Web Analytics

segunda-feira, 31 de março de 2014

Acompanhamento Mensal - Março de 2014

Mês de março fechando e vamos nós mais uma vez para ver como se comportou minha carteira.

Mês com muita gente feliz: a Bolsa brasileira finalmente deu um suspiro. No entanto, ainda falta muito para compensar a longa queda que vem desde 2011.




E minha carteira, será que foi bem também? Vamos aos números!

Abaixo, desempenho individual dos papéis, sem contar dividendos e etc:

Papel
Fevereiro
Março
28/fev
31/mar
Var%
BBAS3
20,70
22,75
9,90%
CGRA4
17,48
17,12
-2,06%
CMIG3
13,53
15,70
16,04%
CPLE6
25,20
29,81
18,29%
CRIV4
3,79
3,79
0,00%
ETER3
8,30
8,35
0,60%
NATU3
34,55
38,12
10,33%
PETR4
13,66
15,77
15,45%
POMO3
4,60
4,35
-5,43%
TRPN3
14,13
13,10
-7,29%
VALE5
29,28
28,30
-3,35%
XPCM11
88,00
89,50
1,70%

Para uma avaliação correta da variação do patrimônio é necessário utilizar o Sistema de Cotas. Por este sistema vemos o resultado abaixo:

Data Movimentação
Variação
31-out-13
0,09%
30-nov-13
-4,11%
31-dez-13
-3,08%
31-jan-14
-7,92%
28-fev-14
-0,24%
31-mar-14
6,34%

A carteira este mês teve rentabilidade de +6,34%. Perdendo por pouco para o IBOV, que performou +7,05%.

A divisão atual do patrimônio ficou da seguinte maneira:

Clique para aumentar

Comentários:

Um mês de forte alta, por puro volume. Não importaram as seguidas notícias ruins: a bolsa subiu e com força. O aporte foi utilizado para aumentar a posição no FII XPCM11. De resto, mantenho a trava de alta em Banco do Brasil. O lucro máximo da operação será atingido caso o mesmo chegue ao vencimento (21/04) acima de 21,34.

Este mês resolvi discutir algumas operações aqui no blog e a Venda Coberta deu o que falar. O que mais me chateou é a blindagem que alguns estão na cabeça. Parecem aqueles evangélicos fervorosos, que não conseguem enxergar um palmo à frente. Infelizmente, pois para essas pessoas o mercado financeiro será bastante cruel. Me lembra um cara lá do GuiaInvest que ficou fazendo Venda Coberta em OGX. O papel virou pó e ele com certeza conseguiu, com as migalhas, comprar mais e mais papéis. Que valiam cada vez menos! Mas enfim, já falei muito disso.

Este mês também tentarei iniciar uma discussão sobre o Buy & Hold e vamos ver no que vai dar.

Bom, acho que é isso galera!

[]s a todos!

82 comentários:

  1. Bom dia Di Finance. Parabéns pelo desempenho do mês. Estou aguardando a discussão sobre Buy & Hold. Abraços.

    http://ohaule.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Belo desempenho.
    E continue com os posts "técnicos", acredito que ajuda a maioria dos que vem visitar o seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, VBI!

      To tentando dar uma contribuição a mais! rs

      []s!

      Excluir
  3. Bondia, prófis...

    Beins sabeis que sou um critico dessas tabelas em blogs... kkk

    Não consigo entender a utilidade. Como uma espécie de hobby... talvez, valá. Mas como vc é o único com "existência real" por aqui e a princípio sem pretensões de vender receitas ou audiência, de uma certa forma cria algum espaço pra batepapo sobre o tema. E óbvio, se vc se expõe publicamente tenque estar a aberto a todo tipo de manifestação, rs

    Olha, pra uma tabela como essa que vc colou da rentabilidade das cotas ter uma verdadeira utilidade pessoal (pra vc, óbvio...), seria importante vc acrescentar na mesma além da variação da sua carteira, as variações do ibov, cdi e dolar todo mês.

    Porque? Porque assim vc teria uma visualização bem crítica do seu "trabalho" como investidor ativo.

    Quando trata-se de um fundo de investimento de uma asset 100% RV, comparar o seu desempenho ao ibov é justo. Já que o objetivo especifico desses fundos provavelmente é replicar ou superar o ibov. Mas com um PF é diferente, rs. O PF tem como objetivo principal o crescimento do patrimonio no longo prazo o mais acima possível das taxas livre de risco. Portanto o melhor referencial pra um PF - hoje em dia - é o CDI. Mesmo que sua carteira seja quase 100% em RV....

    O uso do referencial do dolar - em termos de brasil - é porque na época braba da inflação esse era o referencial mais seguro. De nada adiantava uma rentabilidade mensal de 30% se o dolar puxava 40%, tudo era dolarizado. Então ficou esse ranço que acompanha muitos até hoje e aquela constante preocupação de corrosão do poder de compra no brasil...

    Já o referencial do ibov, claro, é útil. Mas não deve ser o principal referencial de um PF. Porque é mais do que sabido que é muito dificil "vencer" o indice (que é dinâmico e não tão passivo como muitos pensam...) atuando de forma ativa. Não é impossível, mas é bem difícil no longo prazo. Tanto que são poucos fundos no mundo que conseguem manter essa verdadeira proeza no LP.

    Mas a grande utilidade de um referencial ibov é servir como "crítica" a qualidade do seu "desempenho ativo" como investidor. Pelo seguinte: se nos meses que o ibov ficou negativo o seu desempenho foi "mais" negativo que o ibov... E nos meses que o ibov ficou positivo vc ficou "menos" positivo (como vc no mes de março...) é porque - talvez - vc não pertence a minoria daqueles capazes de superar o ibov no LP. Essa é a utilidade: trazer lucidez crítica ao investidor PF.

    Pra entender o que falei, observe a tabela no link do fundo berkshire. Na maioria dos anos, quando o SP500 é positivo, o fundo supera ou iguala. E quando o ano é negativo na maioria deles o fundo iguala ou perde menos. Isso sim é um "atuação ativa" que compensa o trabalho hercúleo que é realizar essa façanha, rs

    http://www.cnbc.com/id/100346881

    Se esse "equilibrio" observado no Berkshire não existir na sua administração ativa (quando se ganha é igual ou acima e quando perde é igual ou abaixo do índice), então desista. Porque se der errado, vai ser por muito, rs. E quando o LP chegar não terá mais "tempo" pra corrigir o erro.

    Ou então faça o mínimo ao alcance dos mortais: procurar superar o CDI em alguns poucos anos (naqueles raros que TUDO DÁ CERTO pros seus negócios...) e nos outros se manter igual ou pouco abaixo do CDI... Já tá de bom tamanho e te garanto: vc estará confortavelmente forrado no LP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falae, Mizifio! rs

      Então, na verdade na minha tabela eu controlo. Vou passar a colocar o dólar tb, mas eu comparo com CDI, IGP-M, IPCA e IBOV. E tb fiz um "hedge", que seria o equivalente a estar long na minha carteira e short no ibov.

      Olha aí como tá atualmente o resultado:

      http://1.bp.blogspot.com/-lEJPusC_MEc/Uzq3U-15GKI/AAAAAAAABOQ/oeW-OJVySks/s1600/historico+31-03-2014.png

      Sobre a publicação, é aquilo: questão de acompanhamento apenas.

      Excluir
    2. Tá visto...

      Assistimos nos ultimos 15 anos alta taxas reais no CDI, o que não é comum em economias "realmente" mais estáveis. Por um lado isso é bom, mas por outro não deixa de ser uma distorção. Mas aí já seria outra discussão...

      Então se considerar uma expectativa futura e otimista de crescimento economico crescente com viés para um cenário nacional de economia e mercados maduros (com juros baixos e inflação contida no LP...), então tudo bem, se nos próximos muitos anos vc conseguir conservar aquela sua "linha cotas" como consta ali razoavelmente acima da "linha ibov." É beeem dificil e só pra poucos.... Mas é aquilo: impossivel não é.

      ps - como foi que vc gerou aquela "linha hedge"?

      Excluir
    3. Essa do hedge é só uma simplificação, só pra ter uma ideia do todo.

      Seria = (1+carteira)/(1+ibov) - 1

      O que seria equivalente a 1:1 em volume (ou beta=1). Claro, tem imposto de renda e etc, mas é um acompanhamento que eu faço. O esperado de ocorrer é o que realmente ocorre de fato: diminuição de volatilidade.

      Excluir
    4. Exemplo prático: carteira rendeu 20%, ibov 10% no período

      então [(1+0,20) / (1+0,10)] - 1 = 0,09

      se apliquei corretamente isso seria: a carteira movimentou-se em 9% a mais em relação ao ibov.

      Se é isso que fiz acima, não ficou claro pra mim a relação como indicador do que seria o desempenho da carteira hedgeada.

      Excluir
    5. Bem sabeis, o que, cara pálida?
      Posta como anonimo e acha que as pessoas sabem quem é vc?
      Se enxerga!
      Acho que o teu prazer é vir enxer o saco do dimarcinho, querendo dar lições,quando vc mesmo nem condições de ter um blog tem.
      Então antes de vir aqui querer dar aula,crie vergonha na cara,abra um blog ou crie um conta no google e se identifique.
      Vc parece com um certo blogueiro que conheço.Espero que não seja ele, pq se for, só perde mais credibilidade em vir aqui, fazer estes posts e nao se identificar.

      dimarcinho,
      Tens meus respeito.Dá a cara para bater em cada post,e ainda que eu nao concorde com algo aqui e ali,entendo o que cada post que faz contribui para o aprendizado do pequeno investidor.

      Abs Bagual - o homem HOMEM (Sim, uso Old Spice)

      Excluir
    6. Filho, rs

      Como todo bom "bagual da frontera" metido e sem simancol, entrou no batepapo sem pedir licença ao dono da bailanta... kkk

      Faz assim, ande duas casinhas pra trás e pegue sua senha e espere sua hora pra vir conversar com o tio...

      D'us te abençoe e agora pode seguir trotando e abanando suas oréias pelas coxilhas, Tchê Piá.... kkkk

      Excluir
    7. Calma, galera!! Sem stress!!! O Mizifio tá só querendo entender o que eu estou fazendo, Bagual, relax.

      Como eu disse, seria só pra ter uma ideia do acompanhamento. No seu exemplo, eu teria, por ex, 100k aplicados e vendido no mini em 100k também. Assim, na verdade daria no final 110k, alta de 10k e não 9k como pela fórmula.

      Mas a ideia é apenas pegar o comportamento. Poderia fazer como (1+carteira) - (1+ibov) também.

      Excluir
    8. Profis, continuando, rs

      A grosso modo quando vc fica comprado ibov (numa hipotetica carteira beta 1) e fica vendido em índice, de fato, é um tipo de hedge. Mas o índice (ou mini) por ser um futuro (igual ao termo) o seu valor nunca é igual ao spot; ele embute um plus de premio e juros. Então o resultado final dessa combinação é uma trava. A analogia correta é como comprar um ativo no spot a 10,00 e vender o seu termo a 11,00. Não importa pra que lado ande o teu lucro já tá travado em 1,00. É um hedge? É... protege na queda, mas não deixa espaço pra subir.

      Então se eu entendi direito essa sua segunda explicação, de certa forma - numa montagem hipoteticamente perfeita - a carteira ficaria sempre travada (hedge) e com um lucro fixo que no caso seria fundamental pelo menos tentar obter rentabilidade acima da tx livre de risco.... No fundo é uma arbitragem. Mas como toda arbitragem com ativos e futuros as correlações não costumam ser muito fixas e isso é bem complicado quando o tempo vira contra...

      E eu não disse 9K pela fórmula; eu disse 9% sobre um ibov que subiu 10%. Se um ibov de valor hipotetico 100K sobe 10%, passa pra 110K, então pra igualar com uma carteira valor hipotetico 100K que subiu 20% a diferença do ibov de 110k pra 120k da carteira é de 9% = + - 10K. Pra mim isso seria mais um indicador de desempenho da sua carteira em relação ao ibov.

      Excluir
    9. Pois então.... comecei a fazer esse acompanhamento, pois eu estava pensando em aplicar essa ideia.... obviamente isso me surgiu no timeframe recente, onde minha carteira vinha se comportando bem melhor que o IBOV. As grandes quedas vistas na figura foram devido aos termos conduzidos de maneira errada na gestão do PL e não devido aos papéis em si.

      Enfim, resolvi fazer o air trade pra acompanhar..... rs

      Excluir
    10. O air trade quando utilizado como modelagem de estudos ou testes e não pra fazer "figuração".... kkkk... é uma boa ferramenta.

      Mas atenção aos 2 detalhes:

      1) seria quase obrigatorio custos altos de montagem e desmontagens todos os meses pra uma operação dessas cheias de pontas; não adianta esse trabalhão todo pra tirar liquido 0,6, enquanto um cdb tá pagando 0,70 liquidos.

      2) é natural termos correlações instáveis entre carteira de PF e ibov... entra naquela discussão delicada dos perigosos efeitos colaterais de uma operação similar ao short long que já tivemos, por exemplo.

      Mas como estudo.... Pense mais em algo como estimativa de risco pra uma carteira de ações. Assunto bem matemático ao seu gosto, rs Teve um dia que o "mano" puxou esse assunto. Me pareceu que ele já teve contato profissional próximo com isso e demonstrou bom domínio. Já eu não tenho muita profundidade, pois conheço somente o básico o que é pouco pra falar com mais segurança. É mais voltado pra fundos de investimento e é importante sem dúvidas; ainda mais se carteira tem alta exposição a RV. Mas penso que pra carteira de um PF de médio porte pra cima é ferramenta excessiva levando em conta - que na minha opinião - algo que exceda 20% do PL de um PF em RV é exposição desnecessária, rs

      Excluir
  4. Pergunta. Você não vende nada nunca?

    Se sobe muito do seu preço médio você mantém ou vende e espera cair pra comprar de novo mais barato e mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vendo sim. Por exemplo, me desfiz de Marcopolo quando ela chegou nos 6.

      []s!

      Excluir
  5. Belo rendimento. A alocação de sua carteira está bem distribuída.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, AdP!!!

      Não queria diversificar mais, mas to achando minha carteira muito pesada no sentido "governo". Não sei se aumento a diversificação ou não. Enfim, vamos levando por enqto!

      []s!

      Excluir
  6. BBAS3 foi só alegria esse mês.

    Drink coke!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A estrela do mês foi a PETR4 !!!!!!!! rs

      []s!

      Excluir
    2. Não, prófis...

      A estrela do mês foi a petrD14!

      Máxima de hoje: 1,85... kkkkkk

      detalhe importante: muito se falou sobre a D14 do lucro na call e tals. Mas numa hipotética compra dessa D14 como surgiu por aqui a 0,19 e de repente ela explodiu... O certo - dependendo do caso - nem seria vende-la pra pegar o lucro e pagar impostos. Mas sim, exerce-la e ficar com um petr4 comprada a 14,19 enquanto hoje na pedra ela está a 15,81 e tentar se segurar embarcado na petro - enquanto em bull - com essa boa gordura de segurança de 1,62....

      Excluir
  7. Então apresento argumentos sólidos e resultados práticos durante um ano inteiro e sou taxado de burro e ignorante apenas por discordar do seu ponto de vista?

    Conte-nos "prófis" (como seu mais novo amigo lhe chama), você mudou muito ou apenas se revelou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Troll!

      O fato de vc ter feito uma operação durante um ano inteiro é o seu grande estudo acadêmico-científico que lhe dá embasamento para dizer que funciona? Sério, isso tudo de tempo mesmo? Lembra aquela história do macaco que escolhe ações no início do ano e vai melhor que vários analistas? Random Walk?

      Se eu bem vi lá no seu blog, seu preço médio em Petrobras está quase na casa dos 21. Creio eu que já seja descontando com as compras de migalhas, não é mesmo? Até onde eu saiba, vc está levando PREJUÍZO na operação? "Ah, mas eu consegui comprar algumas ações a mais neste tempo, bem baratinhas." Mas elas estão valendo menos e, só por isso vc conseguiu comprar mais..... rsrsrsrs

      De fato: vc só consegue realizar a operação pq os papéis estão andando de lado ou caindo, o que significa que no fim das contas, seu capital ou está de lado ou está derretendo. Se os papéis estivessem subindo, vc teria cada vez menos ações, mas estaria cada vez mais rico (maior patrimônio).

      Eu já esgotei demais o assunto. Ainda vou tentar fazer uma última tentativa. Vc é um dos caras que gosta de aprender e espero, para o seu bem, q pare de sofrer a lavagem cerebral do Bastter e comece a entender a melhor sobre o assunto.

      Sobre taxar alguém de burro, não o fiz. Burrice e cegueira por lavagem cerebral são coisas distintas. Não sou de ficar mandando indiretinhas como nosso blogueiro Economicamente Incorreto fez para mim recentemente, ainda falando um monte de besteira que não me dei ao trabalho de comentar. Se eu precisar, falo na lata. O texto foi direcionado a várias pessoas, não pensei em ninguém em específico. Mas, se você quer se comportar desta maneira cega e sem ter o mínimo de senso crítico então, infelizmente para ti, tb está direcionado a você.

      Deixo uma dica ao melhor estilo auto-ajuda: para você evoluir, só depende de você!

      ps - parafraseando o Mizifio, pergunte lá ao Bastter como anda a Venda Coberta dele tem Embratel, Telemar a Paranapanema.

      Excluir
    2. Você sequer consegue compreender que os ativos em carteira lá se encontram por motivos fundamentalistas. Não adquiri PETR4 ou BBDC4 para fazer VC, então não tem nada a ver misturar o desempenho da carteira com o desempenho das opções, pois venda coberta de remuneração nada mais é que um trade com essas opções. No dia que os ativos não satisfizerem meus critérios, eu os venderei e não farei mais venda coberta. Mais simples que isso é impossível. Quem morreu com papéis lixosos por causa da liquidez das opções, cometeu um grave erro. Algo que você tem feito muito para tentar IMPOR seu ponto de vista é confundir o operador com a operação.

      Um ano em renda variável não é nada a mesmo. Mas eu tenho algo a apresentar; você tem apenas empáfia e arrogância. Não me espanto porque você e o Mizifio se tornaram ótimos amigos.

      E todo mundo sabe o motivo de você fazer propaganda contra o Bastter: você trollou o mural da Petrobrás com suas baboseiras de Damodaran e levou um kick. Todos esses posts contra o Cão são pessoais e fruto de mágoa. Como você é sensível! rs

      Não estou aqui para defender método de ninguém, até porque não ganho nada com isso. Meu blog não é para dar aulas, pois não sou nenhum "prófis". Eu apenas registro a rotina de uma PF rumo à IF. Terei bons e maus momentos e todos estarão lá. Cada um faz as operações que achar melhor. Eu não concordava com o Mobral investindo praticamente em small caps e turnarounds e nem concordo com O Investidor Defensivo ou o Uó mexendo na carteira toda hora, mas eu respeito os caras. Já que você adotou a linha "discorde de mim que você é burro", não vejo mais seu blog como um lugar para discussões saudáveis, pois aqui é um lugar de certezas (sic) e não de aprendizado.

      Valeu "prófis"!

      Excluir
    3. Poxa, Troll, que pena vc ter ficado tão agressivinho. A carapuça serviu, né?

      Eu sempre disse que a "VC do Bastter" é um B&H+venda de opções. A questão é que isso é incoerente. B&H não pode ter venda coberta, pelo princípio óbvio de acumular mais ações, enquanto que na VC vc acaba ficando com menos se for exercido. Se o investidor quer ganhar alguma coisa, poderia fazer uma trava de baixa, por exemplo.

      Eu to puto com o Bastter ??????? kkkkkkkkkkk Essa foi a melhor do ano já!! kkkkk
      O dia que eu ficar preocupado por causa do Bastter ou qq outra pessoa aki, me avise, pois precisarei correr rapidamente prum hospital. kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Aquilo não é um grupo de estudos e sim uma seita, kkkkkkkk. Como foi mesmo q ele falou? Comprar 1 lote de Natura em uma carteira de 1 milhão? kkkkkkk
      Fora que, pra variar, ele gosta de falar com propriedade sobre coisas que ele não conhece. Citando seu exemplo, ele não entende porra nenhuma de valuation e fala que não serve pra nada. É sério q EU vou ficar bolado com isso? Fala sério, Troll.

      Outra coisa: eu falei baboseiras? Ah, agora vc tb tá manjando de Valuation? ok, ok, ok... não sabia.... mas poderia, por favor, descrever quais foram as baboseiras q eu escrevi por lá? Estou aqui para aprender.

      By the way, não faço propaganda contra o Bastter. Mas sim de algumas besteiras q ele prega, como essa Venda Coberta com B&H. E outra: comecei a escrever meu blog justamente para criticar coisas q eu lia e discordava. Já cansei de bater no Portella, por ex. HC então, nem comento.

      Aproveitando: as discussões que estou colocando no blog são justamente sobre o operacional estratégico frente a uma expectativa. Se vc concorda ou não, não interessa, pois está documentado o que é certo e o que é errado. Algo do tipo: o menor caminho entre dois pontos é uma reta. Vc pode até argumentar q passa pela curva X e vai mais rápido em determinado caminho em específico. Mas isso não muda o fato: a menor distância é sempre uma reta.

      E eu estou estudando cada vez mais e reconhecendo meus erros, inclusive escrevendo isso aqui. Quem é o arrogante da história?

      Excluir
  8. Bondia, Prófis....

    Parece que o trolleta anda meio agitado...

    Pelo visto tá parecendo que ele foi exercido de surpresa antes do vencimento naquelas D14, rs

    No passado (quando a liquidez do mercado era bem mais baixa..) isso era muito comum acontecer comigo quando montava VC com embratel. A diferença é que quando eu montava a operação tomava o cuidado de fazer o óbvio: somente lançar em strike acima do meu preço de custo... E claro, montava com call atm. Como naqueles dias a ebtp tava com uma volatilidade absurda suas calls atm tinham um VE bem generoso. E nesse caso, como o VE era alto, isso gerava uma boa gordura de segurança pra segurar um stop tb mais generoso no conjunto operação por mais tempo (stop em caso de queda do ativo-objeto e não de alta, rs). Deu pra ganhar algum.... bons tempos.

    ****

    Mas.... continuando, rs

    Lá em cima comentei sobre estimativa de risco pra uma carteira de ações. Assunto cabeludo, tá... kkkk. Como eu disse, não é algo que eu domine com profundidade. Mas já estudei assunto em outras épocas... Acho que isso é algo que vc vai gostar de pelo menos estudar. Tem um livro interessante que tenho sobre o tema: Modelos de Mercados. Claro, o livro é bem teórico; mas tem tb discussão prática sobre aplicação. É de uma academica gringa Carol Alexander, leia a sinopse no link:

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/182845/modelos-de-mercados-um-guia-para-a-analise-de-informacoes-financeiras-cd

    Junto vem um CD com várias modelagens já prontas em excel, etc... E claro, o CD é um material de estudo e não um "kit de ferramentas" pra aplicar na sua carteira.... kkkk

    A aplicação em carteiras de fundos com grande exposição em RV (existem dezenas de variações desses métodos, portanto isso não é receita de bolo) é fundamental. Pra uso numa carteira de PF a discussão de aplicar ou não - na minha opinião - envolve mais questões de opinião pessoal do que exatamente racionais. Mas pra uma gestão profissional e que ainda por cima gera obrigação de prestação de contas a cotista e resultados minimamente razoáveis principalmente quando o mercado vai mals... considero fundamental.

    Mas, pessoalmente, não faço uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a Petro, hein? Ligou um foguete!!! Os Bastteretes já devem tá fazendo a 3a rolagem em menos de 1 mês, rsrsrsrsrsrsrs. Haja prejuízo pra compensar, hein?? E isso pq foi só em UMA pernadinha de alta... rs

      Vou abrir um Clube de Investimentos, vou precisar aprender nessas ferramentas aí, creio eu. Gostei da sugestão. Inclusive, sabe de alguma referência para gestão de fundos de investimento? Não acho nada!

      Excluir
    2. Buenas, Prófis...

      Voltando só agora pra ponte comando aqui da minha nave... kkkkk

      Tava aí na sua terra tijucanas. Aproveitei e comprei uma broa de mio (pra comer de joelhos) na Cia do Pão. Dessa padoca eu faço comercial digrátis, merecem...uauauaua

      Sobre a petro observe que o papo de otm começou no dia 17. De lá pra cá foram apenas 13 pregões. E mermo assim há quem diga que que quando sobe, sobe devagar. Alguém aí anotou placa da carreta que me atropelou? Acho que era... D14 2.50 ou algo parecido, rs

      Sobre Clube de Investimento, informe-se melhor da legislação. Tem uma porrada de limitações operacionais. Não é como gerir um fundo... Na verdade o objetivo de um fundo é agregar um monte de sardinhas com pouco dinheiro pra poderem ganhar corpo pra aplicarem diretamente em ações, tipo, vamos todos juntos levantar 170K pra comprar tudo em petro. Clube de Invest. na verdade é uma versão financeira de uma "ação entre amigos". Se vc ler a legislação entenderá. Consta no site da bovespa.

      Já um "fundo", não. É diferente. Mas exige certificações dos gestores, exigencias inclusive materiais, etc... É complexo e bem fiscalizado. Claro, se tudo correr bem, vc conseguir bons resultados no médio prazo, captar alguns cotistas de peso e depois conseguir ser absorvido por um grande banco, pqp, tá feito...Depois é só não deixar a peteca cair e entregue o resto por conta do pessoal do "marketing" que "não tem errata"... kkkk. Uns 3 anos muito bons são capazes de segurar o teu marketing por uns 12 anos se nos outros 9 vc não tomar nenhum tombo forte e se manter só na linha d'agua.

      Sobre literatura de gestão profissional, só mesmo em inglês. Mas a melhor escola pra isso, é trabalhar lá dentro. Exige base de conhecimento, óbvio, mas a coisa se faz na experiencia mesmo. E pra isso vc terá que renunciar sua atual carreira. Não recomendo. Pense em ser um PF eficiente como investidor.... Vc tem uma boa carreira, minha opinião, não vale a pena essa troca.

      Excluir
    3. onde se lê:

      "Na verdade o objetivo de um fundo é agregar um monte de sardinhas"

      leia-se:

      "Na verdade o objetivo de um CLUBE é agregar um monte de sardinhas"

      É isso que chamam por aí de "errata"? kkkkk

      Excluir
    4. To pegando uns materiais bons pra estudo, td em inglês mesmo. Mas sem problemas, consigo levar na boa.

      Andei conversando com amigo na área e ele tb sugeriu tocar em paralelo. Pra tocar fundo, eu precisaria de certificação primeiro. Então, vamos com um passo de cada vez! hehe

      Já peguei todo o material sobre Clube (legislação e etc). Esse fds vou dar uma lida com calma (assim espero).

      A XP exige 360k pra abrir ¬¬

      Excluir
    5. Então leia com atenção. Clube praticamente só pode operar comprado e pior "sempre" comprado e quase obrigatorio em algo mais de 70%. Claro vc pode stopar uma posição ou toda carteira, mas logo em seguida tenque recomprar, não importa. E opções somente pode montar venda coberta e numa parcela pequena.

      é como eu disse: o objetivo é só juntar um monte de pequenos pra fazer um certo volume pra "investir" no melhor estilo poupança por longo prazo. Só que RV não é bem isso, mas eles querem que seja assim um "clube"

      Bicho, esquece isso de fundo, rs. Se vc estivesse em inicio de carreira recem formado, primeiro emprego em banco e tals... valá. Vc como eng de carreira de petro e fazendo o seu financeiro com racionalidade e juizo vai viver uma vida mais tranquila e menos paranoia.... Conheci alguns que foram longe na carreira e até trabalham até hoje ganhando o que querem em varios projetos da petro fora do brasil. É foda arrumar gente de alto nivel de treinamento, competencia e ainda por cima "honesta" no ramo (em qualquer ramo...). E estão muito bem de vida... E só investem em imoveis e cdbs.... Massss toda experiencia é válida. Se der então pra vc fazer em paralelo, porque não? Mas beeeem dificil fazer em paralelo. Mais dificil que ter 2 esposas na mesmo bairro... kkkkkkkkkk

      Excluir
    6. Na verdade, obrigatório é acima de 51% em ações. Mas ficando abaixo de 67%, a tributação é igual a de renda fixa.

      Tem umas restrições sim, mas acho que dá pra levar numa boa. A ideia do fundo é mais por questão de conhecimento..... de qq maneira, vou tocar em paralelo sim. Gosto demais da área.

      Excluir
    7. Bondia, prófis...

      Olha só se mudou pra melhor, rs. Isso de "clube" foi febre no ultimo bull. Até porque - com raras exceções - naquele periodo era só comprar e olhar subir entre 2003 e 2008. Mas depois da queda e da natural mudança dos eleitos "bons ativos para guardar até minha aposentadoria", muitos clubes fecharam e a coisa micou.

      O conceito de um clube (ou o objetivo que rege a sua criação) é pra ser uma forma de acumulação de ações por grupo de pessoas com pouca grana. No fim das contas o administrador é um só porteiro de uma carteira, rs. Não tem quase espaço pra uma gestão ativa.

      A coisa do clube (como foi concebido...) é uma perda de tempo e quase contraditório, rs. Se é pra ficar quase 100% comprado e somente juntando ações, então usando a sua analogia - o caminho mais curto entre dois pontos é uma reta - o certo pra quem tem pouca grana pra investir diretamente em bolsa é comprando um ETF ou algumas cotas de um fundo ibov passivo no banco.

      Clube - nada mais é - que maiiiisss um produto financeiro criado com ares de glamour (somos gestores...) pra se gastar muito mais com intermediações financeiras.... rs

      Excluir
    8. Eu sei dos contras, mas vou abrir assim mesmo.... digamos que pode me ajudar mais pra frente....

      Excluir
  9. Hora de atualizar a seção Rendimentos da Carteira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou atualizar lá, mas não vou colocar mais os links. Ou pelo menos tenho que acertar um jeito mais prático de fazer. Acho q terei q fazer pelo código html, mas tenho q parar pra ver isso.

      Excluir
  10. Pq determinados blogs atraem uns caras mais chatos do que outros blogs?

    Hoje eu só acompanho diFinance, ADP e Dr. Money.

    diFinance pq gosto muito, mas os comentários já estão poluídos de caras chatos.

    O ADP não gera tnta polêmica, e com o Dr. Money ninguém tem intelecto pra contra argumentar.

    ResponderExcluir
  11. Aproveitando para deixar uma atualização aqui: acabei de encerrar a trava de alta. Com 84% do lucro máximo.

    É interessante esse mercado de opções: é tudo MUITO rápido. A trava tava dando 94% de lucro. Neste meio tempo deu lançar as ordens, caiu. Como uma já tinha entrado, tive que jogar a outra. Muito louco! rsrsrsrsrs

    Mas tá ótimo, excelente lucro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra, prófis, agora nessa eu vou entrar de voadeira:

      O mercado que tava muito rápido ou o senhor que tava muito lento?

      uauauauauauaua

      Excluir
    2. Foda. Joguei as ordens. Aí o mercado caiu um pouco. Deixei lá no melhor estilo "tá muito volátil, vou esperar pra ver".

      Daí de repente foi td pra baixo. Fiquei "puto" e executei logo! kkkkkkkkkkkkk

      Mas tá bom, pelo volume operado, não faz muita diferença no PL. Mas é bom que assim vamos ganhando experiência....

      Excluir
  12. E eu achando que rendi bem com meus míseros 4% :(

    ResponderExcluir
  13. Fala, Thales!

    O mais importante é o conjunto da obra e não apenas um mês em isolado.

    []s!

    ResponderExcluir
  14. Dimarcinho,

    Você que é um grande fã do Henrique Carvalho (HC) já viu a nova série de vídeos dele em que ele está querendo vender um curso denominado Tríade do Dinheiro?

    Ele se intitula como um independente financeiro.

    Dê o seu parecer para nós, kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bondia, prófis, rs

      A idéia do anom aí de cima é boa.... kkkk
      Tem o link aí dos vídeos? Esse garoto é outra figuraça...
      Só perde pra esse gauchito, aqui:
      http://www.fabricadosmilionarios.com.br/
      Aleáes... kkk... esses dois (hc, zanata) mais o portelão e outros "nasceram" na mesma maternidade de mestres jedis: IA do orkut. O alã ficava meio puto, mas no final sempre ria, quando dizia que ele era o "responsável materno" dessas aberrações..... kkkkkk

      Excluir
    2. Putz, videozinhos com depoimentos. Não demora muito ele lança uma pirâmide, igual esse tal de Zanata aí.... rs

      Um dos vídeos tá aqui:
      http://vdblo.gg/viver-juntar-dinheiro

      Excluir
    3. Prófis.... kkkkkkkkk

      quando chegou no meio do vídeo apareceu uma mensagem avisando que pra continuar assistindo o powerpoint eu teria que colocar um email pra receber propaganda de corretoras. Coloquei o seu email 'difinancearrobagmail' pra continuar assistindo a chanchada..... Tudo bem? Fiz maus?

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      ps - agora cheguei no ponto que a noite era muito escura e chovia biblicamente... aí a luz apagou (conta em atraso?) no meio da leitura do investidor inteligente (600 pags) e ele entrou em panico! aí começou um barulho de passos no corredor; ele não sabia se era o freddy krueger ou um ladrão porque segundo ele o predio já sofrido arrastão (que eus saiba ele mora num cond. fechado na barra e não no no rio das pedras ou do lado da rocinha... kkkkk E ai o drama pessoal do jedi: larga o livro do grahan e sai correndo permanecendo na 'inguinorancia financeira" ou dá uma de macho e termino as 600 pags do livro lendo a lu de velas e encaro meus medos? kkkkkk

      Excluir
    4. Cara, 30-40min de vídeo!!!!!! Tem gente que aguenta ver isso tudo, é???? Muito chato!!

      Alguém me passe os melhores momentos depois, por favor!!!!!!

      Sacanagem esse negócio do e-mail, hein!! Umas imobiliárias já me descobriram, rsrsrsrsrsrsrs

      Excluir
    5. uauauauauauauauaau

      to atrasaando o meu almoço, mas vou assistir tudinho!

      to me divertindo horrores.... A minha saúde agradece aos senhores mestres jedis! Cada 15 minutos de risada ininterrupta - segundo a medicina - são 15 minutos a mais de vida que vc ganha.

      isso sim é um trade off ganha-ganha... kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    6. Não tenho paciência, vou vendo pedaços e pulando....

      Mas ali no 6:15 do segundo vídeo já tem uma pérola: comparar financeiramente títulos públicos com previdência privada..... ai ai ai ai ai......

      Excluir
    7. Uma coisa ali de bom que vi foi um "pouco" de justiça divina com os patos que já deram dinheiro pro mancebo hc: tudo o que ele faturou nas costas das sardinhas de web (10k?... kkk) ele "devolveu" todo pimpão pro "mercado dos sabichões" quando gastou tudo num evento no melhor estilo congresso-turismo herbalife de ""caça patos empreendedores de web com grana pra gastar""" em san diego!

      kkkkkk

      É aquilo: sempre aparece alguém mais esperto que o último esperto... kkkk

      Excluir
    8. kkkkk

      Prófis, esquece a lógica, rs. Não adianta vc observar esses detalhes. Porque se vc for por aí NADA faz sentido! O objetivo não é fazer sentido, só iludir... kkk

      Veja que num ponto ele fala categoricamente: "agora vou ensinar a RECEITA pra vcs

      Receita?

      Pois é. E a "receita" é a tal tríade: poupar, investir, enriquecer. Simples,né? kkkk

      Essa tríade ígual treinamento militar de soldado raso que é treinado pra agir sob comando e não pensar. Isso é inspirado no mesmo "comando" militar: preparar, apontar, fooogo.

      kkkk

      Excluir
    9. E tem uma hora aí antes dele falar da "receita" que é incrível!

      Ele fala que a sua grana ou os seus rendimentos (ele não deixa claro de qual dos dois ele se refere..) devem ser usados da seguinte forma: 60% gastos de manutenção; 10% investimentos; 10%n reservas e 20% "gastos livres...

      Porra! No fundo o que ele ensina é gastar 80% do bolo.... kkkkkkkkkkk
      Manutenção e gastos livres - na prática - se encaixam no mesmo lado do livro-aixa: despesas.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      ps - O Ben Grahan deve tá se revirando horrores na tumba! Alguém reze por essa alma atormentada.... kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    10. Opa, esse é legal.... tá em algum dos vídeos? Em qual tempo?

      Excluir
    11. Tava falando do esquema na gringa, rsrsrsrs

      Tem um depoimento que o cara manda "Eu to aqui em Orlando, mas na verdade isso não importa...."

      Nossa, é a CARA daqueles vídeos de pirâmide que os caras montam. Pqp.

      Excluir
    12. E o cara parece que ainda não tem idade nem conseguir mentir direito, rs

      Lá no inicio ele falou que vivia muito estressado... E aí o stress começou a provocar nele perda deeeeee VISÃO?

      kkkk

      Porra, quando o cabra fica estressado perde cabelo, perde o tesão, perde até os dentes... Mas a visão? É por isso que não consigo ficar longe desses cabras, rs

      E os depoimentos gravados no final?

      O inferno é aqui e o capeta se diverte fingindo que não... kkk





      Excluir
    13. Ahhhh... não anotei os tempos, não, prófis... kkkk

      Ou eu presto atenção ou fico fazendo taquigrafia.... kkkkkkkkkkk

      Sim, vale a pena ver tudo.

      Nós do "zorra total" assistimos e aprovamos a qualidade do material!

      kkkkkkkk

      Bom almoço, prófis. Hoje como é sexta tem vinho na mesa. Se eu conseguir voltar, já sabe, estarei rindo mais do que o meu tradicional.... uauauaua

      Excluir
    14. Realmente, quem mais ganha dinheiro são os intermediários, inclusive aqueles que falam besteiras, rsrsrsrsrsrs

      Excluir
  15. Mandou muito bem nesse mês! Parabéns parceiro!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, 4P,

      não fiz nada demais (com exceção da trava de alta em Banco do Brasil). O resto foi ajuda do volume mesmo! rsrsrsrs

      []s!

      Excluir
    2. Bondia, prófis!

      Nem te conto. Ontem depois do almoço comecei a ficar com a visão turva! Na mesma hora me lembrei que ando muito estressado.... Aí pensei: fudeu, estou ficando cego por culpa do stress igual ao HC!

      Aí de repente tudo ficou escuro. Na hora dei um grito de horror e ainda consegui correr pra viela e ouvi vozes murmurarem: "pqp, faltando luz de dinovo aqui na cumunidade..."

      Então o meu "stress" começou a diminuir e a visão começou a clarear...

      Conclusão: Sangue de Boi em volumes proibitivos provoca stress!

      ****

      Seguinte, prófis, rs

      Vc leu aquele livro do Mandelbrot, certo? Devo reler em breve. São tão poucos os bons livros sobre o tema que "vale a pena ver de novo"... kkk

      Sugestão: leu com atenção o tópico 3 do capitulo XII? Grandes ganhos e grandes perdas se concentram em pequenos nacos de tempo? Isso é assunto muito sério; principalmente pra quem busca entender e tirar partido do investimento a longo prazo como o senhor. Esse insight é antigo; mas o livro trouxe a baila e com o plus da clara interpretação dada pelo velho. Dá uma relida e vê se isso não te inspira pra um post bem cabeça...

      Excluir
    3. Tô maluco, jurava que tinha respondido aki!!!! hahahahha

      Vou buscar mais info sobre o Barsi.....

      E, sim, eu sei que o Buffett trabalha alavancado.....

      Excluir
    4. Ok, mas sobre o tópico acima sugerido? Esse é um ponto crucial do livro, vc não precisa comprar minha sugestão de post... kkk... Mas é importante que releia sempre esse livro e principalmente mantenha o foco nesse topico.

      Excluir
    5. Acho a ideia boa, mas vou escrever algumas coisas antes, senão vai ser tenso..... rs

      Excluir
    6. Acho que vc se ainda se preocupa muito com a repercussão da audiencia dessa turma que se intitula blogosfeira financeira, seja lá o que for isso, rs

      Já te disse: a maioria é uma mistura de 2 coisas que não combinam juntas: desconhecimento, mentiras e arrogancia. O cara só pode escolher entre uma ou outra, rs. Mas o que vemos por aqui é um espetaculo grotesco de nonsense embaralhando armadilhas de tudo o que é de mais ultrapassado e vencido em termos de conhecimento sobre mercado. No momento aposto que vc está apto a começar a se libertar disso, mas é preciso um pouco de coragem. Vc é o unico real por aqui, então não se deixe iludir por demonstrações de sentimentalismo de personagens de ficção que é o mais vemos por aqui, rs

      ps - leia e depois apague se achar melhor, rs

      Excluir
    7. A questão não é essa, mas é que quero colocar conceitos e depois fazer alguns links. Isso ajuda ao público como um todo (e não apenas aos blogueiros e aquelas pessoas que estão por aí tentando aprender alguma coisa).

      Por exemplo, ter que escrever que "long" é "estar comprado".

      Faz parte, visto que meu blog não é técnico-profissional, rsrsrsrsrsrs

      Quero escrever sobre Buy & Hold primeiro, o que vai casar bem com a este tópico escrito no livro do Mandelbrot..... tentarei escrever hj..... queria estar aposentado para ter tempo pra fazer td q eu quero, kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    8. Poorra, profis, poooorra!

      "ser" aposentado pra se dedicar a isso, é o cacete! kkkkk aproveite as possibilidades da juventude ao máximo antes disso! Estude, viaje, experimente muitas coisas, "mas" tenha juízo.. kkkk quando vc se aposentar dedica-se a ações sociais, velejar, conhecer o mundo, estudar uma arte como: pintar, música, escultura, artesanato... E quem sabe até viver uns romances com umas coroas.... kkkkkkkkkkkk

      Entre no mercado pra "sobreviver" e não pra "viver" esse mundo.

      Faz só o teu pé de meia e pronto, rs Porque quando o seu "futuro" chegar vc vai olhar uma parede quando tentar "imaginar" os próximos dez anos, rs

      Estude sim, é bom. Mas cuidado com a empolgação: não se deixe arrebatar pelo mercado. Tirando o pé de meia, ele não tem mais nada pra te oferecer além disso.

      Excluir
    9. Sobre "aqueles que querem aprender alguma coisa": é louvável. Mas percebo muito pela web um certo menosprezo pelo estudo; muitos acham que pegando uma coisa aqui e outra ali já estão aptos a sairem falando com autoridade sobre mercados, operações, estratégias, longo prazo, curto prazo, etc... Sempre vale aquela analogia com engenheiros, médicos e advogados: mercado financeiro é algo mais trivial que essas 3 formações, considerando a parte academica, especializações e tempo de carreira? O mercado financeiro é muito mais complexo e exigente; mas muitos teimam que ele é algo tão trivial como discutir preferencias e opiniões como no mundo do futebol. Em boa parte é nesse "confiante menosprezo" que a "banca" se apoia pra continuar faturando com a venda de produtos financeiros.

      Mudando de assunto: tá vendo o porto de açu? movimento estranhamente forte... tem gato na tuba? kkkk

      Excluir
    10. Pois é... mas, muitos acho que vão mais pela ilusão do que pela "malandragem". E os que continuam se achando malandros, tem sempre a banca pra lembrar que "o mau do malandro é achar que todo mundo é otário..." rs

      Rapaz, Açu não acompanho. Mas OGX, este fds fiquei sabendo que tão segurando a RJ pra sair.... acho q vou comprar umas opiças aí, heinnnnnnnn

      hahahhaahaha

      Excluir
    11. Olha, os ensinamentos de mestre kid morengueira (o mau do malandro é achar que todo mundo é otário) se aplicam como uma luva nessa turma que nasceu ontem e já querem entrar no "mercado" sentando na janeilinha... kkkk

      Mas ao que importa: bom saber sobre essa novidade da RJ. Se é pra casar algum vai de h60 (agosto) ainda é a única porta aberta pra esse tipo de trade. Fechou a 2 cents. Estou embarcado em 3. Se for pra arriscar tente montar uma posição que caso o ativo ande pra frente, vc vende somente metade da posição numa TB gerando uma back spread. Ex: compre 1000h60 por 2 ou maximo 3. Andou pra frente? Ttipo ogx vai a 50 cents, então vende ente achar e vender somente 500 h50 ou h40 fechando uma TB garantindo um retorno minimo em caso de chabu e manter long 500 h60 em aberto pra subir sem freio. O risco inicial tenque estar precificado na totalidade das 1000 h60.

      mas procure se informar sobre o açu.... sinto cheiro de algo e não é de queimado! kkkkk

      Excluir
  16. PETR4 +6,46%

    PETRD14 a 3,30

    Pra quem foi "esperto" e rolou, será que hoje tiveram que ROLAR as opções MAIS UMA VEZ ?

    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra constar, prófis: de fato a rolagem pra quem "acredita" que VC é pra NÂO ser exercido, claro, esta aí a armadilha.

      Mas e pra quem monta com dentro da concepção correta da estratégia se tivesse rolado? Como seria?

      A petr4 fechou a 16,46. Então quem montou a VC com o objetivo de ser exercido se tivesse rolado, pra digamos a D16 ou mesmo E16? Não é nada acrescentou + 2 reaus ao trade (algo em torno entre + 10 ou 15% sobre o exercicio original do strike D14.

      Excluir
    2. [dog mode on]
      Não pode ser exercido!!!!! As opções são para remunerar a carteira!!!!!

      Stopa no prejuízo e passa pra próxima!!!!!
      [dog mode off]

      A questão: como cobre o prejuízo? Vendendo ações? Mas num é pra "remunerar" a carteira aumentando a quantidade de ações? Mas se eu vender as ações não vou estar diminuindo a quantidade?

      To confuso!!!!!!! kkkkkkkkkkk

      Sim, a estratégia é de alta. Pegando umas altas fortes com estas recentes, igual houve no período de 2003-2008, é pra avisar pro Barsi q to chegando, kkkkkkkkkkk

      Cada vez menos ações, mas cada vez mais rico!!!!!!! Pode isso, Arnaldo?

      Excluir
    3. É... mas VC não é essa cocacola toda... kkkk Pra se ter um ganho exponencial é preciso a cada ganho reaplicar tudo na mesma aposta todo mes. Isso na prática é tão errado como querer fazer VC todo mes pra remunerar carteira, rs.

      como dito, VC é estrategia de alta, mas nem todo mes é alta. É preciso cuidado quando se "admira" um grafico anual ou mensal de um longo periodo. A operação realizaa da forma certa é dificl, imagine da forma errada (sem deixar exercer...).

      E VC não é alavancagem, ok? As calls são travadas com o ativo em proporções iguais. Alavancagem é quando vc movimenta tirando proveito de digamos 10K em ativos somente "investindo" 1K (opçoes). Ex: cada 10% do movimento de uma ação de 10,00 (1 real), vc movimenta digamos "quase" 50% numa opção itm com premio de 2,00.

      Excluir
    4. Sim, não quis comparar a alavancagem provável do Barsi com a VC, se foi isso que vc deu a entender....

      E, claro, se fosse subir todo mês, então nem era a VC a boa e sim o B&H, hehehe

      Excluir
    5. provável.... bom lembrar, provável, rs. E essa é só minha opinião....

      Excluir
  17. Rentabilidade excepcional, mestre.

    Avante!

    ResponderExcluir
  18. muito boa sua carteira, bem diversificada sem contar a rentabilidade ta de parabéns...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...