Web Analytics

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Só investir em empresas boas não adianta


Fala, galera! Tudo na paz?
Hoje vou abordar um assunto que não vejo muito aqui pela blogosfera que é a precificação de ações.
Muito se fala em escolher boas empresas, avaliar seus múltiplos e concluindo que é uma empresa boa, a grande maioria vai e compra, pelo fato de ser uma boa empresa. E aquela empresa “meia-boca”, por assim dizer, será então que não vale à pena investir nela? A resposta está no que Warren Buffett grita aos 4 ventos há mais de 40 anos: VALOR.
Tomemos o exemplo de um jovem empreendedor que desejou abir um negócio XPTO qualquer, avaliado em $17, e obteve o seguinte fluxo de caixa ao longo dos anos:
Clique na imagem para aumentar
Como nosso jovem investidor viu que o negócio não ia nada bem, decidiu se desfazer do negócio. Vendeu os ativos em e quitou as últimas dívidas, sobrando aquele pequeno lucro ao final.
Caso você tivesse uma bola de cristal e pudesse prever este fluxo de caixa teria investido na empresa? Uma empresa que você já sabe que irá apresentar prejuízos? Não parece bom negócio, não é verdade?
De fato, muitos se afastariam desse negócio, mas eu digo que é não tão simples sim.
A primeira pergunta, que é até meio óbvia, é: “Quanto custa abrir esse negócio?”
De fato, se utilizarmos o Método do Fluxo de Caixa Descontado para este fluxo, utilizando a SELIC de hoje para descontar (8%), encontraríamos o valor de $18,2.
Assim sendo, para este negócio em específico, se o investidor tivesse gastado menos do que $18,2, mesmo com aqueles prejuízos todos no final, ainda assim teria conseguido gerar dinheiro. Como ele gastou $17, obteve lucro.
Já aqui, temos outra situação. Uma empresa que irá lucrar 10% para sempre, mas inserida num negócio de alto risco (taxa de desconto de 25%). O fluxo de caixa esperado é:
Clique na imagem para aumentar
Esta empresa está sendo vendida por $100. Apesar do alto risco, vemos que ela irá dar lucros crescentes durante muito tempo. Aparentemente, um excelente negócio!
Sim, pode ser, mas de nada adianta pagar caro por ele. Para este caso, com as premissas ditas anteriormente, esta empresa estaria avaliada em $66,7. Ou seja, pagar $100 por ela seria perder dinheiro, pois ela iria lhe dar um retorno 33% inferior.
E é aqui que entra o que eu falei no início do texto. Dei dois exemplos, de uma empresa ruim e uma boa, no entanto, quem tivesse investido na empresa ruim teria tido lucros, enquanto quem investiu na empresa boa teria tido prejuízos!
Ou seja, de nada adiantou investir na empresa boa pagando caro.
Muito mais importante que isso é pagar barato por ela!
É necessário calcular o VALOR da empresa. Caso o PREÇO esteja abaixo do VALOR, é bom negócio. Caso contrário, não!
Calcular o VALOR de uma empresa não é nada simples, mas podemos contornar isso fazendo cálculos mais simples e adotando premissas sempre conservadoras. Mais pra frente começarei a escrever sobre esses modelos de precificação de ações, onde é possível estimar o preço justo (ou valor) do ativo, seja ele qual for.
Abraços a todos!

15 comentários:

  1. Olá Di, por favor vc concorda com o cálculo dos preços justos de ações do site GUIAINVEST?

    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zé!

      Bom, a ferramenta calcula certinho. Eu costumo usar ela!

      No entanto, eu acho que elas premissas furadas. Por exemplo, ele sempre utiliza como taxa de desconto a SELIC, mas tem empresas onde as taxas de desconto deveriam ser muito maiores.

      As fórmulas são simples, mas os inputs não são tão simples! hehehe

      []s!

      Excluir
  2. Não é tão simples assim... Nada garante que a empresa "ruim" não vá continuar destruindo valor por vários anos, até falir soterrada em dívidas...
    Ou que os sindicatos/governo vão deixar ela vender os ativos no ano de seu encerramento e não tomá-los através de multas e processos trabalhistas...

    ResponderExcluir
  3. Ola Dimarcinho, e muito complicado fazer estes calculos de preço justo, principalmente aqui no Brasil, pois o modelo contabil mudou e afetou todos os calculos de longo prazo, tem as formulas do fluxo de caixa que basta mudar um pouquinho só uma variavel para distorcer o valor final, e sem fala sobre, as informações disponiveis neste sites que não são totalmente confiáveis.
    Bem só nos resta ler os balanços de todas as empresa (se tiver tempo) ou partir para a analise tecnica.
    O mais engraçado de tudo é que muitas empresas aparecem nestes sites com indicadores bem positivos, mas a sua cotação só cai, ate surgir um balanço ruim e ai todos se dão conta de que a empresa não é tão boa.
    É muito complicado.

    Um abração!!!

    Lord

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lord,

      não precisa entrar muito a fundo na contabilidade, não. Como eu disse, assumindo premissas conservadoras, facilita.

      E tio Buffett ficou rico assim, investindo em valor. As pessoas esquecem dos principais pilares dele...

      []s!

      Excluir
    2. Mas por exemplo um cara que se orienta pelo DY e pelo P/L e vai no site fundamentus e ver que os índices da ELPL4 estão otimos vai querer investir nesta empresa, e assim pode quebrar a cara.
      Acho que as fontes de informação não são tão confiáveis assim, pois vejo uma diferença entre site que me deixa apreensivo.

      Um abração!!!

      Excluir
    3. Sem sombra de dúvidas, Lord! É por isso que ele tem q estar atento aos balanços e as principais notícias que irão impactar a empresa. Normalmente os fatos relevantes costumam ser suficientes para o investidor sozinho correr atrás de mais informação.

      Grande abraço!

      Excluir
    4. Geralmente a gente ver coisa do tipo:
      A cotação de uma empresa vai caindo durante 2 meses e quando vem o balanço com um resultado bem ruim, o pessoal diz que no dia seguinte a cotação vai despencar, mas ai acontece ao contrário o papel simplesmente sobe, e porque isso acontece?
      Os insider ja tinha esta informação a bastante tempo e ja vinham vendendo o papel bem antes e quando vem a noticia do balanço eles simplesmente voltam a comprar ja sabendo que o próximo balanço vai ser bem melhor. talvez por isso é sempre bom analisar os gráficos também.

      Excluir
    5. Eu acho q isso mostra a total ineficiência do mercado e como o humor o afeta.

      Lembra da descoberta de Tupi? As ações da Petrobras subiram uns 8% no dia.

      Sei que após a crise, em 2010, não lembro ao certo, divulgaram um campo com potencial para ser de 2x a 4x maior que Tupi.

      Neste dia, as ações da PETR4 caíram uns 2%.

      Vai entender?

      []s!

      Excluir
    6. Mas teve um campo que não me lembro o nome, acho que era jupite, que no dia do anuncio a Petrobras abriu com uma alta de 15% mas fechou o dia com uma alta de apenas 1%, quer dizer, quem comprou na abertura teve um prejuizo de 14% em um único dia.

      Excluir
  4. Fico feliz de ver mais gente seguindo Buffet, fazendo cálculos. Cara, acho que seguir o número um deve dar bons resultados.

    um
    abração,

    Alien1rj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Alien,

      de nada adianta pagar hoje, por exemplo, R$ 300 pelo papel da Ambev.

      Tudo deve ser muito bem analisado, mas, sem sombra alguma de dúvidas, a relação entre preço e valor é a mais importante de todas.

      Grande abraço!

      Excluir
  5. Se tu tem uma carteira e tu faz o rebalanceamento dela ao longo dos anos OU meses as chances de SEU investimento dar errado é perto de ZERO, embora muita gente não considera essas chances no decorrer do tempo . . .

    Se o teu ponto de entrada no ativo for balizado por um bom metodo, não vai fazer diferença COMPRAR VALOR ou não, pois vc está comprando o ativo EM bom MOMENTO . . .

    não sei se deixei meu ponto de vista claro, mas sigo essa linha de raciocinio e tem dado muito certo.

    Aguardo pelos teus modelos de cálculos de valor.

    ABS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi o seu método sim, RW, o qual já andei falando por aqui que não gosto muito, pois ele diminui a rentabilidade de quem investe seguramente na Bolsa.

      Mas pra quem realmente não sabe o que está fazendo (não estou dizendo que é o seu caso, ok?) ou que ainda não tem psicológico para aguentar o mercado, é uma opção.

      []s!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...