Web Analytics

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Para Holders: Diminuindo IR nas quedas


ESTE É UM POST FAKE, QUE FOI FEITO COM O PROPÓSITO DE PESCAR UNS TROLLS. O RESULTADO VOCÊ VÊ NOS COMENTÁRIOS

Hoje o assunto é daqueles que ninguém gosta, mas é tão inevitável como a morte: impostos! Mais especificamente, Imposto de Renda sobre ações.
Para quem não sabe, as alienações (vendas) acima de 20mil reais que auferirem lucro no mercado de ações terão recolhimento de imposto de renda de 15% sobre o lucro. No entanto, uma prejuízos podem ser recolhidos para posterior abatimento de IR. E aqui que entra a ideia do meu post de hoje.

Vamos considerar que o investidor compre os ativos pelo preço C (compra) e venda pelo preço V (venda). Qual o imposto de renda? Será 15% sobre o lucro, que será dado por V – C. Ou seja:
IR = 0,15*(V – C)
As variáveis V e C são relacionadas a preços médios. Ou seja, preço médio de compra e preço médio de venda.
Então, se um investidor compra um ativo por 10 e vende por 20, terá de pagar 1,5 de imposto de renda.
Para quem é holder e deseja manter as ações por prazos “indeterminados”, é interessante utilizar a estratégia de vender em fundos. Vejamos agora o seguinte exemplo:
Compra a 10. Ativo derrete até 6. Investidor vende, com prejuízo, por 6. No dia seguinte*, o investidor recompra o ativo (por hora, consideremos pelo mesmo preço, ou seja, 6). Depois de um tempo o ativo volta até 20, onde ele realiza a venda.
Neste caso, a matemática ajuda muito. Enquanto o imposto de renda é recolhido apenas sobre o lucro, o prejuízo acumulado é total. Isso faz muita diferença. Vejamos:
Na primeira operação, há prejuízo:
Prejuízo = 6 – 10 = -4
Este prejuízo poderá ser compensado no futuro. Voltando, no dia seguinte, a compra é realizada ao novo preço de 6 e, assim sendo, este será o novo preço médio de compra. Assim, quando for realizada a venda, o lucro será:
L = 20 – 6 = +14 ==> IR = 0,15 x 14 = 2,1
Por esta operação, o investidor teria que pagar 2,1 de imposto. No entanto, ele possui um prejuízo acumulado de -4. Então, na verdade, ele não precisará pagar imposto e ainda ficará com a diferença em caixa para débito futuro de IR:
IR diferido = 2,1 – 4 = -1,9
Analisemos: o investidor começou com 10 e terminou com o papel a 20 em ambas as situações. Mas na primeira ele ficou com um lucro líquido de 8,5, enquanto que na segunda operação ele ficou com o lucro líquido de 10,0. Obviamente esta operação aumenta os custos (os quais, inclusive, também podem ser abatidos do IR), mas esta é a ideia. Para volumes razoáveis de dinheiro e corretagem fixa, vale muitíssimo a pena.
Considerando o preço de venda e recompra como “X”, então, matematicamente, o IR será:
IR = 0,15*(V – X) – (C – X)
E é possível mostrar que a diferença de IR, ou seja, aquilo que o nosso investidor irá economizar é na verdade:
∆IR = 0,85*(C – X)
E se o investidor não conseguir recomprar pelo mesmo preço? Não muita diferença, na verdade. Ele sempre acabará pagando menos imposto do que na primeira situação. Talvez não fique com o mesmo número de ações que possuía anteriormente (poderá ter mais ou menos...), mas, em termos de patrimônio, ele terá exatamente a mesma coisa.
*A “recompra” deve ser realizada no dia seguinte, pois se feita no mesmo dia é considerado daytrade, o qual possui uma tributação exclusiva.
Bom galera, post curto e simples! Sugiro a leitura dos links abaixo para entender melhor todo o processo.
Grande abraço!
Fontes:


62 comentários:

  1. Respostas
    1. Percebe-se que você ou é ignorante ou não leu o post, pois só tem besteira escrita aí!

      Excluir
    2. fabio, vai atras do marcinho e você vai se dar bem. Não sei o que é pior, o post ou seu comentario

      "Gostei do Post, boa didática e para quem é holder é um excelente mecanismo para ser usado."

      antes eram os diterminhos, depois as travas de baixa, agora vem com a mirabolante ideia de diminuir o IR

      se pelo menos tivesse feito a estratégia de vender na alta para subir o preco médio, vá lá. Acho até que o adp já escreveu sobre isso. não é uma boa solução na prática, mas matematicamente está correto, só que isso aí que ele está dizendo é umas das coisas mais bizarras que já se escreveu na história desta blogosfera

      Excluir
    3. O troll tb ja escreveu. Dai os caras criticam, mas depois soltam uma perola dessas. vai entender.

      Excluir
    4. O fabio de paula apagando o comentario foi hilário

      Excluir
  2. Se a ideia é manter e acumular patrimônio, porque vender e fazer esse malabarismo, arriscando uma revirada no preço da ação, imagina este cara vendendo a 6 e depois comprando no outro dia por 8 ou mais...
    Sei não, meio complicado pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PP a ideia por si só seria ridicula usando os calculos mirabolantes do marcio

      Imagina se ele fizesse os calculos certos

      Marcio, voce é a maior decepcao da blogosfera. Nao sabe nem como se aufere IR vai querer dar aula de matematica

      Ridiculo, feio, horroroso este post. Erro grotesco, se alguem fizer isso como esta vai preso, mas merece pra largar a mao de ser burro

      Excluir
    2. Impressionante como aparecem Anonimos de todos os lados para criticar, a raça humana tem horas que dá desgosto, ninguem tem conragem de criticar de cara limpa, aff. esperam só o cara cometer um deslize para virem jogar pedra no telhado, lamentável, covarde.

      Excluir
    3. Uó, cometer um deslize é algo aceitável. Quando não dominamos um assunto é normal errarmos mesmo. Porém, há de se ter humildade para perguntar a quem tem mais experiência. Por que o Dimarcinho não perguntou a alguém se ele tinha razão sobre os cálculos? Não! Ele foi logo fazendo um post elucidativo sobre um tema que ele não domina o básico. Isso não é deslize; é arrogância mesmo.

      Excluir
    4. Guardião da blogosfera10 de setembro de 2014 às 13:53

      Arrogante ou não, errar é humano. Espero que Vossa Senhoria utilize sua bondade real e perdoe o Dimarcinho, apesar de seus atritos.

      Excluir
    5. Troller, não estou falando no DI neste momento, estou falando dos anoms que criticam sem assinar. Você pelo menos dá a cara a tapas, os demais não tem coragem de se mostrar, nem por apelidos, acho falta de coragem.

      Excluir
    6. Ub, quem mandou o dimarcinho ser o babaca que é? Merece ser zuado

      Excluir
  3. Meu deus, marcio, voce se superou. Que cagada voce recomendar isso, deveria ter vergonha

    ResponderExcluir
  4. Marcio, esta conta vai te levar pra prisao. A receita vai te pegar. Como vc se acha o bom, vou deixar descobrir sozinho

    Jonas, ajuda ele

    ResponderExcluir
  5. 3, 2, 1 já

    Primeiro o marcio vai negar e defender sua ideia

    Depois o jonas passa aqui e da uma aulinha pra ele

    Ele acredita e corrige o post, pede desculpas, refaz o calculo e chega a conclusao que a ideia nao é tao maravilhosa assim

    Fica vendo

    Marcio, este foi o post da minha vida, nunca vi um cara que se acha o bom escrever tanta besteira. Nem vou dormir hoje

    ResponderExcluir
  6. Amigos tive uma ideia, vamos ajudar o marcio

    A melhor forma de ajudar é nao ajudando e deixando ele descobrir o erro sozinho

    Contribuam, nao avisem o que esta errado e vamos ver quanto tempo leva pra achar o erro

    ResponderExcluir
  7. O anônimo tem razão.

    Não tem vantagem nenhum em fazer isso. Você somente trocou 6 por meia dúzia.

    ir=0,15*(Pv1-Pc1+pv2-pc2)

    como

    Pv1 = Pc2

    ir=0,15*(-Pc1+pv2)

    logo, ir=0,15*(pv2-Pc1)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, falei que nao era pra ajudar

      marcio, tenho apenas uma pergunta. Voce ja fez esta operação?

      Se sim, qual seu CPF?

      Ass. Receita Federal

      Excluir
  8. O problema é esse, quando o cara começa a se achar mais esperto que o mundo, solta umas perolas dessas

    Este post é histórico

    ResponderExcluir
  9. Nao vou nem falar do erro matematico, mas esta frase abaixo é ridícula. De onde saiu a mente que escreveu isso?

    Se o cara vende num dia por 6 e recomprou no dia segunte por 6,50, tomou prejuizo de 0,50. Precisa guanhar quanto no imposto pra compensar isso.

    Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
    "E se o investidor não conseguir recomprar pelo mesmo preço? Não muita diferença, na verdade. Ele sempre acabará pagando menos imposto do que na primeira situação. Talvez não fique com o mesmo número de ações que possuía anteriormente (poderá ter mais ou menos...), mas, em termos de patrimônio, ele terá exatamente a mesma coisa."

    ResponderExcluir
  10. O investidor RW-trader desativou o blog dele depois que fez um post ridiculo como esse

    ResponderExcluir
  11. Na boa, não consigo ficar sem ajudar. O prejuízo tem que retirar do lucro, 14-4 = 10 (ou seja, mesma coisa de antes, e não tirar o prejuízo do Imposto a pagar).

    Apaga esse post amigo.

    ResponderExcluir
  12. esse cálculo tá mesmo certo? eu li os links e entendi outra coisa.

    ResponderExcluir
  13. O que é isso? O "Bob" Wesley roubou a senha do Dimamá? rs

    Tem que abater o prejuízo acumulado dos lucros auferidos nas vendas posteriores, Márcio. Não abate o prejuízo do IR não. Mil anos de Blogosfera e ainda não entendeu isso... rs

    Você já tinha feito um comentário sobre IR no meu blog que me deixou de cabelo em pé na época, afirmando que prejuízo com opções não servia para compensar com lucro de ações. eu fui bem paciente e te expliquei que o que não se misturar são as operações de daytrade com com as operações normais. Isso já faz um tempo e de lá pra cá você ainda não aprendeu o basicão do IR? rs

    Que tal esquecer o Damodaran e voltar para o Cerbasi? kkkk!

    Interessante é o senhor colocar links da legislação no fim do post. Leu as regras e não entendeu? Sabe que isso aí é a doença contagiosa do Jonas Mizifio, né? rs

    Vou te ajudar - pois não guardo rancor - colocando tudo sobre o IR no link abaixo. Por favor não apague o post. Está hilário!

    Como Calcular IR Sobre Aplicações Financeiras: Tutorial Completo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk ri muito.

      Pena que ele vai apagar ou remover o post

      Excluir
    2. Ele nao precisa voltar para o Cerbasi, ele precisa voltar para a cartilha Caminho Suave, pra aprender a ler

      Excluir
    3. acho que o mizifio ficou tao decepcionado que nunca mais volta aqui para comentar, depois dessa

      mas percebi mesmo pelo jeito de escrever que só pode ter acontecido uma coisa. Roubaram a senha do marcinho e publicaram o post com erro di-proposito

      marcio, diz pra nós que foi seu primo, sobrinho ou parente que pegou o computador logado e publicou o post.

      seus leitores não podem ter esta decepção

      Excluir
    4. muito instrutivo o link!

      Excluir
  14. marcio, pode apagar o post que todas as telas já foram capturadas e ficarão guardadas para a posteridade para aprendermos 2 coisas:

    1-como não calcular IR em ações
    2-como não se achar mais esperto que o mundo

    vamos aproveitar e revisar seus outros posts para ver se os cálculos tem a mesma interpretação da lei que este

    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Marcio em um momento de lucidez voce escreveu isso. Vejo que estava falando de voce mesmo.

    dimarcinho24 de janeiro de 2013 14:24
    "A inteligência humana tem limite, a estupidez não."

    ResponderExcluir
  16. Voce comeca o post dizendo que o assunto (impostos) é tao inevitavel quanto a morte e se propoe a ser o escolhido salvador que sabe como evita-lo

    Obrigado por ajudar seus leitores a pular do abismo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sócios da OGX seguiram a dica do Márcio e fizeram preço médio para baixo. Começaram comprando em 20 reais e agora estão comprando em 20 centavos. Provavelmente, jamais pagarão 1 real de IR. Isso sim é uma dica preciosa!

      Excluir
  17. É Dimarcinho, o pessoal tem razão. Tem um equívoco de conceito aí.
    Não sou nenhum especialista em IR, pois entendo pouco destes marabalismos e raramente pago IR por ter um patrimônio pequeno. Então, se eu escrever alguma besteira, favor me corrijam, pois também estou em fase de aprendizado. Estou querendo detalhar para tentar esclarecer, pois, na minha opinião, os comentários tem mais ataques do que esclarecimentos.

    A operação de prejuízo está ok:
    "Na primeira operação, há prejuízo:
    Prejuízo = 6 – 10 = -4"

    A apuração do lucro também está correta:
    "L = 20 – 6 = +14"

    Só tem um equivoco na operação de IR da postagem:
    "IR = 0,15 x 14 = 2,1
    Por esta operação, o investidor teria que pagar 2,1 de imposto. No entanto, ele possui um prejuízo acumulado de -4. Então, na verdade, ele não precisará pagar imposto e ainda ficará com a diferença em caixa para débito futuro de IR:
    IR diferido = 2,1 – 4 = -1,9"

    Na verdade, sim, o lucro é de 14 e o prejuízo acumulado é de -4. Mas na hora de abater o prejuízo, não utilizamos o IR sobre 14 (que no caso, seria 2,1), mas sim todo os 14 do lucro.

    Logo, o que abate o -4 é o 14, sobrando 10 como base para o investidor pagar IR. E assim, ele pagará 1,5 de qualquer forma.
    No fim das contas:
    Comprar por 10, vender por 6 e recomprar por 6 e depois vender por 20, para fins de IR, é a mesma coisa que apenas comprar por 10 e vender por 20.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porra adp, "mabaralismo" foi pior que a conta do marcio...

      sujos se juntam pra falar dos mal lavados k-k-k-k-k-k-k-k-k-k-k

      Excluir
    2. * "marabalismo"

      é mais dificil escrever errado do que certo k-k-k-k-k-k-k-k

      Excluir
    3. seu anon burro, marabalismo decorre do fato que todas as coisas em MARABÁ/PA serem resolvidas na BALA, daí MARABÁ-BALISMO, marabalismo.

      Excluir
    4. Guardião da blogosfera10 de setembro de 2014 às 13:50

      Dimarcinho, minhas recomendações são de que você apague esta postagem e siga em frente. E modere este blog. Estes anons insignificantes devem ser uns paspalhos na vida real. O cara implicou com uma palavra só porque foi trocada uma letra e utilizou um português sofrível. Só um imbecil para colocar "k-k-k-k-k".

      Estes caras em nada contribuem. São como bobos da corte querendo chamar atenção. Moderação já!

      Excluir
    5. Guardião da blogosfera10 de setembro de 2014 às 14:27

      *Utilizou um português sofrível para responder. Não utilizou letra maiúscula no início da frase e utilizou nome próprio com letra minúscula (marcio). Está claro que é uma pessoa sem conteúdo, que ao invés de debater o assunto, fica se atento a uma palavra. Isso aqui agora virou concurso de redação?
      Moderação já!

      Excluir
  18. Primeira vez que vejo esta estratégia, gostei muito não...

    ResponderExcluir
  19. Pessoal,

    Eu trabalho com Contabilidade e o que o Márcio escreveu foi um dos maiores absurdos que eu já li na minha vida. Tudo bem, errar é humano, normal. O grande problema é a arrogância e a prepotência que esse sujeito tem.

    Enfim, a língua é o chicote da bunda.

    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja ja o ponei aparece pra dar uma chicotada de lingua na sua bunda!

      Excluir
    2. Investidor Livre eh um dos mais arrogantes da blogesfera também;toda postagem exprime certezas absolutas usando termos como: sempre, com certeza, facil, impossível (apesar de ser da área de jornalismo-pensa que aqui as pessoas esquecem as merdas que fica escrevendo sobre investimentos), fala que supera facilmente o rendimento do índice Bovespa mas tah perdendo direto (ai fala que segue longo prazo).Um bundão como vc não tem o direito de criticar os outros.

      Afonsinho!

      Excluir
    3. Afonsinho,

      Ok meu chapa. Eu sou um arrogante bundão e você manja tudo de investimentos. Está feliz agora? Passar bem!

      Abraços.

      Excluir
  20. Daqui a pouco ele cita o cão e fala que é tudo seguidor dele! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. Pensando aqui na hora do almoço, acho que esta estrategema poderia ser usada apenas em um caso: Suponha que um investidor tenha duas ações, A e B. Ação A apresenta prejuízo, ação B apresenta lucro. Por algum motivo ele está precisando vender uma delas, mas ele acha por vem vender a B que apresenta lucro, mas neste caso ele pagará IR pois a venda irá superar 20.000. Suponha também que ele quer ficar com A ação a por muitos anos. Neste caso ele poderá vender a A realizando o prejuizo e em seguida a B. No dia seguinte ele recompra a ação A. Ou seja, só vale a estratégia se ele vai ficar com a A por anos e anos e não quer pagar IR sobre a venda da B neste momento. Será que me equivoquei também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seria melhor vender 20k num mês e 20k no próximo? Rs

      Excluir
    2. o raciocinio está certo no seguinte ponto: "não quer pagar IR sobre a venda da B neste momento"....

      a unica vantagem nisso é você adiar o pagto do IR de B, porque no momento que vc vender a ação A lá na frente, vc terá que pagar o IR economizado agora na venda de B...

      Excluir
    3. Sim troller, uma opção é vender de mês em mês, mas se o cara tiver precisando da grana naquele mês é então uma opção esta estratégia.

      O anom aí em cima entendeu o que eu quis dizer, não deixa de ser uma estratégia de adiar o IR.

      Excluir
    4. Nobre Uó, não tente falar o post. Não há nada de bom para se aproveitar aqui. Se o cara precisa de pouca grana, tira da poupança. Se o cara precisa de tanta grana a ponto de ter que recorrer a venda não planejada de ações, então dane-se o IR. Não invente hipóteses que só existem em teoria.

      Excluir
    5. #não tente salvar o post

      Maldito swype... rs

      Excluir
  22. Chegou o jonas tentando mudar o assunto pra tentar salvar o marcinho.
    Jonas, jonas, jonas, fica tranquilo, nos sabemos que voce sabe. Varias pessoas acima ja tinham falado qual seria o correto. Vc precisava repetir tudo di-novo?

    Kkkkkkkl ficou engraçado jonas, agora alguem vai falar da tal estrategia do preco menio pra cima, defender e tals, e o assunto principal muda como um passe de magica.

    Desconfio se voce teria notado o erro no post do marcinho

    ResponderExcluir
  23. Guardião da blogosfera10 de setembro de 2014 às 16:42

    "Esse preço médio não é o aritmético"
    Afinal, quem disse que o preço médio é aritmético?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardiao, este é o problema do di-jonas e tb do di-marcinho, interpretam a informacao como querem, principalmente para mudar o foco

      Excluir
  24. Fofo, rs

    Não adianta o velho truque do flood pra esconder o seu erro....

    Seja elegante que nem o senhor Auma e faz assim pra vc não ficar feio na foto :

    "Dimarcinho - como nós dois concordamos que cometemos juntos um deslize - então vamos dividir esse pêso e cada um de nós só está 50% errado, certo?"

    ;^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso jonas, muda o assunto.

      Vamos fazer uma coisa pra ver se voce fica satisfeito. Eu errei 100% e o marcinho esta 100% certo


      Kkkkkkkkk

      Excluir
  25. Típico do Jonas bostejar um monte asnriras e nem sequer citar uma fonte... Kkkk

    Preço médio pra cima sempre vai reduzir o IR a pagar. E não precisa fazer mágica: basta comprar papéis em tendência de alta com aportes períodos... rs

    E não anônimo, ele não notou mesmo o erro do post. A dislexia grave dele o impede de compreender textos. Ele precisa de alguém para ler em voz alta para ele.

    hehehe

    ResponderExcluir
  26. Eu nao entendi até agora o que o Mizifio esta tentando dizer

    ResponderExcluir
  27. Mizifio, o que esta errado no que disse o anonimo das 8:24?

    se pelo menos tivesse feito a estratégia de vender na alta para subir o preco médio, vá lá. Acho até que o adp já escreveu sobre isso. não é uma boa solução na prática, mas matematicamente está correto, só que isso aí que ele está dizendo é umas das coisas mais bizarras que já se escreveu na história desta blogosfera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mizifio ta dizendo que o anonimo defendeu a tese aloprada? O anonimo foi claro que dizer que nao é boa. Nao entendi nada. Dizer que não é boa é defender?

      Excluir
  28. Gente, estou preocupado com o marcio. Alguem sabe dele? Sera que a barca atrasou hoje?

    ResponderExcluir
  29. Trolletinha, eu sabia que vc ia aparecer, mas jamais pensei que vc ia assumir novamente essa bobagem, rs

    Registrando:

    """Preço médio pra cima sempre vai reduzir o IR a pagar. E não precisa fazer mágica: basta comprar papéis em tendência de alta com aportes períodos... rs"""

    By Trolletinha, Aquele que foi aprovado no "concurço" do MF!

    Booooa, rs

    ResponderExcluir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...