Web Analytics

terça-feira, 26 de março de 2013

[Rapidinha] O lado ruim do termo

E ae, galera hoje venho com uma atualização daquela operação a termo que eu estava fazendo em NATU3T.

Como eu havia dito anteriormente, eu estava posicionado long em 53,34. Minha ideia era vender em torno de 54,10-54,15.

Nesse meio tempo, recebi 1,19 em dividendos, então, na prática, meu preço de entrada estava em 52,15.


Bom, o papel chegou a subir algumas vezes um pouco acima, mas resolvi manter, até porque mal pagava a corretagem. Não digo que é um erro, mas em posições alavancadas, quando se tem lucro é bom fechar logo a posição.

Em determinado momento que o papel caiu muito, resolvi dobrar a posição. Aqui, uma decisão que julgo ter sido errada. Entrei por 51,10, para rolagem na mesma data 26/04.

Assim, meu meu preço médio ficou em 52,22. Ainda tive uma oportunidade de sair com um prejuízo pequeno, mas resolvi levar, visto que faltava um bom tempo para o vencimento. Veja o gráfico abaixo com a operação:

Clique para aumentar

O problema é que 3 dias depois do aumento de posição o papel derreteu e a queda foi forte. Desta maneira, ocorreu a seguinte situação na minha carteira como um todo:


Essa doeu! E bonito! Como eu comentei anteriormente, não é recomendado alavancar muito e quando eu dobrei a posição fui além do limite que eu já havia pré-estabelecido. Minha ideia era sair rapidamente. Realmente, o poderia ter feito depois, mas fiquei como torcedor mesmo: achei que só o movimento de alta tinha recomeçado e só mais um dia de alta eu sairia. Mas, felizmente, dali pra frente só caiu.

Por que felizmente? Pois é assim que aprendemos! Felizmente, porque minha carteira está no começo e em formação, então esta variação não fará tanta diferença para o longo prazo. Mas no curtíssimo... bom, vocês verão no consolidado pelas cotas!

Em resumo, dois erros:

1 - Não ter saído quando estava no lucro;
2 - Ter aumentado a alavancagem.

E agora?

Acabei fazendo a rolagem, pois acho que o papel já caiu muito. Agora é esperar para ver como o mercado irá se comportar. Você deve estar pensando que eu sou louco, mas a queda está acima de 20% no ano e estou com "medo" de vender num fundo. Assim sendo, montei uma nova posição.

E vamo que vamo!

Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Gostei muito da sua mentalidade e também acredito que todo resultado é bom, afinal podemos aprender com ele.

    O fato de segurar depois de uma queda (aonde a maior parte dos investidores venderia), apesar de arriscada é de ser admirada, afinal a gente só ganha ou perde com ações na venda. Se uma ação sobe ou cai e não fazemos nada com ela, ainda não perdemos nada, do mesmo jeito que se subir temos que vender para ganhar senão estamos com a mesma quantidade de ações, só que mais valorizadas.

    Parabéns pelo blog.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, heliovogas,

      obrigado pelo comentário.

      Minha decisão de não vender é por acreditar que já esteja bem desvalorizada. De fato, deveria ter saído antes, mas agora já foi! rs

      []s!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...