Web Analytics

sábado, 30 de novembro de 2013

Acompanhamento Mensal - Novembro de 2013

Fala, galera! E lá se foi mais um. Mês movimentado e com muita especulação. Petrobras disparou e derreteu. Copel disparou e derreteu. O sistema bancário foi o que sofreu mais, após a notícia do pagamento da Poupança antiga.

E e a carteira, como se comportou? Vejamos!


Começando pelo desempenho individual dos papéis:

Papel
Outubro
Novembro
31/out
30/nov
Var%
BBAS3
29,78
25,75
-13,53%
CGRA4
18,59
18,00
-3,17%
CMIG3
19,83
19,20
-3,18%
CPLE6
31,00
31,40
1,29%
CRIV4
4,39
4,15
-5,47%
ETER3
9,50
8,95
-5,79%
NATU3
44,76
43,30
-3,26%
PETR4
20,29
19,13
-5,72%
POMO3
5,60
5,47
-2,32%
TRPN3
15,42
15,16
-1,69%
VALE5
32,89
32,80
-0,27%
XPCM11
93,15
89,00
-4,46%

Como podem ver, o mês foi péssimo, quase tudo vermelhinho. Mas este mês houve dividendos de Eternit e Banco do Brasil, fora o aluguel mensal do XP Corporate Macaé.

Vejamos o resultado pelo Sistema de Cotas:

Data Movimentação
Variação
30-abr-12

31-mai-12
-4,42%
30-jun-12
0,73%
31-jul-12
4,74%
31-ago-12
-1,18%
30-set-12
-4,24%
31-out-12
4,17%
30-nov-12
0,56%
31-dez-12
5,05%
31-jan-13
3,62%
28-fev-13
-4,13%
31-mar-13
-9,71%
30-abr-13
3,67%
31-mai-13
0,38%
30-jun-13
-9,38%
31-jul-13
3,18%
31-ago-13
-5,42%
30-set-13
8,77%
31-out-13
0,09%
30-nov-13
-4,11%

Pelo Sistema de Cotas o resultado foi de -4,11%, frente a -3,27% do Ibovespa. É a primeira vez que a carteira passa 2 meses seguidos perdendo para o Ibovespa.

A divisão atual do patrimônio ficou da seguinte maneira:

Clique para aumentar

Bom, este mês não acompanhei quase nada. O aporte foi utilizado para compras em Copel, Cemig e Eternit.

Enfim, continuo com a mesma estratégia de compras nos ativos que julgo subvalorizados, utilizando os conceitos de B&H.

Não houve nenhum trade este mês.

Bom, acho que é isso!

Abraços a todos!

67 comentários:

  1. Fala Dimarcinho !! o que deu no julgamento dos planos econômicos ? a decisão foi favorável aos correntistas ? perdi essa noticia....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão adiando, mas se liberarem isso eu acho q o SFN quebra.... rs

      Excluir
  2. Belas compras, Dimarcinho. Quanto à rentabilidade, o clima geral é de ressaca hehehe

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá dimarcinho !

    O jeito é aproveitar a queda para comprar..rs
    Qual a rentabilidade da carteira de ações ?

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa rentabilidade dependeria muito da alocação; eu fiz umas contas outro dia e estaria uns +7%.... como esse mês foi ruim, de repente lá pelos +4% ou +5%

      []s!

      Excluir
  4. Olá Dimarcinho,

    A rentabilidade está na média dos investidores.
    Acho que esse problema com os bancos ainda perdurará para até o ano que vem, contudo, sempre fico com um certo receio visto que os bancos no Brasil são big to fail.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Estagiário,

      é impressionante como cada hora inventam alguma coisa pra bater em algum setor.

      Qualquer banco, por natureza, é quebrável, visto trabalhar mega alavancado.

      []s!

      Excluir
  5. Antigamente via uma tabelinha vermelha assim e já achava que algo estava errado, hoje eu encaro isto como OPORTUNIDADE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Uó!

      Sim, surgiram algumas boas oportunidades mesmo. Essa semana farei novas compras.

      []s!

      Excluir
    2. No próximo mês coloque, se possível, os seguintes dados:
      - Rentabilidade no ano
      - Rentabilidade histórica
      - Proventos (total)
      - Proventos (yield - percentual sobre o investido e não sobre o valor atual)
      - Alocação RF/RV
      - Alocação de ativos (% sobre a categoria e não sobre o capital total)
      Abraço!

      Excluir
  6. Olá Dimarcinho!
    Assim como a maioria tb vejo essa volatilidade do mercado não só em nov/13 mas de modo geral no ano de 2013 como um todo, como uma oportunidade para os investimentos com fundamentos e focados no LP.
    Até mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde de 2008 que a "marolinha" vem atrapalhando nossa economia e, de tabela, o mercado de capitais. Assim a bolsa vai patinando e caindo.

      []s!

      Excluir
  7. Olá, Dimaracinho.

    Na verdade o ano na bolsa foi complicado. Apenas em outubro houve um movimento bom. Vamos ver no próximo ano como será. Para quem gosta de trades, quem sabe haverão oportunidades para se operar nas duas pontas - vendedora e compradora.

    Bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, G65!

      Realmente, o ano não está bom. Pena que fiz umas besteiras operando, mas vivendo e aprendendo.

      []s!

      Excluir
  8. Olá,
    Acho um pouco complicado adotar o B&H no Brasil.
    O país ainda é muito instável economicamente para se prever alguma coisa.
    O maior exemplo recente disso foi as ações do Banco do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, BBB (rsrs),

      a questão do B&H não dá pra fugir: se a empresa der resultados vai subir.

      O problema do Brasil mesmo é o custo de carregamento. Os juros aqui são MUITO altos e isso exige altos retornos das empresas para compensar.

      []s!

      Excluir
  9. Rentabilidade em linha com a blogosfera.
    Será que nossa CMIG anuncia dividendos para o mês de dezembro?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, AdP!

      Sim, acho que foi um mês ruim pra todo mundo mesmo.

      Eles costumam anunciar alguma coisa no final do ano, né? Veremos no que vai dar!

      []s!

      Excluir
  10. Vamos junto firme e forte. Aprendiz

    ResponderExcluir
  11. O setor bancário esta sofrendo mas ao mesmo tempo abre boas oportunidades de compras, o negócio é manter a disciplina e continuar a estratégia e vamos que vamos.

    ResponderExcluir
  12. A robustez do portfólio há de impor sucessivas derrotas ao "benchmark" doravante.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. E ai, o que espera do BBAS? Será que despenca mais?
    Ou abriu um bom ponto de entrada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, outro dia estava a 22.... não sei, to pensando em comprar CRIV4.....

      []s!

      Excluir
  14. Grande Dimarcinho,

    Mercado louco, né? Sai o reajuste de combustíveis e PETR4 cai quase 10% em um dia O que Dona Maria Caveirão acha disso? rsrs

    Copel foi na contramão. Que diferencial você vê na empresa em relação às outras do mesmo setor?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Troll!

      Ela possui bons fundamentos, uma das poucas empresas que atendia todos os critérios de Graham.

      Apesar do lucro relativamente constante, pela minha análise de preço justo, venderia só nos R$ 47

      []s!

      Excluir
  15. Olá Dimarcinho, blz.

    Estou com uma duvida numa operação, o qual usarei opções.

    Pretendo comprar PETR4 em dezembro, com o 13º (ao preço que tiver).

    Posso vender PETRX17 ou PETRX18 a fim de ganhar uns trocados e:

    Se PETR4 tiver acima de 17,34 eu não sou exercido e meu preço será (mercado - premio) mais barato.
    Se PETR4 tiver até 17,34 - premio, eu sou exercido e ainda sim com preço abaixo do mercado.
    Se PETR4 tiver abaixo de 17,34 eu sou exercido e pago preço acima do mercado.

    Mas a este preço que vou pagar, mesmo sendo acima do mercado, está bom pra mim.

    É uma estrategia valida ou é armadilha de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que não seja exercido eu vou comprar PETR4.
      Minha intenção é vender PETRX17, pois se for exercido eu baixo mais ainda meu preço medio.

      Excluir
    2. Helison,

      comprar uma ação e vender sua put ainda é uma estratégia de alta, ok.

      Mas creio que os lucros, objetivos, tempos e movimentos da coisa, sejam diferentes da venda coberta (long stock + short call)

      Em teoria, na venda coberta é prejuízo ilimitado e lucro limitado.
      Nesta operação que você sugere é prejuízo ilimitado, mas lucro ilimitado também.

      E isso muda tudo (objetivos percentual de lucro, stop loss, etc)

      O interessante é que o prejuízo cresce mais rápido que o lucro (maior coeficiente angular)

      Nada é de graça no mercado.

      Mas eu recomendo você trabalhar com opções para prazos um pouco mais longos (uns 60 dias). Tente pegar as opções de janeiro ou fevereiro, se houver liquidez.

      []s!

      Excluir
    3. Como é prejuízo ilimitado? A exposição é equivalente a de uma posição na ação. O risco é de downside maior que o esperado do ativo objeto. No limite, Petrobrás vai para zero e ele fica com o prêmio.

      Excluir
    4. Ok, ok. Tens razão, me expressei mal. Seria próximo a 100%.

      Ou seja: o prejuízo seria stock/(stock-prêmio)

      Ilimitado mesmo só quando se está vendido a descoberto ou em operações do tipo quanto mais pro alto maior o prejuízo.

      []s!

      Excluir
    5. Isso aí dá prejuízo = 1 - P/S. Prejuízo infinito de novo.

      Excluir
    6. Pra ser infinito, o stock tem q ser zero, o que não é.

      Excluir
    7. A sua fórmula (*) é que deu nisso. Prejuízo ilimitado. Está errada a fórmula. O prejuízo máximo é (K-P), para S = 0 no vencimento. Desconsiderando o valor de S após o vencimento, o resultado em tal data é equivalente à venda coberta. Não é?

      Não entendi, também, a afirmação "recomendo você trabalhar com opções para prazos um pouco mais longos". No caso, a aposta seria a de uma pequena queda do papel no vencimento da série em questão. Ainda com dúvida na operação.

      Excluir
    8. Acho q vc não entendeu, eu quis dizer o "stock" na compra e não no vencimento.

      Mas mesmo assim está errado, pois essa é a fórmula do prejuízo máximo da venda coberta. rsrsrsrsrsrsrs

      O preju máximo no long stock+ short put creio que vai ser (S + K - P) (sendo S stock na compra e K o strike e P o prêmio da put)
      Considerando que o capital necessário para montar a operação é S, então o preju máximo será (S+K-P)/S. Não é infinito, mas é acima de 100% rsrsrsrs, visto que perde nas duas pontas (na da ação E na da opção)

      Sobre o prazo, tem que fazer contas pra ver se vale a pena.

      E eu sei q vc não tem dúvida nenhuma.

      Excluir
    9. Como long stock? Ele não quer adquirir a ação pelo preço K - torcendo para ser exercido - e, dessa forma, baixar o preço médio (segundo cenário dele)? Ele quer comprar dois lotes, um no exercício e outro no à vista? Entendi.

      Pensei que fosse CS. Com grana equivalente ao K na conta, na hipótese de ser exercido na put, almejando um preço menor do que é hoje. Como eu sou mongol. Vc é o cara!

      E que contas tem que fazer?

      Excluir
    10. Eu estou comentando o que o Helison falou e ele disse q vai comprar ação e vender put.

      Somente isso.

      Excluir
    11. Vc é bom! Ele já tem um lote de PETR. A estratégia dele é válida. A posição dele é uma posição não hedgeada com prejuízo máximo dado % por (S+K-P)/S!


      Excluir
    12. Não.

      Eu estou falando da estratégia isolada: long stock + short put.

      Sobre o que o Helison quer fazer, pergunte a ele.

      Excluir
    13. Mas, a estratégia dele não é o que você disse? long stock + short put. Com prejuízo máximo = (S+K-P)/S? Ademais, como você disse, "comprar uma ação e vender sua put ainda é uma estratégia de alta". Devemos comprar a ação e, ainda, torcer para não ser exercido, pois apostamos na alta. Ganho na ação e coleto o prêmio! Se der errado, perco na ação e tenho que comprar mais um lote ao preço de exercício. Fico com duas ações. Que podem valer zero, não é?

      Excluir
    14. Com o seu raciocínio eu tb estaria confuso..... rs

      Excluir
  16. Pancada heim dimama. Mas o vilão é claro que foi bbas3. Com queda e peso grandes, rebocou a carteira 1,48% para baixo. O resto caiu normal. Nesse mês o vilão pelo visto vai ser a petro.

    Por favor, compre mesmo criv4, ajude a segurar essa bendita. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tudo que o BB ajudou mês passado, devolveu esse mês.

      Fiz as compras de CRIV4 e XPCM11 ontem! =)

      []s!

      Excluir
  17. "Não ter e nunca colocar o blog do investidor troll listado no seu blog roll;"

    Essa é nova condição para entrar no ranking do Pobreta Fake. Será que vai ter gente de mente fraca que vai aceitar isso? huahuahua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algo me diz que o ranking dele vai ficar vazio, rsrsrsrsrs

      Excluir
    2. Olha lá a resposta dele pra vc! É muito infantil e medíocre! E ainda quer me culpar pelo blog do Zé Mobral, sendo que o mesmo já deixou claro que eu somos amigos!

      kkkkk!

      Excluir
    3. Fazia tempo que não passava por aquele lixo, mas respondi o seguinte e quero ver se ele não vai apagar (igual o Corey fez na última respostas q dei no blog dele):

      "Eu tenho MEDO ???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Nossa, estou me CAGANDO de medo!! O q ele fará?? Me xingar?? kkkkkkk

      Em primeiro lugar, meus ideiais de investimento vão muito de encontro aos do Troll, então não tenho motivos para brigar/ter medo dele. Já vc é patético no tocante a finanças.

      Mas mesmo q eu tivesse MEDO, kkkkk, o q ele ou qualquer outra pessoa irai fazer nesse mundo VIRTUAL? Vai zuar minhas ações?? Ah, não tenho Eletropaulo, isso não vai dar! rsrs

      Não mude o foco: vc está se achando. Você é o tipo ridículo que afunda esse país. Está colocando em conflito seus interesses pessoais (não gosta do Troll) frente a um ranking financeiro que muita gente participa (interesse de todos).

      Fazia tempo q não passava aqui e vejo que continua dando os péssimos exemplos de cidadania.

      A grande diferença toda entre vc e o Troll é que ele pelo menos sabe alguma coisa sobre o mercado financeiro, pq vc não sabe nada e só contribuir para denegrir a blogosfera. Sendo que vc acha que esse rankzinho é a última cereja do bolo. rsrsrs

      Mas gostei de ver a sua atitude. Mas estou ansioso mesmo para ver o resultado."

      Excluir
    4. Ele é tão babaca e manipulador que quer fazer de tudo para te jogar contra mim, apelando para sua autoestima. Na verdade, que bagunça toda a Blogosfera é ele.

      Excluir
    5. Como se a opinião dele fosse afetar minha autoestima, kkkkkk

      Ele sempre faz isso: tenta me jogar contra vc.

      Dei uma resposta bonita pra ele agora, vamos ver o q ele inventará, kkkkkk

      Excluir
  18. Eu acho que os blogueiros antigos, que não estão "obrigados" a excluir o Troll deveriam mesmo assim tomar uma atitude contra esta tirania imbecil desse pobretão de bosta e pedir voluntariamente ao Pobretão para os retirarem do ranking. Seria o mais nobre a ser feito, mas será que o farão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não pediu pros antigos tiraram, pois vai ficar com cara de tacho, pq ninguém vai tirar!! hauhauahua

      Excluir
  19. Chata, feia, contraproducente e encarniçada essa briga. Mas o que seria desses blogs todos sem a seção fofoca da Contigo... shame on all of you

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O verdadeiro câncer da blogosfera é o blog do Pobretão.

      Excluir
    2. Maravilha, então vão em frente com essa briguinha de galinhas dondocas. De qualquer forma agradeço as valiosas e gratuitas informações que já li aqui, saio antes de encontrar só penas ao invés de análises.

      Excluir
    3. Não se preocupe, por aqui continuarei escrevendo artigos sobre finanças e investimentos. Naquele lixo lá vc não encontra isso.

      Excluir
  20. Meyrrey, quer a análise "compreta" da Kepler? É só 6,99! Baratinho no XXX Poupador!

    k-k-k-k

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, foram mais rápidos do q eu pensei!! Ao invés de eBooks, relatórios!! rs

      Excluir
    2. É du caralho mesmo né!
      Puta ki pariu nesses caras!

      Excluir
    3. Caralho...esse cara é do gueto...lá da infomoney.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...