Web Analytics

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Acompanhamento Mensal - Setembro de 2013

E lá vamos nós para fechar mais um mês que passou. Setembro foi um mês bom para muitos ativos, tendo o Ibovespa fechado no positivo.

Não para o nosso amigo Sr. Peruka Eike Batista, que viu a OGX atingir sua mínima histórica em razão de possíveis pedidos de falência.

Mas como será que a minha carteira desempenhou? Até eu me surpreendi! Vejamos o que ocorreu.

Começando sempre com o desempenho individual dos papéis (sem contar dividendos):

Papel
Agosto
Setembro
31/ago
30/set
Var%
BBAS3
23,05
25,85
12,15%
CGRA4
17,00
17,94
5,53%
CMIG3
18,60
18,46
-0,75%
CPLE6
28,55
31,38
9,91%
CRIV4
4,57
4,47
-2,19%
ETER3
8,50
9,52
12,00%
NATU3
44,99
49,50
10,02%
PETR4
16,99
18,47
8,71%
POMO3
6,25
6,37
1,92%
TRPN3
13,99
15,55
11,15%
VALE5
31,15
31,48
1,06%
XPCM11
96,98
93,50
-3,59%

No geral a carteira performou muito bem. Como sempre comento, estes dados são apenas do valor de face do papel e não levam em consideração os dividendos. Operações de curto prazo podem gerar entradas ou saídas de dinheiro e isso não parece nessas contas. Por isso, deve-se utilizar o Sistema de Cotas para uma correta avaliação patrimonial.

Pelo Sistema de Cotas, temos o seguinte desempenho histórico:

Data Movimentação
Variação
30-abr-12

31-mai-12
-4,42%
30-jun-12
0,73%
31-jul-12
4,74%
31-ago-12
-1,18%
30-set-12
-4,24%
31-out-12
4,17%
30-nov-12
0,56%
31-dez-12
5,05%
31-jan-13
3,62%
28-fev-13
-4,13%
31-mar-13
-9,71%
30-abr-13
3,67%
31-mai-13
0,38%
30-jun-13
-9,38%
31-jul-13
3,18%
31-ago-13
-5,42%
30-set-13
8,77%

A carteira este mês teve incrível valorização de +8,77%. Achei um pouco estranho num primeiro momento, mas faz sentido, como explicarei abaixo.

A divisão patrimonial atual está da seguinte maneira:

Clique para aumentar
Comentários:

Mês passado, não fiz muitos comentários e acabei não vendo algumas coisas importantes em alguns micos. MILK11 e AGEN11 mudaram de códigos para MILK33 e AGEN33, respectivamente. Por que eu acompanho eles? Estou estudando o desempenho de uma carteira de micos. Da mesma maneira que todos estudam bons papéis em termos de fundamentos, resolvi montar uma carteira de micos. Acho que alguns já conhecem, é a Carteira Queda-Livre, que você pode conferir o desempenho clicando aqui, ou no menu. Inclusive, ela não vai lá muito bem... as ações da Agrenco foram congeladas novamente mês passado...

Bom, agora voltando à minha carteira pessoal: valorização de +8,77%, frente ao Ibovespa, que subiu bem forte este mês, valorizando +4,65%. Visualizando os papéis, você deve estar se perguntando o que ocorreu, correto? Bom, pra quem acompanha, deve lembrar do termo que eu estava posicionado em Cemig, correto?

Primeiro o resumo de operação:

Termo em CMIG4
Data
Operação
Qtde
Preço
07/08/2013
Compra
x
20,55*
28/08/2013
Compra
x
18,75*
30/09/2013
Venda
2x
19,01
Resultado
-0,64
*preços com juros

Ocorre os seguinte: quando eu fechei o termo mês passado, os papéis da CMIG4 estavam valendo 18,60. Meu preço médio era 19,65. Então, o prejuízo era de 1,05/papel. No entanto, com a venda que fiz hoje, este prejuízo diminuiu para 0,64/papel. Por ser uma posição alavancada e por haver marcação a mercado do patrimônio, houve uma valorização em relação ao mês passado. Veja: eu tomei prejuízo nesta operação do termo, mas como o sistema de cotas verifica a variação patrimonial, então, relativamente ao mês passado, o termo valorizou.

Some a isso o bom desempenho da carteira, com vários papéis valorizando perto ou mais na casa dos 10%, não fica tão difícil de visualizar que foi uma boa porrada! Fiz o aporte hoje, então ainda não vi o que comprar nem nada, mas também tem a liquidação do termo e talvez eu tenha que vender algo para cobrir o financeiro. Losses sux a lot! rs

Já que meus últimos posts foram sobre estratégias e críticas aos mesmos, vou lançar o que fiz no final desta operação do termo:

Por que vendi hoje? Bom, o papel deu uma pernada de alta forte em apenas uma semana e depois ficou meio parado. Como a liquidação do termo seria no dia 07/10 e a semana não abriu com boas notícias, resolvi colocar um stop loss em 19,01. Assim, se pegasse o stop, pelo menos não teria perdido toda a pernada de alta. E se o papel disparasse, eu poderia até sair no lucro. Apesar de aparentar ter sido uma violinada, não dá para adivinhar o futuro, não é mesmo? Isso é a administração do risco depois de feita uma cagada maior anteriormente rsrsrsrsrs.

No fim das contas, estou tranquilo. Perdi em torno de 4% do capital total, mas mês passado isso estava um rombo sem tamanho. Realmente, pretendo operar de maneira diferente daqui pra frente. Este valor é muito alto em termos do capital total, mas totalmente recuperável no estágio que ele se encontra. Perder 4% do capital de uma IF é algo totalmente irrecuperável atrás de trabalho e suor.

Interessante notar que se a Cemig também tivesse subido forte este mês, tava arriscado a eu fazer uns +20%!! Ia ser muito louco! kkkkkk

No acumulado do ano, a carteira está em -10,22%, grande parte devido aos prejuízos nos termos. E isso irá de encontro ao tema do meu próximo post, que é sobre estratégia e investimentos em geral.

Bom, é isso aí galera.

[]s a todos!

33 comentários:

  1. pra q q inventa moda com esses baguio de termo pow

    azia geral issaew

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, tem prejudicado. Se eu estivesse apenas no bom e tranquilo B&H, estaria muito melhor.

      No entanto, os termos estavam muito mal "operacionalizados". Vou fazer melhor da próxima vez.

      Excluir
  2. Parabéns pela rentabilidade, Di!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. você tem uma carteira solida e muito bem montada pra que ficar tentando essa parada de termo se tivesse ficado quietinho estaria lucrando mais abraço aprendiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, aprendiz!! Mas ainda pretendo continuar, mas não da maneira apresentada até aqui. Vou fazer com um controle de risco muito maior, depois explico.

      []s!

      Excluir
  4. Grande Di Marcinho,
    Olhando os papeis que vc tem,poderia comentar os motivos?

    CPLE6 - Olhei muito por cima (pois ja tenho duas eletricas a cmig3 e a geti3), e algumas coisas me chamaram a atencao. Um aspecto positivo eh a baixa divida, sendo de 27% a D/Patrimonio. O que achei estranho ao olhar o quadro no Blastter eh a piora das margens, do roe, e do lucro a partir de 2009, pois antes desse ano esses indicadores eram otimo. Vc sabe porque? Pareceu um pouco com a sanepar que apenas voltou a ter margens boas a partir de 2011 quando o governo liberou os reajustes que estavam congelados ha anos.

    POMO3 - Fiz contas rapidas, mas mesmo colocando um crescimento de 15% por 7 anos e perpetuidade de 3% com uma taxa de desconto de 13% (esta ficando bem pequena essa taxa com essa pressa nos juros e selic provavelmente a dois digitos) e encontrei o valor atual de mercado mais ou menos. Ou seja, mesmo sendo otimista, parece que esta bem precificado. Qual o seu pm nela?

    TRPN3 - Por qual motivo escolheu esse papel?

    Abraco!

    Soulsurfer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Soulsurfer!

      Basicamente, todos eles escolhi por preço mesmo, frente ao valuation e por possuírem bons indicadores, no geral.

      CPLE6 - quando entrei, era uma das únicas (ou única) que atendia a todos os critérios de Graham e ainda estava com desconto. Infelizmente vendi para cobrir um buraco num termo passado e ainda não voltei. Pra falar a verdade, estou pensando se volto ou não, estou bem confortável com minha carteira atual. Preço justo que tinha calculado: R$ 47,23

      POMO3 - essa aí eu comprei a 5,95..... ANTES do Split.... já há algum tempo que estou pra vender ela.... 10,84.... por isso, estou pra vendê-la, estou com olho beeeem vivo nela....

      TRPN3 - conheci o papel por recomendação de um amigo meu, que trabalhava num asset privado. Eles ganhavam uma grana boa e investiam via análise fundamentalista. Meu preço justo está em torno do atual, mas quero aguardar o resultado de 2013 primeiro, por algum motivo qq, creio que virá bom! rsrsrs

      Bom, é isso!

      []s!

      Excluir
  5. +8,77% é um excelente rendimento. Se fosse assim todo mês.... Aliás, um desses pelo menos umas 2 ou 3 vezes por ano já tava de bom tamanho :D

    Minha carteira esse mês rendeu +3,85% (RV foi 5,93%). To pensando em jogar o aporte desse mês todo no tesouro direto, mas ainda não resolvi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahahhaa.... um mês de alta dos meus ativos + recuperação do termo = +8,77%

      Esta combinação não acontecerá sempre! rsrsrsrsrsrsrs

      Estou aguardando o governo voltar aos 2 dígitos para entrar no TD pré de LP.....

      []s!

      Excluir
  6. Performance excelente... agora, insisto na opinião de que vc é um dos blogueiros mais capazes, e fica tomando muito prejuízo nessas operações de termo. Se for pra treino, o capital tá muito alto... Sua carteira de B&H é excelente... Larga mão disso rapá, fica só no B&H msm!
    Em tempo: se puder adicionar meu blog no seu blogroll, agradeço... abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, Médico PI!

      Sim, não tenho feito legal estes termos, concordo. Masssss, vou fazer de outra maneira, como expliquei ao aprendiz, mas com um aperto muito maior no risco, depois explicarei.

      []s!

      Excluir
  7. estamos quase empatados, macho...

    eu to com o MPI: larga desse negócio de termo etc... fica mesmo no B&H.

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mês foi bom para as carteiras de ações!! Até a Queda-Livre subiu! rsrsrsrs

      Sobre o termo, expliquei acima.... mais informações no futuro.

      []s!

      Excluir
  8. Essas pessoas me esmagando com 8% enquanto eu achando que tava top com meus 5...
    kkkkkkkkkkkkkkk
    Parabéns DiM.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Thales!!

      5% é ótimo!!! Mês passado eu tive -5%! Na soma dos dois meses, estaria dando uns 3%! rsrsrsrs

      []s!

      Excluir
  9. Boa Di Marcinho !! otimo resultado, não entendo porra nenhuma desses termos por isso nem me atrevo... rsrs Abraços

    ResponderExcluir
  10. Belo resultado. Só os termos que estão atrapalhando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Extraordinário, mestre. Rentabilidade oceânica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande, Idiota!

      Mercado ajudou a todos neste período. Fui apenas mais um.

      []s!

      Excluir
  12. Rentabilidade digna da mais alta bem-aventurança! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, olha o nível de doença mental desses haters?! Vou até deixar esse aí! kkkkk

      Excluir
    2. Dimarcinho, citei em meu blog que vou fazer uma festa de aniversário para minha mãe e esse imbecil está debochando. Não acho de bom tom deixar um comentário desrespeitoso em relação à minha genitora.

      Excluir
    3. Troll,

      não tinha ligado os pontos, tens razão!

      Anônimo doente mental apagado!

      Excluir
    4. Obrigado Dimarcinho. Estou percebendo que alguns blogs que não permitiam anônimos estão começando a dar espaço. Mas sem moderação, a qualidade tende a cair, pois 99% dos anônimos que comentam são acéfalos que não agregam nada.

      Excluir
    5. Sim, tem que haver moderação, pois tem muito maluco mesmo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...