Web Analytics

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Análise do Método do Fluxo de Caixa Descontado


E ae, galera, tudo na paz?
Uma das coisas que sempre me intrigou foi o cálculo do preço justo de uma ação pelo Método do Fluxo de Caixa Descontado (MFCD). Na verdade, o que me intriga é a perpetuidade, pois ela normalmente responde pela maior parcela do valor da ação. Será que este método é realmente útil?
 Para quem não conhece, o método é simples: imagina-se qual a projeção de lucros para empresa nos próximos anos, num período mais forte de crescimento e depois considera-se que, já que a empresa estará madura, crescerá bem lentamente.
Bom, mas o cálculo incluindo a perpetuidade (que é tal período de crescimento lento) considera-se que a ação vai dar lucro infinitamente! Êpa, INFINITAMENTE?
O investidor não irá viver infinitamente! Afinal de contas, em quanto tempo o investimento REALMENTE volta? Digo, o investidor não tem infinitos anos de vida para ficar esperando, não é verdade?
Bom, a parte da fórmula da perpetuidade que interessa é o denominador que é dado por:
(taxa de desconto – perpetuidade)
Como é denominador, então quanto maior a taxa de desconto, menor é o valor da fração. E, quanto maior a perpetuidade, maior a fração.
Fiz umas contas pra ver em quantos anos o investidor conseguiria ter 100% do capital investidor e encontrei a seguinte tabela:
Anos
Perpetuidade
TxDesconto
1
2
3
4
5
8
40
50
>50
>50
>50
9
35
40
50
>50
>50
10
30
35
40
50
>50
11
25
30
35
40
50
12
23
25
30
35
40
Reparem que a tabela é muito sensível a apenas 1 ponto percentual de diferença! Cada ponto faz variar de 5 a 10 anos no prazo!
No entanto, vemos que é possível sim encontrar o valor sem ser no infinito, mas ainda nessa vida. No entanto, a melhor condição de 23 anos.
Na pior condição, que seria de 8% x 5%, o prazo ficou bem acima de 50 anos. No entanto, em 40 anos o retorno teria sido de 70% do cálculo do preço justo. Nada mal.
A conclusão que tira-se desta tabela é que o MFCD pode funcionar sim, mas no LONGO PRAZO.
Afinal de contas o MFCD faz exatamente isso: ele pega valores futuuuuuuuuros e traz para o presente!
Mas se você não esperar até lá fica um pouco difícil das coisas se concretizarem, não acha?
É por isso que Warren Buffett recomenda mínimo de 10 anos com o papel. Pois é só assim que você conseguirá começar a ver o retorno do investimento.
Minha conclusão é que sim, o MFCD funciona perfeitamente para um investidor. No entanto, por tratar de prazos bem longos, o método só funcionaria se o investidor segurasse o papel neste longo período, reforçando de que investimento na Bolsa é coisa de longo prazo.
Para finalizar, uma frase de Warren Buffett:
“O mercado acionário é feito para transferir dinheiro dos apressados para os pacientes.”
Abraços a todos!

6 comentários:

  1. Rapaz, eu estudei esse negócio de fluxo de caixa descontado, mas é um modo muito complicado pois temos que reunir um monte de informação e se apenas um quesito mudar um pouquinho só, o resultado muda bastante, eu geralmente faço o fluxo de dividendos descontados na qual o principio de calculo é o mesmo só que mais simples.
    Gosto de usar as formulas de Graham e de Gordon, mas as variações entre um tipo de calculo e outro são gritantes.


    Um abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Lord!

      Pessoal exagera muito, cria várias paradas mto lokas em volta...

      Não tem mistério.

      Além disso, creio que a melhor maneira é ser conservador nos cálculos. Vou escrever sobre isso posteriormente.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. De qualquer maneira, quando fazemos alguma projeção futurística estamos usando a subjetividade. Eu particularmente prefiro me basear em fatos presentes como lucro alto, divida baixa, P/L baixo, preço/valor patrimonial da ação baixo, etc...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou falar disso mais à frente.

      O principal é fazer projeções conservadoras!

      []s!

      Excluir
  3. dimarcinho

    Interessante sua opinião de LP, acrescentaria somente o rebalanceamento para períodos difíceis para as empresas e acrescentaria o HEGDE . . .

    No mais, PARABÉNS pela sua redação, muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Robson,

      O hedge é algo mais avançado, é quase q operar... mas funciona mto bem...

      []s!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...