Web Analytics

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

[Rapidinha] RNEST já produz derivados

Bom, finalmente, partiu !

http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/refinaria-abreu-e-lima-inicia-producao-de-derivados-de-petroleo.htm
http://www.aepet.org.br/site/noticias/pagina/12102/Abreu-e-Lima-j-produz-derivados

A previsão para a Unidade de Destilação Atmosférica partir era 04/11, mas Petrobras tem o péssimo de costume de atrasar tudo. Mas agora começou.

Em meio aos escândalos de corrupção e a queda do valor do petróelo, a Petrobras vem caminhando lentamente para aumentar sua produção.

E o início das operações da Refinaria Abreu e Lima (RNEST) é um marco importantíssimo para Petrobras.

Com ela, a produção de derivados irá aumentar consideravelmente, diminuindo a necessidade por importação, principalmente por diesel (que é o foco desta refinaria).

Apesar de muito citado pela mídia, o problema da defasagem de preços da importação de gasolina não é o mais crítico. O diesel é muito pior. Sem fazer contas: a defasagem de preço maior e o volume é MUITO maior.

Esta refinaria tente a mudar bastante este cenário, melhorando o resultado do Abastecimento, área da Petrobras responsável pelos atuais resultados ruins da empresa (e, basicamente, devido à defasagem de preços na importação).

Os preços dos papeis estão caindo com força, pode ser um ótimo momento para comprar de pá. E não custaria nada comprar umas put's de longo prazo pra garantir...

[]s!

30 comentários:

  1. Bondia, Prófis!
    Bem.... não deixa de ser uma recomendação, rs
    Então já dá pra tirar o que voça senhoria não vai ler por aqui.... kkk

    Ok, a tese é de longo prazo.
    Mas o que sempre pesa é o presente...
    Toda vez que alguém começa fazer uma análise do futuro, escreve: nada mais é que uma releitura do presente, rs

    Mas porque tô fazendo essa introdução toda?
    Tá parecendo que essa porra de verborragia da auma pega fácil na gente.... kkkkk

    São as news...

    http://oglobo.globo.com/economia/escritorio-de-advocacia-dos-eua-entra-com-acao-coletiva-contra-petrobras-14772609

    Se essa história pegar corpo... Vai ficar muito complicado mesmo.
    E talvez vejamos novos capitulos na historia da petro, que há poucos anos atrás ninguém ousaria nem imaginar pra não ser motivo de risos....

    Mas deixo claro: de uma certa forma, estou nesse instante tb fazendo uma "releitura do presente", rs

    Seguindo sua sugestão: buy petro, buy put.... Sugiro algo diferente:

    Pra quem acha que o "tiro" vai ser forte independente da direção:
    Stradlle: buy put, buy call. E se ficar parada no meio, perda fixa.

    Pra quem acha que - como vc - que é uma boa entrar agora mas com receio:
    Call backspread: sell call x 1 e buy call x 2
    Se cair sai no zero ou custo baixo; se ficar parado perde o custo fixo limitado, se acertar a subida 2 saidas: puxa o lucro e ponto final; ou se alta for muito forte fecha a perda fixa na parte TB e exerce a metade das buy calls e segue com o ativo.

    Ou o mais simples: buy call 1/3 da posição final desejada em stock. Se cair perda fixa e prevista. Se subir exerce esse 1/3 e compra mais ou o restante no spot. E assim o PM vai ficar abaixo do spot tendo gordura pra monitorar a posição com segurança.

    Essas sugestões acima são "estratégias"?
    Não sei, "acho" que não.
    Porque segundo os mestres da web "estratégia" é saber analisar uma empresa com precisão e só comprar aquelas que vão subir, ou seja, as tais "boas empresas" que qualquer um é capaz de selecionar sem erro, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse: "pode ser". Mas que a refinaria irá melhorar o resultado as importações é um fato. Agora, se inventarem outras besteiras até lá, é outra história. E por isso a proteção. rsrsrsrs

      Olha, no momento montar um call backspread não vejo como ser bom. Pra sair no zero-a-zero numa baixa forte, a posição deveria ser 1:1,7 de PETRA1 / PETRA14 (preços de 1,09 e 0,62); e a operação só começaria a dar algum lucro, no vencimento, com o papel a partir de +/- dos 13. Ou seja, teria que subir 18% pra começar a ficar bom; claro, to falando do vencimento. Nunca parei pra analisar a condução desta operação no tempo.

      As outras achei interessantes. A última é interessante pra quem quer manter o ativo.

      Excluir
    2. Zero a zero na ocorrência de queda numa call back itm como no seu exemplo estando bem longe do vencimento (serie A), de fato vc está certo: os valores dos strikes não permitem tal proeza. Por isso está certo o seu comentario: "analisar a condução dentro do tempo". Ou seja, se montar mais perto do vencimento, isso melhora, mas em contrapartida as chances de acerto tb diminuem, rs. Mas é fato que numa CB sempre será uma perda relativamente baixa. Lembrado: todas 3 estrategias e mais a sua primeira sugerida possuem cada uma pontos fracos "distintos". Ou seja o cobertor é sempre curto. Cabe escolher a mais conveniente do ponto de vista pessoal da sua expectativa considerando se tudo der errado. O meu ponto de vista é qual seria a mais custosa se eu vc estiver errado? Por isso minha observação sobre a sua sugestão buy stock / buy put. Stradlle normalmente é mais cara.... Detatlhe: se a CB ínves de 1:1,7 for 1:2, melhora o ponto do lucro, mas claro, aumenta o custo.

      Excluir
    3. Já deu de escolinha do Pasquale por aqui, por favor.

      Excluir
    4. kkkk

      Prófis, desculpe, mas voça senhoria deixou passar uma ótima oportunidade pros mininos mimados - que não gostam de ser contrariados - aprenderem como se deve agir diante do equívoco, rs

      O feio não é errar ou se confunder; mas sim bater o pézinho, ficar magoadinho e ir embora levando a bola do jogo... kkkkkk

      Excluir
  2. Dimarcinho,

    Refinaria de Abreu e Lima? Aquela refinaria que foi orçada em 2 bilhões de dólares e já está custando 25 e subindo? Agora sim estou tranquilo! Acho que vou liquidar a minha carteira inteira e investir tudo na PTbras.

    Você é muito bobinho Dimarcinho. Está completamente cego só pelo fato de trabalhar aí dentro. Se a PTbras fosse uma empresa privada, a diretoria INTEIRA, inclusive a Desgraça Foster, estariam no olho da rua! Como a empresa é de propriedade do PT, não acontecerá nada.

    As ações dela não param de cair e o seu patrimônio está virando pó. Não acha que já passou da hora de deixar de enganar-se e tomar uma providência?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Marcinho pira

    BBAS3 -19% sem falar na indicacao de Sir Garotinho para VP do banco

    PETR4 -18%

    VALE5 -16%

    Tá foda né marcio? Quanto mais compra mais cai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BBAS3 vendi a 34

      Petr4 e Vale5 to protegido com put.

      Além do mais, investimento não é pra longo prazo? Pq vc tá comparando com curto prazo?

      Algo mais a acrescentar?

      Excluir
    2. Tá nervosinha?

      Se está barato, por que se proteger? Você esta em duvida se fez o valuation correto?

      Excluir
    3. kkkk

      então proteção correta em ações compradas é acertar valuation....
      ou seja, proteção boa é estar sempre certo!

      boooa, rs

      ps - esse é o nível de compreensão dos nossos "coléguas" do que seja uma estratégia, rs Enfim cada um sabe como deve perder o seu tempo; mas se a motivação não for a simples curiosidade de perceber como e até quanto o nível é baixo.... melhor sair daqui e fazer outra coisa, rs

      Excluir
    4. Pois é! E o cara debocha ao melhor estilo "Sou foda" kkkkkk

      Excluir
    5. Ouch..vendeu? protegido em put? Nunca disse nada acerca dessas operações? Quando está em baixo é que diz? É isso...caros....o fantasioso mundo dos blogs de investimento!

      Excluir
    6. Sobre as puts, eu realmente só comprei essa semana e isso aqui não é Big Brother pra ficar postando cada movimento que e faço todo dia.

      Agora, sobre o Banco do Brasil, vou deixar vc perder tempo procurando no blog até achar.

      Excluir
    7. Eu não entendo Márcio, ao longo do tempo parece que perdeu o foco. Deixou de fazer análises fundamentalistas ou, quando fez, ficou apenas na superficialidade do Damodoran. Ao mesmo tempo, meteu-se a fazer simulações determinísticas sobre aspectos quantitativos de operações com derivativos. O fraco desempenho da carteira não tem a ver com isso? Perda de foco? Caso contrário, só resta culpar a falibilidade do método baseado no fundamentalismo, não acha?

      Excluir
  4. acho que o pessoal do infomoney está lendo o blog do marcinho

    http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/3744616/acha-que-petrobras-esta-barata-veja-como-investir-com-capital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí é Fence, se não me engano.

      Tem que avaliar com cuidado, pode acabar ficando caro (muitas operações, muita corretagem...)

      []s!

      Excluir
    2. E a fence não protege 100% em caso de erro forte.
      Claro, trata-se de boa estratégia.
      Mas exige monitoramento pra saber qual decisão irá tomar se o troço andar ao contrário.

      Excluir
  5. Márcio,

    Eu adiei o trade. Então, optei por apagar o respectivo post. Ainda estou com a ideia na cabeça, contudo, vou esperar um pouco mais. Não faz sentido lançar a ordem a esmo e ficar aguardando. Quando a ação chegar no meu alvo, se ela chegar, eu entro nela.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo tendo adiado, estavam faltando informações, principalmente o stop loss.

      []s!

      Excluir
  6. já postei outras vezes e é só desabafo, comecei a investir na petr blue chip em 2006 lendo capa de revista. Continuei comprando. Foi um desastre mensurável e eu sou bobo e debochava de quem investia em ogx. Não realizo prejuízo e deixo o cadáver fazer mal cheiro na carteira.

    ResponderExcluir
  7. Esqueci de dizer, deixo fazer mal cheiro pra não me tentar a comprar num mercado lixo seguindo uma ilusão sobre o futuro que se fosse baseada em boas estatíscas já seria absurda. Quando as estatísticas são questionadas, só resta a perplexidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Anônimo. Note que ao longo dos anos suas convicções pautadas na racionalidade foram submetidas, até mesmo estupradas, pelas alegorias fantasiosas eregidas a partir do embuste da nova geração de blogs de investimento escritos por pequenos pseudo investidores sem formação, pouco conhecimento e muita soberba. Foi sua culpa, mas também pode socializá-la com estes germes que habitam a dimensão Z do mundo das finanças.

      Excluir
    2. Prófis, tendo a concordar com a anom, acima, rs Só não concordo com o lance de socializar a culpa com os vermes, digo, germes... kkkk O mais adequado seria associar a outro tipo de bicho. Afinal de contas quem com que "piiiii" se mistura, farelo tralalá e tals....

      Excluir
    3. Anônimo,

      pois é. O pessoal parece que não entende que a empresa qdo chega ao ponto de estar ruim, já caiu bastante e pode ter levado anos e anos de boa rentabilidade.

      []s!

      Excluir
    4. Sim, reitero o perigo de se iludir com o mercado de ações a partir de uma simples leitura de um manual de análise fundamentalista ou, então, de estórias fictícias de sucesso na bolsa por parte do pequeno investidor. Cria-se uma visão de que a bolsa é veículo de investimento para o longo prazo, a partir de sub-amostras viesadas extraídas de um período de meros 10/20 anos. O pequeno investidor não sabe o que acontece antes de uma reunião de CA. Não conhece os concorrentes e clientes. Não conhece sequer o diretor financeiro responsável pela confecção dos resultados que ele, o pequeno investidor, sabe porcamente ler.

      Excluir
  8. Buenas, Prófis!

    Porra to puto com esses tais de analistas de banco.
    Outro dia um deles previu o dolar a 2,70..... Mas pra dezembro de 2015!
    Acreditei e fiquei de boa... Então tem teeeeempo!
    Daí decidi comprar uns FIIs porque só com os 12% aa eu pago com folga meus passeios no exterior e ainda ganho um troco!

    http://di-finance.blogspot.com/2014/07/rapidinha-duvida-orcamento-para-proxima.html?showComment=1408560126688#c6343871092199104252

    Mas agora fui conferir o placar e a máxima do dia da doleta foi 2,69!
    Afinal de contas: era pra dez de 2015 ou dez de 2014 esse valor?
    E eu aqui todo tranquilão... Sem pressa de comprar uma doletas...
    Todo pimpão contando com os yields dos meus FIIs, mas não percebi que esses gordos yields são em reais e o meu projeto era trocar depois por dolar pra gastar no exterior em 2018. Será que eu dei bóbis?

    Será que eu fodi com meu passeio pras Moscóvias em 2018?

    Esses caras de banco não acertam uma!

    Só me falta esses yields caírem e os meus FIIs desvalorizarem se a economia desandar de vez. Minha esperança é que essa hipótese é quase impossível, eu diria até uma rara exceção num país tão bem estruturado como o nosso e com um vasto número de grandes empresas nacionais de vulto com forte capital privado e que necessitam ocupar os endereços mais caros das principais capitais!

    Duvidar é para os fracos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, mas a Copa é de 2018!!! Até lá vai dar tudo certo.... não chega a ser longo prazo, mas podemos dizer que é "médio prazo".

      Com a Economia do jeito que anda bem, pior não fica! A tendência agora é só melhorar. Hora de comprar tudo.

      Dólar que é para os fracos!

      Excluir
  9. O Brasil vai continuar em seu eterno vôo de galinha. Não temos as bases necessárias para deslanchar. É só picaretagem. Os grandes saqueadores nacionais já estão com os frutos roubados em algum paraíso fiscal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, II,

      é assim que vc destrói uma empresa com excelente corpo técnico e tecnologia de ponta.

      O roubo nunca é demais. Tem que roubar sempre, cada vez mais e mais. E no país onde tudo termina em pizza, há como condenar? No fim não dá nada pra ninguém, no máximo uma prisão domiciliar (q depois de 1/3 da pena sai fora...)

      Isso aqui é ridículo.

      []s!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...