Web Analytics

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

BTG e uma grande lição para os pequenos investidores

Fala, galera, tudo certo? Hoje venho com um tema interessante ao meu ver. É relativo ao que ocorreu com o Banco Pactual nos últimos dias, devido à prisão do banqueiro André Esteves. Para quem acompanhou, viu os papéis derreterem incrivelmente. Mas afinal, o que ocorreu? Vamos tentar falar um pouquinho de Mercados.
A Hipótese dos Mercados Eficientes (HME) coloca que os preços dos ativos refletem toda a informação disponível (e costuma ser dividida em eficiência fraca, semi-forte e forte). Mas afinal de contas, se o ativo estava “bem precificado”, como ele oscilou -30% em um dia? Não vamos misturar as coisas.

Já coloquei aqui uma vez e vou repetir os tipos de eficiência:
- Eficiência Fraca: os preços refletem toda informação contida nos preços e registros passados.
- Eficiência Semi-forte: os preços refletem toda informação passada e também o restante da informação publicada, como editais, novos contratos, dividendos e etc.
- Eficiência Forte: os preços refletem tudo, as informações públicas e inclusive as informações tidas como sigilosas.
Vejamos a situação do banco: ele vinha crescendo suas receitas e lucros nos últimos três anos. Em termos de análise fundamentalista, ele tinha números razoáveis. Mas, “de repente”, sua cotação vai no chão. E para os mesmos fundamentos, certo?
Redondamente errado!
Não temos mais os “mesmos” fundamentos. E por quê? Pois o envolvimento do André Esteves indica que uma possibilidade bem grande do banco estar envolvido em escândalos de corrupção. E isso muda completamente a regra do jogo: quem garante que o que está lançado nos balanços é real?
Vivemos no Brasil, então podemos eliminar, de cara, a eficiência forte (informações sigilosas? Jura?). Eficiência semi-forte? Em tese, parece que sim. E se assim o for, já temos um grande problema: assimetria da informação. Ou seja, alguém está sabendo mais que os outros.
Tenho uma pergunta para você, pequeno investidor. Quem você acha que está mais informado:
1) Você, que acompanha os dados das empresas pela internet e pelo RI da mesma.
2) Investidores profissionais da área, que visitam as empresas, convivem nos mesmos círculos sociais que os diretores e presidentes de tais empresas
Considerando a assimetria da informação, quem você acha que está mais informado? E quem você acha que pode avaliar melhor se uma empresa está “cara” ou “barata”?
Pois é, caro investidor. O meu rápido artigo de hoje é para alertá-lo para o seguinte: nós somos o final da cadeia (até que sardinha é ruim, deveria ser fitoplâncton, hauhaua). Se existem os insiders e os outsiders, podemos nos considerar os out-out-outsiders. Seremos sempre os úúúúúúúltimos a saber. 
E se você tem um capital alto, usar stop não deve ter adiantado muita coisa. Mais uma vez, houve um daqueles que gaps (os preços pularam de 30,89 para uma máxima de 25,98, ou seja, qualquer stop loss neste intervalo foi pulado) que dizem ser raros, mas parece que todo ano aparecem por aí, buscando um ativo da sua carteira, rs.
Note: o mercado apenas precificou a nova informação. Não importa os boatos que havia antes. A notícia da prisão do André Esteves foi como um “comunicado” e, de repente, toda a massa de investidores recebeu essa mesma informação ruim, levando a uma venda massiva dos papéis (sem esquecer os especuladores, que aproveitam e engrossam o caldo).
A lição aqui é que o investidor tem que tomar consciência de que, por melhor que aparente estar a situação de uma empresa, basta apenas uma notícia, um acontecimento, uma externalidade, para que seus papéis e fundamentos simplesmente evaporem. E nós pequenos, só vamos saber disso depois dos papéis evaporarem...

[]s a todos!

20 comentários:

  1. "Tenho uma pergunta para você, pequeno investidor."

    Essa sua pergunta foi exclusiva pro Fábio?

    k-k-k-k-k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não. Ele já é bem certificado, digo, qualificado!

      Excluir
  2. BTG tinha números razoáveis? Onde???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/lucro-do-btg-pactual-sobe-6-3-no-2o-trimestre

      Excluir
    2. http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/mercados/acoes/empresas/ExecutaAcaoConsultaInfoEmp.asp?CodCVM=80152&ViewDoc=0#a

      Pode explicar o resultado negativo em 2015 até agora?

      Excluir
  3. Tá aí mais um motivo para diversificar. Quais as chances de acontecer o mesmo com, por exemplo, 20 empresas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um motivo para diversificar. Mas apenas um ativo que tenha uma queda bem forte, pode estragar e muito a rentabilidade dos seus outros 19... só fazer as contas...

      Excluir
  4. Essas M@#$% acontecem porque pessoas como você acreditam que o governo precisa se meter em tudo e com isso surge corrupção e favorecimentos.

    Se as empresas não sofressem com a influência de governos, seus balanços seriam muito mais previsíveis.

    Viva CVM , Viva governo, Viva regulamentos, Viva favorecimentos, privilégios, licenças, concessões, autorizações .....!

    Não é mesmo, dimarcinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc, definitivamente, não está falando com pessoa certa! huahauha

      Sou a favor do governo interferir o mínimo. Não sei de onde vc tirou isso!

      O que você acha das ISOs? ISO 9001, ISO 9002, ISO 14000? E das normas ASTM?

      Excluir
    2. Dimarcinho, fico admirado com a sua paciência pra responder esse tipo de mimimi.

      O cara acha que se não houvesse regulação os balanços seriam "mais previsíveis", não haveria corrupção nem favorecimentos rsrsrs

      Tem sardinha que merece ser sardinha até o fim.

      Excluir
    3. Não, é bem pior. Ele já acha que eu quero controle governamental.

      Veja que, do jeito que ele colocou, a corrupção surge devido ao fato de haver um governo.

      Não sei em qual planeta ele vive... rs

      Excluir
    4. Estou falando com a pessoa certa sim. Não foi você que comemorou o fechamento de um blog pela CVM por acreditar que as pessoas precisam de um governo para certificar quem pode e quem não pode orientar corretamento sobre como aplicar o dinheiro?
      Logo quem, O GOVERNO, o grande entendedor de finanças e de boa gestão vai dizer quem pode e quem não pode. KKKkkkkk
      E vem me dizer que é a favor de um governo mínimo, só pode ser piada.

      O que uma certificação não compulsória tem haver com concessões, privilégios, regulamentos, licenças...?
      Como que algo voluntário vai gerar prejudicados ou favorecidos?

      Fiquei impressionado com o argumento do Anom abaixo.
      O cara coloca uns rsrsrsrs é acha que isso é responta.

      Excluir
    5. Eu acho q tem tudo a ver exigir o mínimo...

      Excluir
  5. dimarcinho,

    As vezes fico em dúvida se o seu propósito é ser enigmático ou se tem alguma limitação na forma de expor suas ideias. Não dá pra entender aonde você quer chegar. O post tem informações relevantes mas vai do nada a lugar nenhum.

    Não fica claro, pelo post, se você acredita ou não que os mercados são eficientes. Até certo ponto é contraditório com teorias defendidas por você ao longo dos últimos anos (valuation), afinal, ao atribuir valor justo a um papel, você está assumindo premissas baseado nas informações disponíveis para você. Como você (e eu) só tem acesso a algumas informações superficiais, o valuation, para o investidor amador, é um mero "sonho de puta".

    É isso mesmo, a sua teoria sobre valuation foi por água a baixo?

    Só pra complementar, o exemplo do BTG é péssimo, pois neste caso não havia assimetria de informação, mas sim um risco não calculado por ninguém de o principal acionista e CEO do banco estar envolvido em esquemas do governo.

    A cotação não caiu exatamente por haver desconfiança que os balanços possam estar errados, mas porque os investidores tentaram pular do barco antes de afundar, afinal se banco é o tipo de entidade que quebra só com boato, imagina com fatos reais. Todo mundo que tem dinheiro lá (clientes) começa a tirar e .... paahhh

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EI,

      lembra quando vc estudou logaritmos lá no segundo grau? Na época vc também devia achar que aquilo não iria levar a lugar nenhum.

      Pelo menos para mim, que fui para área de exatas, ele é uma ferramenta tão vital quanto qualquer outra.

      Da mesma maneira que este post vc pode achar que não leva a lugar a nenhum, ele é apenas mais um tijolo de uma imensa cadeia de conhecimento de finanças que, sozinho, pode não parecer muito, mas somado ao resto da cadeia, é de vital importância.

      Agora, se vc conseguiu, sabe-se lá como, concluir que valuation foi por água baixo, é algo que impressiona! rs

      Ah, NÃO havia assimetria de informação? E sim um "um risco não calculado por ninguém".

      NINGUÉM?? NINGUÉM???????

      Vc conhece todos os investidores do BTG? Conversou com eles? Conhece os investidores qualificados tb? Perguntou para eles? Saquei o "ninguém".

      Saudações!

      Excluir
    2. dimarcinho,

      Pode ser um "tijolo", mas que é uma lógica bem complicada de entender é, vai por mim.

      Para mim é cristalino: Valuation parte do pressuposto que você tem informações suficientes para assumir premissas e estabelecer um valor justo. Pelo que você disse no post, é impossível um investidor amador ter informações suficientes, logo, para que serve valuation para o investidor que não tem as informações suficientes?

      Me parece que ao estabelecer valuation com informações precárias, pode errar por muito, para mais ou para menos. Para que serve um relógio que marca a hora errada?

      Sobre o BTG, "ninguém" foi força de expressão, afinal pela lógica, todos que estavam comprados, se tivessem ciência do risco, acredito que teriam pulado fora antes, mas pode ser que alguns poucos tenham assumido o risco mesmo sabendo das coisas.

      Mas se quer saber, no último churrasco da turma da faculdade, não conversei com nenhum deles para saber se estavam cientes do risco, rs.

      Excluir
    3. Um relógio que marca a hora errada serve para muita coisa, desde que você saiba o erro dele.

      []s!

      Excluir
  6. Historicamente, as bolsas de valores e as altas finanças sempre envolveram muita ganância, corrupção governamental, prostituição de luxo, fraudes etc. Isso em todo o mundo. Desde o Império Romano.

    Não foi diferente aqui no Brasil. Não será diferente daqui a 50 anos. Pois parece ser da natureza humana.

    O pequeno investidor pode e deve estar preparado para qualquer cenário,seja 3ª Guerra Mundial na Síria, Terrorismo, Calote da Venezuela, epidemias. É possível ter uma parte do capital na RF. destinado a esses problemas que causam quedas.

    Quanto mais cair a cotação de empresa pagadora de dividendos, mais eu vou comprar. A Bolsa ainda é a minha melhor opção para ficar rico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala anônimo,
      concordo contigo, mas gostaria de lhe fazer uma pergunta:

      "Quanto mais cair a cotação de empresa pagadora de dividendos, mais eu vou comprar."

      E se a empresa parar de pagar dividendos?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...