Tem gente que vai ficar chateada por terem citado Taleb! rs
O tema: falecimento do Eduardo Campos
01:23- O impacto do acaso
O triste episódio também traz uma clara evidência da nossa incapacidade de antecipar movimentos de futuro e irresponsabilidade de tentar domesticar a incerteza.
Mesmo o estudo mais apurado sobre os cenários prováveis para a corrida eleitoral dificilmente atribuiria probabilidade minimimante relevante para o acontecimento da véspera.
Você monta um cenário com base nas melhores informações disponíveis, faz o seu dever de casa e toma a suas decisões a partir disso.
De uma hora para outra, uma obra do acaso destrói por completo toda a sustentação do seu argumento, no que o Nassim Taleb, apoiado em Karl Popper, chamou de cisne negro (black swan): um evento altamente improvável, de difícil previsão* e de grande impacto.
02:33- Como lidar com isso
O próprio autor do diagnóstico (Taleb é nosso maior mentor) aponta o tratamento: você precisa se expor de forma inteligente ao acaso, ao desconhecido, se beneficiar do choque, do incerto, do volátil. “How to live in a world we don’t understand?” (Como viver num mundo que não entendemos?”
Na alocação de recursos, uma maneira sensata de buscar isso é deixar a maior parte do patrimônio em ativos seguros, minimizando o risco do bolo todo a eventuais choques, deixando pequena parcela para papéis de perfil antifrágil, que possam subir muito no cenário favorável, e cair pouco no caso negativo.
*Nota: Um Cisne Negro não é de "difícil previsão". Ele é imprevisível. Nota-se que o Taleb não é tão mentor deles assim... rs
Mas a ideia do que foi escrito é exatamente sobre isso: o impacto do altamente improvável.
Logo, logo surgirão pra comentar e debater de um lado talebianos de carteirinha e do outro seus inimigos anti-talebianos (com o curioso agravante que nenhum dos dois lados seja contra ou favor nunca leram uma linha sequer de qualquer livro do taleb) discutindo sobre a diferenciação clássica entre cisnes negros (evento ruim) e cisnes brancos (eventos bons) e outras invencionices que fariam o turco ruborizar em 1, 2, 3....
ResponderExcluirhahahaha, muito boa; interessante mesmo que os caras citam o Taleb, falam q é o seu mentor, mas não sabem nem a definição do que é um Cisne Negro
ExcluirOlá, Márcio!
ResponderExcluirNa verdade, os eventos não precisam ser imprevisíveis, mas sim de pequena probabilidade.
Alguém pode ter previsto o 11 de setembro, mas mesmo assim era um evento de baixíssima probabilidade.
O evento de baixíssima probabilidade também pode ser um não-evento, quando se espera que a probabilidade algo acontecer (e não acontece) é muito grande.
Abraço!
"Na verdade, os eventos não precisam ser imprevisíveis, mas sim de pequena probabilidade."
Excluir"O evento de baixíssima probabilidade também pode ser um não-evento, quando se espera que a probabilidade algo acontecer (e não acontece) é muito grande."
Cada um alcança aquilo que busca: embromation.
É vero, Menino do Rio:)
ExcluirAbraço!
Soul, houve um documentário da Discovery mostrando que alguns funcionários do FBI alertaram seus superiores 6 vezes !! da iminiência do ataque de Bin Laden... A Casa Branca de Bush sabia...
ExcluirÉ mermo!
ExcluirTambém existe um outro documentário da Discovery que nos ilustra com detalhes que Roosevelt também foi alertado que o ataque de Pearl Harbor era iminente!
E não pára por aí, não! Tem um outro que explica passo a passo como todos já sabiam e foram devidamente alertados a tempo sobre o assassinato dos Kennedys, tanto do John como também do Bob! E de quebra o do M. Luther King!
Adoro Discovery porque é diversão pra todo tipo de teoria conspiratória, não perco um!
E o que vc tem para nos contar dessa vez, Giorgio?
https://www.youtube.com/watch?v=8-WwZBFwJKU
Soul, na prática o Cisne Negro é imprevisível e ponto final.
ExcluirFazer previsões, posso fazer qq uma. Posso dizer q em marte existem seres inteligentes q habitam o subsolo, possuem 4 olhos e são trípedes. Se não houver nada disso, sou louco. Se houver, consegui acertar em cheio uma previsão.
Possível? Tudo é possível.
Provável? Não.
[]s!
Soulsurfer,
Excluiraproveito, dá uma olhada nesse link:
http://www.hbrbr.com.br/materia/seis-erros-que-o-executivo-comete-na-gestao-de-riscos
As coisas estão bem claras aí.
[]s!
9 de agosto de 2013 14:11
ResponderExcluirpalavras do prof dimamá:Bagre ensaboado.
"em q momento eu falei que "não entendi" O Cisne Negro? Falei q o livro é de linguagem complexa, não que eu não entendi."Perguntas?
Professor dimamá vc leu o Iludido pelo acaso e se aprofundou no livro Cisne Negro?
Vc foi bom aluno de história como o soulsurfer? Que eh uma base para entender o iludido pelo acaso do Taleb?
Mais humildade e menos dimimi .Menos dimimi , melhor para o Potencial do conhecimento de finanças.A venho sempre beber desta fonte.
Curió
curió = codorno reloaded....
Excluirhauhauhau, cara maluco.... muito provavelmente é o cordorno, só ele escreve neste português com excelente coesão..... rs
ExcluirAgora o Dimarcinho virou o juiz das informações da empiricus? Os caras vendem relatórios e você só posta coisa de graça e sem nexo na internet e está se achando o melhor. Faça me o favor.
ResponderExcluirContinue lendo a Empiricus e suma daqui, assim vc não lê as coisas sem graça e sem nexo q eu escrevo.
ExcluirPassar bem.
Boa noite. Poderia me ajudar? Estou fazendo a monografia com base em tema relacionado. Var sobre fatores de risco (distribuição conjunta) em mercados com retornos que se desviam da normalidade. Vc tem algum exemplo de simulação para estimar probabilidades de perdas nestes modelos?
ExcluirOlá, anônimo,
Excluirnão possuo nenhum simulador do gênero e sugiro buscar material em bibliografia especializada e não nos blogs da internet, que são feitos em sua maioria por amadores e não profissionais.
[]s!
Entendi. Agradeço. Eu sempre leio o Mizifio. Pensei que ele pudesse me ajudar.
Excluirkkkk
Excluirquer ajuda de moi, pida diretamente, colégua anom!
momento gentileza: em que poço ser útil, rs?
Estou com dificuldades. Mas vou procurar alguns livros. Grato.
ExcluirAnônimo,
Excluirse tiver tempo, faça as duas partes deste curso:
https://www.coursera.org/course/fe1
Lendo o escopo do livro citado pelo mizifio, lembrei dele. É focado em precificação de derivativos (futuros, opções, swaps, cdo's, etc) e em gestão de portfolio. Aborda outros temas, como modelos de liquidez.
Tenho certeza q irá adicionar; eu já fiz, é com o pessoal de Columbia.
[]s!
"Nossa incapacidade de antecipar movimentos de futuro e irresponsabilidade de tentar domesticar a incerteza."
ResponderExcluirAnotada essa frase na minha listinha de frases. Rsrsrs. Post interessante DiM. Abraços!
Sim, a morte do Eduardo Campos foi um belo exemplo de evento de baixa probabilidade. E a mudança drástica no cenário político pode realmente a levar a uma caracterização como Cisne Negro.
Excluir[]s!
Voltei na estaca zero na venda coberta. Pode zoar... hahaha!
ResponderExcluirhahahahhahaha! rsrs
ExcluirUma pergunta: por acaso foi algo relativo a pular o stop (gap) ?
Este, julgo eu, é a maior falha do método.
[]s!
Não foi houve problemas com execuções das ordens. Eu ainda vou revisar as operações e fazer umas análises, mas já deu para concluir que não tem como operar opções de BBDC4.
ExcluirO fim do brasil está próximo??
ResponderExcluirhttp://defendaseudinheiro.com.br/empiricus-research-e-o-fim-do-brasil
Cópia desse:
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=nI-BIVWlc7A