Web Analytics

sábado, 31 de janeiro de 2015

Acompanhamento Mensal - Janeiro de 2015

Ano novo, carteira nova. Bom, na verdade não nova. No entanto a gestão da carteira será completamente diferente e focada no primeiro ensinamento de Warren Buffett: não perca dinheiro.
Apresento primeiramente a carteira e a variação nominal dos papéis, o que não inclui dividendos, bonificações, splits ou grupamentos. Se for o caso, farei uma observação.

Papel
Dezembro
Janeiro
31/dez
31/jan
Var%
BBAS3
23,90
20,70
-13,39%
CGRA4
17,28
16,10
-6,83%
CMIG3
13,80
12,50
-9,42%
CPLE6
36,27
31,30
-13,70%
CRIV4
3,39
2,81
-17,11%
ETER3
3,25
3,08
-5,23%
NATU3
31,81
31,38
-1,35%
PETR4
10,03
8,30
-17,25%
POMO3
3,39
2,66
-21,53%
TRPN3
10,70
10,75
0,47%
VALE5
19,18
16,70
-12,93%
XPCM11
80,00
81,00
1,25%
A única maneira de utilizar uma correta comparação com outros instrumentos financeiros é utilizando o Sistema de Cotas. Através dele é que podemos avaliar a correta variação patrimonial dos ativos.
Data Movimentação
Variação
31-ago-14
6,93%
30-set-14
-9,86%
31-out-14
-2,55%
30-nov-14
-6,95%
31-dez-14
-8,70%
31-jan-15
-2,30%
Pelo Sistema de Cotas a carteira obteve uma rentabilidade de -2,30%. O objetivo da carteira é bater o CDI, mas como utilizo também a renda variável, faço também a comparação com o índice que utilizo como referência, o IBOV, que este mês obteve rentabilidade de -6,20%.
Comentários:
Mudança total na gestão da carteira. Será completamente diferente. Por muito tempo adiei alguns acertos que deveria ter feito. E após compreender de forma mais ampla o conceito do risco, concluí que ter uma carteira 100% em renda variável é quase suicídio. Não vou entrar nos detalhes dos porquês, mas a carteira terá uma condução bem diferente.
Não vou explicar o que farei, ou seja, de que maneira irei conduzir a carteira. A única coisa que posso dizer é que usarei um misto de renda fixa, ações e opções. De resto, apenas divulgarei os resultados. No entanto, tudo que estarei realizando está descrito aqui no blog, principalmente nas postagens mais recentes. Assim sendo, não há nenhum tipo de mistério.
Os resultados já começaram: enquanto o IBOV caiu 6,20%, minha carteira recuou apenas 2,30%. Notem que os papeis da minha carteira “antiga” tiveram resultados sofríveis.
Agora fazendo uma pequena observação: ao ter um bom resultado em um ano, significa que a carteira foi bem conduzida? Não necessariamente. De fato, pode ter sido apenas pura sorte. Quando vemos aqueles macacos, gatos, polvos que escolhem ações melhores que analistas é este conceito estatístico que está aparecendo.
Ao mesmo tempo, um resultado ruim significa que a carteira foi mal conduzida? Novamente, não necessariamente. E pelos mesmos motivos.
E agora? Como diferenciar quem teve mérito ou sorte? Pois é... existe muita discussão acerca disso e é algo que deve-se parar pensar...
Os problemas da minha carteira não foram nem os ativos em si, mas sim a gestão do risco como um todo. Este é o ponto principal e que irá balizar todo e qualquer tipo de investimento que eu venha fazer na vida.
Pretendo lançar algumas séries aqui no blog, mas tem me faltado bastante tempo, então ainda estou avaliando essa possibilidade. Por hora, continuarei tentando postar pelo menos 2 vezes no mês.

Abraços a todos!

26 comentários:

  1. Belo resultado diMarcinho !! mas não entendi muito bem, vc chegou a trocar algum papel ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Zé Ninguém!

      Não, ainda não cheguei a trocar de papeis, mas nada me impede de o fazer.

      []s!

      Excluir
  2. 100% em renda fixa é quase suicidio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IC,

      Ele escreveu errado e quis dizer 100% em renda variável.

      Abraços.

      Excluir
    2. Sim, publiquei errado, já foi corrigido.

      Excluir
  3. No Brasil Suicídio é 100% em renda variável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um erro anônimo. O texto já foi corrigido. Vc está coberto de razão.

      E digo mais: não é no Brasil, mas em qq lugar.

      Excluir
  4. Dimarcinho,

    Deixa eu ver se eu entendi direito... Você vai fazer operações "secretas", tal qual o Poney, que magicamente vão turbinar a rentabilidade da sua carteira e você não vai explicar para os seus leitores como conseguiu isso?

    Realmente, se você ainda tinha uma gota de credibilidade, ela acaba de ir para o ralo abaixo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Operação secreta é o fim mesmo. Só falta lançar um e-book pra fechar o pacote.

      Excluir
    2. Calma. Ele "só" jogou tudo o que ele postou ao longo dos últimos anos de análise e quer recomeçar. A vida na internet é assim. Hehehehe...Cadê o valor intrínseco da PETR, meu filho? E para bater o CDI vai ficar selicando a carteira para expor uma fração do PL para se expor espertamente em opções? Huahauhau....Por que já não pede um emprego ao Mizifio, gestor de fundo?

      Excluir
    3. A credibilidade a que você se refere é de personagens virtuais com acompanhamento parco de uma vez por mês? Se for isso, ok, pode criticar minha credibilidade.

      Anon 15:49,

      com as novas do balanço do Petrobras, é simplesmente impossível traçar qq tipo de valor intrínseco para a mesma. 100% especulação.

      Excluir
    4. Anonzinho, rs

      Tá errado. Não fico selicando a carteira e blablabla espertamente (sic) e tals...

      O que eu faço vc disse muito bem em outra ocasião que é....

      "a ótica da opcionalidade no universo dos investimentos"

      kkkkkk (pausa) kkkkk

      Excluir
  5. Guardião da Blogosfera1 de fevereiro de 2015 às 07:56

    Dimarcinho,
    Se você não vai dizer o que vai fazer então qual o motivo da existência destes posts de acompanhamento mensal? Dizer "olha aqui, metade de minha carteira caiu mais de 13%, mas como tenho métodos ninja, estou ganhando de todo mundo da blogosfera!" só faz queimar o teu filme e não contribui em nada para a blogosfera.

    Mizifio hateando em 3, 2, 1 ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,

      concordo contigo.

      A diferença aqui é q eu não quero ter filme bonito, ser bonzinho e depois abrir um portal pra vender e-books.

      []s

      Excluir
    2. Sim DiMarcinho. Você está correto. Note a mesma abordagem aplicada por duas pessoas, você e Damodoran. Ambos erraram em relação à PETR e VALE. Um teve resultados bons para as demais ações utilizando a mesma abordagem. Investe nos EUA. Outro, teve resultados decepcionantes para todos os demais ativos da carteira. Mora no Brasil. Assim, não se refuta qualquer possibilidade. Sobre a falibilidade da abordagem, sobre a sorte do norte-americano ou, enfim, sobre a utilização errônea e precária da abordagem pelo brasileiro. Mas, uma coisa boa é que aquele "comichão" do passado em demonstrar ao público que possui entendimento do mercado em um nível que possa gerar retornos superiores se esvaiu. Parabéns. Terá mais 10 anos para pregar sobre opções e derivativos. Hehehehe....

      Excluir
    3. Falibilidade da abordagem foi na aplicabilidade e não na metodologia.

      Excluir
    4. na teoria tudo funciona

      Excluir
  6. Tambem estou nessa. Chega de perder dinheiro.
    Vou jogar defensivamente, e tentar revertes as péssimas baixas da minha carteira (muito porque eu não entendia bem como investir em TD, e só comprava titulos longos...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, VBI,

      a questão é que "jogar defensivamente" deveria ser o padrão, sacou?

      Warren Buffett: "1a regra: Não perca dinheiro."

      []s!

      Excluir
  7. Dimarcinho, parabéns pela mudança de esttratégia.

    Mas o Bastter SEMPRE fala para se colocar 50% RF e 50%RV. Em vários vídeos dele há essa afirmação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      a questão não é essa. A questão é que é possível obter os mesmos retornos de uma carteira 100% em RV, mas com exposição ao risco muito menor.

      []s!

      Excluir
    2. Daria para desenvolver sobre Martingale e Anti-Martingale que voc~e andou mencionando lá nos comentários do blog do Uó?
      Legal também se você pudesse falar sobre Kelly criterion...

      Excluir
    3. Pode ser uma opção, mas fica mais pra frente, estou escrevendo outras coisas.

      []s!

      Excluir
  8. Parabéns, dima, pelos novos estratégia e resultados.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...