Web Analytics

sábado, 1 de junho de 2013

Acompanhamento Mensal - Maio de 2013

E lá se foi o temido mês de maio! Mês conturbado, onde tivemos uma forte alta seguida de uma forte correção.


Vamos então ver como a minha carteira performou neste mês tão famoso pelo ditado "Sell in May and go away".



Começando pelo desempenho individual por papéis:


Papel
Abril
Maio
30/abr
31/mai
Var%
BBAS3*
25,25
25,25
0,00%
CGRA4
19,76
19,40
-1,82%
CMIG3*
25,30
21,80
-13,83%
CPLE6
35,36
32,57
-7,89%
CRIV4*
5,78
5,33
-7,79%
ETER3
9,60
9,90
3,13%
NATU3*
50,66
50,48
-0,36%
PETR4*
20,09
20,06
-0,15%
POMO3
12,60
14,00
11,11%
TRPN3*
15,00
14,35
-4,33%
VALE5*
32,56
28,60
-12,16%
XPCM11
97,00
98,89
1,95%

Resolvi não colocar mais o desempenho ponderado pela carteira, pois ele não representa absolutamente nada, pois não inclui dividendos e ainda, da maneira que eu estava fazendo, ficava sempre um pouco distorcido, devido às compras realizadas nos ativos marcados em asterisco.

O que realmente importa é o Sistema de Cotas, no qual avalia a evolução patrimonial como um todo, ou seja, já incluindo dividendos, trades, etc.

Data Movimentação
Variação
30-abr-12

31-mai-12
-4,42%
30-jun-12
0,73%
31-jul-12
4,74%
31-ago-12
-1,18%
30-set-12
-4,24%
31-out-12
4,17%
30-nov-12
0,56%
31-dez-12
5,05%
31-jan-13
3,62%
28-fev-13
-4,13%
31-mar-13
-9,71%
30-abr-13
3,67%
31-mai-13
0,38%

Pelo Sistema de Cotas a carteira obteve rentabilidade de +0,38%. Neste mesmo período o IBOV amargou uma queda de -4,30%.

Olhando para a carteira, tivemos um mês realmente ruim como um todo. No entanto, há 1 semana atrás estava tudo lindo e maravilhoso, a recuada se deu no final desta semana.

Encerrei o termo em Natura a 51,00. Estava viajando quando fiz isso, poderia ter esperado mais um pouco (o papel subiu ainda bem mais depois...), mas está ok. Foi um bom lucro e com certeza ajudou a sustentar o patrimônio esse mês.

Também fiz aportes fortes e comprei quase tudo: Banco do Brasil, Banco Alfa, Cemig, Tarpon, Petrobras e Vale. Só não recomprei Copel pois ela estava muito esticada no curto prazo e acredito que possa comprar melhor em junho.

Inclusive, de todas elas, a Cemig está dando show de administração e preocupação com o minoritário. Estão fazendo o máximo para reduzir os impactos da MP. Enchi o carrinho dela e agora é a minha maior participação.

Eu estava vendido em PETRE19 e acabei sendo exercido. Quando fui recomprar não havia dinheiro suficiente para comprar a mesma quantidade de ações. Esqueci de rolar  (foi na mesma semana que eu estava viajando). Enfim, não rolar a posição para ser exercido sem precisar recomprar achando que não tomou prejuízo é ilusão, pois não consegue-se recomprar a mesma quantidade de papéis...

Também estou estudando um pouco sobre operação com opções e fiz umas operações esse mês, mas não cabe aqui agora. Foram positivas, mas com um volume muito baixo, apenas por questão de estudo mesmo.

Abaixo, segue a distribuição do patrimônio atual:

Clique para aumentar

Outra coisa que eu não havia reparado: minha carteira finalmente completou 12 meses no Sistema de Cotas! =]

Na verdade, completou mês passado, mas eu não havia reparado. Segue abaixo um gráfico demonstrando o desempenho geral dela nestes 13 meses:

Clique para aumentar

Infelizmente, quando eu já estava superando os índices de inflação e renda fixa, veio a queda forte do meu termo, o que me atrasou bastante. Mas faz parte do aprendizado: alavancagem, nunca use demais!

Não tenho postado com muita frequência, pois estou fazendo muitas coisas e não está me sobrando muito tempo. Mas eu estava fazendo um curso de Finanças, lendo alguns livros. Mas falarei sobre tudo ao longo do mês!

Bom, acho que é isso. Abraços a todos!

20 comentários:

  1. A rentabilidade foi boa comparado com o Ibov. Este mês não foi fácil para ninguém.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fala dF. Parabéns pelo mês.

    ResponderExcluir
  3. Olá dimarcinho !

    Você pelo menos conseguiu fechar no azul, apesar de tanto sangue arrancado nesta última semana...rs...parabéns!

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
  4. Fechou no Azul tá lindo !! rs

    Abraços e Sucesso !!

    ResponderExcluir
  5. Olá Dimarcinho,

    Ando me questionando sobre esta fixação sobre análise do rendimento mensal.
    Será que não deveríamos preocupar só com o anual?
    Acho que em breve vou fazer um post sobre isso.

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Salve, Dimarcinho. Acima do IBOV para um mês may crítico, por um lado. Por outro, excelente para o encarteiramento ainda mais voraz.

    Abraços e parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela rentabilidade, uma das melhores do mês :)
    Dimarcinho pelo gráfico dá a entender que esses termos e opções estão acabando com sua rentabilidade, antes de iniciar essas operações ano passado, sua carteira ultrapassou até o CDI e por uns bons pontos. Será que essa estratégia é realmente boa para monetizar uma carteira de longo prazo?


    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, General,

      eu já havia feito algumas operações a termo antes, só não havia comentado por aqui. O problema é que cresci o olho e alavanquei demais logo quando deu errado...

      []s!

      Excluir
    2. Conte-nos sobre suas operações com opções utilizando análise técnica na veia no gráfico de 15 min, General Bruno Papi.

      Excluir
    3. Troll,

      até onde eu saiba q depois do fumo o GI parou de realizar as operações.

      Pelo menos ele aprendeu. Tem gente q perde dinheiro a vida toda na bolsa sem aprender.

      []s!

      Excluir
  8. Percalços fazem parte do caminho e nos conduzem ao engrandecimento pessoal! O importante é não desistir!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Rentabilidade positiva, ainda bem!

    Uta!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...