Web Analytics

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

[Rapidinha] FINALMENTE A CVM APARECEU!!!!!


Já não era hora!!!!!!!

http://www.cvm.gov.br/noticias/arquivos/2015/20151125-2.html

Cara, sabe o que é pior, sou obrigado a ler isso, escrito pelo Investidor Livr3:

"Achei essa decisão da CVM um absurdo. Sempre leio o blog do Fábio e em quase todas as postagens, senão todas, ele coloca aquele aviso de que isso não é uma recomendação e tal."

Vamos raciocinar este comentário: o absurdo é por parte da CVM e não por parte do Fábio, um auto-didata sem chancela.



Vejam a inversão de valores: a CVM, um órgão que segue regras, leis, exigências, possui diversas pessoas com diplomas de faculdade das áreas em questão, faz um sem número de exigências para alguém ser profissional e orientador financeiro é a parte que está ERRADA.

Correto é o Fábio! Que já chegou a escrever que Caderneta de Poupança é mais arriscado que investir em Ações. Ele é formado na área de Direito, se especializou sempre nessa área. Mas tá aí dando pitaco em forma de consultor financeiro. Obviamente é muito mais preparado que toda e equipe e regimentos da CVM, não é mesmo? Faz todo sentido!


Fora que enquanto a CVM disponibiliza, gratuitamente, diversos materiais sobre investimentos, nosso amigo Fábio (e diveeeeersos outros blogueiros) fazem uma graninha vendendo e-books...


Tudo faz muito sentido, não é mesmo?????? Um absurdo mesmo!! hahahaha #SQN


Galera, por favor, vamos ter bom senso. Chega a ser ridículo o comentário do Investidor Livr3. Mostra duas coisas: ou no futuro ele pretende fazer algo do gênero ou ele é só mais um iludido.


E digo mais: essa postura do Investidor Livr3 mostra uma das coisas que ocorre hoje aos montes. Ele está falando sem entender nada, absolutamente nada, do assunto. Ele não entende lhufas das leis da CVM (até ontem não sabia nem o que era um VPL, rs). Mas já chegou lá dizendo e opinando, com muita propriedade, sobre o assunto. Assumiu um lado da defesa e ainda soltou frases de efeito contra o Brasil. Eh realmente INACREDITÁVEL. E o famoso jogar xadrez com pombos...

O objetivo hoje do meu blog vai mais numa linha de não deixar que os investidores caiam nessas ilusões. E se hoje muitos blogueiros se afastaram dele, não tenham dúvida: aposto que muitos já miram um futuro de e-books e ganhar uma graninha falando sobre investimentos. O ciclo nunca muda.... e o pior cego é aquele que não quer enxergar...

Parabéns, CVM!

[]s a todos e olhos abertos!

102 comentários:

  1. Não vou comentar o caso em questão, não tenho conhecimento dos fatos e prefiro me abster. Porém vou pegar um gancho, estamos vivendo um momento em que as instituições estão ganhando força no país, vide o último evento que culminou na prisão de um senador e do banqueiro queridinho do mercado. Atuou fora da linha tem que pagar o preço, isto dará credibilidade para futuro de todos. No caso da CVM, as regras atuais foram criadas muito em função de pessoas físicas que tomaram grandes prejuízos no passado em função se seguir analistas não gabaritados. Isto acabou afugentando muita gente da bolsa. Na medida em que o mercado passa a ser regulado através de certificações de profissionais, o mesmo ganha credibilidade e atrair mais investidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E espero que estas instituições continuem se fortalecendo e fiscalizando, caso contrário, de nada serve sua existência.

      Excluir
  2. Absurdo é ter um Estado altamente burocratizado e incompetente querendo se meter em tudo.
    Absurdo é pagarmos salários altíssimos + privilégios escandalosos para esse pessoal correr atrás de um simples blog enquanto os escândalos milionários nunca foram resolvidos.
    Se o cara disse que poupança é mais arriscado que ações, é uma opinião pessoal dele. Você pode concordar ou discordar.

    Não precisamos chamar o Papai Estado(altamente oneroso) para nos dizer o que fazer ou o que pensar sobre um determinado assunto. Isso é ridículo!

    Menos Estado, Mais Liberdade!
    Menos Impostos, Mais dinheiro no nossos bolsos!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, acho que vc está misturando os assuntos.

      Em primeiro lugar: um erro não justifica o outro. Não é pelo fato da CVM não ter resolvido escândalos milionários, que ela tem que deixar dezenas, centenas, milhares de golpes ocorrendo contra o pequeno investidor.

      O problema citado da Poupança é que isso NÃO é uma questão de opinião. Isto é uma questão Financeira, matemática.

      Eu sou liberal, mas você está levando as coisas a um nível sem precendentes.

      Da mesma maneira que exige-se que para a construção de um prédio uma pessoa com certificação para tal (ou seja, um diploma de Engenheiro Civil), exige-se também que para tomar conta das finanças pessoais de uma pessoa, a contra-parte tenha estudado e esteja capacitada para tal atividade.

      Não consigo enxergar de que maneira isto é prejudicial para ambas as partes.

      Excluir
    2. E o Blog desse fulano toma conta do dinheiro de quem?

      Existem vários blogs que falam como construir coisas sem que para isso seja necessário um engenheiro. Devemos fechar todos eles então?
      Temos vários blogs femininos que falam de maquiagem e e outras besteiras sem que essas mulheres sejam profissionais no assunto. Devemos fechá-los então?
      Existem Youtubes falando dos mais variados assuntos, devemos fechá-los então?

      Isso para mim foi coisa de algum recalcado, invejoso, que não tinha nada de mais importante para fazer na vida e resolveu denunciar o blog do cara.
      Coisa de esquerdista que ama o Estado e sente raiva das pessoas bem sucedidas nesse país.

      Excluir
    3. Não vi os fatos ainda, anônimo, mas segundo consta, ele estava prestando oferecendo a prestação de serviços de consultoria financeira, sem ter certificação para tal. Isto é proibido pela CVM. Se assim realmente for, ponto final. Ele está errado e acabou.

      Você está querendo misturar maquiagem (que pode no máximo deixar uma pessoa feia), com a construção de um prédio, que pode vir a cair e matar milhares de pessoas? É sério isso?

      Ou ainda com finanças, que podem destruir anos e anos de poupanças e destruir a vida de uma pessoa na aposentadoria? É sério isso?

      A discussão não tem nada a ver com esquerda ou direita, vc está misturando completamente os assuntos.

      Esqueça o Estado por hora. Você não acha que seria interessante haver uma instituição que desse um aval de certificação para profissionais? Por exemplo, Moody's é uma empresa, privada, que faz avaliações das finanças para empresas. Ao invés de todaaaaaaaaas as instituições financeiras contratarem batalhões de profissionais, que irão utilizar, basicamente, as mesmas ferramentas de análise, é muito mais inteligente centralizar tal função em poucos grupos dedicados à apenas isso.

      Da mesma maneira, quando se trata de investimentos e certificações para pessoas físicas, também encontramos certificações privadas, como CFP, CFA, etc.

      Ou seja, não tem nada a ver com o Estado ou não. Muito pelo contrário: tem a ver com as exigências do próprio Mercado!

      Quando se trata de dinheiro, as pessoas são muito inocentes, são facilmente iludidas e isso abre uma janela incrível para espertinhos e golpistas. E o que um libertário espera que o Estado faça? Proteja a sua PROPRIEDADE PRIVADA.

      O dinheiro nada mais é do que o acúmulo de todo seu suor e trabalho. O Estado criar mecanismos para que lhe ajudem a mante-lo é função da qual todo libertário espera.

      Você está misturando muitos assuntos cara. Misturar maquiagem, com vídeo de youtube falando sobre coisas supérfluas e comparar com a construção de um prédio ou a gestão financeira sobre um montante acumulado de dinheiro é simplesmente inconsistente.

      Excluir
    4. Bastter tem que tomar cuidado com a sua "conçultoria".

      http://www.bastter.com/mercado/bastterblue/consultores.aspx

      Seriam todos eles habilitados, inclusive "o médico que não exerce a profissão" Bastter?

      Excluir
    5. Dedes quando a CVM se importa com a qualidade de quem eles certificam?
      O cara pode ser certificado e mesmo assim ser totalmente incompetente.
      O que a CVM quer é dinheiro. Dinheiro esse que será usado para pagar seus salários.

      Se o governo realmente se importasse com a qualidade das pessoas "certificadas" , a grande maioria dos médicos, advogados ou profissionais do sistema financeiro perderiam seus empregos.

      Não estou misturando nada, o princípio é o mesmo.
      Existem pessoas que ganham dinheiro dando sua opinião sobre um determinado assunto.
      Cabe ao cidadão decidir o que fazer com essa opinião que ele mesmo buscou e que não foi imposta.
      Agora, se você acha que nós anonimos somos todos incapazes, ingênuos e tontos e que precisamos da proteção do Estado para nos defender, aí é uma questão pessoal sua.
      Quanto mais as pessoas Clamam pelo governo, mas pobres ficaremos.

      Excluir
    6. Como se a CVM ganhasse algum dinheiro com as certificações. Ela terceirizou este serviço de certificação para a Ancord e as provas são aplicadas pela FGV.

      Cara não sabe bulhufas e fica dando palpite!

      Excluir
    7. Ahh bom, ela terceiriza o serviço de cobrança. Isso faz toda a diferença.
      A CVM não custa nada para o bolso do contribuinte.

      Esse corporativismo de vocês me dão náuseas.

      Excluir
    8. Você quer que não haja CVM? É isso que eu estou entendendo? Deixa o pau quebrar no mercado de capitais e foda-se? O mercado de capitais acaba em dois tempos. Acorda rapaz! Sou contra o governo botar a mão em tudo! Mas totalmente favorável aos órgãos reguladores!

      Aliás, órgãos reguladores representam a base que sustenta uma economia liberal. Se vc quer anarquia é outro papo! Eu não acho uma boa, mas se vc acha não vou tentar te convencer do contrário.

      Excluir
    9. Se assimetria da informação já causa distorções gigantes com regulação, imagina sem?

      O pequeno investidor seria ainda mais penalizado do que já é normalmente...

      Excluir
    10. O papel da CVM, entre outros, é proteger o mercado de capitais de charlatões. Por isso existe a certificação. Não garante competência, mas garante um certo nível de conhecimento dos profissionais autorizados a atuar no mercado de capitais.

      Por favor, não pensem que com isso estou chamando o Fabio de charlatão. Não é isto. Estou apenas dizendo que a certificação serve para evitar a atuação de charlatões.

      Excluir
    11. Dinamá, vc não nega sua veia estatólatra mesmo hein? Garanto que está chorando as pitangas da derrota do candidato Kirchnerista...

      Excluir
    12. Rapaz, vc viajou demais nessa, hahahaha

      Excluir
    13. E vc anda, sumido, hein Gerente Investidor! hauhauhau

      Excluir
  3. A CVM é aquela que deixou o PT roubar seus minoritários na PETROBRÁS, pagando sua parte no aumento de capital com petróleo que não existe? A tal Cessão Honerosa? KKKK, sei qual é.
    É a mesma que não cobra o BTG Pactual que Kaga e anda para os cotistas minoritários dos FII administrados pelo BTG? Sei quem é! Um LIXO.
    Graaaaaaaaande CVM! CVM = comigo vocês morrem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HM, vou repetir o que escrevi acima:

      Um erro não justifica o outro. Não é pelo fato da CVM não ter resolvido escândalos milionários, que ela tem que deixar dezenas, centenas, milhares de golpes ocorrendo contra o pequeno investidor.

      Fora o fato bisonho de comparação. Você quer comparar altas esferas do governo, com alta influência por todo país, que basicamente podem afetar o rumo de tudo, com um pequeno investidor que não tem a mínima chance de se defender, a não ser utilizar uma instituição que o ajude para isso...

      Casos completamente distintos...

      Excluir
    2. Di Marcinho, régua que mede gente pequena, mede gente grande.

      Excluir
    3. "Fora o fato bisonho de comparação. Você quer comparar altas esferas do governo, com alta influência por todo país, que basicamente podem afetar o rumo de tudo, com um pequeno investidor que não tem a mínima chance de se defender, a não ser utilizar uma instituição que o ajude para isso..."

      Bisonho são MILHARES DE PEQUENOS INVESTIDORES, numa tacada só, terem roubados até seu FGTS e a CVM não fez nada contra este governo corrupto. Bisonho é você querer atenuar o lixo que é a CVM e detonar o Fábio. Melhore a métrica de sua régua. Pau que dói em Chico, dói em Francisco. Você quer dar credibilidade ao palhaço: uma hora ele fala sério, mas acham que é piada. Na outra ele conta piada e todos ficam sérios? Acorde. Fábio errou? Não sei, não julgo previamente.
      Mas a CVM é, pela sua avaliação, o bastião da integridade e da moralidade em defesa de "pequenos investidores isolados". Mas, sempre o mas... quando MILHARES SÃO ROUBADOS, não posso criticar a CVM.
      Casos distintos segundo seu texto e visão:
      1- Ladrão de 1 kilo de arroz = bandido, meliante, criminoso! Cadeia!
      2- Ladrão de milhões de reais = Vossa Excelência!

      Excluir
    4. Desculpa, HM, mas vc está sendo um pouco inocente.

      Vc acha mesmo que um pequeno investidor tem o mesmo PODER de, por exemplo, um Senador?

      Acho q vc tá esquecendo onde a gente mora... rs

      Excluir
    5. Ah, e me diga onde eu escrevi que a CVM é "o bastião da integridade e da moralidade".

      Se ela está apenas cumprindo a sua função, o que tem de errado nisso?

      Excluir
    6. Pelos comentários do HM ele simplesmente não sabe qual é a responsabilidade da CVM. Pra facilitar, CVM não é órgão judicial é órgão regulador. Ela julga e pune irregularidades cometidas no mercado de capitais, mas não tem nenhum poder para promover ressarcimentos ou mandar prender quem cometeu qualquer crime. Isso fica a cargo da justiça.

      Excluir
    7. A CVM serve para perseguir pequenos blogueiros, obrigado por ter me ensinado Anom! Abraço!

      Excluir
    8. Retirado do site da CVM:


      A CVM tem as seguintes atribuições:

      1• Estimular a formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários;

      2• Promover a expansão e o funcionamento correto, eficiente e regular do mercado de ações, além de estimular as aplicações permanentes em ações do capital social de companhias abertas sob o controle de capitais privados nacionais;

      3• Assegurar e fiscalizar o funcionamento eficiente das bolsas de valores, do mercado de balcão e das bolsas de Mercadorias e Futuros;

      4• Proteger os titulares de valores mobiliários e os investidores do mercado contra: emissões irregulares de valores mobiliários; atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias abertas, ou de administradores de carteira de valores mobiliários; e o uso de informação relevante não divulgada no mercado de valores mobiliários;

      5• Evitar ou coibir modalidades de fraude ou de manipulação que criem condições artificiais de demanda, oferta ou preço dos valores mobiliários negociados no mercado;

      6• Assegurar o acesso do público a informações sobre os valores mobiliários negociados e sobre as companhias que os tenham emitido;

      7• Assegurar o cumprimento de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários;

      8• Responsável por fazer cumprir a Lei nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976 (Lei da Sociedade por Ações), em relação aos participantes do mercado de valores mobiliários;

      9• Realizar atividades de credenciamento e fiscalização de auditores independentes, administradores de carteiras de valores mobiliário, agentes autônomos, entre outros;

      10• Fiscalizar e inspecionar as companhias abertas e os fundos de investimento;

      11• Apurar, mediante inquérito administrativo, atos legais e práticas não-equitativas de administradores de companhias abertas e de quaisquer participantes do mercado de valores mobiliários, aplicando as penalidades previstas em lei;

      12• Fiscalizar e disciplinar as atividades dos auditores independentes; consultores e analistas de valores mobiliários.

      A CVM NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA DETERMINAR O RESSARCIMENTO DE EVENTUAIS PREJUÍZOS SOFRIDOS PELOS INVESTIDORES EM DECORRÊNCIA DA AÇÃO OU OMISSÃO DE AGENTES DO MERCADO.

      Excluir
    9. Vamos ao item 4:

      "4• Proteger os titulares de valores mobiliários e os investidores do mercado contra: emissões irregulares de valores mobiliários; atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias abertas, ou de administradores de carteira de valores mobiliários; e o uso de informação relevante não divulgada no mercado de valores mobiliários"

      Quando foi que a CVM protegeu os demais acionistas da Petrobrás da OPA bilionária de 2010 (link abaixo), onde todos já sabiam da fraude de Pasadena?
      Onde o governo pagou com "barris de petróleo do pré-sal" (isto é, terrenos em Marte) que NÃO existem, pois o custo de exploração já sabido há muito tempo é bem maior que o lucro por barril.

      Sabiam e sabem da gestão fraudulenta e corrupta da empresa, com Dilma, Mantega, Gabrielli, Graça Foster e outros petistas mais no comando, desviando BILHÕES da empresa para os próprios bolsos e para amigos empresários e o próprio PT - e nada fizeram até hoje. Quem vai punir a gestão corrupta petista na Petrobrás, felizmente mas vergonhosamente para todos nós, é a Justiça americana!

      A CVM é um lixo, a cara da justiça suja brasileira: prende o ladrão de galinha e solta o corrupto milionário.

      http://veja.abril.com.br/noticia/economia/petrobras-levanta-r-120-36-bi-em-sua-mega-oferta-de-acoes/

      Parte do texto do link acima:

      "Mas existem críticas sobre o excessivo peso do governo na emissão de ações da Petrobrás. A União, que dispunha de 74,8 bilhões de reais para participar da oferta, resultado da cessão de 5 bilhões de barris de petróleo para a Petrobrás, deverá elevar sua participação no capital da companhia, hoje em torno de um terço do total.

      Detalhes sobre como ficou a alocação das novas ações ainda não foram revelados, impedindo que se saiba no momento qual será a fatia do governo na empresa quando encerrada a capitalização."

      "Tem tanto dinheiro público que é a capitalização menos capitalista da história", afirmou Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura."

      Sim, foi a capitalização mais COMUNISTA da história, arrecadaram bilhões de reais para uma empresa quebrada, mal administrada, lotada de corruptos em seu comando, desviando verba para partidos políticos, ex-presidente, filhos de ex-presidente, noras também, amigos empresários, empreiteiras e contas no exterior. Contratos bilionários da empresa eram firmando sem licitação. A Petrobrás subsidia a gasolina há 14 anos, exportando petróleo mais barato e importando mais caro! Leiam sob "Déficit da Conta Petróleo" nestes links abaixo:

      http://www.number.com.br/noticias/noticias_interna.php?id=1272

      http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/economia/o-bilionario-deficit-da-conta-petroleo-do-brasil/

      Este déficit que é medido em BILHÕES DE DÓLARES é recorrente há mais de 10 anos, de domínio público e quem tiver internet, um computador e souber falar "paralelepípedo" sem gaguejar teria acesso a estas informações. Como a CVM permite uma empresa ter prejuízo real e acreditar em balanços maquiados da Petrobrás todos estes anos? O rombo de 2014 foi de 12,9 bilhões de dólares = 52 bilhões de reais! Prestem atenção, isso sem falar em corrupção e desvios de dinheiro da empresa. Uma empresa que trabalha para produzir prejuízo, que tem acionistas minoritários e que de capital aberto, TERIA QUE TER A ATUAÇÃO DA CVM.

      CVM, por enquanto, vocês podem massagear minhas bolas! Com luvas de pelica para evitar alergia e me pagando finos pratos com carne argentina e cervejas trapiches belgas.

      Excluir
    10. Em tempo: sei muito bem o que cabe a Justiça e o que cabe a CVM. Mas ela trabalha como trabalha em geral nossa justiça podre: pune os pequenos e se vende aos corruptos milionários. O cara rouba milhões com insider trading e paga multa de 200 mil reais para acabar com a investigação...
      KKKKKKK, nóis sofre mas nóis ri!

      Excluir
    11. Claramente voce não sabe o que cabe a justiça e o que cabe a CVM.

      Sobre a capitalização, e acreditando que o pagamento via barris de petroleo á algo legal, como você comprovou, tudo foi feito de forma clara. O mercado inteiro foi comunicado de tudo antes da capitalização. Quem entrou na capitalização mesmo achando que tinha algo errado ou que não valia a pena, é burro pra caralho! Quem não vendeu antes da capitalização mesmo achando que tinha algo errado ou que não valia a pena, também é burro pra caralho! O papel da CVM não é proteger os investidores de suas próprias burrices, mas garantir que as informações estejam disponíveis para o mercado e que o processo de capitalização fosse feito de forma transparente.

      Quanto ao déficit. O que você propõe que a CVM faça em relação a uma empresa que é obrigada por seu controlador a vender seu produto mais barato que os custos? Aonde está o papel da CVM nisso? Há indícios de corrupção? Ministério Público e Polícia Federal tem que agir. A CVM não pode fazer nada em relação a isso. Não lhe cabe este tipo de atuação.

      Parece que o que você defende é que a CVM intervenha no comando das empresas e tome decisões que impeçam a empresa de tomar prejuízo. Cara, pensa no que voce está defendendo. A insensatez é gritante!

      No mais, minoritario que nao acompanha o andamento da empresa tem mais e que tomar ferro mesmo. A petrobras tem liquidez na bolsa. é muito fácil para qualquer investidor entrar e sair na hora que bem entender.

      So falta agora também vc dizer que a CVM tinha que acusar a petrobras de corrupção.

      Enfim, o que eu vi aqui foi uma enxurrada de burrices que voce escreveu. tem que ter certificação mesmo. Imagina so um energumento como voce atuando no mercado sem o minimo de preparo. é muita estupidez!!!

      Excluir
    12. Proponho que você releia tudo que escrevi e pare de defender a CVM. Quando fodem os acionistas minoritários e a Petrobras tem o balanço negado pela auditoria externa, a CVM teria que fazer algo sim. Mas pelo visto você não enxerga isso. A Petrobrás tem capital aberto, a CVM tem a obrigação de tomar medidas diante do que falei.

      E pelo visto, quem não tem argumentos apela. Ainda mais escondido atrás de "Anônimo". KKKKK, poderia te definir, visto que tenho direito de resposta como VIADALHO: ...DO BURRO PRÁ ....LHO.

      Excluir
    13. Em tempo: quem quer atuar em mercado? Nunca escrevi isso, mas um VIADALHO como você solta estas pérolas e daqui a pouco alguém acredita em você, em surfistas verdes, gnomos, duendes, sereias, maconheiros...

      Excluir
    14. ATENÇÃO: este texto é para quem sabe ler, escrever, entender o que leu, não é petista e sabe discutir sem agredir. Viadalhos estão fora deste grupo... Analfabetos funcionais também.

      Vou colar aqui parte do que está escrito no item 4 das atribuições da CVM:

      "Proteger os titulares de valores mobiliários e os investidores do mercado contra: emissões irregulares de valores mobiliários; atos ilegais de administradores e acionistas controladores de companhias abertas...".

      Repito o FINAL: ATOS ILEGAIS DE ADMINISTRADORES E ACIONISTAS CONTROLADORES (na Petrobrás, seriam o GOVERNO + PT e o conselho de administração da empresa...) DE COMPANHIAS ABERTAS. Não tenho como ser mais claro que a CVM é omissa num escândalo como este.

      Se estou errado, caro dimarcinho, sei que educadamente você me dará uma resposta. Abraço.

      Excluir
    15. Olha, HM, nessa discussão eu estou com o anônimo.

      Me diga: qual foi o ato ilegal?

      Excluir
  4. Posso dizer que o blog do pequeno investidor tem boa qualidade. Porém no próprio blog ele dizia que prestava serviços de consultoria por email, o que é proibido por lei.

    Tenho a mesma opinião que você. Escrever sobre finanças é uma coisa. Atuar profissionalmente sem a devida autorização do órgão regulador é outra. É óbvio que a CVM está correta.

    O retardado que comparou com a construção civil só pode estar brincando. Da mesma forma, escrever sobre construção civil é uma coisa. Construir prédios atuando como engenheiro sem ter diploma de Engenharia Civil é outra totalmente diferente.

    O blog foi fechado porque era o meio utilizado para vender seus serviços ilegais. No mais, pensem comigo. Por mais que o cara fosse bom, ele é formado em direito. Um jurista que descumpre a lei. E um consultor financeiro que descumpre a lei. Sob qualquer ótica que você for avaliar, o cara estava errado. Custava ele tirar a certificação e atuar dentro da lei?

    Das duas uma. Ou ele não é suficientemente capaz ou é muito desleixado. Acho que ele é desleixado. De minha parte, não quero contratar um jurista e nem um consultor financeiro desleixado! Ponto final!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o que é proibido é prestar serviço de consultoria em ativos mobiliários, não discutir o planejamento financeiro de ninguém (que era o que eu fazia). Um jurista que descumpre a lei? Não. O que eu vendia eram cursos e livros, não indicações de ativos (que é o que a lei proíbe. É só ler as instruções da CVM). Desleixado? Beleza... chegue aonde eu já cheguei na vida e depois venha me acusar de desleixado.

      Excluir
    2. Bom, se você provar que não cobrava pelos serviços que você dizia no blog que cobrava e provar que não fazia analise de valores mobiliários, mas sim de planejamento financeiro, será absolvido e fim de papo. Até lá você mesmo se acusou ao oferecer os serviços.

      O que eu acho é que alguém que você atendeu tomou preju e te denunciou. Acho muito dificil a CVM sair à caça na blogosfera.

      Na entrevista no infomoney vc diz que nunca prestou nenhum serviço nem pago nem gratuito. Agora já está falando que prestou serviço, mas foi de graça e não envolveu valores imobiliários. Cara, acredito mais na competencia da CVM do que em voce. Mas se voce estiver certo, será redimido.

      Excluir
    3. Direito seu de acreditar em quem quiser. O que eu sei é que quem denunciou foi um troll que bloqueie porque só ficava xingando os outros leitores.

      Excluir
  5. dimarcinho,

    Entendo seu ponto, mas me parece que você está simplesmente tomando partindo do lado da CVM sem ao menos checar todos os fatos.

    Não adianta criticar o Investidor Livre pela postura dele, se você adota uma postura semelhante (muito mais polida, é verdade) com a opinião contrária.

    Eu gostaria muito de entender os reais motivos/detalhes que justificam a suspensão do blog, bem como entender exatamente quais as regras/legislação. O fato da CVM ter pessoas estudadas ou com qualificação não garante que eles estejam certos em suas decisões.

    Como eu disse em todos os comentários que fiz lá no meu blog, cabe esclarecimento. Em paralelo, vejo que é uma boa oportunidade para a blogosfera debater este assunto e tentar entender qual a melhor forma de atuar sem infringir as regras.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Fabio confirmou que oferecia serviços pagos de consultoria de investimentos através do blog, mas alega que na prática realizava o serviço mas nunca cobrou por eles. Agora ele tem que provar que nunca cobrou pelos serviços. Mas que ele oferecia isso já está claro que sim e esse foi o motivo da suspensão do blog.

      É engraçado o povo achar que a CVM ia perder tempo de fechar um blog sem tanta importância só por covardia ou pirraça.

      Eu especulo que algum cliente dele perdeu dinheiro e o denunciou pra CVM de raiva. Isso é mera especulação minha. Mas não vejo a CVM sair à caça dos blogs por conta própria. Deve ter tido alguma denuncia para a CVM agir.

      Excluir
    2. Economicamente não existe segredo algum.
      Ta cobrando pelo serviço sem CNPI ta fora da lei.
      Se for ao contrario é censura por parte da instituição.
      Nesse caso parece que os blogs foram atuados por estarem oferecendo serviço pagos sem ter licença para tal.
      De resto não interferi em nada a vida do blogosfera afinal ninguém aqui esta oferecendo serviço de consultoria.
      O dia que formos atuados por darmos nossa opinião o Brasil estaria mais perto de uma Venezuela.
      Neste dia pode ter certeza que a censura seria implantada em larga escola, embora o governo queira regular internet divulgando apenas o que for conveniente para ele,
      omitindo qualquer opinião que seja contraria.
      "não acredito ser o caso aqui."




      Excluir
    3. Anon, eu ainda acho que cabe esclarecimento dos detalhes. Pelo que entendi, se os serviços forem oferecidos, ou prestados, mesmo que gratuitamente, também estaria sujeito a punição.

      Sobre a frase do anon 17:39 "O dia que formos atuados por darmos nossa opinião o Brasil estaria mais perto de uma Venezuela.", pergunto: Qual a sua dúvida? Eu já acho que estamos mais perto do que nunca.

      Abraços

      Excluir
    4. EI,

      entendo e até concordo com as suas ponderações sobre o assunto. É verdade que ter pessoas preparadas não garante que elas tomem melhores decisões, mas tome cuidado ao falar isso. Pois isso também não garante que pessoas não preparadas tomariam melhores decisões. Muito pelo contrário, a tendência é que as decisões fossem muito piores.

      Se a interpretação do Art. 1º, § 1º da instrução CVM 483 for levada a ferro e fogo então, seria praticamente censura, visto que ninguém poderia nem comentar sobre o assunto.

      Excluir
  6. Beleza. Cadê seu CNPI? Fica aí falando mal da bolsa de valores também o dia todo.
    Nunca cobrei pelos serviços prestados. O motivo não foi esse -- e, pelo motivo alegado pela CVM, até esse blog imaculado poderia ser suspenso.

    ResponderExcluir
  7. Dimarcinho,

    Reafirmo o meu comentário no blog do EI e aproveito a oportunidade para dizer que a sua postagem é absolutamente ridícula. Do jeito que você está comemorando o que aconteceu, estou até pensando que tem o seu dedo nessa história...

    Mas enfim, o fato é que o blog do Fábio é ÓTIMO e você é a piada da blogosfera financeira. Gaba-se de ser engenheiro, "manjar" de cálculos, mas tem um desempenho absolutamente medíocre com os seus investimentos, principalmente a sua carteira de ações.

    Enfim, não adianta perder tempo aqui. O tempo é o senhor da razão...

    Abraços e seja feliz, aparentemente, querendo derrubar os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IL

      Percebi em poucos posts que o autor desse blog (Dimarcinho) gosta de criar uma discussão com boa parte não só de outros blogueiros mas com anônimos da esfera financeira.

      Também achei lamentável a atitude da CVM. Isso poderia ser um precedente para outros blogs. Infelizmente. Espero que não passe disso.

      Excluir
    2. Sim, o tempo é o senhor da razão. Só que não veremos você por aqui no futuro... rs

      Excluir
    3. Dimarcinho,

      Será? Você vai queimar (mais uma vez) a sua língua.

      Abraços.

      Excluir
    4. Tô falando IL

      O cara não sabe sair por baixo em uma...

      O HM arregaçou o cara ali em cima e o cara tentou retrucar...

      Tá fod@ amigos...

      Excluir
    5. HM misturou um monte assuntos, como já mostrei pra ele e vc chama de arregaçar? ok... rs

      IL, eu to mto tranquilo qto aos meus investimentos, rsrsrsrs

      Excluir
    6. Anônimo,

      Desculpe, pois acabei não respondendo o seu comentário. Sim, a sua impressão sobre esse senhor é a mais correta possível. O pior blogueiro, disparado, da nossa comunidade.

      Já arrumou confusão comigo, com o EI, com o Uó, com o Troll e por aí vai... Será que todos nós estamos errados e só ele correto?

      Dimarcinho,

      Aham, igual você estava muito tranquilo em 2012, quando dizia, por exemplo, que a Vale nos 3x estava de graça né? Continue com a sua tranquilidade que você vai longe!

      Abraços.

      Excluir
    7. O pior é q vcs estão todos errados, mesmo! hauhauhauahua

      IL, cuide dos seus investimentos que eu cuido dos meus.

      Excluir
  8. Pra ser justo, a denúncia foi feita por um leitor que eu havia bloqueado no meu blog porque era extremamente ofensivo com os demais. Não foi alegação de ninguém que tenha tido prejuízo com minhas atividades ou se sentiu enganado. Pelo contrário, já recebi mais de 70 e-mails hoje, sem contar as manifestações no Facebook, em meu apoio. Não me revolto com a CVM não, mas de fato acredito que não descumpri norma alguma e, pelos critérios aplicados, todos os blogs de investimento, cobrando ou não, estão a perigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfim, só pra confirmar, não foi o Marcinho.

      Excluir
    2. Todos os blogs não. Apenas os blogs que divulgam análises de valores mobiliários (ações, FII's, opções, futuros). Escrever sobre como investir nestes ativos é uma coisa. Publicar uma análise sobre um ativo específico é outra. E isto você fazia sim.

      Excluir
    3. E até a Mara Luquet.

      http://cbn.globoradio.globo.com/default.htm?url=/comentaristas/mara-luquet/2015/12/02/COMO-INVESTIR-NA-BOLSA-EM-MOMENTO-DE-CRISE.htm

      Aliás, outro dia eu vi até Forex sendo anunciado no Infomoney. Enfim... eu que sou o grande risco do mercado, né?

      Excluir
  9. E o Marcinho também. Veja isso (por exemplo):

    http://di-finance.blogspot.com.br/2013/01/ah-ogx.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois eh. Ta errado. Se alguém denunciar vai tomar ferro igual a você. Se não é autorizado, não pode divulgar análises sobre valores imobiliários. E você fazia isso.

      Jurista e Consultor fora da lei! Você sabe que ninguém pode justificar um crime dizendo que não conhecia a lei né? Não leu a lei antes por que? desleixo? Se leu e não entendeu que não pode divulgar análises é um jurista de merda!

      No final das contas eu acho que você cresceu os olhos, deu banana pra lei e tratou faturar. Seu blog era bom, mas ha muito tempo ficou uma bosta. Todo voltado para vender produtos. Quero Ficar Rico e HC Investimentos foi para o mesmo caminho de merda.

      Excluir
    2. Só que eles são mais espertos que você e não falam nada de ações específicas.

      Excluir
    3. Di Marcinho, você poderia responder o post do Fábio? Fiquei curioso e você tem direito a se defender.

      Excluir
    4. Se estiver errado, eu tiro, não tenho problemas.

      Uma coisa é questionar a CVM.

      Outra é seguir a lei. Se a lei fala que não pode, então não pode.

      Mas acho MUITO difícil se enquadrar no mesmo caso do Fábio. Nunca cobrei 1 centavo, nunca anunciei nada, nem banner tem meu blog. Aqui é um blog pessoal, onde exponho opiniões. Não estou vendendo nenhum serviço.

      Excluir
    5. dimarcinho, o fato de não cobrar nem 1 centavo, não anunciar e nem ter banner parece irrelevante perante a lei que diz:

      Art. 27-E. Atuar, ainda que a título gratuito, no mercado de valores mobiliários, como [...] analista de valores mobiliários [...] sem estar, para esse fim, autorizado ou registrado junto à autoridade administrativa competente, quando exigido por lei ou regulamento: (Artigo incluído pela Lei nº 10.303, de 31.10.2001)

      Não acho que seja o seu caso, mas quero destacar a parte "ainda que a título gratuito"

      Abraços

      Excluir
    6. Bom, eu não sou da área de Direito, então posso estar errado, mas na CVM 483, a definição de Analista de Valores Mobiliários consta:

      "Art. 1º Analista de valores mobiliários é a pessoa natural que, em caráter profissional, elabora relatórios de análise destinados à publicação, divulgação ou distribuição a terceiros, ainda que restrita a clientes."

      Em caráter profissional?

      Excluir
    7. Continuando, no §1º ele fala:

      "Para os fins da presente Instrução, a expressão “relatório de análise” significa quaisquer textos, relatórios de acompanhamento, estudos ou análises sobre valores mobiliários específicos ou sobre emissores de valores mobiliários determinados que possam auxiliar ou influenciar investidores no processo de tomada de decisão de investimento."

      'que POSSAM auxiliar ou INFLUENCIAR investidores no processo de tomada de decisão de investimento.'

      Bom, basicamente isso inclui absolutamente tudo que for falado sobre qualquer coisa, não é mesmo?

      Mas, se for assim mesmo, a ferro e fogo, então todos os blogs deveriam ser fechados e ninguém nunca mais poderia falar nada sobre aplicação financeira alguma.

      Excluir
    8. Basicamente isso inclui absolutamente tudo que for falado sobre qualquer coisa, não é mesmo?

      Não. A proibição é falar sobre valores mobiliários. Títulos de renda fixa de instituições financeiras, títulos públicos, imóveis, por exemplo, não são valores mobiliários.

      http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6385.htm

      Excluir
    9. dimarcinho, como eu escrevi em meu comentário "Não acho que seja o seu caso" e concordo que nem tudo deve ser levado a ferro e fogo, portanto também acho que o risco para blogueiros amadores, como nós, é baixo.

      Acho boa a sua observação sobre o "caráter profissional". O problema seria descobrir o que significa "cárater profissional". Acho até que dá margem a interpretação, pois esta parte está descrevendo o que é o "analista de valores mobiliários" profissional, mas acima eles dizem "atuar como". "Atuar como" poderia ser entendido como "se fazer passar por"?

      O Bastter ou seus consultores fazem em caráter profissional? como saber se os blogueiros atuam em caráter profissional?

      Volto a dizer que não acho que seja o caso dos blogueiros e nem tudo deve ser observado a ferro e fogo, mas é importante termos o entendimento correto do que está escrito na(s) lei(s) e as possíveis interpretações.

      Excluir
    10. Caráter profissional tem pelo menos uma característica clara: money! Se você é pago você é um profissional que presta algum tipo de serviço. Se é profissional competente ou que faz serviço de amador, é outro papo.

      Excluir
    11. Não sou da área jurídica, mas este "caráter profissional" acho que pode fazer toda a diferença. Entendo que seria money tb, mas como não sou da área, apenas posso especular...

      Excluir
  10. Não era ofensivo com ninguém, mas meus comentários eram bloqueados única e exclusivamente por causa de meu nick. Onde já se viu isso? Cheguei a fazer comentários imensos, agregando muito aos posts, sem críticas a ninguém, mas que nunca foram publicados sem nenhuma explicação.

    Denunciei mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita troll, tá zuando?

      Fábio, se você tiver acesso aos autos, poderia identificar o nome do denunciante?

      Excluir
    2. Nós vamos fingir que acreditamos, tá, Troll?

      Excluir
  11. Minha humilde opinião:

    1- Você tem posts em geral muito bons, falo sério. Não é meu caso nem minha preocupação. Mas este aqui foi completamente fora de foco e desnecessário.

    2- Não comemore a desgraça de gente que até onde eu sei, é honesta.

    3- Já fui recriminado por você publicamente e avaliei como sendo justo. Nem por isso fiz posts detonando você ou qualquer outro. Prefiro pessoas diretas (seu caso) do que cínicos dissimulados e esquerdopatas.

    4- A CVM é um lixo: se não apura crimes bilionários, que ela vá se &ˆ%##@$&! Quem rouba um real, rouba um trilhão. Basta ter oportunidade e tempo. Encher o saco de um Blogueiro? Tem que ser algo muito sério. Quando corretoras quebram e somem com o dinheiro dos investidores, onde estava a CVM?

    5- Não sei qual a culpa - ou não - do Fábio na história, mas não fiquei feliz com o que aconteceu com ele. Menos estado, mais povo! Se ele cometeu um crime, que seja pego pela POLÍCIA e MINISTÉRIO PÚBLICO.

    6- Quero que a CVLIXO pare de lascar os pequenos e pegue TODOS então, inclusive o governo. Mas, é mais um órgão aparelhado pelo PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, o Fabio foi denunciado na CVM. Não foi a CVM que resolveu perseguir ele.

      Quem denunciou pode ter seus motivos. Fato é que a CVM apurou e resolveu punir à luz da lei. Agora convenhamos. Você acha mesmo que a CVM tem como punir os ladrões da Petrobrás ou a farsa do Eike Batista? Isso é caso de justiça e não de órgão regulador. E é a justiça que os minoritários tem que buscar recuperar suas perdas. Não vamos confundir alhos com bugalhos.

      A CVM presta um bom serviço sim como órgão regulador. Mas os investidores simplesmente não entendem qual é o papel dela e acham que ela tem o dever de proteger os investidores de empresas corruptas ou farsantes. Não é o caso!

      Excluir
    2. Quem não bate em bandido grande, não tem MORAL para bater em pequenos. Lei para um, lei para todos. Ou agora se decide para quem a lei serve? Ou a quem a CVM regula? Isso é coisa dos caras do PT.

      Excluir
    3. Você não entendeu nada. A CVM não é um órgão da justiça. É um órgão regulador. Ela avalia atitudes fora do regulamento, mas não têm poder de determinar ressarcimentos ou mandar pra cadeia. O máximo que ela pode fazer é aplicar sanções a quem descumpriu as regras. E os casos Petrobrás, Eike entre outros estão todos sendo analisados, mas não são casos tão simples quanto o do Fabio.
      Em relação a BRCR que voce chegou a citar, a CVM agiu sim e o BTG acabou retirando a proposta da OPA.

      Se tiver a curiosidade de consultar os processos administrativos que estão em tramitação dê uma olhada em 'ATUACAO SANCIONADORA' no site da CVM.

      Excluir
    4. HM, acho que o anônimo está perfeito em suas colocações.

      Vc está misturando um pouco as coisas.

      Excluir
    5. E HM, novamente, acho q vc está sendo um pouco inocente.

      Pq pra "bater" em bandido grande, tem que ter mto suporte, pq senão quem apanha é vc...

      Excluir
    6. HM, apenas para lhe dar uma resposta ao que você enumerou:

      1 - Agradeço o elogio, mas discordo quanto este post. Acho que o povo tem que começar a ter mais seriedade nos investimentos e isso passa por respeitar as regras do jogo.

      2 - Não estou comemorando a desgraça de ninguém. Estou comemorando a atuação de uma Instituição da maneira que ela deve atuar.

      3 - OK

      4 - Olha, vou perguntar para ter certeza: vc sabe o que a CVM faz? Qual o papel dela? Quais os deveres e direitos que ela? Me parece que você está falando sem ter conhecimento de causa, apenas colocando pra fora um ódio contra o atual governo brasileiro e misturando isso com a CVM.

      5 - Novamente, acho que vc está misturando outros assuntos. Agora vc está falando "menos Estado, mais povo", num sentido Libertário. Mas eu pergunto: se fosse o mercado regulando, teria problema para você? Qual o mal que há em exigir que um profissional esteja regulado dentro de uma instituição, de forma que isso possa passar confiabilidade para todo o mercado? Existem várias outras certificações no mercado; CFP e CFA são exemplos. Se aparecer um cara com CFA dizendo que eu estou falando besteira, eu não penso duas vezes, pois o cara está anos luz na frente mais preparado, dentro do assunto debatido, do que eu.

      O Estado começa a atrapalhar quando as decisões tomadas por ele são infundadas. Um órgão regulador apenas acelera um processo que o Mercado, por si, só, levaria décadas para fazer (pense nas ISOs, consciências ambientais e etc). Se ajuda, qual o problema em ser do Estado ou não?

      6 - Discordo, mais uma vez, da maneira pela qual vc está tratando a CVM. Você tem o mesmo pensamento sobre a SEC? Basicamente, fazem a mesma coisa, até onde eu saiba.

      E outra coisa: eu trabalho para a Petrobras e posso afirmar que temos um dos melhores, senão o melhor, corpo técnico do Brasil. No entanto, as besteiras cometidas pelo alto escalão levaram a empresa à situação atual. Mas nem por isso os seus técnicos deixaram de ser bons. Ou seja, vc não pode dizer que a Petrobras e seus funcionários são uma merda só devido ao fato de uns poucos ideolgistas do alto escalão terem afundado a empresa. Não conheço a CVM, mas, talvez, raciocínio do gênero possa ser aplicado. Ou seja, acredito que tenham muitos profissionais sérios e competentes e que se o blog foi fechado, é pq houve respaldo (foi via denúncia, da qual eles acataram).

      Mas deixarei para você a mesma crítica que fiz ao Investidor Livr3 no meio do texto: antes de criticar sobre algo, por favor, vamos nos informar melhor sobre o assunto. É bom para você, para mim, para todos. Todos só temos a ganhar com isso.

      []s!

      Excluir
  12. Ninguém está falando desse merdinha que também foi suspenso por que é um zero a esquerda, mas é um grande cara de pau:
    http://rangeforce.blogspot.com.br/

    "Sou Analista de Mercado de Capitais há 10 anos."

    "O relatório Range Force de ações ou commodities é enviado diariamente por e-mail em extensão pdf, com um custo mensal de R$ 70,00. O depósito é feito em conta corrente. "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse aí tá todo errado! rs

      E o blog continua no ar, tá tomando multa de 5k/dia! rs

      Excluir
  13. De uma coisa eu não tenho a menor dúvida: O Fábio não vê muitos problemas em mentir. Seja transparente no seu blog rapaz!

    Modo de Manutenção Programada

    Desculpem-nos pela inconveniência e transtornos.
    Nosso site está passando por uma manutenção programada.
    Obrigado por sua compreensão.
    http://www.opequenoinvestidor.com.br/

    Então quer dizer que você programou uma manutenção? Tá querendo enganar quem? Mentiroooooooso!!!
    O mais digno é incluir um comunicado explicando o ocorrido.

    ResponderExcluir
  14. Eu só pedi pro técnico que administra meu Blog para retirá-lo do ar. E mandei um email pra minha lista explicando tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua cara de pau nesta resposta até assustou, Fábio.

      Mas vamos dar um voto de confiança: vc ainda está em tempo de pedir pra ele para colocar o que realmente ocorreu lá.

      Excluir
    2. Fábio postei um comentário mais abaixo... Leio com frequência seu SITE que durante um tempo foi meu preferido, concordo com muitos dos seus artigos e discordo também de muitos outros, assim como os demais da Blogsfera... No seu caso específico ,Fábio, gosto muito dos artigos sobre o setor imobiliário, mas detesto toda aquela parte de publicidade( tudo bem é Capitalismo, não existe almoço grátis, eu até entendo, se eu dedicasse boa parte do meu tempo em um SITE -que é pago-, faria o mesmo) e ultimamente , NA MINHA OPNIÃO, ficou horrível aquela publicidade senão me engano o tal MANGENTIS ou MAGENTIS , sei lá algo assim, ultimamente perdeu "fluidez", não digo quanto ao conteúdo, e sim quanto a forma, ex: alguns artigos seus que gosto de estar relendo, atualmente é mais "cansativo", mais trabalhoso para ler do que antes, veja que não me refiro ao conteúdo e sim a forma.
      Espero Sinceramente que seu site volte o mais rápido possível, pois consideraria a saída dele uma grande perda...Mas como nada é insubstituível, com a saída ou a permanência dele surgirão sempre boas alternativas, sinto até hoje falta da "OSTRA", mas assim como ela sumiu outros bons surgiram...
      Como no mercado os reveses, as quedas podem ser benéficas...como dito no comentário abaixo porque a CVM atuou sobre você se a maioria dos blogueiros fazem o mesmo? Seria um recado? suas avaliações são verdadeiras e podem estar incomodando? Ela está certa e você é um infrator, mesmo que "culposo"...Como dito este revés pode ser uma oportunidade....
      Boa Sorte!
      Nauta!

      Excluir
  15. O correto é atuar dentro da lei e com todas as certificações legais como um gerente de banco o faz, quando indica para um pobre coitado, aplicar todos os seus recursos num título de capitalização.
    Ou quando os gabaritados consultores financeiros das grandes revistas, indicam a compra de GOL, OGX, Gafisa, PDG, e todos os lixos recomendados em cada capa de revista. (e eles quase não lucram nada com a venda dessas revistas - tudo troco de pinga).

    Importante é a CVM, continuar sendo esse órgão primoroso de fiscalização, exatamente quando deixou Naji Nahas quebrar o bolsa do rio de janeiro.

    Consultores financeiros, são espécies altamente gabaritadas, e de uma índole quase que olímpica. Só eles são conhecedores da verdade e profetas do futuro. Cabe só a eles emitir opinião sobre mercado financeiro.

    P.C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Se com regulação conseguiram quebrar uma Bolsa, imagina sem ela? rs

      Excluir
    2. dimarcinho, o Fábio poderia quebrar a bolsa?

      Excluir
    3. Em tempo, o ANOM acima está correto quanto a agir dentro da lei. TODOS dentro da lei.

      Excluir
    4. HM, vc está utilizando uma falácia de argumentação muito forte.

      Vc está fazendo a comparação de prender o ladrão de galinha e não prender o milionário, certo?

      Só que prender o "milionário" é infinitamente mais difícil, pois normalmente o cara tem força política forte.

      Quer dizer então que só pq a Polícia não consegue prender um política, ela não deveria prender mais ninguém? Pois é essa a sua argumentação.

      E outra, vc ainda colocou em algum lugar que la não tem "moral" pra fazer isso. Será mesmo? Ou será que ela não CONSEGUE atuar em cima dos grandes?

      Excluir
  16. Dimarcinho postei o comentário abaixo lá no IL, peço POR FAVOR, que atente para o fato que não julgo a CVM(do qual não conheço nada) ou o Fábio, que Leio com frequência e concordo com muitas coisas e discordo também de muitas outras, assim como o seu Blog e os demais da Blogsfera... No caso específico do Fábio gosto muito dos artigos dele sobre o setor imobiliário, mas detesto toda aquela parte de publicidade( tudo bem é Capitalismo, não existe almoço grátis, eu até entendo, se eu dedicasse boa parte do meu tempo em um Blog, faria o mesmo) e ultimamente ficou , NA MINHA OPNIÃO, horrível aquela senão me engano o tal MANGENTIS ou MAGENTIS , sei lá algo assim...o caso é que atualmente não paga nada por qualquer coisa oferecida por gente com ótimo conteúdo, e que sou leitor assíduo, como o Fábio, HC, Seitti, Viver de Renda...

    Quem sou para julgar o Fábio ou a CVM? Apenas um anônimo que tem uma dúvida a respeito de tudo isto:

    1º - Caso a CVM tenha agido de acordo com a Lei, e cumprido seu dever ( IMPORTANTÍSSIMO) de proteger e regulamentar os mercados.Quem é Fábio Portela ( que em todos os seus posts, diz que não é certificado e por isso não pode sugerir investimentos) à ponto de "pôr em risco"? o nosso querido mercado imobiliário. E no seu dever de Proteger os Mercados, porque não investigar o que já estão ocorrendo no Mercado ao invés de averiguar um possível "risco" que seria o Fábio Portela, exemplificando seria muito mais importante, prioritário o que ? Analisar os artigos do pequeno investidor, ou o que está ocorrendo com os Gerdau"s (GOAU)? que tem agido quase de "má fé" ante ao minoritário? No caso citado mesmo que não achem nenhum crime poderiam tornar pública as conclusões de suas análises, isso sim seria um serviço ao Sr Mercado.

    Ante essa dúvida, minha primeira "resposta" é empírica... gostaria que os Senhores que tem um embasamento muito mais técnico , pudessem fazer a gentileza de responder esse questionamento.
    Grato.
    Nauta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o caso Eike Batista? A OPA da PETR4 e a sabida administração fraudulenta da empresa que surgiu com a compra de Pasadena acho que em 2006? A atual posse de mais de 50% das ações da VALE através de fundos de pensão sob controle do governo?
      Não, mas mais importante que tudo isso é DESTRUIR O FÁBIO PORTELA, o líder do ISIS dos mercados financeiros brasileiros! O cara é um PERIGO!!!! Vai quebrar bancos no Brasil, assim como George Soros!

      Cara, na boa, cansei de governo e órgãos aparelhados, que matam o boi e salvam o carrapato. O Fábio está errado? OK, provem e deve ser dada a punição. Mas não admito apenas ele. Quem aceita dois pesos, duas medidas, aceita o PT como exemplo de governo.

      Excluir
    2. HM,

      não é pq existe o imundo, que o sujo está limpo...

      Excluir
  17. "Já não era hora!!!!!!!"

    A sua comemoração com o fato demostra o seu caráter


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei está sendo cumprida. Realmente, mostra o meu caráter!

      Excluir
  18. Pois é. O processo da CVM foi arquivado, por falta de prova de que eu tenha cometido qualquer irregularidade.

    Acabei de tirar o CPA-20 pra voltar a falar de investimentos em geral sem qualquer questionamento sobre minha capacidade. Logo, espero ter outras certificações também.

    Foi um episódio de muito aprendizado para mim. Não questiono seu ponto de vista, Marcinho. A CVM está aí para fiscalizar o mercado mesmo. Mas não cometi nenhuma das acusações.

    Grande abraço,
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Fábio,

      bom pra vc que tenha sido arquivado. Pelo menos o susto valeu pra você tirar uma certificação, não é mesmo?

      Agora eu pergunto: se você estava de cabeça nesse mundo, custava ter tirado essa certificação antes?

      Só espero que não tenham perguntado na prova se as ações são mais seguras que a caderneta de poupança rsrsrsrs

      Bom trabalho no retorno.
      []s!

      Excluir
  19. Cara, eu não tinha tirado a certificação antes porque não julgava - como ainda não julgo - necessária. Não me consta que você, por exemplo, tenha alguma, e tá aí falando do mercado. Só tirei a CPA-20, que é a certificação exigida para gerentes de banco que tratam de investimentos voltados a investidores qualificados, pra dar aos leitores a certeza de que tenho conhecimento técnico pra falar dos temas que abordo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. Quanto à piadinha, tudo depende do seu conceito de risco e do horizonte de investimentos, que eram pontos explorados no texto. Mas se você quer ficar com a piadinha descontextualizada, a opção é sua.

    ResponderExcluir
  21. Fábio Portela, parabéns. Li muito o seu Blog e lhe admiro muito. Achei um exagero a penalização da CVM, e fico feliz que o procedimento tenha sido arquivado por falta de provas. Só lhe peço para você voltar a escrever na Web.

    ResponderExcluir
  22. Bom... agora está tudo finalizado. Tive que responder a um inquérito policial depois do arquivamento da CVM, mas ele também foi arquivado por não haver qualquer indício de que fiz alguma coisa de errado. Só quem foi prejudicado fui eu mesmo e meus leitores, que agora têm que aguentar gurus picaretas falando de mercado enquanto devem milhões na praça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Fábio, que bom que tudo ficou resolvido.

      Levei até um susto quando vi esta mensagem no blog do di-marcinho. Por onde andaria Di-Marcinho? será que criou canal na Internet e está dando aula de finanças? Ou se aposentou ao fazer all-in na Petrobrás quando estava R$ 4,00?

      Marcinho, nós sentimos sua falta!

      Excluir
  23. Fábio, você retornou com o blog ou está presente nas redes sociais?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...