Web Analytics

terça-feira, 18 de junho de 2013

Política, Economia, Direito e a Física Quântica

Olá pessoal. Com a recente onde de manifestos e tudo mais, não poderia deixar de falar disso aqui no blog.
O problema é que é MUUUUUITA coisa envolvida, mas vou tentar me expressar. Quero falar sobre basicamente sobre as incoerências entre a política e a realidade, falar sobre nossas atitudes.
O título é esquisito? Já explico.

A Física Quântica busca estudar do que são feitas as partículas. Em essência, a ideia de onde a Química surgiu. "Do que são feitas as coisas?" Isto é química. Que na verdade, veio da Alquimia. Você já deve ter ouvido da Pedra Filosofal. Seria uma substância que misturada a metais inferiores os transformaria em ouro, ou seja, $$$$$.
Ocorre que depois de anos de estudo, teses, experimentos bem sucedidos e fracassados chegamos a um nível de conhecimento de hoje. E de parte deste conhecimento, temos a tabela periódica.
Infelizmente (ou não...), ATUALMENTE, não conseguimos transformar Ferro (Fe) em Ouro (Au). De fato, as reações químicas que transformam um elemento químico em outro da tabela são complexas e exigem extremo controle e reatores absurdos. Mais especificamente, as reações nucleares. E poucos elementos reagem desta maneira. Não dá pra sair pegando o Tungstênio e transformando em Xenônio, por exemplo.
Ou seja, por mais que queiramos, não dá pra fazer o "impossível". Você não consegue voar sozinho. Enquanto que não é possível ficar sem respirar debaixo d’água por muito tempo. Em ciência, o que fazemos é criar novas rotas. Criamos assim os aviões, asas-deltas, tubos de oxigênio. Ideias que não dão certo são colocadas na gaveta até surgir tecnologia suficiente. Ou abandonadas de vez mesmo.
Quando chegamos na Política, entramos em um problema complicado: muitos destes políticos não entendem de economia e/ou direito. Apenas são bons falantes e possuem bom carisma.
E aqui vem a ideia da Física Quântica. Certas coisas simplesmente não funcionam. Já foram provadas diversas vezes que não funcionaram. Por que tentar insistir no erro? Se várias pessoas pularam do prédio tentando voar e morreram, por que diabos você vai tentar pular? Como diria o Bastter, por acaso “você é o escolhido”? Vai dar errado!
O MPL que começou com tudo reinvidica passe livre para todos. Tudo bem. Mas agora, vamos analisar.
Nosso mundo funciona na base de troca. E para você não tenha que ficar andando com galinhas por aí procurando alguém que tenha um microfone, criaram a moeda, pois fica muito mais fácil realizar as trocas.
As passagens são cobradas para pagar toda a infraestrutura, manuntenção dos carros, trabalhadores e etc, além do lucro do empresário, que colocou dinheiro dele ali para investir. Nunca esqueça isso. O argumento é de que “o povo tem direito”. E aqui a pontadinha do socialismo:
“No limite, o Movimento Passe Livre transforma-se em Movimento Educação Livre, Movimento Saúde Livre, Movimento Alimentação Livre, Movimento Lazer Livre. Por que somente o transporte de graça? Todas as necessidades humanas deveriam ser fornecidas gratuitamente. Afinal, a dignidade humana é um direito inalienável, e quem vai dizer que educação, saúde, alimentação, lazer, não são artigos de primeira necessidade? E, assim, chegamos à essência do marxismo.”
Retirado do excelente blog do Dr. Money. Inclusive recomendo a leitura (do site inteiro, se possível, pois é o melhor blog de finanças/economia/política que eu conheço).
Espero que esteja acompanhando meu raciocínio: os movimentos são legítimos, mas brigar por coisas que deram errado é atraso. É regredir como sociedade. A Alemanha (com a queda do muro de Berlim), Rússia, Coreia do Norte e Cuba já mostraram isso muito bem para o mundo inteiro. E nem me venha citar a China: se informe para ver que todas as medidas que adotaram nos últimos anos foram de cunho capitalista e fizeram o país explodir. Se estas mesmas medidas fossem adotadas por aqui, estaríamos anos-luz à frente. Ah! Também dê uma olhadinha na Europa de quais os países são mais socialistas e procurem saber quais estão mais afundados na crise. Mas dou uma dica para você começar: Grécia. =)
Agora, exigir reformas tributárias, lutar contra o absurdo das PEC 37 e PEC 33, que são passos largos rumo à ditadura, protestar sobre a qualidade do serviço do transporte público frente aos preços cobrados. Aí sim, o movimento tem que ir com muita força.
Curso rápido de Direito Constitucional: no Brasil, a eleição para Presidente é a mais movimentada e mais importante. Entendam: quem “manda” no sistema é o Legislativo (presidente atual: Renan Calheiros). São eles que criam as leis. O Executivo apenas segue. E, apesar do veto do presidente, ele não tem como evitar aprovação de leis. Aqui entra o Judiciário, para brecar o Legislativo. E a PEC 33 vai exatamente para diminuir o poder de veto do Judiciário e aumentar o poder do Legislativo.
Eu lhe pergunto: quantos dos políticos do legislativo devem ser formados em Direito?
A esta altura você pode estar pensando que já pagamos muitos impostos e sofremos muito e tudo mais. Concordo plenamente com você. Mas conversando com uma amiga minha esses dias ela citou uma frase muito boa, que gostaria que você compreendesse bem:
O povo brasileiro não entende que, para melhorar, a gente precisa ‘se fuder’.
A versão sem palavrão seria:
Não existe crescimento sem esforço!
Só que a versão sem palavrão não tem tanto impacto, então vou deixar assim mesmo.
Isto vale tanto para nós pessoas como para um país. O Brasil ainda vai ter que passar por muito perrengue para se tornar um país de primeiro mundo. Não existe almoço grátis.
Você quer passar em um concurso público e resolver sua vida? Não adianta: vai ter que parar de fazer o que gosta para estudar. Não me interessa se é academia, se é cinema, futebol, seriados de TV, jogos de PC, etc. Não existe almoço grátis.
Quer aprender a falar inglês fazendo cursinho 3h/semana? Compre uma gramática, troque tudo que você tiver em casa para inglês e tente respirar o mesmo. Vai passar um sufoco do inferno no início, mas como tempo melhora. Não existe almoço grátis.
Ganha um bom salário, mas reclama que não está conseguindo mais porque não tem diploma, mas os colegas de trabalho estão subindo mesmo não trabalhando tanto? Bom, eles já se fuderam para tirar o diploma. Por que você não faz o mesmo? Não existe almoço grátis.
Trabalha em uma empresa pequena e acha que é explorado, que poderia receber um salário muito melhor? Abra então uma empresa no mesmo setor! Se há tanto dinheiro assim, não faltará para você também, né? Não existe almoço grátis.
Aqui é o país do Bolsa Família, Bolsa isso, aquilo, etc. Lembro do Lula falando: “Nós não queremos apenas dar o peixe. Queremos ensinar a pescar.”
E ensinou mesmo: nas áreas mais miseráveis, as mães tentam ter o máximo de filhos que der para ganhar muitas Bolsas...
Não existe almoço grátis? Não! Adivinha: quem está pagando o almoço aí de cima?
O Brasil precisa de reformas gigantescas. Principalmente na área tributária e infraestrutura. Você vai gritar daí educação e saúde, mas enquanto não resolvermos estas áreas primeiras, não vai ter dinheiro para as outras. O dinheiro dos estádios? Maquininha de imprimir dinheiro, amigo, que culmina com inflação...
“Não temos ferrovias, deveríamos investir nelas!”. Verdade. Daí você constrói uma ferrovia para escoar a produção do Mato Grosso para o porto de Santos. Daí quando chega lá o trem fica pode ficar parado quase 1 (um) mês para descarregar o produto. Se você fosse empresário, investiria nisso? Não porque sabe que vai tomar prejuízo.
“Então o governo é quem tem que investir!” Filhão, entenda: o governo também vai levar prejuízo e quem vai pagar é você. “Mas pelo menos o governo está usando bem o meu dinheiro”. Está queimando seu dinheiro!
Na minha humilde opinião, o Brasil precisa de reformas pesadas na educação. O resto é consequência.
Outro dia li um texto engraçado sobre o sucesso do sistema de cotas. Você pode conferir aqui: http://www.istoe.com.br/reportagens/288556_POR+QUE+AS+COTAS+RACIAIS+DERAM+CERTO+NO+BRASIL
Para não ficar muito cansativo, retirarei algumas frases do texto:
“No vestibular, que é o princípio de tudo, os cotistas estão só um pouco atrás.
“...os alunos que ingressaram na universidade por meio de um sistema parecido com as cotas tiveram performance melhor do que os não beneficiados.
Se na verdade quem ainda está entrando na faculdade e tendo bom desempenho são os competentes (ou seja, aqueles que se esforçaram mais que os outros), por que diabos é necessário o sistema de cotas??????????????????????????????????????????
Por que é engraçado? O cara cria um texto falando que o Sistema de Cotas deu certo e justifica isso pegando os melhores alunos! Filho, não foi o sistema que deu certo. Foi a competência dos alunos, que antes do sistema, já dava certo. Estudei na UFRJ e havia gente de todas as classes sociais. Amigo, aluno bom é aluno bom, independente de cor ou classe social. Apesar deu concordar em parte que deveria haver sim parte das vagas para os mais pobres. Jamais para negros. Isto é preconceito. E concordo em parte pois isto é uma medida paliativa. Concordo com isso para hoje e agora, mas jamais deveria ser uma medida de longo prazo. Precisamos ter um excelente ensino de base. O resto é apenas consequência. Mas a partir do momento que formamos bons profissionais nas faculdades sem precisar de um bom ensino de base... bom, vejam como certas coisas podem ser perigosas nas mãos/pensamentos de políticos:
“O Sistema de Cotas é um sucesso. Os pobres estão tendo acesso ao nível superior. Assim sendo, não é necessário investir no ensino de base, pois nossas faculdades são tão boas que farão todo o serviço de 12 anos de educação em apenas 5.”
Pois é...
Construção é de baixo para acima e não o contrário!
Mas educação não é só na escola, não. É em casa também. Vamos parar com o jeitinho brasileiro, pois isso é um nome engraçadinho para “corrupção e falta de ética”, totalmente refletidas em nosso governo.
Governo é reflexo do povo.
Por exemplo, fazer gato. “A conta de luz é muito cara”. Filhão, entenda o seguinte:
- O carro aqui é muito caro;
- A conta de telefone é muito cara;
- A internet é muito cara;
- TUDO É MUITO CARO
Então, se for assim, da próxima vez, arrume um 38 e roube o carro na concessionária, pois ele é de longe um dos produtos mais caros do Brasil. Mas não: você vai comprar aquele carro de 60mil parcelado em 60x e pagar o triplo. Ou ainda vai pegar o Lexuz F90 e dizer que “A Net é muito cara”. Falando nisso, este é o gráfico de lucro da NET nos últimos anos:
Você acha que ela realmente está lucrando muito com você? Suas margens de lucro nos últimos 4 anos ficaram na faixa de 4-6% (e com exceção de 2009, um óbvio ponto fora da curva, sua margem de lucro desde 2001 nunca excedeu 10% da margem líquida). Qualquer renda fixa estava pagando mais que isso no período. Você investiria numa empresa assim? Fonte: www.bastter.com
Se você faz algum tipo de gato, você está ROUBANDO a empresa. Nas devidas proporções, os políticos apenas fazem a mesma coisa, roubando da gente.
Enfim, como eu disse no início, muita coisa envolvida, e talvez tenha tudo ficado meio solto. Mas quero resumir:
Os movimentos devem buscar medidas que melhorem o país do ponto de vista econômico e jurídico. Exigir passagens de graça? O dinheiro não irá sair do nada, alguém terá que pagar. Ou então, se for Estatal, nossa, Deus Pai! Quem lembra da época que pra ter uma linha de telefone precisava ficar anos na fila e pagar em torno de R$ 3-4mil por uma linha fixa?
Vários países tentaram pular para o vôo do socialismo, mas todos eles foram prédio abaixo!
O outro ponto é sobre esforço. Esqueci de comentar ali, mas o sucesso de qualquer coisa é dado pela soma:
SUCESSO = DISCIPLINA + FORÇA DE VONTADE + TALENTO
Crises? Todos passamos. Todos os países passam. Mas normalmente evoluímos nos momentos de crise.
Estou torcendo pelo Brasil evoluir como país. E com as políticas socialistas bem longe da economia.

#changebrazil

22 comentários:

  1. Bem dimarcinho, mas se pensarmos, o Movimento Passe Livre não dará certo, não adianta. A questão na minha opinião, é que não seria um socialismo. Você sabe que com os impostos que pagamos, seria possível sim um transporte mais em conta e em melhor qualidade. Assim como escolas, hospitais, etc..
    Que não vai ficar de graça, não vai. Agora, a margem que os donos do negócio ou o governo tira do transporte, deve ser gigantesca.
    Ônibus sem investimentos, lotados até a porta, sem passar pelas devidas manutenções é basicamente levar os lucros até uma margem inaceitável.
    Outros países funcionam com transporte MUITO melhor e MUITO mais em conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denils,

      veja a conclusão do meu texto: não sou a favor de medidas socialistas. E sim, sou a favor de 'justiça' nos preços (se é q isso existe).

      Se vc acha q os lucros são tão estratosféricos assim, pq vc não busca abrir uma empresa que terá serviços mais baratos e de melhor qualidade?

      []s!

      Excluir
  2. Grande texto!
    Não existe almoço grátis para nada nesse mundo.

    Parabéns Dimarcinho

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, estagiário!

      Ficou meio confuso, mas é por aí!

      []s!

      Excluir
  3. Dimarcinho concordo em grau e número com o que vc escreveu.Não gosto de política e também os que estão no poder atualmente.
    Na minha humilde opinião...
    Isto para mim está cheirando a eleição do ano que vem conforme este artigo
    Um pouco além dos protestos.
    http://istoe.com.br/colunas-e-blogs/colunista/48_PAULO+MOREIRA+LEITE
    O primeiro blog que selecionei e li foi o Dr Money, depois o seu, o do além da poupança.Então sempre que posso vos acompanho.
    Att:

    ResponderExcluir
  4. A tava me esquecendo.Mande lembranças para o Mizifio, ele deve estar com saudades de vc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fale com ele diretamente no blog do Troll ou RW, ele tá sempre por lá.

      Excluir
  5. Concordo, sou a favor de preços justos e uma melhor alocação da verba pública, agora de socialismo passo longe.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto. Sem socialismo, sem slogans fáceis, sem bobagem de tudo tem que ser de graça. Você pensa diferente de muitos do facebook!

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo tem o direito de protestar, mesmo em relação ao passe livre para todos. Direito tem, mas se é uma coisa boa ou não são outros quinhentos. Também não concordo com essa reinvindicação de passe livre para todos. Como você disse, são empresas, que tem seus custos e capital investido. Eu concordaria em, no máximo, a contratação de uma auditoria independente para apurar o ganho dessas empresas, e a partir daí, tomar alguma decisão.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, AdP!

      Exato! Temos que investigar corretamente as coisas!

      []s!

      Excluir
  8. Bom dia! Gostaria de me apresentar como Nordestino Aloprado. Estou iniciando hoje meu blog na blogosfera dos amanantes por investimentos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aí é Buy and Good Bye! Mal criou o blog e já deletou! Fez uma postagem apresentando um plano de investimentos totalmente incompatível com o padrão de vida almejado. O cara quer ter vida de rei com R$ 6 mil mensais! Foi fortemente trollado! hahaha!

      Excluir
    2. Po, respondi lá hj de tarde; fui olhar agora de noite ele deletou a parada.

      O cara que viajar 4x/ano ganhando com 6k/mês! E tem esposa! kkkkkk

      Trocando de carro todo ano, nem com 10k/mês ele consegue fazer aquilo.

      O lazer então... acho que o cara nunca separou os gastos do cartão de crédito pra ver qto se gasta com lazer... rsrsrs

      Achei q ela ia rever os planos, mas fazer o q?

      []s!

      Excluir
  9. Gostei do texto, bem focado na meritrocracia.
    Acresço que essa parte do planeta é riquíssima, fácil de se ter café, almoço e janta (mais os lanches). A produtividade da terra, aliada as características de extensão, clima e disponibilidade de água, garantem isso.
    Então é bem fácil atender as necessidades básicas do povo sem maiores sacrifícios (nunca foi difícil aqui no nosso continente). Durante doze mil anos viveu-se, e muito bem, só com a produtividade da natureza.
    Agora, com as técnicas de cultivo, alimentamos o mundo. Somos celeiro. Temos a melhor e mais indispensável comoditie - alimento.
    Além de materiais de construção e espaço para crescer.
    Quem já andou pelo Brasil sabe o quanto de riqueza existe.
    O almoço pode não ser grátis, mas aqui é quase "de grátis"!
    Ocorre, infelizmente, que tem gente que é contra uma melhor distribuição da riqueza... Quer só pra si. Ou só da maneira dele e da maneira que prejudique os demais.
    Com gente pobre (de espírito), mesquinha a avara não tem como esta terra e este povo ser rico.
    O mais são teorias vãs, calcadas no sonho que que aqui seria uma terra miserável e sem recursos de solo, clima e povo.
    Preconceito, basicamente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...