Web Analytics

domingo, 22 de fevereiro de 2015

[Rapidinha] Uma metáfora para a Hipótese dos Mercados Eficientes

A capacidade de explicar coisas complexas para pessoas leigas naquela área de expertise é um dom para poucos. Um dos quais eu estou longe de ter, rsrsrsrs.

Mas logo após estes meus posts sobre Gestão Ativa x Gestão Passiva, eis que o Dr. Money anuncia o lançamento de um livro para iniciantes em investimento e disponibiliza um dos capítulos. Por coincidência, sobre mesmo assunto que mencionei em meus últimos posts. Retirei a parte mais focada na questão da Hipótese dos Mercados Eficientes, no entanto o texto completo você pode achar neste link.

Deixei em destaque vermelho algumas partes das quais entendo que o investidor deveria ler com mais atenção e buscar compreender bem a mensagem que está sendo passada.



(...)
Se você não pode vencê-lo, junte-se a ele
O sonho de todo jogador é vencer a banca. O sonho de todo investidor é vencer o mercado. Ganhar dinheiro às custas do restante do mercado. Ser mais esperto, ou mais bem informado. Sinto informar que isto não é possível. Ou, pelo menos, não é possível na maior parte do tempo, na maior parte dos mercados. Esta dolorosa verdade foi descoberta por acaso pelo brilhante estudioso do século XVI, Don Diñeron, ao organizar um concurso público na corte do Rei João, o Fanfarrão.

O rei estava procurando contratar um funcionário que teria uma função muito importante no reino: o escolhido esposaria sua filha, a Princesa Joana, a Fanfarrona. De quebra, o novo funcionário seria nomeado Príncipe de todos os domínios ultramarinos, quando estes fossem descobertos. Depois de ter enfrentado problemas no Congresso, o rei havia eliminado todos os cargos de confiança comissionados. Por isso, o novo príncipe deveria ser concursado. Aqui entra o teste de Don Diñeron.
Don Diñeron bolou um teste em que concorreriam a inteligência, a perspicácia e, acima de tudo, a capacidade do novo príncipe de fazer compras no supermercado sem supervisão. Encheu um recipiente transparente com feijões. O candidato deveria simplesmente estimar o número de feijões dentro do recipiente.

Vários candidatos compareceram ao castelo. Alguns nem quiseram ver o recipiente, confiando em seus poderes paranormais. Outros, não só quiseram ter acesso ao recipiente, como também às suas medidas e às medidas dos feijões. A maioria, no entanto, viu o pote e chutou um número. Don Diñeron, então, notou um fenômeno interessante: na medida em que o número de prognósticos aumentava, mais a média dos prognósticos se aproximava do número real de feijões dentro do recipiente.

Passado o concurso e nomeado o noivo da princesa, Don Diñeron continuou os seus experimentos nessa linha. Encheu recipientes dos mais diversos tamanhos e formatos com grãos de milho, lentilhas, ervilhas. O resultado repetia-se: quanto maior o número de prognósticos, maior a precisão com relação ao número real. Don Diñeron, então, formulou o que seria a base da teoria da Eficiência dos Mercados: Quanto maior o número de participantes em um concurso, e quanto maior o número de informações a respeito do recipiente e dos feijões, maior a chance de acertar o número de feijões contidos em um recipiente.

Por ser simples, singelo até, passaram-se os séculos e os dinheirologistas não se aperceberam do poder deste enunciado. Coube a mim, Dr. Money, a honra de chamar a atenção de toda a comunidade científica para este princípio. Para tanto, achei por bem atualizá-lo, e hoje a sua forma moderna é a seguinte:

Quanto maior o número de negociadores de um ativo, e quanto maior o número de informações a respeito deste ativo, maior a chance de que o preço deste ativo negociado no mercado seja justo.

Você pode não ter consciência disso, mas ao comprar um ativo no mercado, a sua esperança é de que alguém, no futuro, queira comprá-lo de você por um preço mais alto. Isso só vai acontecer se você acreditar que o preço justo desse ativo é mais alto do que o preço pelo qual você pagou para adquiri-lo, e alguém vai reconhecer a justeza desse preço no futuro, quando você, feliz e radiante, vai se desfazer desse ativo por um preço mais alto. O pressuposto desse raciocínio é de que só você, ou um número pequeno de pessoas, viu a injustiça do preço atual. E que um número suficientemente grande de pessoas estava caçando borboletas enquanto você, com sua inata perspicácia, estava adquirindo as pechinchas do mercado.

Bem, isso pode até ser verdade, se você atua em mercados onde o número de participantes é suficientemente baixo, e você dedica boa parte de seu tempo e experiência a explorar as distorções de preços nestes mercados. Caso contrário, não se iluda: a chance de você vencer o mercado é aleatória. Pode acontecer algumas vezes, pode não acontecer em outras. Na média, você provavelmente não vai ganhar dinheiro suficiente nem para pagar os corretores. (...)

Antes de fazer uma crítica à Hipótese dos Mercados Eficientes, a primeira coisa que você deveria se perguntar é: "Eu sei o que é a HME?"

Abraços a todos!

65 comentários:

  1. Olá caro dimarcinho,

    Vc deve se recordar pouco de mim, de discussões e debates sobre planilhas, ando muito sumido da blogosfera (estudos, mulher e trabalho tomando muito tempo).
    Desde sempre respeitei (e respeito) muito vc, AdP, Dr. Money e HC pelo notório saber, seja proveniente de estudos acadêmicos ou empíricos, contudo falando de vc especificamente, percebo uma descrença muito grande (da sua parte) na capacidade e no conhecimento dos outros blogueiros no que diz respeito a investimentos e finanças em geral.
    Por mais que determinado assunto pareça obvio e imutável para os detentores do conhecimento, a verdade não é única e nem pétrea. Imagine se a unica forma de transmitir um conhecimento seja da forma mais complexa possível, imagine se tivéssemos de aprender o tal do calculo aos métodos de Newton e Leibniz (acho até engraçado, o fato de serem considerados inteligentes aqueles que conseguem entender o superficial, resumido e divido em 3 partes, calculo integral).
    Só por que eu sou Warren Buffet e ganhei rios de dinheiro com investimentos, não significa que devo menosprezar e/ou desconsiderar a opinião e os conhecimentos de um doutor em finanças; e muito menos o contrario, que eu tenha recebido o nobel em finanças, ainda sim devo respeitar o pequeno investidor (a exemplo Luiz Barsi) que tenha aprendido na prática, ao longo da vida, a ciência das finanças.

    Espero que minhas palavras não pareçam rudes e nem soem com tom de conselho, não tenho idade e nem experiência suficiente para tal, mas espero que elas o lembrem do tempo em que estava sentado no banco da faculdade e na cadeira em frente ao PC (lendo artigos) e livros, lembre-se que a mente precisa estar sempre aberta para continuar evoluindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Helison! Andou sumido!

      Bom, se vc tem conhecimento da HME, então deve entender que todo o investidor deveria ser humilde o suficiente para entender que tudo ele conquistou pode ter sido, frustrantemente (ou não) fruto da sorte e não do seu árduo trabalho.

      Acredite: este é um argumento bastante difícil de rebater.

      Não me acho melhor do que ninguém, muito pelo contrário. Mas o ambiente da blogosfera pra mim, infelizmente, não tem me servido para muita coisa. Foi importantíssimo quando comecei, onde eu podia debater e buscar conhecimentos que eu não tinha.

      Neste meio tempo, obtive conhecimentos corretos e errôneos. E chegou num ponto onde eu simplesmente não encontrava mais respostas para as minhas perguntas e foi qdo eu comecei a buscar o conhecimento em fontes mais científicas acadêmicas.

      Se você considera que o conhecimento de alguns blogueiros que leram meia dúzia de livros de investimentos para iniciantes é mais completo do que milhares de PROFISSIONAIS que trabalham no meio ao redor do mundo e estudam o assunto há décadas, além de acadêmicos que fazem estudos científicos e estatísticos rigorosos e sob chancela de acadêmicos superiores... bom, é uma opção sua.

      Eu prefiro ficar com a galera que entende do riscado...

      []s!

      Excluir
    2. Errado. Você realmente não sabe se obteve " conhecimentos corretos e errôneos", na minha opinião. Se , de fato, o seu desempenho é pífio, talvez seja porque não tenha domínio de instrumental analítico de forma suficiente. Neste sentido, ou porque não tenha a capacidade de absorvê-los ou porque não tem disciplina suficiente para superar o desejo maior de distilar algum conhecimento (raso) e, dessa forma, ser reconhecido com um blog de finanças superior. Sim, existe um universo imenso de conhecimento técnico, profissional e acadêmico. Infelizmente, sua fonte, não estará nas táticas e estratégias do Mizifio ou nos esboços de planilhas do Damodoran

      Excluir
    3. Primeiro assevera: errado; mas logo em seguida pondera: minha opinião. Se somente é uma opinião....

      Mas interessante é que não percebe em si mesmo arrogância inconsciente ao afirmar que um desempenho em mercado é pífio ou será pífio por conta de falta de ""domínio de instrumental analítico"". Analítico de quê? De leitura do futuro? De dados gráficos e outras métricas do passado? Daquilo que leu no jornal impresso ontem? No relatório semanal da corretora? Na dicas de fóruns online? No breaknews do infomoney, talvez?

      Discursos empolados maquiam mas não escondem (raso) conhecimento do que se arroga capaz de julgar.

      Excluir
  2. Tão descendo a lenha em você no blog do uó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhe os supertrades do Uó.

      Em breve ele quebra ou então irá parar de fazer o Martingale... fica cobrando por lá pra tu ver... rs

      Excluir
  3. Agora entendo porquê está virando desafeto dos blogueiros.
    Sinceramente os posts que tem feito dão a entender que tudo você sabe sobre investimentos. #SQN.
    Acho mesmo que se a blogosfera atual não passa de coxinhas que sabem menos do que você mente, deveria o ilustre então fechar o blog e ir para outras bandas.
    Realmente não acho que o seu blog também tem colaborado muito não, ninguém vai sentir falta.
    Tô meio de saco cheio desses seus posts. Você virou um baita de um chatolino !

    PÔNEY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A porta de saída é serventia da casa

      Excluir
    2. O anônimo acima não é o poni, porque faltou a lambida no final.

      uauauauaua

      Excluir
    3. Sim, e o poney nunca teve qualquer problema em falar as merdas que quis e assinar ao final. este mongolão é outro animal, é uma ave codorna!

      Excluir
    4. Esse português tá muito bem escrito pra ser o codorno. Só se ele botou o filho dele pra escrever, rs

      Excluir
    5. Correção: muito bem escrito PRO codorno... rs

      Excluir
  4. HME é bem fraquinha! Ela baseia sua premissa que o mercado é eficiente, mas o mercado carece de eficiência simplesmente porque seus players não são eficientes e as informações não são eficientes o que gera caos. Mas o resultado de sua afirmação é algo interessante... pois se o mercado for realmente eficiente dificilmente sua carteira baterá a média do mercado, ao mesmo passo, se o mercado for caótico o resultado é igualmente o mesmo!
    Logo uma carteira em ETF é a melhor opção sempre, o que é bizarro, mas infelizmente verdadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, olha a contradição: vc começa "HME é bem fraquinha" e termina "Logo uma carteira em ETF é a melhor opção sempre, o que é bizarro, mas infelizmente verdadeiro."

      Outra coisa: o termo eficiencia não se relaciona com "players eficientes" ou "informações eficientes" e nem nada a ver com resultar em "gerar caos".

      Vamos estudar um pouco mais. Se não a pergunta final do post: "Eu sei o que é a HME?" só faz escancarar mais ainda a nossa ignorancia e arrogancia em qualquer assunto relacionado.

      Excluir
  5. "Eu seria mendigo nas ruas, com uma caneca de lata, se os mercados fossem eficientes." - Warren Buffett

    Vá lá tirar essa quote do começo da página, agora. Você não merece tê-la em seu site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o problema pra se lidar, quando se cisma de querer bater papo com uma horda de pessoas extremamente ingênuas que somente enxergam o mundo em preto e branco e que de tão ignorantes não percebem o tamanho da arrogância que exibem.

      Anom,

      http://www.marketwatch.com/story/warren-buffett-to-heirs-put-my-estate-in-index-funds-2014-03-13

      Não precisa ler tudo, vai só aqui na página 2:

      Warren Buffett's record by the start of our sample period strongly suggests he is a gifted trader. His success in subsequent years in generating abnormal returns doesn't in itself imply market inefficiency. Rather such returns can be construed as compensation for his extraordinary talent and acquisition of private information.

      Do you have access to the same private information as Warren Buffett? Do you have his level of investing skill? Does your financial adviser?

      If the answer to these questions is "no," just buy a portfolio of index funds and be a farmer about it. You'll do better than most, avoid losing money pointlessly to high-cost active managers and certainly do well enough over time to retire with more.

      It's what Buffett is doing for his own family.

      Excluir
  6. Alguma razão para o recente estresse criado com o colega do outro blog???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      eu fui explicar ao Uó que o que ele está fazendo irá levá-lo a quebrar (a não ser que ele tenha SOOOORTE).

      Fui dar um conselho para ele não quebrar a cara nos trades. E de alguma maneira eu virei o vilão da história.

      Vai entender.

      Excluir
  7. Belo Post, é uma boa analogia. A maioria dos investidores que conheço acredita no Value Investing, são todos sucessores de Buffett, seria legal um blog que acredita no HME... rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      a questão que tento colocar aqui não é sobre é acreditar ou não. A questão é, em primeiro lugar, ENTENDER o que é a HME. E a partir disso, vislumbrar as dúvidas e respostas sobre a teoria.

      []s

      Excluir
  8. Respostas
    1. Eu li e andei vendo que você estava pegando no pé do Uó.

      Você e o Troll tem essa mania desagradável, e isso é muito ruim para nosso ambiente.

      Imagino que a imensa maioria, e eu principalmente, temos muito a aprender uns com os outros e trocar idéias.

      Gostaria de que pensasse nessa forma de agir.

      Excluir
    2. Tenho meses ruins e outros bons. Assim como todos. Não vejo você e o Troll serem superiores a maioria da blogosfera mas mesmo assim são ácidos nas críticas. Críticas construtivas são bem-vindas, mas não tem sido o vosso caso.

      Excluir
    3. Esse é outro problema: vocês se levam muito a sério....


      Excluir
    4. O Soros se deu ao luxo de sair da petrobras no prejuízo e continua rico. Daqui dez anos ou meses pode voltar a petrobrás e continuar rico. Eu diria que é um operador eficiente.

      Excluir
    5. Guardião,

      leia com calma lá novamente. Eu fui agredido de graça.

      Excluir
    6. Mas você acusou ele de mentiroso e que estava inventando os trades, né? Ou vai negar?

      Excluir
    7. Não, não vou negar. Mas eu nunca tomaria ele tão, tão, tão, mas tããããããõoooo inocente a ponto de ir fazendo preço médio pra baixo sem parar. Na cabeça dele, o mercado S-E-M-P-R-E vai voltar e se ajustar e ele vai conseguir zerar a posição.

      Se o cara tá na bolsa há um tempo e ainda pensa assim, é beeeeeeeeeeem difícil de acreditar.

      Excluir
    8. O nome disso é "Dilema do Orkut" (acabei de inventar agora... kkkk)

      O dilema é o seguinte: diante da história do cara, vc fica na dúvida: ou o cara é muito ingênuo ou muito mentiroso. Mas a prudência sugere que nunca devemos tirar alguém tão por baixo. Então vc opta por escolher a opção menos pior: mentiroso.... E aí vc erra feio! rs

      Excluir
  9. Di Marcinho: continue firme e forte nas críticas.
    O povo brasileiro, atualmente, sofre de "adolescência tardia". Não aceita ser criticado.
    Enquanto você está elogiando, tudo bem. Se você começa a mostrar as incoerências ou, simplesmente, um outro ponto de vista, você se torna a chata, a mal-educada, etc.
    Enquanto formos uma Nação de "mimimis", não chegaremos a lugar nenhum.
    É necessário, enquanto sociedade, querermos atingir a idade adulta.
    Abraços,
    Letícia (sumida)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, Letícia!

      É muito difícil assumir nossos erros e aceitar que nossas CRENÇAS estão erradas.

      []s!

      Excluir
  10. Minha critica não foi nada a respeito de investimento, finanças ou HME (eu mesmo só sei o conceito básico, e que de nada serve), minha critica foi que as pessoas devem saber ouvir, discutir e debater QUALQUER ASSUNTO sem faltar com respeito e levar em consideração sim o conhecimento, experiência e formação alheia, levando em consideração ao menos a possibilidade de que em algum momento podemos nós sim estar errados.

    Cito como exemplo minhas discussões a respeito de planilhas. As tive com vc, HC e AdP. Depois de longos emails (fui proibido de comentar no blog) eu desisti e tomei que estava errado. Meses depois me chega a correção do AdP em relação a planilha dele, HC admitiu que a dele também estava errada e a sua (embora a menos pratica e mais feia) estava correta.

    É verdade que a maioria dos blogueiros têm conhecimentos não profissionais, mas alguns poucos que o tem vc trata como se não tivessem, e desconsidera também alguns que tem a experiência e pratica ao seu lado.

    Embora o Cerbasi seja muito bem "curriculado", as vezes, para nós um ebook possa ser mais útil (seja ele mais caro ou mais barato, de fonte acadêmica ou não), assim como para mim o ebook do HC foi mais util que "Dinheiro: Segredos de Quem Tem".

    Eu parei de comentar no blog e de perguntar algumas duvidas que tinha quando me encontrei no dilema, haja vista que um confrontava diretamente o outro:
    1. "Sigo um excelente engenheiro de petróleo, que, embora não ganhe dinheiro, já lera muitos livros de finanças e entende muito do assunto"
    ou
    2. "Sigo Lee Lowell, um excelente operador de opções, formado na área e com sucesso em seu ramo de negócio devido ao seu conhecimento e experiencia"

    Sigo o especialista ou o amador (se profissionalizando)?
    Se sou iniciante, como saberei qual dos dois está de fato certo? E como criticar quem acho que está errado se não tenho argumentos consistentes e nem provas concretas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helisson, boa tarde.

      Então, como você tem se saído praticando as 4 estratégias recomendadas pelo Lowell no Get Rich with Options" ? E há quanto tempo vêm operando as mesmas?

      Excluir
    2. Tem pouco tempo que li, e ainda não me encontro nas condições de aplicar as estrategias.
      Na época eu tinha em mente uma estrategia, eu bolei ela antes de ler o livro, com meu humilde conhecimento superficial e incompleto e apresentei a blogosfera. Após ser criticado que a estrategia me levaria a derrocada, eu abri mão dela.

      As premissas:
      1. Vc tem capital disponível para comprar um lote de ações da empresa XPTO (que vc já fez analise e concluiu ser uma boa empresa e que está com bom preço de compra).
      2. Vc está disposto a pagar até R$ xx,xx por ação.

      A estrategia:
      1. Vende PUT da ação ao preço próximo do que vc esta disposto a pagar.

      Conclusão:
      1. Ação cai ao preço abaixo do strike, vc é obrigado a pagar o strike. Contudo, o strike menos o prêmio formam um preço justo, dado o valor que vc já havia estabelecido para comprar o ativo. Ou seja, vc pagou mais barato do que estava disposto a pagar por uma coisa que vc já iria comprar.
      2. Ação sobe e fica acima do strike, vc não precisa comprar. Contudo, o preço atual menos o prêmio formam um preço justo, dado o valor que vc já havia estabelecido para comprar o ativo. Ou seja, vc pagará o preço que estava disposto a pagar por uma coisa que vc já iria comprar, mas com pequeno desconto, ou ao menos mais barato do que todos no mercado.

      Essa era minha estrategia, a estrategia apresentada (e rejeitada) a blogosfera, que mais tarde li no livro como uma das 4 estrategias vencedoras. Assim como todas estrategias, ela tem requisitos, pontos fracos e fortes, vantagens e desvantagens. Principalmente, ela tem premissas. Vc tem que ter:

      1. Dinheiro disponível
      2. Ativo alvo para comprar (ter consciência de que é uma boa compra)
      3. Compromisso de comprar o ativo mesmo que não seja exercido

      O autor conclui que "Vc está sendo pago para comprar algo que vc já iria comprar de qualquer forma a qualquer preço, e ainda está recebendo desconto para isso".

      Excluir
    3. Anônimo, minhas principais duvidas são:
      Quem realmente merece credibilidade?
      Como saber se já tenho conhecimento solido suficiente para jogar por terra todo o estudo e sucesso do outro (que realmente tem mais estudo que eu)?

      Excluir
    4. Correção:

      "A estrategia:
      1. Vende PUT da ação ao strike próximo do que vc esta disposto a pagar."

      Excluir
    5. Helison, esta estratégia é a mesma que a Venda Coberta do Bastter, rsrsrsrs

      []s!

      Excluir
  11. Helison, sou eu o anom 13:46.

    Agora estou enrolado, mas prometo te responder por aqui sobre o seu questionamento.
    Antes de mais nada, com certeza, fui que fiz a crítica a qual o preservou de cometer um erro de julgamento.

    Mas antes, vc poderia detalhar melhor o ítem 2 da sua estratégia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa: sobre Lee Lowell.

      Além do que consta na orelha do livro dele, o que mais vc sabe sobre ele? Algum link? Qualquer coisa sobre sua trajetória e o que faz hoje em dia?

      Excluir
    2. Eu não sei muita coisa sobre ele, na verdade não sei quase nada.
      Só o que o livro expõe. Pelo fato das fontes serem em inglês.

      Excluir
    3. http://wsdinsider.com/wcr-research/IMT/IMT0509mini.php?code=WIMTLB03

      Excluir
    4. Helison, bom dia.

      Levantei o que sabe sobre o Lowell, porque em dois momentos vc priorizou o conhecimento e sucesso dele. Abaixo um dos momentos:

      . "Sigo Lee Lowell, um excelente operador de opções, formado na área e com sucesso em seu ramo de negócio devido ao seu conhecimento e experiencia"

      Mas agora vc me diz que não sabe muita coisa sobre ele....

      Sinceramente, já que o seu parametro de confiança no conhecimento sobre estratégias com opções está tão ligado ao sucesso do Lowell, penso, ser de suma importancia - pra vc - levantar o máximo de informações sobre o próprio. Além daquilo que vc já leu na contracapa e na orelha do livro, provavelmente escrito pela editora...

      O Marcio trouxe essa biografia escrito pelo próprio. Bem ali ele nos conta que após 6 anos de operações no pit da NYMEX ele teve tanto sucesso que se aposentou aos 31 anos e foi morar no Hawai, passando a operar de lá pela internet concentrando-se em análise grafica....

      Sem menosprezar, até porque nada impede que ele seja um gênio: mas em apenas 6 anos de trabalho e estudo em operações de grande volatilidade e imprevisibilidade ele se aposentar aos 31 anos num ramo tão difícil... Bem, é pra poucos. Vc conhece muitas histórias reais assim? Vc se considera apto a ser um pessoa tão rara quanto ele?

      Mas vamos dar um voto de confiança ao Lowell. Se vc e alguém mais ampliar essa pesquisa, quem sabe, a gente não chega a algo mais sólido?

      Eu, pessoalmente,pesquisei no google em bastantes tentativas sobre ele. Achei pouca coisa. Mas admito que talvez eu seja limitado na escolha dos filtros que pudessem revelar mais sobre ele.

      Excluir
    5. O que achei:

      1) entrevista:
      http://traders.com/Documentation/FEEDbk_docs/2007/05/Interview/interview.html

      Basicamente repete a biografia postada pelo Marcio. Acrescenta o fato que hoje em dia opera a partir do hawaí. Esse um dado contraditório. Enquanto nos ultimos 15 anos, a discussão mais recorrente é buscar cada vez mais estar próximo a informação com a turma do HFT instalando servidores e linhas ultrarapidas pra seem os primeiros a ter a informação da tendencia do mercado, ele, o Lowell, ao contrário, foi pro mais longe possível do accesso da bolsa: hawaí. E agora opera pela internet do outro lado do pacífico sujeito a delays. E outra informação: adota analise grafica, principalmente médias móveis, técnica que hoje em dia é uma das mais arcaicas. Mas insisto: sendo Lowell um gênio, tipo Tony Stark que construiu seu primeiro prototipo da armadura do homem de ferro numa prisão nas montanhas no afeganistão... tudo é possível.

      2) Outra entrevista:
      http://www.investmentu.com/article/detail/9443/lee-lowell#.VOxVcy5SLJB

      Essa já fala sobre como ganhar dinheiro em qualquer tempo no mercado. Esse tipo e afirmação é algo do nível de acerto que supera até o Soros. Aparentemente essa entrevista está vendendo um serviço através de uma idéia: Lowell possui um "sistema" com 83% de acerto.... No final do texto vem um link que vai nos encaminhar a esse sistema; http://www.investmentu.com/editorial-mentions/imt.html
      E ao clicar no link vem a mensagem: sorry.... blablabla

      3) esse link é mais direto:
      http://www.rediff.com/money/2007/dec/14trader.htm
      Ali nos é oferecido a comprar ou assinar os serviços do sistema: The Triple-Zone Profit Trader. Altas taxas de acerto e tals.... Maiores detalhes leia no link.

      Interessante esse trecho:
      Now, with The Triple-Zone Profit Trader humming like a fine-tuned racecar -- and 16 wins out of 19 plays under its belt in the past 12 months -- you have a very unique and rare opportunity to learn from one of the master commodities gurus of our time and watch your portfolio grow month by month as you experience the indescribable thrill of closing out one winning play after another.

      But you'd better buckle up. As you've seen, the profits can come fast and often

      ****

      Mas veja bem, Helison: eu achei isso sobre ele. Muito lembra discurso de vendedores de ilusão, de esquemas e tals. Mas eu posso estar errado. Como saber? Se vc ACREDITA no que pensa:

      "Sigo Lee Lowell, um excelente operador de opções, formado na área e com sucesso em seu ramo de negócio devido ao seu conhecimento e experiencia"

      Penso, humildemente, que vc deve se aprofundar mais sobre quem seja de fato Lowell. Repito: somente achei esses liks pelo google e não me pareceram animadores.

      Excluir
  12. Eu tenho R$ 100 para comprar uma bicicleta, que eu já julguei ser ideal pra mim e que esta a um bom preço.
    Eu posso pagar R$ 100 por ela agora ou esperar +-1 mês (até o natal) para comprá-la.
    Meu amigo apostou comigo que até o natal ela estará muito mais barata e que não compensa comprar agora, eu duvidei, acho que o preço deve se manter.
    Ele inclusive me ofereceu R$ 5 para eu assumir um compromisso com ele, de no natal comprar a bicicleta na mão dele por R$ 95 (caso ele me peça, independente do preço).
    Ou seja, se no natal o preço estiver abaixo de R$ 95, eu pagarei R$ 95 (menos os R$ 5 que recebi, ficará R$ 90).
    Caso esteja acima de R$ 95, eu pagarei o preço que estiver (só que vai ficar R$ 5 mais barata).
    Assim com um preço até R$ 105 eu saio no lucro.

    Existe a possibilidade do preço disparar para R$ 150 ou R$ 200? Sim.
    Mas também existe a possibilidade de se manter abaixo de R$ 105? Sim.
    Qual o erro nisso tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar uma bicicleta sempre é uma bicicleta. Não importa se a economia estiver em crise ou não. Não importa se o dolar está a 1,50 0u 3,00. Não importa nem mesmo se a moeda vigente é o real ou o cruzeiro. A utilidade da bicicleta é imutável.

      Mas uma ação, papel com uma esperança embutida, pode ser qualquer coisa: tanto pro bem quanto pro mal.

      O que vc faz ao vender uma put é assumir o papel do especulador e quem compra a put do do hedger. Vc atua como uma seguradora. Implica que vc assume o risco dos outros e é remunerado por isso: o tal prêmio.

      Vc fala duas coisas interessantes lá em cima:

      """Vc tem capital disponível para comprar um lote de ações da empresa XPTO (que vc já fez analise e concluiu ser uma boa empresa e que está com bom preço de compra). """"

      """ Ativo alvo para comprar (ter consciência de que é uma boa compra)"""

      Sim, sua análise é extremamente bem feita como disse um cara lá em cima: dominio do instrumntal analitico, bonita expressão....

      Mas e se surge uma nova informação desconhecida pela imensa maioria do mercado amanhã ou daqui uma semana sobre a sua empresa escolhida? A sua análise daquilo que seria uma boa empresa não iria mudar? Voltando a bicicleta ele não muda: continua um veiculo de duas rodas movida a pedal. Mas já a ação.....

      Sobre ter consciencia que é uma boa compra....

      Bem, se vc tem essa "consciencia que é uma boa compra" te pergunto? Porque então usar de estratégias com opções ou qualquer outra estratégia? Se vc tem consciencia que está certo, vc tem tudo e mais 10%! A boa compra "consciente" sugere que vc está comprando algo mal precificado pelo mercado (a tal ineficiencia...) e que a tendencia natural será subir (considerando que comprou...).

      Pra que uma estrategia se estou consciente da minha compra? Se vc vai comprar e está disposto a pagar o preço, seja um acumulador e ponto final.





      Excluir
    2. Helison,

      se ao final do ano a bicicleta estiver custando $50, se vc não tivesse feito nadinha, poderia comprar DUAS bicicletas com os $100 iniciais.

      Vou repetir: vender put (short put) dá um resultado financeiro bruto IDÊNTICO ao de fazer uma venda coberta (comprar ação + vender call / long stock+short call).

      Eu já falei sobre isso aqui diversas vezes.

      Entenda, Helison: o seu objetivo como investidor é aumentar o PATRIMÔNIO FINANCEIRO. Seu objetivo NÃO é comprar mais ações.

      O acúmulo de ações é um meio para aumentar o financeiro e não um fim. E isso só funciona se as ações sobem. Se elas caem, seu PATRIMÔNIO FINANCEIRO cai junto.

      Após compreender isso, creio q vc conseguirá enxergar os erros desta estratégia, COMO ELA É VENDIDA.

      É uma estratégia válida? Sim, com certeza. Mas saibamos utilizá-la da forma correta.

      []s!

      Excluir
    3. E se a bicicleta estiver 150,00 no final do ano?

      Excluir
  13. Considerando a hipótese do mercado eficiente, é melhor comprar hoje ou amanhã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal seria ontem....

      Excluir
    2. 15:54,

      são dois assuntos. Um é o do post. O da bicicleta que o Helison puxou é sobre a venda de puts. São coisas bem distintas.

      Excluir
  14. Na verdade...na verdade minha critica inicial era sobre respeitar o currículo (conhecimento acadêmico) e experiencia alheia, principalmente quando esse alguém tem mais conhecimento acadêmico (e as vezes até mais experiencia) que nós. Não queria entrar de forma alguma na ceara das finanças e investimentos, justamente porque não tenho conhecimento acadêmico e nem experiencia para jogar por terra vossas conclusões.

    Sou o tipo de pessoa que qndo alguém vem com uma informação que eu acho que já sei (e as vezes sei mesmo), eu não desminto e nem completo a informação, espero ela falar tudo que sabe (vai que aprendo algo novo, e ainda caso esteja eu enganado não saio feio). Se ela fala muita besteira, tento ensiná-la com os argumentos que eu dispor. Nunca bato de frente com alguém defendendo invariavelmente um ponto de vista.

    Agora, imagine vc no 1º período discutindo com seu professor de macroeconomia (na frente da turma toda) que o estado tem sim que tomar as rédeas da economia (vc afirma isso porque leu e releu Keynes, e para vc ele é o mais foda). Imagine eu discutindo com Dr. Money sobre isso, por mais absurdo que possa parecer e eu estiver certo, eu não posso desconsiderar a experiencia e formação dele e dizer que ele não sabe nada.

    É dificil expor pensamentos completos em forma de texto a fim de transmitir tudo (em detalhes) o que se deseja aos leitores, sem haverá más interpretações e mal-entendidos.

    Fico por aqui senhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helison,

      é claro que devemos respeitar a opinião das pessoas do mercado. Mas vc notou o link que eu enviei sobre o Lowell?

      "I’m one of those rare men in the investing world…"

      Ele se acha o cara! rs E claramente está fazendo o que faz para vender o método dele e ganhar $$$$. Qq semelhança com cães da vizinhança NÃO é mera coincidência.

      Sobre a questão do debate dos assuntos, vc por exemplo citou modelos econômicos. Estas coisas AINDA estão em discussão e há ainda há muuuuuuuuuita coisa a ser discutida. Aí, ok! Mas mesmo aqui, note-se que ANTES vc precisa entender o que seria o "modelo keynesiano" para DEPOIS poder opinar sobre o assunto. Da mesma forma que existe muita discussão sobra a HME, ANTES vc precisa entender o que ela é para DEPOIS poder opinar sobre os pontos fracos e fortes dela.

      Já outros assuntos, como o que vc puxou da short put, não tem discussão. É matemático. Em valores brutos para o financeiro, é o mesmo que uma venda coberta e ponto final.

      []s!

      Excluir
  15. "na medida em que o número de prognósticos aumentava, mais a média dos prognósticos se aproximava do número real de feijões dentro do recipiente."

    Qual o número de negociantes para se chegar num bom prognóstico?
    Será que o índice bovespa tem participantes suficiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí sim começamos fazer as perguntas certas...

      Poderíamos pensar em liquidez?

      Excluir
    2. Liquidez só me diz sobre valor investido.

      3 ou 4 grandes negociadores podem movimentar o mercado?

      Excluir
    3. Só sobre valor investido? Como assim ?

      Excluir
    4. quis dizer valor negociado.

      Viu o comunicado de OPA de BRPR3?

      "O Ofertante tem interesse em realizar a OPA porque entende que a atual cotação em bolsa de valores das ações de emissão da Companhia não reflete o seu adequado valor, posto que reflete um desconto em relação ao valor patrimonial de seus ativos, levando-se em consideração que a Companhia mantém os seus ativos imobiliários contabilizados a valor de mercado, conforme avaliação independente."

      A BRPR3 faz parte do Ibovespa. Hoje subindo mais de 7% para buscar o valor justo que a maioria não conhecia ontem. rs

      Excluir
    5. Tá meio confuso ou não entendi o que você quer dizer. Até porque OPA é uma oportunidade que surge pro mercado arbitrar até o momento que é confirmada e precificada.

      Excluir
    6. 12:42,

      O que você colocou está perfeitamente de acordo com a HME.

      Sinceramente, não entendi ainda o que você quis dizer anteriormente. Uma alta liquidez significa que os ativos estão sendo negociados a todo instante e, se há um "preço justo", é de se esperar que ele naturalmente caminhe para esse "preço justo". Quanto mais líquido o mercado, mais suporte a HME teria.

      Pense comigo: mesmo que haja poucos players, se então o preço justo for 10, os big players não vão pagar 11. Eles vão acabar brigando entre eles e, nisso, o preço vai acabar sempre ficando perto do 10...

      Excluir
    7. Mas a hipótese é que precisam de muitos players para o mercado ser eficiente. Pela hipótese, poucos players nunca chegarão aos 10. Quantidade de players e quantidade de dinheiro (liquidez) são coisas diferentes.

      Excluir
    8. Ainda não entendi onde vc está querendo chegar. Poderia ser mais específico?

      Excluir
  16. existem 2 possibilidades

    HME

    ou

    No mercado só tem idiota e você é o único esperto


    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...