sócios pro longo prazo. Outra troca de ação noossos corações caninos não iam resistir! Então a partir daí o lance foi viver de dividendos! Mas seilá, parece que esse ano eu acho que a petro vai dar um perdido nos nossos dividendos... Será? rs

      Do jeito que a coisa anda, tô vendo que uma hora ele vai surgir com um novo mantra: o melhor investimento mesmo é a nossa carreira profissional que irá gerar "vigorosos" aportes em nossas contas! E daí o segundo passo é que se ao invés de todo mês fazermos aportes de apenas 5K... Porque não optarmos por aportes de 15K ou 20K? Vai ser melhor ainda! Não tem errata! kkkk

      PS 1 - sobre a comparação itau e BB. Voltamos ao papo do "momento". Nada bom pro BB. Mas se vc pesquisar os historicos passados sobre as rentabilidades dos bancos brasilenhos irá ver que as diferenças entre um BB, Itau e Bradesco tb não são nenhum abismo chamado "Sempre".
      http://economia.ig.com.br/mercados/2013-08-27/banco-do-brasil-e-o-primeiro-em-rentabilidade-na-america-latina.html

      PS 2 - Sobre comparar eletrobras com Tractebel não é tão simples. Na verdade Tractebel é um dos vários braços de um dos 3 maiores grupos de energia do planeta: GDF Suez. O "suez" se não me engano é de origem privada; mas o GDF (Gaz de France) era estatal. E se não me engano o governo frances não tem o controle do grupo, mas ainda tem uma bela e influente fatia.
      Setor estratégico.... "SEMPRE"
      http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/09/presenca-do-estado-e-maior-em-setores-estrategicos-da-economia.html

      Excluir
    21. Muito interessante a discussão. Entretanto, concordo com o ponto de vista do IL de que deve-se focar nos dados fundamentalistas das empresas e por meio de acompanhamento fazer correções se necessários. Não vi comentários sobre juros compostos, que são um componente importante para o crescimento também. A remuneração da ação tende a ser maior do que outros ativos por causa do risco que carrega, por isso que o investidor deve considerar ter esses papéis.

      Óbvio que isso não esgota as considerações sobre se as ações escolhidas são boas ou não, mas uma pergunta para os que estão céticos em relação a elas, onde vocês aportariam/aportam então? Porque a escolha por ações deve já prever esses inconvenientes e se vocês não querem comprar o risco como alocariam seus valores. Pergunto pois só vejo críticas a essas ações (o que traz boa reflexão) mas nenhuma alternativa proposta, ou seja, fica difícil rebater quem escolheu comprar ações. Também acredito que a diversificação seja a resposta para essas questões, inclusive permite gastar menos tempo se preocupando com notícias.

      Excluir
    22. Anom, concordar com o IL sobre a primazia do foco nos dados fundamentalistas é meio que chover no molhado. Pra quem investe numa empresa a longo prazo esse é o maior ponto de consenso entre gregos e troianos. Vc coloca que não encontrou determinados comentários. Mas de uma maneira geral foram discutidos, sim. Como as discussões são em formato de diálogo e ainda por cima coloquial a leitura não é linear; exige mais atenção. As vezes é leitura chata mesmo e talvez tenha passado despercebido.

      Sobre a remuneração de uma ação, na prática, ele não "tende" a ser maior que outros ativos (tx livre de risco) por conta do risco. Na verdade "espera-se" maior por conta do risco. É uma expectativa (pode ser como pode não ser). E não uma relação de tendência de retornos óbvios sob condições e relações facilmente detectáveis.

      Sobre aportar ou não e seus riscos e inconveniências isso foi conversado acima quando citado o bova11. Ainda mais se for num sistema de aportes regulares. O exemplo clássico pra ilustrar isso é o fundo Vanguard. Até mesmo o nosso ídolo buffett outro dia declarou que já aconselhou seus herdeiros pra quando ele passar dessa pra melhor pra irem de ETFs, rs. Isso não quer dizer que vc não deva apostar no LP numa empresa ou mais duas que vc conheça mais do que apenas analise de seus balanços. Mas que conheça de verdade o mercado na qual ela atua; seus clientes, fornecedores, seus pares internacionais, etc... Mas será que o nosso amigo IL,com todo o respeito, domina todo esse leque - além dos balanços - das 12 empresas da sua carteira?

      Não se está "rebatendo" o IL. Muito pelo contrario. Mas o que ocorre é que ele só está trabalhando com um face da moeda: processo decisório por meio dos balanços. Isso tb foi tratado mais acima quando citado a questão da assimetria de informação (Charles Dow já tinha isso intuído no final do sec 19). Ele tem capacidade de analise acima da média? Claro que pode ter! Mas será que uma boa porcentagem de outros milhares de analistas de grandes fundos, tb não? O que acontece quando um numero considerável de agentes toma a mesma decisão pela ponta compradora ou seu oposto na ponta vendedora? E quais investidores são mais bem equipados e mais próximos das "informações" pra chegarem primeiro a mesma decisão?

      Quando vc diz que a diversificação é uma resposta razoável, concordo. Mas diversificação tb é só uma face da moeda. Se a diversificação for ingênua, vira uma armadilha. Não raro uma diversificação ingenua aumentar até o risco potencial em relação ao próprio índice. Diversificação bem estruturada dá um trabalho enorme; exige monitoramento e constante avaliação das correlações entre ativos. Uma diversificação bem feita - ao contrário do que vc disse - gasta um tempo e trabalho enormes! Mas se vc tá falando numa diversificação em bova11, tudo bem. Esquece o que eu disse na frase anterior.

      A questão não é sobre ser cético ou sobre ter medo do risco. Muito pelo contrário. É trazer consciência. Não se deixar embevecer com frases clichês que só mostram um lado do "cubo" (penso que em RV somente os 2 lados da moeda são poucos, rs).

      Voltando mais uma vez a algo já conversado lá em cima com o IL quando ele disse:

      "Ninguém é obrigado a investir em ações e, vou repetir, TUDO tem risco, inclusive a hora em que você vai tomar banho, por exemplo"

      Sim, tudo tem risco. Inclusive atravessar a rua.
      Mas o que me assusta é que numa analogia com a RV, o que vejo é muita gente bem intencionada. Mas infelizmente atravessando essa rua de olhos fechados....

      Traduzindo: a intenção não é dissuadir de atravessar a rua (risco), mas por favor, abram os olhos!

      É disso que se está falando.


      Excluir
    23. Bela explicação Anônimo5 de julho de 2015 17:56

      Excluir
    24. IL,

      "Eu não devo ter entendido mesmo. Como você desmentiu essa frase? Eu vou ter que colar os gráficos de lucro X cotação do Bastter aqui? O bacana daquele gráfico é que justamente ele ignora os ruídos de curto prazo e mostra os efeitos do longo prazo!"

      Sim, EXATAMENTE!

      O lucro em 2010 cai, a cotação TAMBÉM EM 2010, cai !!!!!!!

      Não é "no longo prazo". É em QUALQUER PRAZO!!!!

      Excluir
    25. O anom 17:56 realmente deu uma boa resposta para meu comentário. Apesar disso ainda vejo a estratégia do IL como a mais razoável. Ela fica num meio termo, pois tenta racionalizar os aportes em ações, mas evita que o investidor se preocupe com análises de pontas vendedoras e pontas compradoras, por exemplo. Apesar de achar o mercado financeiro interessante, esse acompanhamento é na prática muito difícil, e não dá certeza de um retorno maior também (uma "alocação passiva também não dá, mas gaste-se menos energia nela).

      Citei a esquecida renda e sua expectativa porque o objetivo nos investimentos é esse: receber a renda sem ter que trabalhar por ela diretamente. Quando considerei a diversificação não precisaria incluir somente ações (nosso assunto preferido) mas também renda fixa e outra categoria que puder ser usada. Mas como não deixei isso claro no meu primeiro post confesso que ficou dúbio mesmo.

      Nesses termos acho que a escolha da carteira com bons fundamentos - para as ações - e patrimônio em outras classes é uma ótima pedida para o investidor pequeno. Lembro que no geral ele não é um especialista no mercado e cuida de seu trabalho/negócio a maior parte do tempo, então como ele vai deixar seu dinheiro em algum lugar, essa é uma boa estratégia, acredito.

      Mas muito boa a sua resposta, eu adicionaria como conclusão - para as ideias que coloquei aqui - um comentário abaixo que até elogiei de um anom sobre o objetivo da carteira ser exatamente não ter que acertar todos os timings de cada papel. abraços a todos.

      Excluir
    26. Anon 22:49,

      há um pequeno erro de concepção no que você propõe. Vc colocou:
      "o objetivo nos investimentos é esse: receber a renda sem ter que trabalhar por ela diretamente"

      Não, o objetivo não é esse. O objetivo é manter o patrimônio. E quando falo manter, falo em poder de compra. Não é só colocar tudo em renda fixa e ponto. Se assim o fosse, seria muito fácil. Vivemos em terras brasilis. Aqui a renda fixa é alta? É! Mas é muito afetada pelo câmbio. Falo de poder de compra real. Somos um país de moeda fraca. Se você quer ter uma poupança segura, precisa sempre comparar com a moeda forte.

      Exemplo: quem colocou 200mil no CDI há 3 anos, hoje tem em torno de 263mil. Mas na época, o dólar girava os 2,03 reais, então o cara teria 98k em dólares.

      Hoje ele tem 263mil, mas com o dólar a 3,23, ele tem 81k em dólares.

      Se for um cara que curte fazer viagens e tudo mais, na prática, ficou mais pobre. Fora a inflação do dólar que, apesar de baixa, existe. Ou seja, mesmo seu patrimônio tendo aumentado 31% em 3 anos, vc ficou, na moeda forte, 17% mais pobre.

      Viu como não é tão simples?

      Então, não é para viver de renda. É para manter o patrimônio. E as teorias de alocação e tudo mais surgem justamente do fato de vc não saber o que irá ser o melhor ou pior lá na frente. Se há incerteza, então o tratamento correto a ser dado é estatístico...

      []s!

      Excluir
    27. marcio, você gosta de misturar as coisas.

      manter o patrimônio é uma coisa, viver de renda é outra, mas as duas coisas existem. Eu você está "desinventando" a modalidade viver de renda?

      outra mistura sem nenhum fundamento é comparar com a variação cambial. Se for assim, ninguém nunca deveria investir aqui no país, afinal estará sempre correndo o risco de perder com o cambio.

      Vamos então separar as coisas de forma beeeeem didática:

      1- Poder de compra em moeda forte: Invista em moeda estrangeira (USD, EUR ou Libra Esterlina), de preferência em bonds emitidos nestas moedas, só assim você conseguirá manter o poder de compra em moeda forte. O que não significa que estará mantendo o poder de compra em R$, não é mesmo? vaique o US$ volta para R$ 2,00, vaique .....

      2- Manter o poder de compra em moeda corrente: Para quem vive neste país ou tem a maior parte das despesas aqui, não faz muito sentido se preocupar muito em manter o poder de compra em moeda forte, portanto deveria procurar modalidades de investimento mais seguras em RF/TD no país .... se o "cara curte fazer viagens e tudo mais", separa uma graninha em compra US$ em espécie e vai guardando para estes momentos de prazer nas viagens para o exterior

      3- Viver de renda: Bom, aí a coisa é um pouco mais complicado. O fulano terá que correr um pouco mais de riscos que somente apostar em títulos com taxa livre de risco. O objetivo é que o dinheiro dê retorno "sem esforço", afinal, quem tem dinheiro (ou capital), que é uma coisa tão escassa (por isso tem valor), deve ser remunerado por isso. Existem algumas modalidades de "vivência" de renda: Empreendedor (maior potencial x maior risco), imóveis (ou fiis), ações, agiotágem ... bem, o dinheiro é seu e você escolhe qual risco e retorno que ter para ele ... isso é viver de renda

      Cadê o Jonas? Jonas, beijo, me liga!

      Excluir
    28. Quer dizer então q vc irá viver de renda, com um ativo que está em queda livre. Ele está em queda livre, mas é um ótimo ativo! Paga excelentes rendimentos, é bem estruturado! Mas o valor dele de mercado só cai... ele paga 5%aa, mas está desvalorizando a taxas de 20%!

      Faz todo sentido....

      Excluir
    29. esse é seu erro marcio, ninguém vai viver de renda com um só ativo, mas com uma carteira diversificada é bem possível sim

      você olha apenas um ativo ...

      Excluir
    30. O assunto não é diversificação. Você está atropelando este assunto.

      Então é só diversificar e tá tudo certo? rsrsrsrsrs

      Excluir
    31. Seinão...

      Então o anom escreveu pro Marcio, mas no fundo, quer conversar com o jonas?

      Amor mal resolvido?

      kkkkk

      ps - anom de 1 a 3 escrevevestes muitas bobagens. Fora achar que renda de aluguel de imovel é igual a dividendos de FII, essa então foi a cereja do bolo. Está claro que não conheceu a hiperinflação dos anos 80 e como fica uma economia informalmente dolarizada. Aqui é Brasil. Em menos de 50 anos tivemos umas 7 moedas, não sei qts cortes de zero e inumeros programas, planos e pactos com a sociedade, com o FMI, com o capeta e o escambau, rs. Só porque provavelmente vc tem por volta ou menos de 30 anos e ficou adultinho na janela dos ultimos 15 anos nua epoca com economia, politica e moeda marromeno estáveis.... Tá achando que isso aqui é Suíça. Acorda, Alice, rs.

      Excluir
  2. por que não analisou a carteira do troll?

    belíssimo trabalho científico este de concluir sobre o longo prazo analisando meia dúzia de carteiras de blogueiros anônimos que não tem mais de 3 anos de mercado

    você me surpreende a cada dia marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se mexe em carteira dos mortos. Dá azar....

      Excluir
    2. Anom 17:00,

      Não fiz trabalho científico algum. Mas olhei várias carteiras e todas elas mudaram. Desculpe, nem entrei no site do Troll....

      Mas ele é a exceção. E, se não engano, está tendo um dos piores resultados.... rs

      []s!

      Excluir
  3. Aos amigos!

    Excelente post, já que rendeu muitos comentários.

    Creio que dizer que o melhor investimento é aquele que da lucro, é muito lógico no curto prazo neste texto, mas ao escrever mais um pouco verificamos que é na verdade muito difícil obter o lucro sempre.

    Existe é lógico investimentos que fazem sempre o seu patrimônio aumentar, são rendimentos contínuos e ao mesmo tempo limitados, quando por exemplo comparado a uma possível valorização de uma ação em um curto prazo.

    Talvez seja esta tacada certeira, que nos faça ser investidores por exemplo em ações, somos amadores de alguma forma, mas e daí erramos e acertamos como alguns profissionais.

    Não temos como dar certeza indiscutível sobre qual é o melhor jeito de investir, de qual a melhor maneira de manter por exemplo a carteira de ações.

    Então, qual sera o ponto de compra e de venda em nossa carteira?
    Cada um sabe o seu momento, eu por exemplo, defini que nos 10% de lucro eu realizo!

    Estarei errado se o papel subir mais e mais, e estarei certo se a cotação cair em seguida.

    Sei lá?! O certo, verdadeiro é estamos investindo, não é?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Investindo na Meta,

      alguns comentários: primeiro, não existe "melhor investimento", "melhor jeito de investir", "melhor maneira".

      O que existe é: metodologia mais adequada à DETERMINADA situação. Assim sendo, se mudar a situação, uma coisa que era a melhor, provavelmente não será mais, entendeu?

      E creio que você está cometendo um erro comum: sua meta básica é de lucro. Mas sua meta deveria ser a de prejuízo. Se cair 10% vc realiza o lucro, certo?

      E no prejuízo, tem que cair quanto para você sair?

      Excluir
    2. no ranking do sonny bono o troll é um dos primeiros. Falou besteira Marcio.

      Excluir
    3. Pelo que eu entendi, este ranking é baseado em aportes, 19:33. E com os mega-aportes dele, fica fácil subir, pois ele compensa tudo no aporte.

      Mas se vc fizer o levantamento da carteira dele desde o começo, utilizando o sistema de cotas, verá que ele teria um rendimento acumulado (ROI) até o fechamento de abril, de 16% desde abril de 2012. Neste meio tempo, o CDI acumulou 32%...

      Isso pq confiamos 100% nas informações divulgadas por ele.... rs

      Excluir
    4. E o ibov acumulou quanto desde 2012? E sua carteira?

      Excluir
    5. Só conferir aqui:
      http://di-finance.blogspot.com.br/p/teste2.html

      Excluir
    6. neste período alguém que investiu 100% em ações ganhou do CDI?

      Se ganhou foi por sorte ou por ilusão

      Excluir
  4. Buy and Hold nunca foi Buy and Forget.

    Se os fundamentos mudam, você muda. Com prejuízo ou com lucro. Simples assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,

      Perfeito... Se a empresa piorou, a pior burrice que o investidor pode fazer é ficar esperando o empate.

      Abraços.

      Excluir
    2. Sim, concordo.

      Mas não é este o argumento colocado na hora de comprar.

      Na hora de comprar pega aquele gráfico bem bonito de longo prazo subindo sem parar.

      Neste meio tempo a empresa passou por várias crises e, pode apostar, em vários momentos foi considerada ruim.

      Mas isso tudo é esquecido depois de uns aninhos...

      Excluir
  5. Eu mesmo já comprei ações de várias empresas que tinham bons fundamentos e que mudaram ao longo do tempo. Marcopolo, por exemplo, me deu mais de 300% de lucro em 5 anos. Na hora que percebi que os fundamentos estavam ficando ruins, saí. Banrisul também. Mercado de ações não é casamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,

      eu entendo e concordo.

      O que não faz sentido é pegar o gráfico de longo prazo e utilizar o argumento que é um bom investimento. Como colocado no texto dois motivos:

      1) Ignoram-se as várias crises que tiveram no momento que, conforme vc mesmo acabou de dizer, seriam momentos para sair (ou vc acha que quando os fundamentos pioram temporariamente ao longo do tempo?)

      2) Survivor bias; só pegam papeis que eram bons e subiram. Esquecem de botar na conta os que eram bons e derreteram.

      Excluir
  6. Olá DiMarcinho,

    Legal vc ter analisado meus passos.

    Gostaria de citar alguns pontos:

    - Sou um investidor amador, não faço muitas análises, estudos detalhados para escolher minhas ações. Ou seja, não me sigam!Não garanto nada! rs

    - As mudanças na carteira ocorreram mais por inconformismo, incerteza sobre a estratégia adotada do que por achar que
    as ações/fundos imobiliários não iriam gerar bons lucros ao longo prazo. E vc ainda pegou dados a partir de 2011, 2012...
    Ainda estava muito indeciso em relação a estratégia a ser adotada.


    - Desde maio de 2014 não vendi nenhuma ação:
    http://investidordefensivo.blogspot.com.br/2014/05/compras-abev3-e-bbse3-e-ajuste-da.html
    Então minha estratégia está "estável" até o momento. Não garanto que não irei alterar mais uma vez.
    Mas até o momento, estou tranquilo, confortável com ela.

    - Se pudesse voltar ao passado, talvez não teria vendido nenhuma. Apenas deixado de comprar mais ações das "excluídas".
    Atualmente estou fazendo isto com PETR4, ELPL4.Ops, uma exceção.OIBR3 venderia. Mas tenho tão pouco dela, que nem faz diferença. Se algum dia resolver mudar a estratégia novamente, provavelmente será feito apenas com novos aportes.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, ID,

      apesar de vc apresentar alguns argumentos, vc irá continuar tomando as mesmas decisões... se metade da sua carteira passa calor eu DUVIDO que você continue segurando os papeis com cada vez piores resultado e aportando na eles na esperança de que lááááá no "Longo Prazo" elas melhorem.

      E se eu pudesse voltar ao passado, eu teria jogado num bilhete de loteria premiado...

      []s!

      Excluir
    2. Dimarcinho,

      Mas isso é óbvio. Se a empresa começa a piorar, o investidor tem que ver o que está acontecendo e tomar uma atitude. Comprar, manter ou vender.

      Abraços.

      Excluir
    3. IL,

      não é tão óbvio não. Pois quando vocês mostram um gráfico de longo prazo dizendo que a empresa é linda e só subiu, vc está mostrando o gráfico de preços

      Vc não está mostrando o gráfico de fundamentos. E se uma empresa passa por crises, pode ter certeza que ela perdeu margens, diminuiu lucros e etc no meio do tempo. Ou seja, os fundamentos pioraram.

      E se os fundamentos pioraram não era pra ter saído?!

      Excluir
    4. Dimarcinho,

      É óbvio sim! Por que a empresa sobe no longo prazo? Porque ela é uma empresa boa que tem bons fundamentos. Nada acontece por acaso. O problema é que você querendo determinar um critério pessoal como se fosse algo 8 ou 80.

      Vamos a um exemplo real:

      É fato que a NATU3 piorou seus fundamentos, certo? Ela AINDA, preste atenção no ainda, é uma empresa boa, mas não igual antes. Para alguns, isso é motivo para sair fora.

      Para outros, é motivo para por em quarentena. E para outros, como eu, foi motivo de venda. Entendeu a questão? Não existe uma regrinha do que fazer. Você deve ter os seus critérios e trabalhar em cima deles.

      Mas o fato é que quem está comprando NATU3 desde o seu IPO está com uma rentabilidade extraordinária, muito, mas MUITO acima do CDI. Espero que eu tenha sido claro dessa vez.

      Abraços.

      Excluir
    5. A questão é complicada, rs

      Porque está impregnada a seguinte ideia quando vc decide vender uma empresa que era boa e ficou ruim: é que no inconsciente coletivo quando esse momento chegar para nós, a ação dessa empresa já terá então acumulado uma alta de valorização bem acima do CDI no período sempre a nosso favor....

      O único problema é combinar com o mercado esse momento com a nossa contabilidade pessoal, rs

      Excluir
    6. No dia que vocês entenderem que o objetivo de ter um portfólio é justamente não precisar acertar o timing de todas as empresas, possivelmente vocês entendam o sentido do investimento em longo prazo. Enquanto estiverem querendo acertar em TODAS as empresas nunca vão estar satisfeitos com nenhuma metodologia

      Excluir
    7. Melhor comentário que vejo há muito tempo. Respondeu todas as principais dúvidas que levantaram em muitos posts. Sem mais.

      Excluir
  7. Acredito que concordo com você. Pelo o que eu entendi, olhando em retrospecto, as empresas que as cotações não seguiram os lucros, não eram boas.
    Penso que quando fazem os gráficos cotação/lucro, procuram empresas que tiveram subidas em suas cotações. Pois, caso contrário, podem achar empresas com bons lucros que não seguiram as cotações.
    Fábio

    ResponderExcluir
  8. Acredito que ainda mais difícil do que encontrar boas empresas, é analisar quando elas deixam de ser boas e passam a ser ruins. Acredito que possa estar havendo um erro de análise aí, e isso leva à esse giro contínuo no patrimônio.

    Felizmente ou infelizmente, nem todas as empresas são Ambev, Itaú, Bradesco e Weg. Oscilações trimestrais nos lucros, ou até anuais, podem ocorrer. Assim como os demais fundamentos também podem apresentar piora. É natural.

    Vou dar um exemplo, eu tenho HGTX3 na carteira. É inegável que há pelo menos três anos os lucros andam de lado, que há opção melhor no segmento, que ela vem sendo afetada pela crise. Mas, na minha opinião, ela está longe de ser uma empresa ruim. Eu confio na gestão da empresa e acredito que isso nada mais é do que o resultado de uma crise momentânea no setor. Muitos dizem o contrário.

    Se eu estou certo ou não, só o tempo irá dizer. Se eu estiver errado, serei o primeiro a admitir e corrigir.

    Só penso que talvez devêssemos ser mais rigorosos no critério de saída. Longo prazo é longo prazo. Não deveríamos ficar abalados com cada crise no setor ou com cada resultado trimestral, ou anual, abaixo do esperado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser aprendiz, é o mais coerente da turminha

      Excluir
  9. Fala Mano Marcinho. Como estão os investimentos, mano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Mano,

      http://di-finance.blogspot.com.br/p/teste2.html

      Tão indo, tão indo! rs

      Excluir
  10. Boas empresas? Balanços? Hering tava a quarenta reais e tá a doze, Renner subindo adoidado... como saber? Quando Hering tava baixando pra trinta e poucos um site maneiro disse pra se fixar nos fundamentos que não teriam mudado. O chato foi ninguém alertar nada sobre fundamentos da Lojas Renner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem era Hering em 2005 ? 2006? 2007? 2008? Uma empresa que apresentava resultados pífios, medíocres, até prejuízo.

      O tipo de empresa com péssimos fundamentos. Mas péssimos no passado. Hoje são bons. Quem comprou lá, nos péssimos fundamentos e viu a maré virar, esse sim, tá nadando de braçada, rs

      Quem comprou DEPOIS, já com os fundamentos em alta, ali nos idos de 2010, se veio fazendo preço médio, provavelmente não tá ganhando nada, muito pelo contrário....

      Excluir
  11. ...e só pra não passar batido, se olharmos pelo retrovisor o período de compra, preço médio, hora de se desfazer, aí ninguém precisa perder um centavo sequer na bolsa. E os fundamentos da Hering continuam "bons", nada errado salta aos olhos no balanço, por algum motivo tem mais gente vendendo do que comprando Hering e mais gente comprando que vendendo Renner mesmo com os múltiplos esticados? Que sabemos nós sobre o fluxo de capitais graúdo e suas escolhas? Menos que nada.

    ResponderExcluir
  12. Sim, mas quem compraria Hering em 2005? Só os mesmos miqueiros que comprariam Caloi, Inepar, Trocentas apostas de turn around. Era até contra-intuitivo apostar numa empresa têxtil dada o tsunami de produtos chineses e o cemitério de empresas do setor listadas na bolsa. Mas seu exemplo só reforça o caso. Ela era horrível, melhorou muito e aí você casa com ela. Por que não casaria? Ninguém dava nada por ela e ficou tão atraente. Aí passa o tempo e sua confiança na gestão te faz acompanhar o declive dos preços anestesiado. É passageiro, conjuntura....quando é a hora de sair? Nunca!! Já provou ser um case de sucesso. Um dos únicos micos que deram certo na história recente da Bovespa. Lojas Renner nunca chamou atenção pelos fundamentos, pelos múltiplos parecia e parece cara, tá pelo topo histórico, também nunca foi mico, só entra nesse post por atuar mais ou menos no mesmo ramo da mesma conjuntura econômica da Hering.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, perfeito. Por isso eu comentei. A Hering é um exemplo clássico, só que ao contrário (era ruim e ficou boa). Mas a grande maioria só compra qdo está boa.

      E se ela ficar ruim, por onde será que estará a cotação dela? rsrsrsrs

      Excluir
  13. os dois comentários acima saíram com ordem invertida, são do mesmo anônimo, este que vos escreve agora.

    ResponderExcluir
  14. Belo artigo.
    To sentindo na pele isso...
    Estou montando minha carteira ainda, e os resultados não são bons.
    Na teoria, escolhi empresas com bom fundamentos, e que sempre apresentaram bons resultados.

    Mas na pratica, só vejo queda no meu patrimônio hehe

    Acho que tem que ter sim uma reanalise , e dar uma girada na carteira, quando a empresa não apresenta os resultados esperados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, VBI,

      o problema é que é natural que uma empresa passe por crises. Mas quando ela passa por crises, até por definição do que está ocorrendo, os fundamentos dela pioram. E, consequentemente, os preços caem.

      Mas se os fundamentos pioram.... não é hora de sair? Êpa, mas os preços estão no chão...

      Pois é...

      Excluir
    2. Viver bem, queda do patrimônio tem o custo do tempo e oportunidade, girar pode só piorar também, pelo menos é isso que os estudos de finanças comportamentais apontam. De memória lembro agora de ABEV, CIEL, CTIP, BRFS, UGPA, como ações vencedoras hoje, viés de retrovisor.
      Problema de apostar no cavalo errado são os anos ou décadas pra ver o retorno do seu investimento, principalmente num país com a SELIC onde está com viés de alta.
      Minha sugestão para poste do Dimarcinho é um desafio para saber quem ganha das LFTs como alternativa de investimento. Do ponto de vista lógico e racional, creio que ninguém. Tratando a questão como jogo, talvez alguns ganhem.
      Nunca esqueço depois de uma postagem dessas de ressaltar as diferenças econômicas e culturais entre a literatura americana de finanças que se vende e reproduz aqui e nossa bolsa de valores de quitanda e fofoquinhas. Não se convidam sardinhas pra Bovespa pra jantar.
      Deixo a sugestão pra post, como ganhar em rentabilidade das LFTs?

      Excluir
    3. marcio

      "Mas se os fundamentos pioram.... não é hora de sair? Êpa, mas os preços estão no chão..."

      Uma coisa é os fundamentos piorarem, isso não deveria ser suficiente para sair da empresa, outra é a empresa ficar ruim em termo de negócio, aí sai no prejuízo que tiver.

      A maioria das empresas boas tem sim ciclos de alta e baixa nos fundamentos e na cotação. Um bom investidor B&H deveria se manter nesta empresa durante estes ciclos, pode ser que uma hora a empresa fique ruim, e chegue a hora de sair, mas se o investidor tem uma boa diversificação, esta perda deve ser compensada pelas outras que não ficaram ruins e continuam em seus ciclos de altos e baixos.

      Esqueça o resultado de uma empresa. Ninguém, nunca, vai acertar se apostar em 1 ou 2 empresas (seria sorte ou inside information), mas se apostar em 10 com bons fundamentos é razoável pensar que algumas fiquem boas e outras ruins em um prazo médio (3-5 anos). Com a experiência, é razoável pensar também que o investidor comece a acertar mais que errar, mas sempre haverão acertos e perdas.

      Tanto no daytrade usando análise técnica como no longo prazo (10 anos), a lógica é a mesma (a lógica ... não confunda com estratégia ou método, ok?)

      Excluir
    4. Hm... quer dizer que os fundamentos da empresa irão piorar do nada? Mesmo com o negócio dela bombando, ela dando ótimos resultados, o mercado qual está inserida com boas expectativas?

      Todo esse molho acontecendo, mas a empresa terá fundamentos ruins, certo?

      Entendi...

      Excluir
    5. Vicê mesmo deu o exemplo da Hering ... os fundamentos pioraram? sim, a empresa ficou ruim? não

      O mesmo se aplica para outras cíclicas ... a Vale mesmo, você acha que a Vale ficou ruim? Não acho que esteja tão ruim assim, mas realmente os fundamentos pioraram muito.

      Já a Petrobras o problema é outro .... estão metendo a mão na empresa ...

      Excluir
    6. Vamos ficar com a Hering.

      Quer dizer então que os fundamentos pioraram só um pouquinho, então?

      Me diga: por que então o mercado vendeu com muita força a ponto de fazer o preço sair da casa dos 40 em 2012 para hoje na casa dos 12 (queda de 70%).

      Poderia me dar um motivo razoável?

      Excluir
    7. faz o seguinte, analise o balanço da Hering e depois me diga o que piorou. Analisar a empresa somente pela cotação é fogo

      o problema da Hering é que os lucros pararam de crescer. Por que? porque existe uma crise enorme no pais e as pessoas pararam de consumir, com isso os lucros estão estáveis .... veja, estáveis ....como o mercado estava com uma expectativa que os lucros continuassem crescendo, o preço (P/L) caiu.

      A empresa não tem dívidas, tem lucro consistente, boa governança, não tem problemas sistemicos de aumentos de custo, tem uma marca forte e uma rede de distribuição/logística/vendas estabelecida.

      Qual o problema da Hering? como eu disse, olhar apenas cotação e achar que a empresa piorou é fogo

      Excluir
    8. Amigo, quem está dizendo sobre os fundamentos da Hering é vc. Eu estou perguntando.

      Segundo a sua rápida análise, até que ela não piorou tanto não é mesmo?

      Bom, creio que vc sabe que o preço é na verdade é só o equilíbrio entre oferta x demanda entre os compradores e vendedores, correto?

      Bom, se vc sabe disso, sabe também que o preço vai mudar de acordo com força de cada um deles. Quanto mais gente comprando, mais o preço sobre. Quanto mais gente vendendo, mais o preço cai.

      Bom, se o preço veio caindo de 2012, podemos concluir, que houve uma força VENDEDORA muito mais forte que a compradora de lá pra cá, não é mesmo? (Espero que esteja acompanhando)

      Então vamos pegar todos os investidores, analistas e etc do mercado, que estão estudando a Hering e investem nela. Se ela não piorou tanto, pq então toda essa galera, na média, vendeu (e com força!) o papel de lá pra cá?

      Será que só vc viu alguma coisa nos balanços e eles não? Você é o escolhido?

      Excluir
    9. então agora você chegou a conclusão que o mercado é eficiente .... interessante

      Pra quem defende valuation com unhas e dentes, você deveria acreditar que existe uma possibilidade do mercado estar precificando a Hering indevidamente por erro ou simplesmente porque existem outras opções mais interessantes disponíveis ...

      bem interessante sua postura mutante

      Excluir
    10. quando falo "eficiente" falo em HME ;)

      Excluir
    11. Errado, rs

      A conclusão que o Marcio chegou é que o exercício do valuation é muito mais dificil do que "vendem" por aí. Principalmente como vendem para as sardinhas.

      O mercado não é 100% eficiente. Mas é na maioria do tempo. Não é todo mundo que está capacitado, equipado e com disponibilidade pra vencê-lo. E tanto isso é real que aqueles poucos que são ou foram capazes de vencê-lo tem noção clara do quanto é dificil:

      http://www.marketwatch.com/story/warren-buffett-to-heirs-put-my-estate-in-index-funds-2014-03-13

      Excluir
    12. Dimarcinho,

      Honestamente, não consigo entender a sua postura. Você mete o pau no investimento individual em ações e tem uma carteira própria!

      O que você está esperando para liquidar a mesma e ir de BOVA11, com as porcarias que todos nós conhecemos, como você mesmo sugeriu?

      Abraços.

      Excluir
    13. Vc não consegue entender minha postura, pq ainda não entendeu o que estou querendo dizer.

      Mas tenho fé que um dia vc entenda.

      Excluir
    14. Dimarcinho,

      Acredito que eu não sou o único que não entenda, rs. Em todo o caso, estamos aguardando que você seja coerente com o que diz.

      Abraços.

      Excluir
    15. Jonas,
      Se realmente o que você está falando é o que o marcio esta defendendo, estamos diante de uma das maiores incoerências da historia.
      O marcio defende que valuation é só fazer umas continhas e jogar uns valores numa planilha e pronto.
      Em muitos posts ele defendeu que HME é uma não-hipotese, rs
      Se agora ele diz que valuation é muito complicado e que o mercado é eficiente na maior parte do tempo, estamos diantes de uma mudança histórica.
      Fico admirado, mas feliz, pois parece que ele está aprendendo alguma coisa

      Excluir
    16. Não há incoerência por minha parte. Já pela parte de vcs.... rsrsrs

      O que tento colocar aqui é o que ocorre SEMPRE por essa entre os investidores amadores: baseiam-se na teoria de que 1+1=2, mas quando o cara vai somar 2+2 ele acha 5.... rs... faz tudo diferente do que ele mesmo prega.

      Vamos ficar atentos!

      Excluir
    17. Marcio, decida-se ... hme ou valuation?

      Ou os 2? Rs, ou nenhum?

      Excluir
    18. Valuation, sem sombra alguma de dúvidas!

      O problema é que vc ainda não me deu as justificativas sobre a queda da Natura.... rs... eu sugeri uma para vc, que é a mais fácil de aceitar: algo parecido com a HME... rs

      Excluir
    19. Ah, valuation, mas você explica uma queda com hme ... interessante

      Eu não sei explicar porque caiu, acho que é porque tem mais gente comprando que vendendo. Agora entender porque tem mais gente vendendo? Pra mim pouco importa

      Ah, estavamos falando de Hering e não de Natura, mas a situação é bem parecida.

      Aliás, ja que gosta de valuation. Na sua opinião Hering está barata ou cara?

      Excluir
    20. Leia-se "mais gente vendendo que comprando"

      Excluir
    21. hahahahhahahhaha

      Tá vendo? Roda, roda, roda e não sai do lugar. Novamente: quem começou perguntando fui eu. Não tente inverter. E novamente de novo:

      Se a Hering teve uma leve queda nos fundamentos, por que então houve uma fortíssima força vendedora, que causou uma queda de 70%?

      Estou no aguardo das suas teorias para tal movimento.

      ps importante para quem assiste - foi uma queda de 70%, lenta e gradual ao longo de 3 anos... vejam que é difícil um papel derreter 70% em poucos dias, mas ao longo de poucos anos, existem n+1 exemplos na Bolsa

      Excluir
    22. Marcio, qual a sua limitação para entender que eu disse que não sei porque caiu. Vou repetir eu não sei e não tenho nenhuma teoria.

      Da forma que está falando, parece que você sabe. Se este é o caso, por favor explique. Se não, faça como eu e diga que não sabe.

      Aproveito para perguntar, para você, está barata ou cara a Hering?

      Excluir
    23. Ah! Então só pra fechar a linha de raciocínio: vc já disse que os fundamentos levemente. OK.

      As ações caíram 70%. OK

      Vc não sabe porque elas caíram 70% (e deve ser pq já que os fundamentos caíram pouco, não faria sentido esta queda toda, não é mesmo?). OK

      Então, quem era acionista em 2012 e veio comprando Hering até hoje, periodicamente, deveria continuar comprando, visto que, os fundamentos não mudaram, não é mesmo?

      Sobre estar barata ou cara eu teria q parar para fazer o valuation dela, coisa que, se eu fizer, não lhe contarei a resposta ;-)

      Excluir
    24. isso mesmo, faltou um complemento, veja item 4:

      1) fundamentos: ok

      2) cairam 70%: ok

      3) não sei porque caiu: ok

      4) deveria continuar comprando, ok, desde que este mesmo investidor acompanhe os balanços e a empresa continue apresentando resultados consistentes, boa governança, estratégia consistente e este mesmo investidor tenha uma carteira diversificada incluindo outros papéis

      Sobre valuation, era esperado que você desse esta resposta, você não gosta de correr riscos



      Excluir
    25. Mas o 4) continuou igual de lá pra cá?

      Excluir
    26. marcio, o que você acha?

      se coloquei aí é porque acho que mudou muito, né????????

      Excluir
  15. marcio, não entendi muito bem seu post, você fala em longo prazo mas faz análises de curto prazo.

    Você fala o que era a Petrobras e Vale em 2007 e 2008, ok, mas de lá pra cá ainda vivemos o curto prazo ainda. Porque a Vale ou até a Petrobrás não podem voltar ao que eram antes em 2 ou 3 anos e este "quote padrão" de 2007/2008 se mostrar correto em 2017 ou 2020 ... ou 2030?

    Não sabemos, então chegar a conclusão que o quote estava errado é uma análise muito superficial.

    Já a análise das carteiras é um pouco tendenciosa, pois parece que você procurou investidores que pudessem provar a sua tese. Mas todos sabem que o ADP é do time que defende que cotação importa. Se cotação importa, automaticamente ele fará uma gestão mais ativa.

    O fato de alguém defender investimentos em ações como um investimento de longo prazo, não tem nada a ver com o quanto ele gira a carteira. Afinal quem investe em ETF gira a carteira a cada 3 meses (toda vez que muda a composição do índice correspondente) e pode ser um investidor de longo prazo. Seria incoerente alguém dizer que investe em ações no longo prazo, mas ficar alternando entre ações e RF conforme o mercado.

    Além disso, não temos prazo suficiente de análise para dizer que um investidor conhecido nosso (aqui na fantasia da blogosfera) seja realmente de longo prazo, afinal a maioria começou nos últimos 3 anos e até mesmo pelo período de aprendizado, girou bastante a carteira até chegar em uma composição mais estável.

    Seu objetivo é criticar os que pregam o longo prazo mas na realidade parecem agir no curto, ok, mas que sua análise está bem tendenciosa, ah está ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ficou muito claro para mim que você não entendeu; só que e eu não tenho nada adicionar.

      Está tudo no texto. E também nos meus comentários...

      Excluir
  16. nove anos de carteira de ações, praticamente só blue chips, resultado, uma bosta. Sem giro de carteira. Se ficasse nos fundos DI do bancos estaria bem melhor. FDPs os caras que ficavam e ficam chamando pra bolsa perder dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anonimo, quais blue chips? Vale e Petrobras?

      Se teve Bradesco e Ambev na carteira o tombo não pode ter sido tão forte.

      Seu problema não é a bolsa, é falta de diversificação ....

      Excluir
    2. A grande pergunta é:

      Quem montar uma carteira HOJE com Vale e Petrobras estará melhor ou pior em 15 anos do que aquele que montar uma carteira com Bradesco e Ambev?

      Excluir
    3. quem vai estar melhor é impossível saber, mas dá pra afirmar que quem montar uma carteira com as 4 juntas estará correndo menos risco que alguém que montar a carteira com só 2 empresas.

      Excluir
  17. O negócio é diversificar. Você nunca sabe o que vai bombar nos anos seguintes. Depois os próximos 9 anos são da bolsa e o pessoal que abandonou o mercado pensando nos últimos 7 anos vai ficar aí chupando o dedo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,

      diversificar está relacionado com outros problemas.

      O colocado aqui é o seguinte: primeiro o cara pega um papel de uma ação que deu certo (começou errando, survivor bias, mas vai lá) nos últimos 15 anos.
      Depois ele fala que quem veio aportando nela fez uma boa grana. OK, fato.
      Mas esse mesmo cara, fala que é pra pular do barco fora quando os fundamentos piorarem.
      Só que em 15 anos, fatalmente a empresa passou por dificuldades, quedas de margens e etc. Digamos que tenha havido uma puta crise nos 4o e 5o anos.

      Então a pergunta é: como o cara no 5o ano iria adivinhar que a empresa iria melhorar? É um exercício de fé ficar aportando em empresas que estão caindo.

      Casos citados como da Petrobras (era boa, ficou ruim) e da Hering (era ruim, ficou boa) ilustram perfeitamente o que quero dizer.

      Excluir
    2. Nem tanto, dimarcinho. Diversificar está relacionado a sobreviver no mercado. E a ter dinheiro pra aproveitar as oportunidades, desde que se saiba porque as empresas estão ficando boas ou ruins. Pro investidor médio, diversificar é questão de sobrevivência. Pra quem sabe um pouco mais, é pra aproveitar as distorções das crises, comprando mais quando ações de empresas boas caem. Nossa, cansei de comprar ações de Bradesco e Itaú a preços bem mais baixos que os atuais porque elas sempre dão uma quedinha de vez em quando.
      Não é questão de adivinhar, é questão de acompanhar. Você não abandona uma empresa por um ano de balanços ruins, mas por uma sequência ruim. E sim, pode abandonar com prejuízo -- e aí, de novo, a diversificação te ajuda a salvar sua carteira. Mas só sendo um azarado estúpido pra só escolher empresas que se tornam ruins e só sair no prejuízo em todas as ações de sua carteira. A diversificação te protege contra sua própria ignorância -- tanto entre ativos do mesmo tipo quanto de tipos diferentes.

      Excluir
    3. marcio, vou repetir, este é o seu problema. o fundamental é a analise de uma carteira, um portfolio, e não o que acontece com ações individuais.
      Se a sua metodologia fala pra sair ao menor sinal de fumaça, você sai, mas tem que ser coerente e fazer isso sempre, assim como analisar a hora de sair quando está subindo.
      Já outras metodologias, como B&H pregam que você tem que ficar mesmo nos momentos de piora nos fundamentos. Outra vez, tem que ser coerente e fazer isso sempre.
      Mas isso só vai funcionar se tiver um portfolio e uma carteira diversificada.
      Sua analise é ótima para uma empresa individualmente, mas não faz sentido em um portfolio.

      Petrobras era boa e ficou ruim porque meteram a mão na empresa, tem um problema de governança.

      Hering ficou boa, mas e agora, ficou ruim de novo?

      Excluir
    4. Fábio/Anon,

      a análise que estou fazendo aqui é sobre uma ação. A questão de diversificar na mesma classe, é só um exercício de repetir com todas as ações esta mesma análise.

      E da mesma maneira quem uma diversificação protege, ela também freia a rentabilidade dos papeis. Vc mencionou lucro de 300% em Marcopolo. Mas se ele representa 5% da sua carteira, vc ganhou 15%.

      Excluir
    5. marcio, diboa, tá difícil assim

      quer dizer que é só um exercício de repetir?

      Excluir
    6. Então após fazer todas análises fundamentalistas e escolher as melhores empresas do mundo que tem uma ALTÍSSIMA probabilidade de dar certo, o jeito caso dê errado é diversificar, né? rsrsrsrsrsrs

      Vamos de BOVA11 que dá muito menos trabalho, kkkkkkk

      Excluir
    7. Até a ultima vez que o Portela postava a propria carteira perdia feio pro CDI, mas se vangloriava que vencia o ibov.

      Gostava da investir na antiga queridinha do mercado nos anos 2000: Usiminas. Um dia depois de muito derreter decidiu que a empresa ficou "ruim". E cada mês que postava a carteira o preço medio das suas usiminas caia junto. Perguntei como era o milagre. Ele disse que quem calculava o PM era o programa e ele não saberia me responder como isso ocorria, rs. No dia que vendeu todas as usiminas, o seu PM era proximo do valor de mercado da epoca, rs. E mesmo assim a carteira ainda perdia pro CDI.

      Um dia nunca mais postou a carteira depois de poucos anos de blog. Motivo alegado: não precisava mais provar que BH funciona para os seus leitores. Nem esperou os tais 9 anos, mas nos deixou "chupando dedo", rs.

      Excluir
    8. O jeito não é diversificar SE der errado, é diversificar porque DARÁ errado e a diversificação vai te ajudar a se proteger

      realmente BOVA11 tem uma grande chance de ser a melhor opção ... quem compra ações individualmente quer ganhar deste, mas tem mais trabalho

      sem falar no benefício fiscal de comprar ações individualmente x BOVA11

      Excluir
    9. Continuo perdendo pro CDI. A média de minha carteira de ações está em 10,23% ao ano. O meu ponto sempre foi o seguinte: se nesse horizonte horroroso minha carteira conseguiu ficar quase em linha com o CDI, embora pouco abaixo, imagina o que não deve acontecer quando (se) as coisas melhorarem? Pelo menos acredito que estarei posicionado para aproveitar esse momento. Até porque também estou posicionado para aproveitar o CDI, pois diversifico. Agora, quem está só no CDI, não vai aproveitar eventual disparada na bolsa. Meu ponto SEMPRE foi esse.

      Excluir
    10. Sua carteira, Fábio, era 70% a 75% em RV quando vc parou de postá-la. Numa diversificação dessas a sua posição em rentabilidade de CDI é quase irrelevante. E se depois de tantos anos mesmo que a rentabilidade esteja próximo como alega do CDI numa carteira 70 RV x 30 CDI, no mínimo o teu sharpe é bem exposto a volatilidade. A tradução disso é que tanto vc pode ser favorecido por uma "esperada disparada" da Bolsa, como tb ter seu partimonio dizimado numa queda. E quanto mais a tal "disparada" demorar a ocorrer, mais cara fica essa sua espera e mais forte terá que ser a disparada só pra cobrir o carregamento.

      Desculpe, mas quando alguém diz que investe pesado (70%) em B&H esperando "aproveitar uma eventual disparada da Bolsa", acima de tudo é um apostador.

      E sua carteira, na época, perdia de longe pro CDI. Hoje está em 10,23% ano? Desculpe, mas sem uma chancela de uma entidade independente com alguma credibilidade pública que audite suas contas (e não um programinha que vc disse que não sabia como calculava uma média ponderada de um PM) não tem valor nenhum essa informação. Explico antes que se ofenda: não tem como levar em conta se essa sua informação é real ou não. Fica parecendo conversa entre pixotes. Simplesmente não tem valor como informação mesmo num batepapo informal.

      Porque vc não monta um fundo ou clube de ações? Assim vc iria gerar uma enorme credibilidade ao seu "trabalho" de educador financeiro.

      Excluir
  18. Por isso é que eu parei de postar minha carteira. Essa não é minha profissão. Minha carteira, hoje, está mais equilibrada. Tenho mais aportes em fundos de investimento, em tesouro direto, debêntures e outros ativos. Enfim, o resultado da minha carteira eu vou saber daqui a 40, 50, 60 anos, sei la. Não dá pra avaliar isso tendo como parâmetro esses últimos 5 ou 6 anos. Parei de divulgar minha carteira no blog justamente pra evitar essa "conversa entre pixotes", que ficava desviando o blog do foco dele, que é educação financeira. Os princípios de investimento em que acredito podem ser aplicados de maneira muito diferentes e levar à construção de carteiras muito diferentes, e não faz sentido eu ficar divulgando a minha carteira - até porque muitos leitores acabaram querendo copiar minha carteira, e esse nunca foi meu propósito. Até penso em montar um clube de investimento no futuro, quando terminar meu doutorado e tiver algumas certificações.

    ResponderExcluir
  19. Exato, Fábio. Mas pra fugirmos da tal "conversa de pixote" teremos que amadurecer. Então por mais tentador que seja ler os elogios dos nossos fãs virtuais jamais deveríamos usar como argumento pra defender nosso ponto de vista alegações do tipo: "Marcopolo, por exemplo, me deu mais de 300% de lucro em 5 anos." Um educador financeiro que foca em si próprio como parametro, não é um bom exemplo pro seus discípulos. Mesmo sem querer acaba desviando do foco do tal objetivo educacional.




    Caso contrário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mizifio está certo. Mas, com falsa simetria. Assim como o blogueiro Fábio Portela, Mizifio possui uma longa estória de parcas fundamentações teóricas no universo dos blogs de investimento - contribuições se resumem a trechos de livros comportamentalistas. Seu histórico de rentabilidade, assim como o de Fábio, não é passível de mensuração, uma vez que, estrategicamente, deixa esquecer suas raras apostas com opções sob a roupagem da administração de riscos. Cada qual com seus defeitos e qualidades. Ponto forte do Fábio: é mais novo que o Mizfio e pode evoluir. Do Mizifio: leu Taleb, sem saber logarítmo.

      Excluir
    2. Claro, certo mesmo está o marcinho, cujo blog nada faz a não ser espinafrar os outros -- talvez pra ganhar alguma audiência.

      Excluir
    3. Fabio, nisso o marcio é praticamente unanimidade ... ele desagrada a todos

      Excluir
    4. Porra, kirrolo!

      Um diz que o Marcio busca audiência de todos e outro concorda reiterando que o Marcio desagrada a todos.

      Como que alguém consegue conquistar a audiência de um público que desagrada?

      Eu vou passar pela vida e não vou conseguir ver tudo.... kkkkk

      Excluir
    5. hauhauahua!!! Pois éééé!! Eu desagrado a todos para dar audiência!!! kiporraéessa? rsrsrsrs

      Fábio,

      a diferença é que a maioria dos meus posts eu escrevo sobre o que NÃO FAZER na área de investimentos. Pois é muito mais fácil identificar o que está errado nesta área.

      Escrever sobre o que FAZER nesta área e, ainda mais para leigos, os quais tendem a achar que acharam uma fórmula mágica do enriquecimento pode se tornar temerário e prejudicar muito mais gente, acabando por fazer o inverso do que tais blogueiros pregam, deixando muita gente no prejuízo e, pior: perdidas como cego em tiroteio.

      A discussão aqui foi simples e vou repetir mais uma vez novamente: utilizar análise fundamentalista para comprar empresas boas e pronto não é um caminho garantido e com flores cheios de rosas, provadas por lindos gráficos de longo prazo com rentabilidades extremas.

      A verdade é que de todos os blogueiros, acho não tem ninguém batendo CDI. E se tiver um outro já sabemos, não é mesmo? Foi sorte, afinal de contas, estão todos fazendo a mesma coisa: "investindo em empresas boas".

      Excluir
    6. Claro, Marcinho, porque você tem a fórmula mágica pra não errar: não fazer nada. Porque não existe nada que dê certo, não é mesmo? Enquanto isso, só vejo meu patrimônio crescendo e todo dia leitores me agradecendo sobre como meu blog melhorou a vida financeira deles. Engraçado isso acontecer com ensinamentos tão ruins.

      Excluir
    7. "hauhauahua!!! Pois éééé!! Eu desagrado a todos para dar audiência!!! kiporraéessa? rsrsrsrs"

      Gerar polêmica é o método troll mais famoso de criar audiência na internet. Mas isso você já sabia.

      Excluir
    8. Pô, Fábio, assim vc me decepciona. Não vamos entrar no nível de interpretação de texto do anônimo que onde eu escrevo laranja ele lê maçã. Já somos todos grandinhos e não precisamos disso, não é mesmo?

      Suas colocações apesar de engraçadas, não estão de todo errado, rs.
      "não fazer nada"

      De fato, não ter feito nada para a maioria dos investidores teria sido melhor que estar acumulando um ROI de -20% de dezenas de meses, visto que o custo de carregamento na terra brasilis é gigantesco.

      No entanto, há um problema, já citado acima: moramos num país de moeda fraca e inflação alta. Então, não fazer nada por aqui é um risco alto. Na verdade, não só aqui. Todo o cerne da área financeira jaz na questão da perda do valor de patrimônio com o tempo. Só de sustentar ele já é uma tarefa relativamente complexa.

      Então, sim, alguma coisa deve ser feita. Agora, pegar 80% do patrimônio e investir em boas ações HOJE achando que elas serão boas daqui a 30 anos é um exercício de fé e não de investidor.

      Excluir
    9. Bom, eu não tenho um ROI de -20%, então não saberia de quem você está falando. ;)
      E porra, nunca recomendei pra ninguém no meu blog jogar 80% do patrimônio em ações. EU JÁ FIZ ISSO, mas era EU, e sempre que coloquei para outras pessoas, dizia que esse era um risco que eu assumia e não recomendava pra ninguém. Pelo contrário, um dos "mantras" do meu blog sempre foi DIVERSIFICAÇÃO.

      Excluir
    10. Marcio, vai pelo Fábio, rapáááá

      Vai que uma hora a bolsa dispara e tu vai ficar chupando o deeeedo....

      Fábio, tudo bem?

      Vc agora anda bem conversador. Saudades do orkut? rs.
      Falando no orkut: lembra do Cash? O Urso de Maringá?
      Então.... lá em 2005 ou 06 vc ainda deve se lembrar da velha profecia dele:
      IBOV VAI A 17K PTS em 2010!
      Ele tinha até um grafico/estudo no que ele desenhou um ziguezague em queda culminando em 17k pts em 2010, rs. Teve até muita gente inocente que defendia o brioso urso com unhas e dentes.... Era bonito de ver.
      Pois é. Enfim, 5 anos depois 2010 chegou e deu chabu a profecia, rs
      O lado ruim foi que depois dessa ele sumiu...
      Chegamos a ficar tristes. Quem poderia substituí-lo?
      Mas aí naquele mesmo ano de 2010 vc tomou folego e fez uma profecia pra botarmos no lugar: A BOLHA IMOBILIÁRIA VAI ESTOURAR!!!

      E nessa toada lá se foram outros 5 anos....

      Mas o interessante que ao mesmo tempo que vc tocava o bumbo do estouro da bolha imobiliária também falava que estava comprando e recomendando compra de fundos imobiliários.

      Te pergunto: "diversificação" então é isso? Vendido em imóveis e comprado em fundos imobiliários?

      Pelo visto o erro do Cash foi não ter diversificado a profecia dos 17K em 2010....



      Excluir
    11. Gente, procurei todos vcs aqui nessa lista e não achei:

      http://oglobo.globo.com/sociedade/quem-sao-os-jovens-que-hipnotizam-milhoes-de-adolescentes-na-internet-16726790?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_content=sociedade&utm_campaign=newssemanal

      Kinjustiça!

      Excluir
    12. Bom, eu não tenho um ROI de -20%, então não saberia de quem você está falando. ;)
      E porra, nunca recomendei pra ninguém no meu blog jogar 80% do patrimônio em ações. EU JÁ FIZ ISSO, mas era EU, e sempre que coloquei para outras pessoas, dizia que esse era um risco que eu assumia e não recomendava pra ninguém. Pelo contrário, um dos "mantras" do meu blog sempre foi DIVERSIFICAÇÃO.

      Excluir
    13. Fábio,

      vc não ter um ROI de -20% não representa nada estatisticamente, vc pode ter dado um golpe de sorte.

      Seria sincero se vc falasse algo do gênero: "dos meus milhares de seguidores do blogs que utilizam análise fundamentalista e seguem os meus princípios, na média, estão com um retorno razoável de X%"

      Sobre o que você faz ou deixa de fazer. Então o seu blog é "casa de pedreiro, espeto de pau" ? Você recomenda as pessoas a fazerem uma coisa, mas não faz? Aprendeu com o Markowitz, foi? rs

      Aí sim, teríamos alguma coerência.

      Excluir
    14. ué, Marcinho, e eu tenho que dar conta do resultado dos meus leitores? Só sei que a maior parte me manda e-mails agradecendo do que me espinafrando. Sim, há alguns que me mandam e-mails criticando, dizendo que fizeram algo que eu disse e deram errado. Nessa "estatística", estou tranquilo: tenho certeza que a maior parte dos leitores estão melhores após terem conhecido meu blog do que antes. É gratificante ler e-mails de gente agradecendo por ter dado uma reviravolta patrimonial na vida depois de ter chegado ao blog.

      EU DIVERSIFICO. Atualmente, tenho 41% de meus investimentos em ações, 32% em tesouro direto, 20% em fundos de investimentos (renda fixa de crédito privado), 2% em debêntures de minha escolha e 5% em FIIs.

      dimarcinho, engraçado eu ter dado um golpe de sorte, né? Tô dando uma olhada no homebroker, tá bem verdinho na boa parte da composição atual (boa parte da qual é de anos a fio).

      Sobre o "golpe de sorte", recomendo a leitura desse texto aqui, ó: http://www.tilsonfunds.com/superinvestors.html

      Talvez você dependa de sorte, mas não é o meu caso. Incoerente é você, que só fica chutando a canela dos outros, mas não constrói absolutamente nada. Derrubar é fácil. Quero ver é construir.

      Excluir
    15. Fábio, está difícil argumentar com vc.

      Eu disse que o seu caso, isolado, realmente não significa nada e PODE ter sido sorte. PODE = Probabilidade.

      E, como novamente disse, deveria ter feito um estudo com seus leitores. Aproveita que recebe tantos emails e pergunte para eles como eles estão se saindo e pergunte se estão utilizando suas teorias. O texto que você colocou só confirma a minha posição. Pois ele trabalha justamente o fato de todos terem algo em comum, ou seja, utilizaram os mesmos princípios. ELES.

      Eu quero ver se o resultado de vc e seus discípulos estão assim tão acima da média como os nossos Superinvestidores. Aí sim, novamente, haverá respaldo. Mas nem do CDI tu conseguiu bater....

      Cara, nem o AdP, com uma ótima carteira e que fez ajustes ao longo dos últimos conseguiu bater o CDI nos últimos 5 anos. Isto é provado academicamente que é muito difícil de ser feito e vc insiste em vender esta ideia por aí, dizendo que é "só investir em empresas e boas e diversificar". Se assim o fosse, estaria todo mundo milionário como num passe de mágica.

      E, como vc mesmo disse acima, vc nem do CDI está conseguindo ganhar.

      Então, vamos baixar a bola e ser mais humildes e admitir que não é esse céu de brigadeiro e muito menos essa molezinha de olhar uns fundamentos e pow! Tudo dará certo. E o que der errado a gente compensa na diversificação (que vc tb teima em esquecer que irá frear a rentabilidade dos ativos que deram certo...)

      E não misture as coisas. A diversificação está atrelada a outros fatores que vão além da análise individual de um único papel (o que está sendo discutido aqui). Se assim o fosse, então era só sair diversificando em várias empresas boas e, como mostrado na teoria de Markowitz, ~50 papeis seriam suficientes (não lembro o número certo agora).

      E se assim o fosse, então é melhor investir........... NO ÍNDICE !!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkk

      É isso que é engraçado!! Vcs vão defendendo posições que rapidamente viram a página e chegam no capítulo q vcs são contra! E nessa hora tudo trava e não sabemos mais o que fazer, a não ser repetir mantras e frases pré-moldadas que são muito bonitas de ouvir, mas de pouco cunho prático...

      Excluir
    16. "Talvez você dependa de sorte, mas não é o meu caso. Incoerente é você, que só fica chutando a canela dos outros, mas não constrói absolutamente nada. Derrubar é fácil. Quero ver é construir."

      Ad hominem agora? Frases de efeito? Menos, Fábio, menos. Desse jeito fica feio (pra vc)

      Eu não falei que dependo de sorte. Apesar de isso ser bem claro e cristalino quando queremos perceber neste mercado. O mercado é altamente especulativo e se vc entrar numa pré-bolha da Nasdaq pode sim ganhar rios de dinheiro, assim como pode perder 50% em poucos meses entrando no começo de 2008.

      Todos os investidores de agora estão enfrentando isso. Muitos até estão conseguindo bater o IBOV (que não é um índice pra lá dos melhores, mas é o que há), no entanto pra bater o CDI, que É O QUE INTERESSA PARA UM INVESTIDOR PESSOA FÍSICA, a galera tá tomando.

      Bater o IBOV pode ser legal, mas na prática só se ele estiver batendo o CDI. Pq quem realmente ganha alguma coisa batendo o IBOV são os gestores de fundos que têm o IBOV como benchmark e possuem taxa de performance. ELES ganham uma bela grana qdo batem o IBOV. Mas o investidor que esteja batendo o IBOV mas perdendo pro CDI, não está ganhando lá mta coisa.... rs... muito pelo contrário, está se expondo a um risco muito maior e obtendo um retorno menor...

      Mas estes argumentos ad hominem estão me divertindo. Só confirmam a sua própria falta de argumentos técnicos acerca do assunto aqui discutido....

      Excluir
    17. Fábio,

      Já que vc anda tão animado porque não faz um remake dos seus melhores posts educacionais?

      Gostaria muito de reler aquele no qual vc pontificou:

      CADERNETA DE POUPANÇA É MAIS ARRISCADO QUE RENDA VARIÁVEL

      ps - eu tinha uma cópia e sempre que eu ficava deprimido, abria pra ler. Meu humor melhorava na hora! Santo remédio! Mas um dia o meu PC queimou e perdi tudo, snifes...

      Excluir
    18. E aí eu fui dar uma olhada na sua carteira, e vejo que já tem uns 3 anos que ela só dá negativo, marcinho? E você quer dizer que meu resultado positivo é só sorte? Vai dizer que seu resultado negativo é só azar?

      Excluir
    19. E já tem uns 3 anos que o Fábio já não posta mais sua carteira auditada pela... pela..... Deixa pralá!

      Bem, só um jeito: vamos resolver no palitinho! Cada um mostra o seu palitinho e ganha quem tiver o maior palitinho!

      Excluir
    20. Fábio, meu querido!

      Infelizmente, creio que tive o azar de nascer na época errada, apesar do privilégio de poder acompanhar mentes tão brilhantes na área de investimento nesta vasta blogosfera!

      Se eu tivesse nascido 13 anos antes, em 2002, a história seria bem diferente! Veja que coisa: se eu tivesse os MESMOS papéis e reaplicasse religiosamente os dividendos (como pregado por todos, inclusive vc, ok?) então olha qual seria o resultado da minha carteira (quase** idêntica a de hoje):

      Papel - 2002 - 2007 - Rent.
      BBAS3 - 1,7 - 13,99 - 723%
      CGRA4 - 0,94 - 5,78 - 515%
      CMIG4 - 1,33 - 5,3 - 298%
      CPLE6 - 12,98 - 17,4 - 34%
      CRIV4 - 0,63 - 1,78 - 183%
      ETER3 - 0,18 - 1,38 - 667%
      NATU3* - 6,24 - 20 - 221%
      PETR4 - 4 - 18,28 - 357%
      POMO3 - 0,26 - 0,89 - 242%
      TRPN3 - - - - - -
      VALE5 - 2,88 - 18,41 - 539%

      Uma carteira equal weight teria tido um retorno de 344%!!!! No mesmo período, o IBOV teria rendido 250%!!! Uma surra daquelas!! E O CDI, coitadinho? Pífios 133%!!!!

      A meeeeeeeeeeesma carteira!!!!! E no mesmo prazo!! (5 anos!)

      E olha que coisa: NENHUM, veja bem, NENHUUUUUUUUM papel negativo!!!!!

      * - natura só entrou na brincadeira um pouco mais tarde, perdi o custo de oportunidade nela!
      ** - Tarpon só veio muito depois, então considerei 0%; se eu normalizasse, o resultado seria ainda melhor!

      Excluir
    21. Faltou eu colocar o seguinte:

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    22. Depois sou eu que invisto com base em survivor bias. Você investe com base nas vencedoras de 8 anos atrás, é isso?

      Excluir
  20. Pô, ficou faltando um debate no caso da Hering, se os fundamentos continuam bons, porque diabos ela precisa de 400% pra recuperar o topo histórico e Lojas Renner no mesmo setor e mesma conjuntura ruim do país ESTÁ no topo histórico???
    Nada errado usar qualquer critério para escolher o cavalo, só seria bom saber que se é um jogador e o que faz é apenas uma aposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... eles desviam o assunto, falam outras coisas, mas argumentar que é bom mesmo.... nadinha... rs

      Excluir
    2. Esse é seu problema, achar que para um investidor ser bem sucedido a Hering precisa recuperar o topo histórico. Se você tiver um portfólio, uma carteira, não importa para onde a Hering foi, o que importa é a carteira.
      Sobre Hering e Renner, analise o balanço das 2, estude um pouco de micro-economia, elasticidade de preços e contra pra nós suas conclusões. Não vou entregar tudo de bandeja ...

      Excluir
    3. Pois é, esse é meu problema, achar que perder dinheiro é ruim para os investimentos. Pra que simplificar quando pode-se complicar? Não se entrega tudo de bandeja sem vender uma assinatura ou um e-book. Certo?

      Excluir
    4. A minha mensagem era pro marcio, mas pelo visto voce esta no mesmo barco.
      No dia que vocês entenderem que perder não é ruim, aí vocês vão começar a vencer nos investimentos.
      Um dia chegam lá

      Excluir
    5. Essas frases fazem valer a pena todo tempo despendido na blogosfera:
      "No dia que vocês entenderem que perder não é ruim, aí vocês vão começar a vencer nos investimentos.
      Um dia chegam lá"
      Merece ser gravada em mármore num monumento em homenagem aos mercadores de ilusões anônimos e ilustres.

      Excluir
    6. http://hostmedia.mensagenscurtas.com/wp/wp-content/uploads/esse-e-quem-eu-sou-nibguem-disse-que-voce-tinha-que-gostar.jpg

      Excluir
    7. Essa merece mesmo uma placa gigante, hahahahhahahaaha

      Excluir
    8. É, não entendeu mesmo ...

      Excluir
    9. http://kdfrases.com/frases-imagens/frase-o-destino-do-genio-e-ser-um-incompreendido-mas-nem-todos-os-incompreendidos-sao-genios-ralph-waldo-emerson-139918.jpg

      Excluir
    10. Sempre acompanhei o caso da Hering com reserva, por conta do P/L alto demais. Me pareceu que era um case de ótimo crescimento, mas que o P/L não justificava. Acho que a queda foi só um caso de ajuste do P/L porque o mercado viu que o crescimento não se sustentaria no nível dos últimos anos. Os fundamentos permanecem, mas não àquela taxa de crescimento.

      Excluir
    11. Eu já acho que o custo de oportunidade em 2012 girava em torno dos 8% e hoje gira em torno de quase 14%.

      Isto, por si só, já justificaria uma queda bem acentuada, visto que o lucro estagnou.

      Excluir
    12. Isso o P/L também explica, por causa do PEG. Como o crescimento estagnou, um P/L muito alto fica insustentável. Aí você junta com a alta da Selic...

      Excluir
    13. Mas pra quem eh socio da empresa isso nao importa.
      Se os fundamentos permanecem, é isso q importa!
      Então o q importa é a qualidade das empresas q vc eh socio e nao o preço de compra ou o PL

      Se alguem acerta muito preços para q ta perdendo seu tempo fazendo B&H - va fazer trades e ficar milionario

      E o pior de tudo: 100% dos que fazem B&H focado em preços ou PL vendem suas ações no fundo em meio a uma crise, pq se a forma de analisar uma empresa = preços, se o preço desabou, a empresa faliu e la vai no fundo de 2008 vender toda sua carteira e ja era o B&H

      A maioria perde na bolsa, se vc for ficar fazendo tudo e falando tudo igual a maioria como pretende ganhar?

      maioria = obsessao por preços e PL


      O Cão

      Excluir
    14. "Eu já acho que o custo de oportunidade em 2012 girava em torno dos 8% e hoje gira em torno de quase 14%. Isto, por si só, já justificaria uma queda bem acentuada, visto que o lucro estagnou."

      Isso explica a "queda" da Renner né Marcio??????

      Excluir
    15. Cara, um holder não compra uma ação a qualquer custo. O P/L não é o principal fator a ser considerado, mas é UM fator a ser considerado sim. Não tem nada a ver com comprar pensando em preços apenas.

      Excluir
    16. O cara é tão bom, que quer comparar a Renner, que quase dobrou a receita e aumentou o lucro em 67% de lá pra cá, com a Hering que teve um aumento de receita da ordem de 15% e ficou com o lucro estagnado.

      Nota-se que entende tudo de valuation! rsrsrsrsrs

      Excluir
    17. você está atribuindo parte da queda da Hering ao custo de oportunidade. Mas afetou só a Hering e não a Renner?

      Se a hering estivesse com a performance que estava antes não haveria este papo de custo de oportunidade, né babão mestre do valuation

      Excluir
    18. Ah, sim! Agora vejo melhor o problema. O de sempre: interpretação de texto. E nessas discussões é ainda mais complicado, pois devemos atentar aos detalhes.

      Mas pra não deixar vc em branco se achando o espero, vou reescrever com um devido destaque:

      "Isto, por si só, já justificaria uma queda bem acentuada, VISTO QUE o lucro estagnou."

      Boa semana!

      Excluir
    19. certo marcio, sempre saindo pela tangente.

      presume-se então que se não houvesse mudança na taxa livre de risco a Hering não cairia

      Excluir
  21. http://kdfrases.com/frases-imagens/frase-o-destino-do-genio-e-ser-um-incompreendido-mas-nem-todos-os-incompreendidos-sao-genios-ralph-waldo-emerson-139918.jpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, continuam não entendendo

      Excluir
    2. Agora mesmo que ninguém vai entender, pois além de analisar os fundamentos nos balanços pelo menos a cada ano têm de entender de "micro-economia, elasticidade de preços ..."
      Se tá no site do blogueiro é só expulsar e censurar que fica tudo bem, continua vendendo, pq ilusões nevers end.

      Excluir
    3. Pois é, os sabichões do mercado financeiro são os mesmos pedintes que ficam mendigando assinaturas e vendendo cursos, livros, o que podem pra se manter. Gladiadores do conhecimento.

      Excluir
    4. certamente alguém que tem uma noção de economia tem uma chance maior de identificar bons cases de investimento. Alguém nega isso?

      Excluir
    5. Certamente alguém que sabe nadar tem mais chances de atravessar um oceano do que aquele que não sabe. E nem por isso a tarefa é mais fácil...

      Excluir
  22. Vocês já pensaram que os blogueiros que vendem cursos e livros são espertos e acabam tendo ainda mais grana pra fazer aportes e investir, e ganhar mais grana ainda na bolsa de valores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acessos e publicidade tb geram aportes em nossos investimentos.

      http://www.empreendedoresweb.com.br/como-ganhar-dinheiro-com-um-blog/

      Aprendiz de Blogueiro


      Excluir
    2. Ué, cada um decide como gerar dinheiro com os ativos que tem. Não tem ninguém obrigando os leitores a comprar nada, ou tem?

      Excluir
    3. rsrsrsrs

      Esses tais ativos que os caras têm são bons geradores metano, isso sim...

      Só um detalhe: de fato ninguém é obrigado a comprar nada. Mas quem compra algo é sempre de boa fé. Portanto caso soubesse que está comprando gato por lebre, não compraria.

      Excluir
    4. Já aprendi muita coisa bacana com materiais que comprei em blogs. E já foi porta de entrada pra aprender muito mais sobre determinados assuntos. Se não serve pra você, não significa que não sirva pra ninguém. O material de tesouro direto do Eduardinho é muito bom, por exemplo. E o curso sobre como investir dinheiro do Rafael Seabra foi o primeiro texto que me levou a investir em educação financeira. E achei bem melhor que o educador financeiro queridinho da mídia, o Cerbasi.

      Excluir
    5. Mais um detalhe, rs

      Cerbasi antes de ser o queridinho da mídia é acima de tudo adorado e idolatrado pelos teus blogueiros educadores. Ele o exemplo a ser perseguido e copiado por todos eles: um professor anonimo, estranho ao mundo financeiro, mas que ficou milionário vendendo milhões de livros de pseudo auto-ajuda financeira pra ingênuos sonhadores.

      ps - mas cá entre nós: sei que não está falando sério; somente se divertindo nos horrorizando que já comprou muita coisa bacana de blogueiros.... kkkk

      Excluir
    6. Mizifio, nem todos conseguem sobreviver filosofando sobre o Taleb. Apenas os que vivem nas sombras...(FbR, ch 13).

      Excluir
    7. Claro que não, porra!

      Pra funcionar na vera, vc tem juntar os 3 pilares!

      Taleb + Buffett + Khaneman

      TBK

      k-k-k-k-k-k

      Excluir
  23. Tá bem legal o tópico, já teve a "redução ao absurdo" e o "argumento de autoridade", além dos infantis "ninguém é obrigado a comprar nada". Qualquer prestidigitador ou assemelhado ficaria orgulhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas




    1. Assim falou o Anom Blasé!

      Aquele que além pairar acima de toda essa merda é ainda é dotado da capacidade superior divina de apontar os vermes cegos que se refestelam nessa imundice...

      https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSCE15JzsciIaYOr2jL26citQQUP5ND4Mt86AHQBk-Zy7YxB9lYxA

      k-k-k-k

      Excluir
  24. "Se eu tivesse nascido 13 anos antes, em 2002, a história seria bem diferente! Veja que coisa: se eu tivesse os MESMOS papéis e reaplicasse religiosamente os dividendos (como pregado por todos, inclusive vc, ok?) então olha qual seria o resultado da minha carteira (quase** idêntica a de hoje):"

    Mas, o problema...Marcinho (e pegando o gancho do seu post) é que talvez você tenha sido inábil (desculpe o termo) em sua gestão ao cair na cilada do viés de sobrevivência no momento da montagem da sua carteira. Bom, talvez seja esta a mensagem que queria colocar com o post.

    "Pq quem realmente ganha alguma coisa batendo o IBOV são os gestores de fundos que têm o IBOV como benchmark e possuem taxa de performance." Não entendo o seu ponto. Você quer que um gestor de valor utilize o CDI como o benchmark? Ações e CDI são fatores de risco distintos e com horizontes de tempo diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos alguém entende!

      O exemplo foi uma clara provocação para mostrar justamente o viés de sobrevivência. E outras coisas mais; por exemplo, no momento da euforia, tudo subiu!! Não teve um papelzinho sequer na carteira que apresentou resultado negativo.... mas o momento da euforia passou e hj vivemos o pessimismo, então, vai tudo pra baixo..... qdo será a próxima euforia? Se eu soubesse não diria, hahhaha...

      Quanto à questão dos benchmarks, sim, para os gestores de fundos, tanto faz como tanto fez; mas para o investidor pessoa física, o único benchmark é o CDI, pois é o ativo livre de risco; não adianta nada ganhar do IBOV e perder pro CDI como pessoa física.....

      Excluir
    2. Depende do horizonte de tempo, Marcinho... Pegar um horizonte de tempo curto demais vai desviar o seu Horizonte estatístico. Para o histórico do país, o CDI vem ganhando do Ibovespa há 20 anos, mas isso não é necessariamente verdade para uma boa carteira de ações. Você vem sempre com blah blah blah fundamentalista, mas no fim das contas só quer argumentar com base no resultado. Mas performance de mercado não diz tudo, ainda mais em Horizonte de tempo tão curto.

      Excluir
    3. Então vc acha 20 anos pouco, Educador Fabio?

      Excluir
    4. Você não entendeu o ponto do meu comentário. Uma boa carteira de ações deve ter superado, com folga, o CDI nesse período, ainda que o iBovespa não o tenha.

      Excluir
    5. E o que é uma "boa carteira de ações"?
      Muito subjetivo, concorda?

      "deve" ter superado com folga é mais subjetivo e vazio de realidade ainda....

      Como vc explica uma boa carteira de ações montada há 20 anos?
      Pinçando nos dados históricos presentes?

      Excluir
    6. Eu iria até escrever um pouco mais sobre o assunto, mas eu acho que a frase do Fábio encerra o assunto:

      "Uma boa carteira de ações DEEEEEEEEVE ter superado, com folga(...)"

      Excluir
    7. Bom, pelo tipo de argumento de vocês, de duas uma:

      i) Ou vocês são traders e usam a bruxaria da análise técnica; ou
      ii) Ficam investindo em aplicações indexadas ao CDI, e aí eu não sei porque diabos o dimarcinho tem um blog dedicado a investimentos em ações.

      Excluir
    8. Como não me aguento, rsrsrsrs

      "Depende do horizonte de tempo" --> sim, claro. E isso CONFIRMA que depende da sorte. Pois não depende do tamanho do horizonte de tempo. E sim depende da JANELA DE TEMPO.

      Você pode ter crescimentos estratosféricos em pouquíssimo tempo.

      E também pode ter crescimentos pífios e negativos em longas janelas de tempo.

      Então quando vc fala em horizonte, tem que deixar bem claro que não é o TAMANHO e sim a SITUAÇÃO.... e isso só confirma que a sorte é um fator de peso.

      ------
      Pausa pra historinha: conheço um cara que colocou 150k de Petrobras em 2004. Ele fazia uns trades do tipo subiu tanto, retirava e tals. Enfim, muito fácil fazer trades num mercado que só sobe.... rs... Vendeu tudo na incrível sorte umas 2 semanas antes de começar a ladeira abaixo. O que ele fez com o dinheiro? Comprou uma cobertura na Barra da Tijuca. Ele entrou no boom das ações, saiu e entrou no boom dos imóveis!!
      Ele é um puta analista? Que nada! Deu sorte e acabou. Quando a Petrobras estava a 21 reais ele tb falou que teria comprado novamente os 150k se tivesse. Já viu que não teria a mesma sorte que antes, né? Ignorar o fator sorte é temeroso. Veja: não estou falando que o fator sorte é o único. Vcs têm mania de tornar tudo unilateral. Analisar as empresas, o mercado inserido e etc é importante e até óbvio. Mas ignorar o fator sorte aí já é demais. Até pq, o desempenho das ações está longe de ser linear com o das empresas. E por isso acredito no valuation e na teoria do "mercado barulhento" do Siegel.
      -------

      Vc mesmo ACABOU de citar que o CDI tem vencido o IBOV nos últimos 20 anos. Mas que diabos de estatística é essa que lhe convence a investir no longo prazo? rs

      E lembre-se muito bem: os estudos de longo prazo são baseados no Í-N-D-I-C-E. E vários outros estudos também mostram que BATER O ÍNDICE nãããããããããããããooooooooooo é simples no longo prazo...

      É só somar!

      "mas no fim das contas só quer argumentar com base no resultado"

      Fábio, o que importa para o investidor pessoa física é o resultado dele, caso não tenha percebido.

      Ou de que adianta o investiro ter acumulado "n" ações de uma "empresa boa", se a mesma só vem caindo e o patrimônio derretendo?

      Excluir
    9. Fabio, viu como vc é unilateral? Ou uma coisa ou outra! rs

      Excluir
    10. dimarcinho,

      O que eu vejo em você é justamente o protótipo de alguém que acha que o mercado de ações é apenas o curto prazo, esquecendo-se de que, no longo prazo, ele pesa, SIM, o desempenho operacional das empresas.

      “In the short run, the market is a voting machine but in the long run, it is a weighing machine.” (Benjamin Graham).

      Vamos voltar a essa discussão daqui a 30 anos.

      Boa sorte com sua carteira MIchael Jackson Moonwalker.

      Excluir
    11. Pra que esperar 30 anos!! Volta aqui rapá, vamos falar dos últimos 20.... rsrsrsrs

      Excluir
    12. Desculpe, Fábio. Mas se o Graham realmente falou isso, o que está explicitado nessa citação é o contexto de como um ativo é avaliado no curto (máquina de votar) e como é avaliado no longo prazo (máquina de pesar). Não tem relação com o resultado.

      Esperar 30 anos pra tirar uma conclusão desse tipo é uma viagem sem volta, rs

      Excluir
    13. Marcio, gostei da historinha do cabra que se deu bem, rs

      Esse tipo de historinha é mais crível do que a dos nossos heróis de ocasião.

      O Fábio já roda por aí desde os tempos áureos da petro e vale. Nessa época 9 entre 10 investidores de longo prazo de web se gabavam que já investiam há muitos anos nessas duas empresas (petro e vale) e tb em siderurgia (alôu, fábio e sua usiminas). Como naquela historinha do "vô arnaldo e suas vales" criada pelo portinho, rs, que era uma historinha que caía como uma luva pra fundamentar o case: idade de aposentar = topo histórico do ativo.

      Note que tanto a petro e a vale eram as 2 ações de maior peso no ibov nessa época.

      E hoje? Todo grande investidor de web já vem aportando desde criancinha e de forma "vigorosa" (kkk) em ambev, itau e bradesco. Que, por uma "inexplicavel" coincidencia atualmente são as ações de maior peso no atual ibov.

      Quem tiver curiosidade procure conferir os antigos pesos há 5, 10 e 15 anos atrás
      das boas empresas que são os atuais carro-chefe do ibov.

      As teses que defendem RV como bom investimento no longuíssimo prazo são bem específicas: comprar a carteira índice.

      O que ocorre é que um monte de gente que quer tirar algum partido imediato nesse lucrativo comércio paralelo de dicas e serviços (consultores, mestres, etc..) e de taxas (bancos, corretoras, bolsas...) vendendo gato por lebre pega essa tese pela metade e ainda por cima a distorce. E distorce muito.

      Aí logo abaixo alguém vai dizer: "mas o ibov é um indice ruim".
      É ruim, mas as atuais boas empresas são as que possuem maior peso.
      Recentemente ficou com o seu histórico bem distorcido. Mas em boa parte foi por conta do antigo peso da OGX. O grande problema é o baixo numero de empresas de porte com capital aberto.

      E o SP500? É índice ruim também?
      Acho que não. Ainda mais se vc for daqueles que gosta de dizer que nem todas as teses de investimento que servem nos states irão servir por aqui. Não está de todo errado. Então sendo assim, varios bancos brasileiros hoje disponibilizam fundos replicando o SP500 e outras combinações. Além disso já se tem o IVVB11.


      Excluir
    14. O f**** é que se passarmos +10 anos em uma década perdida, acho que o Fábio vai voltar aqui e dizer "vamos esperar agora 40 anos!" rsrsrsrsrs

      Excluir
    15. Concluindo então marcio, pelo que entendi, na sua opiniao, investimento só em renda fixa. Se você quiser diversificar e colocar uma parte em RV automaticamente esta perdendo dinheiro.
      Se for diferente disso agradeço se puder colocar a conclusão correta.

      Excluir
    16. Não.

      Investimento existem pra todos os tipos. A questão é entender o TAMANHO DO RISCO q se está correndo em cada um.

      Daí pra frente é decisão do investidor.

      Excluir
    17. Porra, então estamos discutindo o que? Cacete!

      Excluir
    18. Que investir em ações pro LONGO prazo tem baixo risco.... rsrsrsrs

      Excluir
  25. Estou seguindo as dicas de um blogueiro, mas este me pareceu ser bom: https://store.empiricus.com.br/l/carteira-empiricus-fm/?sp_pk=9cc9ad86-1f52-4364-a06c-39c16595bd07&utm_source=empiricus&utm_medium=loja&utm_campaign=empiricus-loja-home-0-carteira-geral-promofelipe

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante vc vir aqui me xingar, chamar de lixo, falar pras pessoas saírem daqui, mas continua postando e agredindo.

      Dá pra ver bem quem é o lixo na história...

      Excluir
    2. Putz, to chocado com o link do anom 23:54....

      Falando sério - se é que algum dia isso foi possível - esses caras quando montam esses prospectos consultam antes um advogado? rs

      Excluir
    3. Eu nem leio. Já pulo pro final. E é sempre a mesma coisa: oferecendo a venda de um produto.

      Textinho estilo lavagem cerebral pra no final vender um produto.

      Nunca muda.

      Excluir
    4. Você conhece o trabalho da Empíricus? Eles ofertam um serviço melhor que o seu? O preço compensa? Ou é apenas preconceito da sua parte?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...