Web Analytics

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Bolsa a 63k!! E agora?

De janeiro a outubro deste ano, o Ibovespa valorizou quase 50%. Uma disparada e tanto, atingindo um patamar que não alcançava desde março de 2012. E essas disparadas fortes sempre trazem muita atenção de todos os lados: daqueles que nunca investiram um real e daqueles que estão no mercado há décadas. Este fascínio que o mercado de ações causa no ser humano é incrível e, ao mesmo tempo, perigosíssimo. Afinal de contas, o que fazer agora?

Esta pergunta é, na verdade, a mesma de sempre. Sabe aquela história da pergunta de 1milhão de dólares? Uma delas é bem simples: a bolsa de valores amanhã, vai subir ou descer? Se você soubesse esta resposta com 100% de certeza, poderia ficar de n+1 maneiras no Mercado de Ações. Infelizmente, ninguém tem essa resposta...
Em meio a esta volatilidade e resultados imprevisíveis da bolsa, é bastante natural que isto traga um turbilhão de sentimentos. Se você estava posicionado na compra, deve estar coçando o dedo para vender. Se você estava olhando de fora, está na dúvida: será que sobe mais e devo entrar comprando? Ou atingiu o topo, vou de ponta vendida?
Estes sentimentos, como já foram mostrados em pesquisas comportamentais, em geral, são péssimos para os investidores. No geral, eles apenas nos empurram na direção das piores decisões.
Voltando aos 63k do Ibovespa, pergunto a você, leitor, como você está se sentindo?
Bom, se você está ansioso, indeciso, com aquela vontade louca de entrar comprando/vendendo, eu tenho uma péssima notícia: você está investindo errado!
Sim, e está bastante errado. “Mas, Márcio, eu comprei o Ibov no fundão lá no começo do ano por 38k e agora tá em 63k! São 65% de valorização em 6 meses! Não é natural que eu esteja nesta dúvida?”
Sim, é perfeitamente natural. Mas é natural para quem não sabe o que está fazendo.
O investidor que faz as coisas da maneira correta (leia-se gerenciando o risco) não passa por essas montanhas russas emocionais. E o que o difere da ‘sardinha’? Ele é um super humano?
O que o difere é o planejamento.
Para este investidor, o IBOV pode sair hoje de 63k para 500k ou para 5k. Ele pode até ficar feliz ou triste, mas ansioso, em dúvida, desesperado? Não. E por quê? Porque ele sabe o que fazer em cada um dos movimentos.
Ele planeja ANTES o que fazer com seu dinheiro, independente do lado que vá o mercado.
E como não sabemos para onde o mercado vai, como lidar com isso? Simples: planejar para todos os lados que ele for. Feito o planejamento, é só aplicá-lo.
“Mas eu tenho 90% do meu patrimônio em renda variável. Em um ano posso perder um apartamento!”
Bom, como dito, a maneira correta de investir dinheiro é gerenciando o risco. “Não há” problemas em investir 90% do seu patrimônio em renda variável. Mas é importante que você saiba que você pode perder este dinheiro em 5 anos, em 2 anos, em 1 ano, em 1 mês, em 1 dia. É importante que você tenha antes a dimensão dos riscos que está correndo para depois tomar a decisão. Você pode colocar 500mil reais em ações da Petrobras amanhã, por exemplo. Você pode triplicar, quadruplicar este valor. Assim como pode perder tudo. Esta decisão cabe a você.
O grande problema que vejo nos investidores é que eles só enxergam o lado que podem ganhar e, geralmente, esquecem-se do lado que podem perder. E este é um caminho que dependerá de única e exclusivamente de um fator: sorte.
E se você é daqueles que está tenso e ansioso com essa volatilidade, acredite, você está brincando no Cassino BMF&Bovespa e nem sabe. Está na hora de corrigir isso!
Respondendo a pergunta do título: e agora? Bom, se você tivesse planejamento, esta pergunta já deveria estar respondida. Você não tem? Comece por aqui:

Abraços a todos e bons investimentos!

44 comentários:

  1. Estamos em um momento bem singular da economia: Período de eleições nos EUA.
    Esse pode ser o momento de se ganhar muito ou perder muito pra quem investe em ações ou fundos de investimentos em ações.
    Caso Trump vença quais setores sairão ganhando? A mesma pergunta vale para Hillary. Esse é o momento de investir em algo que pode trazer bons rendimentos no curto prazo, ou até mesmo pode ser o momento de colocar o dinheiro na renda fixa e deixar a turbulência passar.
    A Bovespa teve uma queda significativa ontem, por conta da possibilidade de vitória de Trump. O que podemos esperar?
    A escolha do investimento certo hoje em renda variável pode alavancar muito o patrimônio dos investidores que fizerem a leitura correta do mercado futuro no curto o médio prazo.
    O que pensa a respeito? Onde apostaria suas fichas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o comentário acima é o típico exemplo daqueles que só se preocupam em tentar descobrir / enxergar o lado que vai "ganhar".

      o texto do dimarcinho foi tão objetivo e claro que chega a ser banal a compreensão. Afinal de contas qualquer um que investe, (não importa no quê), assim o faz, porque tem por objetivo e alguma convicção que vai acertar. Sempre!

      discutir qual a previsão futura mais perto de acertar, pode até ser um exercício divertido num bate papo descompromissado entre amigos; mas isso levado a sério (investimentos) é tão ou mais ingênuo quanto enxugar gêlo.

      a lição é simples: quando investir, preocupe-se tão somente em mensurar os possíveis resultados ao seu patrimônio se (seeeeeee) vc estiver 100% errado. Até porque quando o assunto é predizer o futuro, em última instância (imaginária, é claro...) TODOS sempre estão certos.

      hoje por um acaso tem uma artigo interessante do Gaspari no Globo que trata exatamente sobre isso: previsões e capacidade de acerto.
      http://oglobo.globo.com/opiniao/brincando-com-2012-para-ver-2018-20398766

      Trechos que interessam:

      "Às vezes, o saber que não se sabe é tão importante quanto aquilo que se sabe. Em outras palavras, a ignorância é coisa valiosa."

      "As projeções lógicas de 2012 tinham nexo, mas não tiveram futuro."

      "No fundo, todas as previsões são exercícios de sabedoria, mas não se deve menosprezar a eterna ignorância dos viventes em relação ao futuro."

      créditos: Elio Gaspari

      o contexto do artigo é sobre política, mas pode perfeitamente servir em analogia aos mercados.

      ps - e renda variável opera em função da direção. se vc acha que virá turbulência, simples, entre vendido na proporção do seu patrimonio que lhe seja confortável(compre ou sintetize puts que são 100% seguras); não precisa tão somente colocar 100% em renda fixa e esperar a turbulencia passar.



      Excluir
    2. Sou o anônimo da primeira pergunta.
      Sua resposta tocou em vários assuntos, começou meio crítica e depois foi ficando mais construtiva.
      Não tenho grande conhecimento do mercado financeiro e estou iniciando os investimentos nessa área.
      Converso pouco sobre política internacional e mercado financeiro porque conheço pouca gente que tem conhecimento ou se interessa em falar sobre isso.
      Aliás você deve saber que a grande a maioria das pessoas não se interessa a fundo por esses temas. Portanto a internet é minha maior fonte de informação sobre o tema.
      Concordo que devemos investir no que confiamos ou acreditamos que dará retorno baseado sobre o nosso conhecimento sobre o assunto.
      Apenas fiz a pergunta para ter a tal previsão futura que você citou e com isso pode me atentar para algo que talvez eu ainda não tivesse pensado ou levado em conta nas minhas escolhas passadas e possíveis escolhas futuras. Apenas isso.

      Excluir
    3. e fica sendo esta, a sábia conclusão do sr. pesado!

      fecha o pano, aplausos!

      Excluir
    4. Texto excelente do Elio Gaspari!!!!

      Como colocado pelo anônimo, apesar de focar no tema político, o seu texto vai na linha de como nossas projeções, mesmo com lógica, simplesmente podem virar pó. No fim das contas, são infinitas variáveis das quais não temos condição alguma de calcular. E se alguma dela que é importante nos escapa...

      Anônimo 2 de novembro de 2016 11:47,

      sinceramente, não vejo o Trump trazendo mudanças tão significativas para a nossa Bolsa de Valores (seja pra pior ou pra melhor).

      []s!

      Excluir
  2. Sou o anônimo que fez a pergunta.
    Já havia respondido mais cedo, mas não sei por problemas técnicos ou não, minha resposta não está aqui.
    O anon 13:02 começou o seu comentário em um tom mais critico e depois deu uma amenizada, porém não respondeu muita coisa.
    Sei que devemos apostar em investimentos que realmente acreditamos valer a pena independente do cenário no momento do investimento, mas essa fase eleitoral é uma fase atípica e cabe sim uma reflexão sobre esse momento.
    Não converso sobre economia ou politica internacional com quase ninguém, pelo fato que poucas pessoas se interessam e intendem desses dois temas, então a internet passa a ser uma boa fonte de conhecimento e até de troca de idéias, e foi por isso que fiz a pergunta.
    Aliás você deve saber que a grande maioria dos brasileiros não se interessa por tudo isso.
    Enfim, talvez um comentário de alguém pudesse me chamar a atenção para algo que eu ainda não tivesse pensado ou tivesse conhecimento e com isso eu poderia repensar algum investimento que fiz ou que venha a fazer.
    Quem sabe outra pessoa possa agregar mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, anom.

      sendo assim, desculpe se nada agregou.

      não é uma crítica é mais um alerta. E, ao contrário do que imaginou, muita coisa foi respondida. Caso queira tirar melhor essa dúvida, clique naquele link acima do texto da tríade do dimarcinho de 2014. Leia o texto e tb a seção dos comentários. É preciso alguma paciência pra ler com reflexão. Talvez exija de vc uma paciência maior do que aquela que vc cobra das pessoas ao seu redor que não gostam de conversar sobre investimentos, rs

      mas insisto: a questão colocado não é como vc sugere que seria saber "que devemos apostar em investimentos que realmente acreditamos valer a pena independente do cenário no momento do investimento".

      porque qualquer decisão de qualquer investidor (cai, sobe ou fica de lado) de investimentos baseado em expectativa futura SEMPRE estará CERTO! traduzindo: todos acreditam com convicção naquilo que investem, caso contrário não investiriam! Mas estar "certo" (ou mesmo quase certo) com convicção em relação ao que realmente vai acontecer no futuro é uma ilusão que acaba nivelando TODOS por igual.Não tem como estar mais ou menos certo ou mais ou menos errado quando o assunto são previsões.

      portanto o objetivo correto do investidor é saber manter-se o mais tempo possivel exposto ao mercado, tendo muito bem mensurado o que vai acontecer (perdas) "caso" sua decisão de hoje esteja errada no amanhã. E que tb esse erro não o expulse do mercado.

      ou seja: mais importante que ficar querendo medir previsões numa balança buscando acertar ou "quase" acertar...

      o certo mesmo é se esforçar pra "esperar pelo melhor, mas estar preparado para o pior" (frase de Ralph Vince, provavelmente mais um outro bosta)

      abs, boa sorte e já adianto minhas desculpas se ainda assim vc nada agregou.

      Excluir
    2. Anônimo 2 de novembro de 2016 18:46,

      suas mensagens foram pra caixa de spam, só vi depois.

      Como vc disse que é novo nesta área, talvez muita informação pode ficar confuso. Eu entendi perfeitamente o que o outro anônimo disse.

      Mas resumindo o que ele falou: no mercado financeiro é mais importante vc controlar as perdas do que acertar sua previsão.

      []s!

      Excluir
    3. Anônimo 13:46 desculpas aceitas. A internet é muitas vezes um ambiente ácido e e alguns casos as pessoas querem apenas exibir opiniões pra se promover.
      Pelo visto não foi o seu caso. Sendo assim agradeço pela atenção em responder.

      Excluir
    4. Corrigindo... 13:26 e agradecendo também o dimarcinho pela resposta.

      Excluir
  3. Andou sumido DI...

    Bem, estou com 87% do meu patrimônio na renda variável, em fevereiro chegou a 97%, de uns dois meses para cá parei de colocar dinheiro novo nas corretoras e começou acumular na renda fixa. Tenho vendido alguns papéis e comprado outros, girando mesmo. Vendi por exemplo ITUB3 a 33.33 e comprei ETER3. Se é uma boa estratégia não sei, mas vejo mais upside na ETER do que na ITUB por agora. Análise puramente "achista". Vamos ver no que vai dar. Ah, estou aportando tb nas exportadoras como BEEF, TUPY, FIBR, SUZB, EMBR...

    Depois passa lá no Abacus para conferir os novos números da Finansfera...
    http://abacusliquid.com/blogs-de-financas/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uó,

      correria total, não tenho tido muito tempo pra escrever pro blog, até pra atualizar a carteira esse mês eu demorei!

      Seu patrimônio está a maior parte em RV, mas até onde eu saiba tudo está sendo operado, ou seja, com stops, certo?! Ou não?

      Teu site é bloqueado aqui na Petrobras, não sei o porquê...

      Excluir
    2. Talvez pq vc deveria estar trabalhando e fazendo bom uso do salário que recebe, ao invés de ficar acessando blogs na internet. Não sei... Quem sabe?

      Excluir
    3. Ih, chegou o gerente! O sábio! Aquele q manja de tudo!
      O diferentão!

      Excluir
    4. As posições de trade com certeza tem stop loss, jás as de B&H seguimos outros critérios que vc conhece bem.
      Cuidado com o gerente! rs
      Abraço!

      Excluir
    5. Anônimo 15:13, ninguém, ninguém, mas ninguém mesmo trabalha 8 horas por dia. Isso é impossível.
      Isso tanto na pública como na privada.
      Vc mesmo, se é que trabalha, com certeza não labora 8 horas direto.
      Hipocrisia!

      Excluir
  4. Assino em baixo no post.
    É engraçado como coisas tão simples, óbvias e objetivas são negligenciadas por boa parte dos participantes do mercado. Inclusive tenho a percepção de que boa parte dos fundos não aparentam ter estratégia operacional eficaz (ou planejamento, como vc denomina, mas é basicamente a mesma coisa).
    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, FI,

      existem alguns conceitos que depois que nós aprendemos e os "internalizamos" tornam-se óbvios. Mas para quem ainda não chegou lá, eles podem ser bem difíceis de se aceitar ou compreender...

      Quanto aos fundos, eles estão mais interessados em ganhar com as taxas do que com as rentabilidades em si. Claro que manter-se vivo é importante para continuar a atrair clientes. Mas se um fundo deu errado? Fecha ele, abre outro com proposta parecido e nome diferente e moderno. Bola pra frente. E bem simples tb, rsrsrsrs

      []s!

      Excluir
  5. Oi! Tudo bem? Poderia me adicionar na lista do blogroll? Ja fiz o mesmo por você no meu blog, tá? Obrigado! Vou deixar o link do meu blog: https://gatinhainvestidora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, GI!

      Posso sim, sem problemas! Bem vinda à blogosfera!

      []s!

      Excluir
  6. legal hein Marcio, belas dicas, já pode dar uma palestra chamada "A arte de tornar simples algo complexo"

    Mais de "Faça o que eu digo e não o que eu faço"

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, EI,

      obrigado por mais uma de suas contribuições que apenas agregam valor ao debate!

      Sds,

      Excluir
    2. É que eu acho engraçado alguém que fez lambança no mercado de ações no passado, está fora do mercado atualmente, querendo dar opinião isenta.

      Por mais que você planeje, tenha em mente os riscos e tenha alocado um capital adequado, não há como não parar pra pensar se deveria tomar uma decisão baseado no momento (de alta ou baixa), sobretudo os menos experientes.

      Acredito que seja impossível alguém com pouca experiência no mercado (menos de 10 anos) não ser impactado pelo momento. Sofrer momentos como este é justamente o que vai dar a experiência para melhores decisões e tranquilidade no futuro. O fato de alguém estar ansioso não significa que está investindo errado, como você disse. Pode significar pouca experiência apenas.

      Pra não deixar dúvidas sobre a interpretação, né, segue seu texto:
      "Bom, se você está ansioso, indeciso, com aquela vontade louca de entrar comprando/vendendo, eu tenho uma péssima notícia: você está investindo errado!"

      Abraços

      Excluir
    3. EI, por favor, lendo a sua frase:

      "O fato de alguém estar ansioso não significa que está investindo errado, como você disse. Pode significar pouca experiência apenas."

      poderia esclarecer melhor: como que alguém com pouca experiência não estaria investindo errado? talvez sorte?

      pouca experiência, a principio, não significa apenas que a pessoa tem pouco de vivência no mercado... mas, principalmente, pouco domínio conceitual da matéria.

      ilumine-nos, por gentileza.

      Excluir
    4. Eu disse pouca experiência no sentido de pouca vivência.

      Não vejo relação em pouca experiência com pouco domínio conceitual. Um se refere mais a prática e outro a teoria.

      Excluir
    5. e vc, talvez, não concordaria que somente com um bom equilíbrio entre teoria e prática alguém poderia se tornar um investidor com alguma chance de "investir certo"?

      penso que - por observação de outros e experiência pessoal - quando teoria e prática não estão mais ou menos bem equilibrados / alinhados as chances de alguém "investir errado" são bem maiores... por isso a natural ansiedade do inexperiente, não importa se em conhecimento prático ou teórico.

      Excluir
    6. Anonimo,

      Vou direto ao ponto e não quero desviar o assunto: Eu discordo da frase do dimarcinho que se o cabra está ansioso é porque está investido errado.

      O restante que você está falando é relevante, mas que não tenho objetivo algum de discutir aqui.

      Abraços

      Excluir
    7. EI,

      o anônimo não está desviando do assunto, mto pelo contrário, ele foi certeiro nos comentários dele...

      A ansiedade a qual me referi é aquela que traz preocupações, achei que tinha ficado bem claro.

      Se vc está preocupado, significa que vc está se expondo de uma maneira não saudável (ao ponto de causar ansiedade!!!)

      Outra coisa: em certas áreas, apenas prática não ajuda muito. Como o anônimo tb disse, é necessário haver um equilíbrio entre teoria e prática. Uma das áreas mais simples de ver isso é na construção civil. Os "peões" que nunca estudaram, em geral, e tocam a obra passam décadas fazendo as atividades utilizando técnicas ineficientes ou até erradas mesmo...

      []s!

      Excluir
    8. Claro que estão desviando o assunto, o que não significa que eu discorde dos comentários dele.

      Repito, eu discordo que é possível afirmar (COM CERTEZA) que se você está ansioso com seus investimentos significa que está investindo errado. Pode até ser, mas não é a única possibilidade.

      A discussão de teoria e prática, sobretudo na engenharia civil, está totalmente fora do contexto do post e dos comentários.

      Abraços

      Excluir
    9. Sim, verdade, mas eu coloquei isso no texto.

      Você pode ter ansiedade por expectativas positivas, isso é natural. Por exemplo, ficar ansioso com a chegada daquela viagem de férias.

      O que vc NÃO pode é ficar perdido sem saber o que fazer. E qdo vc está perdido, vc normalmente irá ficar ansioso, preocupado, cheio de dúvidas, etc...

      E como coloquei no texto: tudo isso reflexo de uma falta de planejamento.

      Se vc acha que a questão da teoria e prática está fora de contexto, bom, aí é outro problema mesmo...

      Excluir
  7. Os balanços no geral não vem nada bons.
    Esse mês vou comprar ultrapar. Queria era ter acreditado mais nela desde 2013.
    Eztec e bbas com lucrinhos.

    certamente isso é mais um vôo de galinha da bovespa.
    Cada vez mais vou investindo menos no Brasil.


    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Frugal!

      Depois que os resultados aparecem, fica fácil saber quais deveriam ter sido as escolhidas! hehehe

      []s!

      Excluir
  8. Muito bom. Estou procurando parceiros para meu Blog, gostaria que vc desse uma passada no meu e adicionasse ao blogroll. Já adicionei o seu aos meus blogs parceiros http://estoupobre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha dimarcinho tudo bem? É verdade que o lorde do blog o caçador de ações morreu ? Poxa o blog dele era muito bom,as em 2012 ele parou de atualizar dizem que infelizmente ele morreu de acidente de carro . É verdade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Anônimo,

      sim, na época houve um boato de que ele havia falecido, mas não tenho a mínima ideia se ocorreu de fato ou não.

      []s!

      Excluir
  10. Opa!

    Conforme prometido disponibilizei hoje a linha de tempo da blogosfera financeira. Seu blog está no estudo. Passe lá depois para ver se está tudo certo.

    http://abacusliquid.com/blogosfera/finansfera-timeline/

    Um bom fds!

    ResponderExcluir
  11. Conheça a Riviera de São Lourenço localizada no Litoral Norte de SP. Invista em Imóveis de Alto Padrão.

    ResponderExcluir
  12. Uma pena (MESMO) que o dimarcinho tenha parado de postar, fico curioso para saber o que ele está achando de tudo o que está acontecendo com o país e se ele mudou alguma coisa em seus pensamentos sobre finanças com a experiência dos últimos 3 anos. Abraços

    ResponderExcluir
  13. Quero compartilhar um testemunho de como o sr. Benjamin me ajudou com um empréstimo de 2.000.000,00 USD para financiar meu projeto agrícola de maconha. Sou muito grato e prometi compartilhar esta empresa de financiamento legítima a qualquer pessoa que esteja procurando maneiras de expandir seu projeto comercial .a empresa está financiando a empresa. Quem procura apoio financeiro deve entrar em contato com lfdsloans@outlook.com O Sr. Benjamin também está no whatsapp 1-989-394-3740 para facilitar as coisas para qualquer candidato.

    ResponderExcluir

  14. Do you need Finance? Are you looking for Finance? Are you looking for finance to enlarge your business? We help individuals and companies to obtain finance for business expanding and to setup a new business ranging any amount. Get finance at affordable interest rate of 3%, Do you need this finance for business and to clear your bills? Then send us an email now for more information contact us now via (financialserviceoffer876@gmail.com) whats-App +918929509036 Dr James Eric Finance Pvt Ltd Thanks

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...