Web Analytics

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

[Rapidinha] Votação lançada!

Pessoal,

como o assunto sobre Hipótese dos Mercados Eficientes é bastante debatido, resolvi fazer uma votação. Ela está localizada no menu da direita do blog.

Por favor, antes de votar, informe-se acerca do que é. Colocarei um resumo

A Hipótese de Eficiência do Mercado (HME) desenvolvida por Fama (1970, 1991) afirma em sua forma semiforte que os preços ajustam-se instantaneamente a qualquer informação relevante divulgada publicamente, restringindo as oportunidades de obtenção de retornos anormais de maneira contínua.

Fonte: http://www.revistas.uneb.br/index.php/financ/article/view/95

Resumindo: seria muito difícil conseguir, continuamente, resultados melhores que o Mercado (ou seja, a média do mercado).

Como o Mercado, normalmente, pode ser representado por um índice amplo contendo várias empresas, então, segue que seria muito difícil um investidor conseguir bater o índice amplo, constantemente, ao longo do tempo.

Isto é muito resumido, mas recomendo o mínimo de leitura sobre o assunto para uma opinião mais respaldada.

De qualquer maneira: você acha que ela é válida ou não? Dê o seu voto!

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

BTG e uma grande lição para os pequenos investidores

Fala, galera, tudo certo? Hoje venho com um tema interessante ao meu ver. É relativo ao que ocorreu com o Banco Pactual nos últimos dias, devido à prisão do banqueiro André Esteves. Para quem acompanhou, viu os papéis derreterem incrivelmente. Mas afinal, o que ocorreu? Vamos tentar falar um pouquinho de Mercados.
A Hipótese dos Mercados Eficientes (HME) coloca que os preços dos ativos refletem toda a informação disponível (e costuma ser dividida em eficiência fraca, semi-forte e forte). Mas afinal de contas, se o ativo estava “bem precificado”, como ele oscilou -30% em um dia? Não vamos misturar as coisas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...