Web Analytics

domingo, 10 de março de 2013

Capitalização – bom ou ruim?


No último post falei sobre como a dívida pode afetar o valor de uma empresa. Hoje irei abordar o outro lado da moeda: a capitalização.
Quando uma empresa está precisando de dinheiro para novos investimentos, ela basicamente tem duas opções: ou recorrer a financiamentos ou recorrer ao mercado, realizando uma capitalização, emitindo novas ações no mercado.

O que é a capitalização? A empresa emite novas ações no mercado. Os novos investidores compram e neste caso sim o dinheiro vai para o caixa da empresa. Caso recente foi o da Petrobras em 2010, por exemplo.
A capitalização para a empresa normalmente é muito melhor do que recorrer a financiamentos. Apesar de a empresa trocar seus lucros futuros, ela não correr o risco de entrar em concordata (pois em caso de dar tudo errado, quem fica com o prejuízo são os acionistas). Também não há um compromisso rígido de pagamento, muito menos prazo.
Em geral, a empresa busca se capitalizar quando mercado está aquecido e empolgado. Em 2007 tivemos recordes de lançamentos de IPO’s, por exemplo.
Mas não estou falando do IPO. Estou falando de uma empresa já operacional e que irá realizar uma nova capitalização. Como isso afeta o acionista?
O primeiro impacto imediato é ruim: haverá o mesmo lucro, mas agora para dividir com uma parcela maior de acionistas, pois serão mais ações.
Isto já cria certo receio aos acionistas, que provavelmente irão aumentar o seu prêmio de risco. Quanto este aumento? Muita coisa envolvida, mas os volumes informados e as expectativas futuras são o que contam.
O lado bom da coisa é que com “dinheiro barato” a empresa pode realizar novos investimentos e permitir maiores lucros no futuro. Se este crescimento compensar a diluição dos lucros, então pode ser ótimo para o acionista. E de fato, a ideia é esta.
Vamos então imaginar a seguinte situação. A empresa possui um capital próprio de 50mi e 50mi de dívida. O custo da dívida está em 8%, enquanto que os acionistas estão exigindo 12% como custo do patrimônio líquido.
Para este caso, o WACC seria:
0,5 * 0,08 + 0,5 * 0,12 => WACC = 10%
Digamos que empresa faça uma grande capitalização e aumente seu patrimônio líquido para 80mi; a dívida permanece em 50mi.
Os acionistas não gostam muito e o mercado resolve aumentar o custo do patrimônio líquido para 13%. Já para a dívida, com mais dinheiro em caixa, o mercado entende que a situação financeira da empresa está mais estável e resolve baixar um pouco a mesma, para um custo de 7,75%. Qual seria a nova situação?
WACC = (50/130)*7,75% + (80/130)*13% = 10,98%
Ou seja, o WACC ficou mais alto. E isto significa perda de valor! Se imaginarmos que a empresa do nosso exemplo estivesse lucrando 10mi/ano. Analisemos os valores para antes de depois, utilizando o Modelo de Gordon:
Antes: 10/(0,1 – 0,03) = 143 milhões
Depois: 10/(0,1098 – 0,03) = 125 milhões
Vejam que interessante: a empresa conseguiu captar 30milhões a mais no mercado, só que ao invés de ganhar valor, ficou mais barata! De fato, a empresa perdeu em valor o equivalente a 12%. Estranho, não? Coisas da “engenharia financeira”...
No último post também comentei que ter dívidas baixas é interessante. Mas vejamos outro caso curioso: imagine agora que empresa não quer mais dívidas. Ela irá captar dinheiro e o que conseguir captar, vai abater de sua dívida. Pegando o mesmo exemplo anterior, teríamos que os 30mi descontados dos 50mi, sobrariam 20mi de dívida, ficando a estrutura de capital final como 20mi de dívida e 50mi de patrimônio líquido. Utilizando as mesmas premissas do segundo caso, o cálculo da taxa de desconto seria:
WACC = (20/70)*7,75% + (50/70)*13% = 11,50%
Ou seja, quitar a dívida toda neste caso foi muito pior! A empresa deveria estar avaliada agora em torno de 118milhões, 17% menos do que se não tivesse feito nada.
Faz sentido: dívida deve ser administrada e não quitada louca e desesperadamente.
Apesar de eu estar utilizando o modelo mais simplificado de todos, que não leva em consideração a possível explosão dos lucros com a entrada do dinheiro em novos investimentos, este é um feeling que o investidor deve ter e ficar atento.
Assim como comentei no post anterior, o investidor deve sempre estar atento às mudanças na estrutura de capital, pois isso pode afetar bastante o valor da empresa. A capitalização parece não ser tão boa. Mas é porque estamos utilizando um modelo simplificado. Um modelo de crescimento em 2 ou mais fases já mostraria um resultado melhor, mas não foi objetivo deste artigo. Quem sabe mais pra frente...
Abraços a todos!

25 comentários:

  1. empresa que vai fazer uma capitação é multiplan, acredito que será melhor para o acionista ao longo do tempo, a empresa tem crescido a passos largos mesmo com um endividamento considerado alto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, aprendiz,

      com comentei, a empresa irá precisar fazer este dinheiro alavancar seus lucros.

      Se ela apenas conseguir manter seu crescimento, é ruim para o acionista.

      []s!

      Excluir
  2. - retirado do seu texto :"Quando uma empresa está precisando de dinheiro para novos investimentos, ela basicamente tem duas opções: ou recorrer a financiamentos ou recorrer ao mercado, realizando uma capitalização, normalmente através de uma Oferta Secundária de Ações."

    - a oferta secundária de ações ocorre com venda de ações provenientes dos acionistas já existentes na empresa (o dinheiro arrecadado vai para estes acionistas) na oferta primária o dinheiro arrecadado com a venda de novas ações emitidas vai para o caixa da empresa(pode ser em IPO ou numa nova rodada de emissões de ações).
    - por favor de uma checada no texto pois penso que se confundiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão, meu amigo! Confundi as coisas mesmo! Vou acertar ali!

      Muito obrigado!

      Excluir
    2. Bem observado. Uma oferta secundária também é classificada como IPO, porém neste tipo de oferta, a empresa não capta recursos e portanto não há dinheiro novo para pagamento de dívidas ou novos investimentos. A venda das ações de determinado acionista pode ser positiva ou negativa para a empresa, dependendo da qualidade e reputação do acionista que está deixando a sociedade.

      Excluir
  3. Não gosto nem um pouco da emissão de novas ações, mas acho que é vantajosa quando a empresa está, digamos, cara. Emitir novas ações quando uma empresa está cara é uma forma mais vantajosa de arrecadar dinheiro do que tomar empréstimos, mesmo que a participação dos acionistas diminua um pouco.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, AdP,

      nota-se que quando há uma empolgação no mercado, este movimento sempre ocorre, pois é dinheiro barato.

      Movimento atual podemos ver nos FII.

      []s!

      Excluir
  4. Voce comentou no começo do texto sobre o exemplo da Petrobras de 2010, voce acredita que no caso especifico da Petrobras foi uma boa emtir novas ações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capitalização da petrobrás foi péssima. A maior parte não foi paga à vista, mas com a cessão de direitos do governo sobre a produção futura de barris de petroleo. Não houve transparência no processo e ali houve um ponto de inflexão em relação a confiança do mercado na administração da empresa.

      Excluir
  5. diMarcinho off topic: Por favor, gostaria de saber se tem como você colocar meu blog aí nos seus relacionados. Tô criando ele agora e já entrando em contato com a galera pra colocar no meu também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveitando... ae dimarcinho, e eu? :)

      Excluir
    2. To aguardando também rapaz.
      Sobre o post: bastante esclarecedor! Nunca tinha visto a capitalização por esta ótica, vou ficar mais atento!
      Abraço do Pobre - www.pobrepoupador.com

      Excluir
    3. já abusando da paciência, mas se puder adicionar o meu eu também agradeceria.

      http://blogdoborisananenko.blogspot.com.br/

      Excluir
  6. Grande dimarcinho!

    Vc tem um e-mail pra contato? Preciso falar com vc. Pode colocar nos comentários do meu blog, eu não publicarei.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
  7. Fiz os ajustes que você sugeriu e me add tbm no seu blogroll, abraços!

    ResponderExcluir
  8. Ordem na pedra! Será que pego a marvada na mínima histórica? rs

    Dimarcinho, fica ligado, pois cabaços losers estão tramando contra El Rei na surdina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha

      Deixa os malandrões... fico imaginando se todos tem o mesmo naipe do codorno... jééééésus!

      Excluir
  9. você ta falando do título de capitalização da tele-sena?

    :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...