Web Analytics

domingo, 3 de março de 2013

Dívida – bom ou ruim?


Fala, galera, tudo tranquilo? Hoje venho falar um pouquinho sobre as dívidas das empresas.
Uma das coisas mais importantes a ser avaliada quando estamos estudando uma empresa é sua dívida. Empresas com dívidas muito elevadas são consideradas arriscadas e aquelas com pouca ou nenhuma dívida apresentam um ponto positivo. Mas será que não ter dívida alguma é realmente excelente? Veremos.
Quando uma empresa toma empréstimos também costumamos dizer que ela está alavancando. Está utilizando capital de terceiros para remunerar o seu próprio capital. O ponto ruim das dívidas, é que se uma empresa não consegue honrar estes compromissos, ela estará bem próxima do processo de falência, onde a Justiça pode forçar a empresa a desfazer de seus ativos para quitar seus compromissos.

Então, ter dívidas muito altas pode ser uma maneira complicada para a empresa. Vou utilizar uma figura que já usei por aqui sobre a estrutura de capital de uma empresa:


Assim, a empresa deve remunerar ao mesmo tempo o capital dos acionistas (patrimônio líquido) e o capital de terceiros (credores).
Pelo exposto acima, quanto maior a dívida, teoricamente falando, mais delicada se encontra a situação financeira da empresa e, por consequência, os seus acionistas exigirão um prêmio de risco maior em sua remuneração.
Em relação à própria dívida, como já mostrei neste post que quanto maior for a mesma (relativamente aos lucros), maior tende a ser o spread cobrado pelo mercado para financiar esta empresa.
No entanto, o custo de uma dívida inicial costuma ser muito menor do que o custo do patrimônio líquido. Assim, uma pequena dívida é saudável para empresa.
Como mostrado na série do link anterior, o cálculo do valor de uma ação depende do Custo de Patrimônio Líquido e do Custo da Dívida, os quais nos dão o WACC, que é a taxa de desconto para o cálculo de valor de uma empresa.
Com tudo isso em jogo, pode-se afirmar que existe uma estrutura ótima de capital, onde o capital de terceiros bem utilizado pode maximizar o retorno ao acionista.
Matematicamente falando, existe um ponto de mínimo para o WACC. Assim sendo, neste ponto, a empresa estaria valendo o seu máximo.
O que é importante nisso tudo? A estrutura de capital afeta o valor da empresa!
Assim, se a empresa XPTO3 hoje, sem dívidas no mercado, está valendo X e resolve se alavancar em 30%, imediatamente seu valor muda!
Vamos imaginar que a empresa XPTO3 lucre 15mi e possua patrimônio líquido de 100mi. Assim, seu ROE é de 15%. Vamos imaginar que este seja o retorno exigido pelos acionistas. Com uma perpetuidade de 3%, a empresa deveria estar valendo 15/(0,15-0,03) = 125mi.
Digamos que a empresa pegue um empréstimo de longo prazo de 20milhões a uma taxa de juros de 8%. Assim, ela irá pagar 1,6mi por ano. Digamos que os acionistas consideram o risco baixíssimo de ter problemas com essa dívida e apenas aumentam seu custo para 15,5%.
Quanto deveria estar valendo a empresa agora?
Patrimônio Líquido: 100mi
Dívida: 20mi
Capital Total: 120mi
WACC = 0,155*(100/120) + 0,08*(20/120) = 0,1425 = 14,25%
Qual o novo valor da empresa?
Valor = 15/(0,1425-0,03) => Valor = 133,33mi
Ou seja, o simples fato de pegar um empréstimo fez o valor da empresa aumentar em 6,7%.
Assim, respondendo a pergunta inicial, ter dívidas pode ser saudável, desde que esteja controlada.
Desta maneira, é importante observarmos os empréstimos e financiamentos que uma empresa está tomando, principalmente se são muito grandes em relação ao patrimônio líquido, pois isso afetará bastante a estrutura de capital da empresa e, consequentemente, o valor da mesma.
Abraços a todos!

17 comentários:

  1. boa lelesk, tava pensando sobre isso ontem

    ResponderExcluir
  2. Voce não tem medo da ETER3 e do seu Amianto?

    Faz um post de ELPL4 ae, é o assunto da hora :)

    Começa a montar posições, espera chegar a 5 como disse o banco safra?

    Abraçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Unkown,

      não tenho medo algum de ETER3. Já fiz uns cálculos e mesmo o amianto sendo banido, a empresa ainda estaria atrativa. Assim sendo, não vejo motivos para não continuar comprando...

      Eletropaulo no momento? Há mto tempo, né? rs.

      Farei um post apenas pela audiência. Existem papéis no setor mto melhores e cito: CMIG3, GETI3, TRPL4, TBLE3, COCE5, CPLE6.

      []s!

      Excluir
    2. Neste sentido, você poderia fazer um estudo sobre a Taesa (TAEE11, antiga TRNA11), a nova princesa dos olhos de muitos analistas.

      Por um lado, ela apresenta bons resultados e suas concessões são de longo prazo. Por outro, seu endividamento cresceu muito depois que a CEMIG, sua controladora, repassou onerosamente ativos para a companhia como forma de consolidar as duas empresas em ramos diferentes do mesmo setor.

      Abraço!

      Excluir
    3. Realmente, Pedrini,

      a Taesa é bem interessante, nunca havia parado para analisá-la.

      Mas é bom ficar de olho com essas mudanças todas, mesmo.

      Obrigado pela contribuição!

      []s!

      Excluir
  3. Oi dimarcinho.

    Eu gosto de empresas que tem poucas dívidas, de preferência que 1 lucro anual pague toda a dívida. Eu acho que essas empresas têm vantagem contra as outras em momentos de crise.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, IH!

      Poucas dívidas são boas! Como mostrei, ter uma dívida pequena é melhor do que não ter nenhuma...

      []s!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Os seguidores do Eike 'pira' na OGX !!!!! kkkkkkkk

      Excluir
    2. Repicou antes dos R$ 2,50! Errei o "time"! kkkk!

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkk

      daki a poko volta! rsrsrsrsrsrsrs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...