Web Analytics

domingo, 30 de novembro de 2014

Acompanhamento Mensal – Novembro de 2014

Fala, pessoal! Vamos a mais um fechamento. Mês de extrema volatilidade nos papéis da Petrobras, que é a minha posição. O resultado disso você confere a seguir.
Apresento primeiramente a carteira e a variação nominal dos papéis, o que não inclui dividendos, bonificações, splits ou grupamentos. Se for o caso, farei uma observação.

Papel
Outubro
Novembro
31/out
30/nov
Var%
BBAS3
27,64
29,70
7,45%
CGRA4
18,59
18,40
-1,02%
CMIG3
15,01
14,75
-1,73%
CPLE6
34,93
35,27
0,97%
CRIV4
3,29
3,34
1,52%
ETER3
3,47
3,38
-2,59%
NATU3
35,75
35,27
-1,34%
PETR4
15,13
12,84
-15,14%
POMO3
4,24
4,18
-1,42%
TRPN3
11,98
11,30
-5,68%
VALE5
21,58
19,93
-7,65%
XPCM11
86,85
84,00
-3,28%
A única maneira de utilizar uma correta comparação com outros instrumentos financeiros é utilizando o Sistema de Cotas. Através dele é que podemos avaliar a correta variação patrimonial dos ativos.
Data Movimentação
Variação
30-jun-14
2,57%
31-jul-14
3,74%
31-ago-14
6,93%
30-set-14
-9,86%
31-out-14
-2,55%
30-nov-14
-6,95%
Pelo Sistema de Cotas a carteira obteve uma rentabilidade de -6,95%. Por ser uma carteira 100% em renda variável, o índice que utilizo como referência é o IBOV, que este mês obteve rentabilidade de +0,07%.
Comentários:
Como minha carteira possui alta exposição na Petrobras (atualmente em torno de 15%), só a queda de 15% deste papel contribuiu, aproximadamente em -2,25% ao somatório da carteira. Os outros papéis com participações relevantes são Cemig, Eternit, Natura e Vale. Todos apresentaram desempenho ruim no mês, assim sendo, a carteira afundou junto. E olha que fiz dois aportes fortes esse mês e em momentos de baixa. O resultado poderia ter sido ainda pior!
Com este resultado, pela primeira vez o IBOV me venceu no somatório.
Olhando para parte fundamentalista da carteira, uma correlação é importante. As empresas Banco do Brasil, Cemig, Copel, Petrobras são todas estatais. A Vale não o é, mas sofre forte influência, além do mercado de minério não estar passando por um bom momento.
Operacionalmente falando, estas empresas não pioraram nos últimos anos, no entanto os custos subiram e as margens caíram. Ou seja, sim, seu valuation é pra cair, pois a geração de valor para o acionista diminuiu.
Mas o problema de sair de uma posição agora é, acredito eu, sair num fundo. Explico. Petrobras, por exemplo, está dando partida na Refinaria do Nordeste, o que diminuirá a importação de diesel (fala-se da gasolina, mas quem dá o maior impacto no resultado é o diesel). E o pré-sal está crescendo forte a produção, esta semana mais um FPSO entrou em operação (FPSO Cidade de Ilhabela).
O mercado reflete sempre a situação atual aliada às expectativas futuras. Quais as expectativas da Petrobras? Péssimas, entende o mercado. Eu não vejo assim. Com exceção da dívida, que é realmente preocupante, o pré-sal está subindo numa velocidade incrível sua produção. Claro que se o pré-sal der errado, então não vai ter jeito: buraco.
As outras estatais também têm seus motivos e não vou me alongar aqui, mas entendo que todas elas passam por um ponto de inflexão. Ou recupera e bem, ou derrete de vez. E acredito que a situação agora é bem crítica. E além de visualizar cenários razoáveis mesmo com baixo crescimento para essas empresas, também é bom lembrar: “Compre ao som dos trovões, venda ao som dos violinos.”

Abraços a todos!

220 comentários:

  1. Incrível! Vc estuda muito, mas seus resultados são fracos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ano o resutlado tá fraco sim, mas não se pode analisar uma carteira em um ano apenas, precisamos conhecer a rentabilidade histórica de no mínimo 5 anos, abaixo disto qualquer análise é precipitada. Se Aécio tivesse vencido, por exemplo, esta cateira estaria bombando, e isto não seria sinal de sucesso também.

      Excluir
    2. Mas já fazem mais de três anos. Não é o estuda errado?

      Excluir
    3. Não vai desistir, Cavaleiro Negro?

      É pra vender com quantos anos de piora? Um? Dois? Três?

      E essa piora é em quais fundamentos?

      E quanto exatamente é essa piora? Uma queda de 5% é suficiente? Ou tem que ser 30%?

      Tá faltando coisa aí, Cavaleiro!

      Excluir
    4. Esse anon ai não sou eu, mas ele mandou bem, apesar do deslize na gramatica

      A piora nao é medida pela cotacao, mas pelos fundamentos e estes ja mudaram muiyo tempo atras.

      Voce nao precisa vender, mas nao precisa fazer all-in. Ta parecendo o pobretao com elpl, e nao vê

      Excluir
    5. "...mas pelos fundamentos e estes ja mudaram muiyo tempo..."

      Vou repetir:
      É pra vender com quantos anos de piora? Um? Dois? Três?

      E essa piora é em quais fundamentos?

      E quanto exatamente é essa piora? Uma queda de 5% é suficiente? Ou tem que ser 30%?

      Falar em "piora de fundamentos" como frase de efeito pronta não ajuda muito. Uma queda de 5% ROE é piora nos fundamentos. E aí?! É pra vender?

      Excluir
    6. Nao precisa entender muito de fundamentos pra saber que a petrobras esta um lixo. Desviaram bilhoes (eu disse "bi") e ninguem percebeu. Esta empresa é muito boa mesmo.

      Cada um avalia ate onde quer chegar, mas b&h nao mantem uma posicao assim numa empresa lixo. O que voce vai fazer com ela é problema seu.

      Nao existe regrinha exata para dizer o que é uma piora a ponto de sair. Cada uma avalia de acordo com o estomago.

      Acho que o pobretao esta melhor posicionado hoje que voce, lamento informar

      Excluir
    7. Anônimo, vc ainda não respondeu a pergunta.

      "Nao existe regrinha exata para dizer o que é uma piora a ponto de sair"

      Se não existe uma regra clara, pq diabos vc está falando que é preu sair ??????

      hahahahaha

      É cada um q passa por aqui....

      Excluir
    8. Nao estou dizendo pra sair, só estou dizendo que é idiota estar.

      Considerando que estou falando de vc, tem mais é que ficar

      Excluir
    9. Engracao que em 2012 quando o marcio nao entendia nada e nunca tinha lido nenhum terço de livro de valuation (e ate onde sei era frequentador assiduo do bastter.com) ele batia o ibov. De 2013 pra ca, a coisa ficou feia

      Mas quem esta certo é ele, o mercado esta errado

      Excluir
  2. Dimarcinho,

    Você viu que o preço do petróleo está despencando? Os EUA, só para variar, estão revolucionando a questão energética com o gás de xisto. O pré sal, para mim, é muito marketing e pouca realidade, ainda mais com o PT "gerindo" isso.

    E ainda temos a dívida absurda da Petrobras. A realidade é que as perspectivas são sombrias. Acho que já passou da hora de você reformar a sua carteira e incluir nela empresas boas como ABEV3, CIEL3 e MDIA3.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, IL,

      este é o ponto. O gás de xisto pra mim será, este sim, um grande elefante branco. Já o pré-sal é realidade. A produção já bate 500mil barris por dia. Isso é marketing ?????

      Já sobre a dívida, realmente é algo preocupante. Mas é o ônus da coisa. Na verdade minha maior preocupação hoje seria uma nova capitalização, aí sim é provável que eu pule fora.

      []s!

      Excluir
    2. Dimarcinho,

      Porque o gás de xisto será um elefante branco? O fato é que o preço do barril de petróleo está em queda livre. E isso vai prejudicar ainda mais a Petrobras, afinal, diminuirá a significativamente a sua geração de caixa.

      Sobre uma possível nova capitalização, eu não duvido que possa acontecer. Para falar a verdade, eu acho que quem pulou fora em 2010 fez muito bem. De lá para cá as ações viraram pó.

      E a reforma na carteira? Não vai aceitar as minhas sugestões? ;)

      Abraços.

      Excluir
    3. I.L.
      Ultimamente tem-se falado que a Petrobras é a unica petrolífera que torce pro preço do barril cair, justamente pq tem que importar ( e antes estava até subsidiando a diferença do preço).
      Sobre a capitalização entendo também que é inevitável. A PETRO dificilmente conseguiria novos "empréstimos" no exterior a taxas baixas, devido aos escandalos de corrupção. Ai fica a dúvida...
      Dimarcinho, pq vc vê a capitalização como algo negativo? Acha que a PETRO consegue manter os planos de investimento sem novos recursos? De onde viriam?

      Excluir
    4. IL,

      pelo que eu entendo da área de petróleo, não vejo hoje gás como vantagem. E a queda no valor do petróleo todo o mercado, inclusive o gás de xisto. Em resumo, o gás possui pouco valor agregado e sua margem é baixa. E o xisto possui custo de processamento muito alto, o que também reduz as margens. A queda no preço do barril só tende a deixar a situação pior.

      Migrante,

      uma capitalização seria muito bem vinda para a empresa. Mas, provavelmente, seria ruim pro acionista, que teria sua participação diluída. Se eu tivesse esta visão hoje, teria pulado fora em 2010.

      []s!

      Excluir
    5. O xisto é uma revolucao e os eua nao estao nem aí para o custo. Sai mais barato produzir xisto que patrocinar guerras para manter o petroleo sob controle.

      Os paises produtores nao tem o que fazer a nao ser baixar o preço pois a demanda deles esta caindo.

      O preco no curto prazo pode ser positivo para a petrobras enquanto ela importa, mas ferra ela no longo prazo pois atrapalha o pagamento da conta do pre-sal. Por mais baixo que seja o "custo" de producao no pre-sal, tem que pagar o investimento que foi feito por meio de dividas.

      Ninguem percebe que a petrobras foi marionete na mao dos produtores de petróleo. Pagou caro enquanto importava (sendo subsidiada pelo acionista), investiu uma grana para fazer o pre-sal (por meio de dividas) e agora na hora de vender seu produto o preco vai la pra baixo. Na hora que ela entrar no mercado vendendo o preco vai mais pra baixo ainda e os produtores nao estarao nem ai. Quem paga a conta novamente? Os acionistas.

      Isso é que é demonstração de empresa mal administrada, nas a tchurma fica pensando que o problema é só politico. Uma empresa como a petrobras mal administrada tem consequencias muito maiores que qualquer um pode imaginar. Damodaram nao fala isso nos seus livros ...

      Excluir
    6. * não se produz xisto, mas entenda-se que estou falando do gás de xisto

      Excluir
    7. "O xisto é uma revolucao e os eua nao estao nem aí para o custo. Sai mais barato produzir xisto que patrocinar guerras para manter o petroleo sob controle."

      Agora a equipe de analistas do blog está compreta, prófis!

      Finalmente entre nós um prefundo conhecedor da geopolitica do petróleo...

      kkk

      Excluir
    8. É impressionante !!!!! kkkkkkkk

      Anon, 8.31, por favor, não tente falar sobre o que você não entende... dá pra perceber de muito longe....

      Excluir
    9. Noa sou eu que tenho 15% da minha carteira em petrobras

      Boa sorte

      Anon 8.31

      Excluir
    10. Onde encontro referências reais sobre essa questão do gás xisto nos EUA?

      Excluir
    11. As questões mais importantes, duvido muito encontrar no Google.... rs.. mas se cavar bem, pode até achar um texto ou outro interessante...

      Excluir
  3. Quanto mais estudamos, mais apanhamos hehe
    Mas vamos lá, feito Rocky Balboa, resistindo.
    A recompensa há de vir..

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, VBI,

      o peso das estatais reflete o que o mercado pensa sobre o governo, faz parte. Infelizmente, muitas coisas que gostaria de implementar hoje, não encontrei uma maneira operacional de realizar.

      Enqto isso, vamos levando!

      []s!

      Excluir
    2. Se esta querendo implementar alguma coisa que nao tem maneira operacional de fazer é porque esta criando uma jabuticaba. Foque na simplicidade que é o melhor que pode fazer

      Excluir
    3. "Jabuticaba" é a venda coberta do bastter, kkkkkkkkk

      Excluir
    4. Venda coberta do bastter é outra jabuticaba mesmo. Legal voce conseguir ver as jabuticabas "dos outros" e nao ver as suas.

      Quem esta se fodendo é voce. Se quer continuar assim, foque no metodo que esta seguindo que sera vencedor no seu objetivo

      Excluir
    5. Tu tem algum caderninho com todas essas frases de efeito soltas e vai soltando elas pelos blogs alheios?

      Excluir
    6. Por favor seja mais especifico

      Excluir
    7. Márcio, o mizagueiro e o mesmo que frequentava o IA? Nossa, a vida dele se resumiu a trocar todos esses anos? E ele aprendeu inglês?

      Excluir
    8. Não frequentei fórum do IA e não sei do que vc está falando.

      Excluir
    9. Ele era um comédia, sob a alcunha de gnomo. Gostava de criticar muito as opiniões distintas das dele. Daquele tipo que sempre quer ter a última palavra, como uma criança mimada.

      Excluir
  4. Mande um e-mail para sac@damodaran.com para ver se ele te ajuda com o método, porque este não está funcionando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ser mais específico? rs

      Excluir
    2. Voce nao esta conseguindo colocar em pratica umas coisas, veja se seu mestre pode ajudar.

      Pode ser que o mestre mizifio tb ajuda

      Excluir
    3. Poderia ser mais específico? [2]

      Excluir
    4. O miz sabe no máximo regra de 3. Mas gosta de Mandelbrodt?

      Excluir
  5. Por favor explique melhor esta frase:

    "Operacionalmente falando, estas empresas não pioraram nos últimos anos, no entanto os custos subiram e as margens caíram. Ou seja, sim, seu valuation é pra cair, pois a geração de valor para o acionista diminuiu."

    Se custos subiram e margens cairam e consequentemente o valor para o acionista diminuiu não significa que as empresas pioraram?

    Pare de se enganar, todo mundo te avisou para tomar cuidado com valuation e agora voce esta perdido no proprio método e não sabe o que fazer.

    Se tivesse ficado comprado no Ibov estava com mais dinheiro.

    Vejo 2 problemas: composição da carteira ruim em termos de balanceamento e empresas ruins.

    Comprou o que forte este mês com a queda, petrobras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que isso tem a ver com valuation?

      Excluir
    2. Valuation é bom desde que voce acerte as previsoes. Quando uma previsao nao se concretiza vai tudo por agua a baixo

      Excluir
    3. O que isso tem a ver com valuation? [2]

      Excluir
    4. Por favor explique melhor esta frase [2]

      "Operacionalmente falando, estas empresas não pioraram nos últimos anos, no entanto os custos subiram e as margens caíram. Ou seja, sim, seu valuation é pra cair, pois a geração de valor para o acionista diminuiu."

      Se custos subiram e margens cairam e consequentemente o valor para o acionista diminuiu nao significa que as empresas pioraram?

      Excluir
    5. O que isso tem a ver com valuation? [3]

      Excluir
    6. Dimarcinho aprendeu a desviar o foco de uma pergunta com outra tal qual o mestre dele, El Jonas Mizifio...

      Excluir
    7. Troll,

      acho q qdo alguém não entende nada de direito e fala contigo vc percebe na hora, não é mesmo?

      O cara vem ao meu blog, me ataca e culpa o valuation por isso, mas ele, claramente, não sabe do que se trata o assunto.

      Como vou responder algo que não faz sentido algum e que já mencionei dezenas de vezes em meu blog?

      Não é desviar assunto, é perder tempo.

      Mas, sim, os fundamentos das empresas pioraram.

      A questão é que eu acho que não vão continuar piorando e que vão melhorar. Se eu achasse que iriam piorar, venderia.

      Daí eu pergunto novamente: O que isso tem a ver com valuation? [4]

      []s!

      Excluir
    8. marcinho,

      vou usar seu exemplo "acho q qdo alguém não entende nada de direito e fala contigo vc percebe na hora, não é mesmo?"

      dá pra perceber que de investimento você não entende nada. é pau atrás de pau

      Excluir
    9. respondendo sua pergunta.

      o problema é que para você, valuation resolve todos os problemas e não é bem assim.

      para você, valuation é uma ferramenta para minimizar o risco e maximizar a rentabilidade, mas se as previsões que você tinha para a empresa não se concretizam, você pode perder ainda mais.

      você é cabeça dura demais

      boa sorte com estas posições enormes esperando a empresa melhorar. enquanto isso vai fazendo preço médio para baixo. só você não vê isso

      Excluir
    10. "dá pra perceber que de investimento você não entende nada. é pau atrás de pau"

      Posso até não entender nada. Mas esta sua frase mostra a CERTEZA que VOCÊ não entende. Se você não entende, como se acha no direito de vir aqui e julgar ou comentar sobre o assunto? E se vc não tem competência em tal assunto, tal opinião é simplesmente descartável.

      É interessante como em simples frases dá pra perceber o total desconhecimento do assunto da outra parte. Claro, como vc não domina o assunto, não consegue perceber isso. Mas acredite, nesta sua frase simples dá pra perceber.

      E, claro, para não sair por baixo e no auge de sua sabedoria, precisa nos brindar com passagens de nível quase acadêmico como esta:

      "para você, valuation é uma ferramenta para minimizar o risco e maximizar a rentabilidade, mas se as previsões que você tinha para a empresa não se concretizam, você pode perder ainda mais."

      Sério: não entende do assunto, não tente falar dele. É uma dica.

      Mas se quiser falar, já pode assumir a alcunha de que todos já perceberam: o nosso Cavaleiro Negro!

      https://www.youtube.com/watch?v=zKhEw7nD9C4

      Excluir
    11. De novo o cavaleiro negro. Muda o disco aí cara.

      Voce errou feio na estrategia a agora fica com mimimi. "Ah, nao vou vender no fundo". A primeira coisa que deveria fazer é aprender com os proprios erros

      Excluir
    12. Vc é igualzinho o Cavaleiro, não desiste nunca! kkkkkkkkkkkkkk

      Não vou vende por perspectivas de melhoras nos fundamentos e não pq está no fundo. Tá faltando aí um cursinho de interpretação de textos pra vc tb, hein! kkkkk

      Excluir
    13. Me engana que eu gosto

      Excluir
    14. https://www.youtube.com/watch?v=zKhEw7nD9C4

      Excluir
  6. Cade o mizifio que nao passa aqui agora pra dar umas dicas?

    ResponderExcluir
  7. Marcio, da parte no post que começa com "comentarios: como minha carteira possui alta exposiçao ..." até a parte que termina em "venda ao som dos violinos" é tudo uma forma de se auto-enganar.
    jorge

    ResponderExcluir
  8. Mano Dimarcinho, pode copiar minha carteira e dizer que está fazendo valuation. Prometo não zoar...

    k-k-k!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Porra, copiar carteira virtual de personagem de web?

      Esse troletta é outro que deve ter tomado muita mamadeira enriquecida com césio 137 quando tava no berço.... kkkkkkkkkkkk

      https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSlapUs25gVi3VyAwmj8iAp_r79BILt0j-2-NvPzKoORVylbKSc

      Excluir
    2. Não entendi, Troll.

      O que tem uma coisa a ver com a outra?

      Excluir
  9. "Claro que se o pré-sal der errado, então não vai ter jeito: buraco."

    Qual seria a possibilidade de o pré-sal dar errado?
    A não existência de petróleo nos poços? A inviabilidade de um local ser explorado? Valor de mercado abaixo do esperado? Dólar alto/baixo? Existir uma reserva de números abaixo do que se estima?

    Não entendo nada sobre o pré-sal. Acompanho apenas o que sai na mídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. risco de atraso na exploração por ineficiência na implantação pode fazer a dívida ficar "impagável"

      risco do preço do barril no mercado internacional ficar muito baixo e os lucros não compensarem a conta do investimento do pré-sal

      a ideia do brasil era fazer como a venezuela, vender petroleo para pagar as contas internas. Se o preço de venda é baixo, não é suficiente nem para cobrir o rombo na petrobras e muito menos no pais

      Excluir
    2. "Tudo" citado por você são riscos do negócio de petróleo, é um fato. Nem tudo, as próprias perguntas mostram o seu total desconhecimento da área, como mencionou depois, então, ponto pra vc que não chegou dizendo que entende do assunto.

      Mas ignorar que existem centenas de pessoas, competentes e treinadas para responder a essas questões, é um pouco de muita inocência sua. Quer dizer que lendo algumas notícias de jornal vc já sente preparado e com opinião formado acerca do Negócio Petróleo? A MÍDIA é o seu ponto de referência? A mesma mídia que idolatrava o Eike Batista?!

      Vc acha que um punhado de jornalistas que cobrem notícias sobre tudo e todos estão mais preparados e embasados para responder estas perguntas do que um staff estratégico que se dedica só a isso?

      O anon 16.19 pelo visto tb tá alinhado com os planos obscuros do governo. Tu é insider, anon? É o mesmo que falou que os EUA não querem gastar com as armas ali em cima?! Se não for, parece..... rs

      Excluir
    3. Inocente é voce que acredita em papai noel. A petrobras tem pessoas competentes, claro que tem, mas no conselho, como majoritarios eu tenho duvidas

      Excluir
    4. Cavaleiro, acho que você está tomando as decisões erradas.

      Se você tem tanta certeza assim que a Petrobras vai pro fundo, a melhor decisão que você pode tomar é entrar vendido nela ao invés de vir aqui no meu blog ficar de mimimi.

      Excluir
    5. Quem ta com mimimi é voce.

      Eu simplesmente esqueço que a empresa existe e coloco meu dinheiro em coisas mais consistentes. Ou voce vai me dizer que é melhor manter uma posição grande na petro?

      Excluir
    6. Prófis, uma parada que dá muita ibope são Quiz Shows!

      Sugiro ao senhor adotar essa inovação para atrair mais audiência e quem sabe novos anunciantes para o seu blog!

      Vamos apresentar aqui uma esquete "piloto" do programa:

      VAMOS A PRIMEIRA PERGUNTA, VALEEEENDOOOO...

      "Inocente é voce que acredita em papai noel. A petrobras tem pessoas competentes, claro que tem, mas no conselho, como majoritarios eu tenho duvidas"

      Escolham a melhor resposta:

      Quem elege os tais "competentes" do Conselho na assembleia dos acionistas?

      a) majoritários duvidosos;
      b) coisas mais consistentes;
      c) papai noel;
      d) mimimi;
      e) sorteio;
      f) você!!!!


      QUEM SOUBER APERTE A CAMPAINHA EM 1, 2 EEEE.....

      Excluir
    7. Papai noel, no caso da petrobras

      Excluir
    8. hahahhahahahahaha

      Como dito antes: dá pra perceber de longe!!!!!!! kkkkkkkkkk

      Falei antes: o blog tb é diversão!!!!! rs

      Excluir
  10. Marcio, considera sair da Petrobras, ou pelo menos diminuir a posição, ou crê que a empresa está no momento de baixa e a saída pode ser precipitada neste momento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como expliquei no texto, creio que a Petrobras está em pleno ponto de inflexão.

      Acho que só final de 2015 poderei ter uma resposta melhor, mas sim, considero sair se as coisas não saírem com eu acho que irão sair. Só depende do que vier a acontecer.

      Excluir
    2. Diminuir posição? O timing já passou, agora é hora de aumentar, rs. Mas esta empresa para mim só serve para trade.

      http://blogdouo.blogspot.com.br/2014/12/trade-em-petrobras-petr4petr3.html?showComment=1417475607986#c2678536444502009430

      Excluir
    3. Fala, Uó,

      o pânico está instaurado, o papel sofre e os defensores do B&H vêm aos montes em meu blog falando preu vender o papel.

      Faz sentido?! rs

      []s!

      Excluir
    4. O panico esta instalado e a empresa esta um lixo. Insistir com uma posicao tao grande é orelhada.
      Minha dica. Continue comprando e mostre que a grande maioria esta errada

      Excluir
    5. "O panico esta instalado e a empresa esta um lixo."

      Entre vendido nela e seja feliz então!

      O que acha?

      Excluir
    6. Prefiro esquecer que a empresa existe e ser mais feliz ainda.

      Vou correr risco em uma "bomba relógio" pra que? O que acontece com a petro não tem nenhuma logica, portanto de torna um investimento de alto risco para comprados e vendidos.

      Excluir
    7. É uma empresa ótima para trades, já para B&H não tenho coragem não. Mas o D.I. trabalha lá, ele deve saber o que tá fazendo. Espero.

      Excluir
    8. Tá dizendo para o sujeito entrar vendido, daí ele leva um repique de 30% e como é que fica? Holder não opera vendido. Isso é coisa de trader. Não vamos misturar estratégias.

      Excluir
    9. Troll, ele ainda nao entendeu a diferenca entre trade e b&h. Precisa assistir o primeiro video do bastter

      Excluir
    10. Ué, Troll, qual o problema de subir 30%?

      Se a empresa é "um lixo" como colocado pelo anônimo, então é só aguardar, pois no longo prazo os fundamentos irão se deteriorar bastante e ele irá lucrar bastante com isso.

      Onde está a incoerência? O aluguel dos papéis é ridículo; pra quem espera quedas consideráveis, dá pra ganhar uma grana violenta.

      Afinal de contas, os papéis não seguem os fundamentos? Pq o papel vai subir 30% e ficar lá em cima se os fundamentos estão ruins??

      Excluir
    11. Mas troletinha, rs, mas do alto da sua experiencia de 10 anos de bolsa e 20 anos de termas beijando na boca gp sem nem pegar sapinho - com certeza - vc DEVE dominar pra cacete manejo de risco...

      E qual a relação de "não se opera vendido" o simples fato do cara ser holder ou "trader de verdade" ?

      O cara toma repique de 30% numa operação dessas porque simplesmente não sabe operar corretamente a estratégia.

      Vamos fazer outro quiz:

      Qual é o código de conduta na bolsa de valores que define claramente quais são as categorias holder, trader, etc e COMO cada uma dessas categorias devem se comportar nas suas operações de mercado?

      a) cartilha do cão;
      b) lenda urbana;
      c) tutorial do infomoney;
      d) escrito nas estrelas

      Excluir
    12. Mizifio, voce defende tudinho que o marcio faz? Que estranho né? Ele esta certo e todo mundo errado.

      Ele compra petr pra fazer preco medio pra baixo e esta certo. Mantem 15% da carteira na petro e outro tanto em empresas estatais e esta certo. Faz uns diterminhos e esta certo. Venda coberta, trava e nao sei o que e esta certo. Mas ele so perde dinheiro.

      Acho que voce esta operando na outra ponta e se aproveitando da inocência dele

      Excluir
    13. "Acho que voce esta operando na outra ponta e se aproveitando da inocência dele"

      É muita pérola! kkkkkkkkk

      Excluir
    14. Jonas, a conversa aqui é com vc

      Excluir
    15. Eu te respondi, fofo, mas o prófis apagou o meu quiz, rs

      Agora outra pergunta, vai, valeeeendoooo....

      kkkk



      Excluir
    16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    17. Troll, por favor, sem baixar o nível.

      Excluir
    18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    19. É impossível ser mais polido do que eu fui no segundo comentário. Só posso supor que você está protegendo seu novo mentor. Deprimente...

      Excluir
    20. Troll, se vc chama isso de polido...

      Caso não tenha percebido, não gosto desse tipo de assunto e vocabulário por aqui, por isso, por favor, vamos nos ater ao assunto.

      Excluir
    21. E aí Dimarcinho, se você fosse dono de corretora, deixaria um discípulo de Damodaran operar short por semanas com ativo repicando forte? Ou você exigiria uma margem altíssima ou até mesmo encerraria compulsoriamente a operação? Você é um cara maneiro e não vê problema nenhum em nisso né?

      K-K-K-K

      Excluir
    22. Troletinha, uma perguntinha simples:

      Poderia especificar em detalhes um exemplo prático de como um cara experiente como vc montaria uma posição short?

      ps - eu se fosse vc não tentaria responder agora porque o 0800 da sua corretora já está desligado. Espera até amanhã depois das 9:00, volta aqui e repete o que te explicarem lá no call center...

      Excluir
    23. Bom dia, voces estao aqui conversando e nem me chamam.

      Nao precisa nada disso amigos, é só operar como o marcinho. Tomou pau nos termos, ta tomando no valuation (também conhecido como "bola de cristal do preço medio pra baixo). Agora ele quer operar opcoes para ver se consegue perder mais rapido.

      Jonas, ja contou aquela historia de quando voce serviu na guerra do Iraque, pelo exercito americano? E aquela que escapou ileso da queda do world trade center pq nao aceitaram se "RG" da IFP na porta na hora de subir poucos minutos antes do ataque do primeiro aviao?

      Essa blogo"esfera" só tem loroteiro, k-k-k-k

      Chico X.

      Excluir
    24. Desconheço exemplo prático de B&H às avessas como sugeriu nosso amigo professor.

      K-k-k-k

      Excluir
    25. Chicão!

      Já que tocou no assunto sou obrigado a contar o que realmente aconteceu na época!

      De fato eu lutei na Guerra do Golfo (guerra do iraque quem fala são os desinformados...), mas foi do lado do Saddam. Perdemos é vero, mas no final ficamos bem porque preservamos o nosso poder local. A merda foi o Saddam insistir no trade dinovo....

      Já com relação ao dia fatal do WTC, nesse mesmo dia e hora eu estava em Paris tentando subir na Torre Eiffel com desconto pra não turista usando meu passaporte francês. Eu sei que sou foda e vc me venera por conta disso com sua audiência servindo de escadinha pra minhas gracinhas... Mas, infelizmente, ainda não domino os poderes da onipresença!

      kkkk

      Ass,

      Chuck Mizifi Norris



      Excluir
    26. Troletinha, personagem de Jorge Amado: El Gran "Vadinho" das Termas, rs

      Respondeu bem! Saiu pela tangente... kkkk

      ps - admiro criaturas como vc que riem da própria ignorância pra poderem ser felizes! Só acho preocupante quando começam a fazer apologia a essa forma de felicidade como vc faz, rs

      Excluir
    27. Troll,

      é só vc ligar pra corretora e falar assim:

      "Eu aprendi com o Bastter que a empresa segue os fundamentos. E que essa empresa é muito ruim, apesar de ter subido 30% nos últimos meses. Só que meu mestre Bastter ensinou que o papel tem que acompanhar os fundamentos. Então, fiquem tranquilos, é só esperar que ele volta"

      Faz isso que eles vão entender!

      Excluir
    28. Ah, eu prefiro ligar e dizer que quero fazer uns diterminhos como o mestre DiFófis e tomar um fumo de -7% no mês! É mais divertido perder sempre para o IBOV! hahahaha!

      Excluir
    29. mizifio é chique, tem até passaporte frances e tudo, que bonitinho. faz biquinho também na hora de falar?

      você está certinho, é guerra do golfo, agora provou que estava lá mesmo, sabe até o nominho da guerrinha, né?

      marcinho, liguei na minha corretora e eles me fizeram uma pergunta que repasso para você, pois não soube responder: "você é holder ou trader?"

      Excluir
    30. Troll,

      sério, tá feio. Vc não sabe do que está falando. E ao afirmar essas besteiras sem tamanho, só piora sua situação.

      []s!

      Excluir
    31. Esse último comentário pareceu um copy/paste do Jonas! Você aprende rápido coisas ruins hein prófis!

      Hahaha!

      Excluir
    32. Troll,

      quem tá rodando agora e fugindo do assunto e você, pois falou besteira grande.

      Se a expectativa de um ativo é queda, então a atitude adequada para se ganhar dinheiro com isso é fazendo a venda à descoberto.

      E se você tem um capital de 100mil na conta, pode vender só o equivalente a 10%, por exemplo. Se o ativo sobe 30%, o prejuízo sobre o capital total vai ser de apenas 3%.

      Enfim, sempre que eu coloco os dados aqui, vc simplesmente some, pois fica sem argumentos. E isso é ficar bem feio.

      O mais interessante nessa história que se vc considera um ativo "ruim", não pode vender a descoberto pq se ele subir 30% é o fim do mundo? Nem pensar em aumentar posição?

      Mas se o ativo é "bom" e caiu 30%, então tá tranquilo, pode comprar de pá?

      Dois pesos, duas medidas, não é mesmo?

      Você não consegue enxergar as próprias incoerências que expõe.

      Excluir
  11. O problema nao é interpretacao de textos, mas nao tô conseguindo psicografar. Chico xavier resolveria nosso problema de comunicacao.

    "Operacionalmente falando, estas empresas não pioraram nos últimos anos, no entanto os custos subiram e as margens caíram. Ou seja, sim, seu valuation é pra cair, pois a geração de valor para o acionista diminuiu."

    Pioraram ou nao pioraram operacionalmente?

    "Mas o problema de sair de uma posição agora é, acredito eu, sair num fundo. "

    Voce falou que quer sair mas nao sai porque esta no fundo.

    Chico Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico Xavier,

      falei do ponto de inflexão operacional no texto, vc leu tb? Vc precisa captar a mensagem do texto como um todo e não das frases isoladas.

      Excluir
    2. Se pegar algum post seu de 2 anos atras vc ja falava que o ponto de inflexao estava chegando. Agora adiou um pouco . Enquanto isso outras ganham dinheiro nas costas de sardinhas deslumbradas como voce

      Excluir
    3. Entao seu texto esta contraditorio. Se num lugar fala uma coisa e depois outra. Não acha?

      Voce disse que nao pioraram, mas custos subiram e margens cairam. Me responde diretamente, piorou ou nao? Estou falando do passado. O que vai acontecer no futuro é outra coisa.

      Excluir
    4. Sim, a RNEST era pra ter ficado pronta há dois anos atrás mesmo.... rs

      Mas essa semana começou a partir a Destilação, agora vai!

      Eu é primo do Bastter? kkkkkkkkk

      Excluir
    5. Anon 9.45,

      piorou sim. Mas ninguém ainda me respondeu:

      É pra vender com quantos anos de piora? Um? Dois? Três?
      E essa piora é em quais fundamentos?
      E quanto exatamente é essa piora? Uma queda de 5% é suficiente? Ou tem que ser 30%?

      Isso aí o cão não ensina, aí fica difícil vcs responderem, né?

      Excluir
    6. Vamos voltar ao texto pra nao perder a ideia.

      Entao por que diabos voce disse que nao piorou se agora admite que sim, piorou

      Excluir
    7. Nada de fugir das respostas, amiguinhos. Como é? Tá sem respostas agora?

      Excluir
    8. Foco marcio, foco.

      Estou falando desta frase.

      "Operacionalmente falando, estas empresas não pioraram nos últimos anos, no entanto os custos subiram e as margens caíram. Ou seja, sim, seu valuation é pra cair, pois a geração de valor para o acionista diminuiu."

      O problema é interpretacao de textos ou o texto esta errado?

      Dificil esta geracao y

      Excluir
    9. Nossa, com certeza ABSOLUTA isso é um grave problema seu de interpretação de textos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Vou dar uma dica: a frase começa com "operacionalmenteeeeeeeeeeeeeee"

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Mas vamos lá, anônimo!!!!!! Estou confiante agora q vc entende tudo !!!!!!!!!

      Com relação à piora de fundamentos:

      É pra vender com quantos anos de piora? Um? Dois? Três?
      E essa piora é em quais fundamentos?
      E quanto exatamente é essa piora? Uma queda de 5% é suficiente? Ou tem que ser 30%?
      Quer dizer que existem critérios muito bem definidos de entrada, mas de saída é meio que no feeling?

      Vamos lá, amiguinho! To aqui esperando. E não adianta ficar desesperado procurando aí no Google, não! kkkkkkkk

      Excluir
    10. Foco marcio, eu tinha notado o "operacionalmente"

      É muito importante rssolvermos este ponto antes de passar para o proximo. Para voce, aumebto de custos e diminuicao da margem nao é piora operacional?

      Excluir
    11. Minha primeira pergunta foi

      Pioraram ou nao pioraram operacionalmente?

      Excluir
    12. Bom, amiguinho, já me diverti muito com você.

      Agora fico aguardando ansiosamente os critérios de entrada e saída de uma carteira fundamentalista. Ficar dando voltas não resolve.

      Excluir
    13. Por que vc nao responde a pergunta?

      Excluir
  12. Marcio, terminou algum livro finalmente ou ainda esta naquele esquema de 1/3 é suficiente para entender a ideia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu último foi "Eu quero ser rico" do nosso mestre Bastter. Dinheiro muito bem investido! Vc pode conferir a resenha aqui:

      http://tinyurl.com/l3ovaqn

      Excluir
    2. "Querer não é puder"

      k-k-k-k-k

      Excluir
  13. Prófis, tá vendo?

    Eu não disse que essa parada de quiz show aumenta a audiência?
    Olha aí... Mais de 100 comentários em poucas horas!

    É de fazer inveja a "auma" dos aspirantes a mestres de internet.... kkkkk

    Aproveita agora e coloca um logotipo da Esso embaixo de tigre no canto direito no blog e a mensagem:

    "Ponha um tigre no seu carro"

    http://www.youtube.com/watch?v=xis2s3cSHgQ

    kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma coisa semelhante ao pobretao.

      Audiencia em cima de polemica e comentaristas que nao agregam

      Legal ser "admirado" assim

      Excluir
    2. Como não agregam, anom?

      Quem não deve admirar muito são os mestres de vendas de web, aspirantes a mestres, personagens egocêntricos, megalomaníacos diversos, etc..

      Mas veja pelo lado bom! Não deixa de ser uma forma inversa de aprendizado esse tipo de discussão participativa com boa audiência! Já que de tanto vcs revirarem o google de cima a baixo no afã de de vir aqui fundamentar as bobagens e absurdos que acreditaram aprender através de frases de efeito e anglicismos fora de contexto com pseudo financistas de web, no final das contas, vcs sempre acabam descobrindo alguma coisa certa. Ou pelo menos a direção de um caminho mais certo...

      Excluir
    3. É verdade. Eu comecei assim. Demorei um pouco, mas migrei pra fontes mais confiáveis.

      A questão é que tais anônimos que vêm aqui perturbar são os catequizados pelo Bastter. Não conseguem enxergar 1 palmo à frente não aceitam ler outras fontes, outras opiniões.

      Pq tenho insistido nos critérios de saída? Pq simplesmente o Bastter ignora isso. Claro: se for falar isso, vão começar a vomitar inúmeros artigos acadêmicos mostrando que ele está errado.

      Daí é aquilo: é só dizer que "não precisa", ou vai no feeling "você que tem que saber o que é melhor pra você".

      São frases de efeito muito bonitas, mas em nada ajudam o investidor na prática.

      A Petrobras em 2008 estavam com excelentes fundamentos. Pela lógica Bastter, era pra ter comprado na época (ainda mais que ele fala que preço não importa). Então era pra ter comprado na época, correto?

      E hoje a empresa está com eles ruins. E como o preço segue os fundamentos, eles vieram pra baixo. Então, segundo a filosofia Bastter, fundamentos ruins é pra sair fora. Então é pra vender hoje?

      Hm.... comprei no topo em 2008 e vendo hoje em 2014, no fundão...

      Impressão minha, ou esta é apenas uma roupagem disfarçada do velho "comprar no topo, vender no fundo" ??????????

      Alô, alô! Vamos ter o mínimo de pensamento crítico!

      Excluir
    4. Era só vender a petro antecipado, prófis!

      Como no mercado os preços spots antecipam as expectativas futuras, a gente só tem que ser mais rápido!

      Simples assim...

      kkk

      Excluir
    5. Dimarcinho e sua lógica de aporte único na bolsa. Quer ver argumento mais de manada que esse?

      Excluir
    6. Troll, em primeiro lugar você não respondeu à pergunta de quando sair com os fundamentos.

      Em segundo lugar, a questão de ser aporte periódico ou único é irrelevante. Não sei pq vcs batem nisso o tempo inteiro.

      E em terceiro lugar, se o papel veio caindo ao longo do tempo, você foi fazendo TODOS os seus aportes irem derretendo ao longo do tempo, o famoso preço mérdio.

      O que está errado nesta lógica?

      ps - pelo TSB (Trade System do Bem, kkkkkkkk), se o papel vem caindo sistematicamente, sua posição % na carteira será cada vez menor, indicando que os aportes teriam que ser feitos nele. Ou seja, o papel vem caindo, os fundamentos piorando. Além de não haver um critério específico de saída para a piora dos fundamentos, o tal TSB ainda manda ficar comprando ele!

      HAHHAHA. Chega a ser piada. Essa vou mostrar com uma tabelinha de Excel pra vcs depois.

      ps2 - falar q qq coisa é "argumento de manada" já virou pra "argumento de bastter". Mais uma frase de efeito sem parar pra pensar, rs

      Excluir
    7. Então todos na manada se entreolham pra saber quem foi o primeiro que disse isso:

      O que seria "aporte único", Beijoleta?

      Excluir
    8. Marcio, eu nao devia mas vou te ensinar.

      Psicografei outro mestre que esta me ajudando a te ensinar.

      Voce comprou 100 de petrobras ao longo do tempo, certo?

      Aí hoje voce tem 50. A empresa esta ruim e a pespectiva de melhora dos fundamentos é baixa.

      Lembre-se que voce tem 50 e nao importa o valor que pagou.

      Voce tem 2 opcoes. Vende agora (tudo ou aos poucos) e coloca os 50 em algo com valor ou fica esperando, esperando, e rezando para voltar a subir

      Nao importa se é fundo ou topo, o problema é avaliar se os 50 serao mais produtivos no longo prazo em petro ou em outro lugar

      Chico Xavier

      Excluir
    9. Chicão, entre a frase vc comprou 100 ao longo do tempo e hoje vc tem 50....

      O que aconteceu exatamente?

      kkk

      Excluir
    10. Gostei.

      Vendo agora a 50.

      Já emendo na próxima empresa com ótimos fundamentos (e altos preços) e assim q ela piorar os fundamentos, os preços descem a ladeira junto. E o 50 vai lá pra casa dos 25.

      Sugestão interessante a sua.

      Excluir
    11. Prófis, tendo a concordar com o Chicão quando ele psicografou:

      "...e coloca os 50 em algo com valor "

      Porque então tanto movimento ? O certo é só temos paciência pra esperar aparecer "algo de valor" ou como ele disse lá em cima "coisa mais consistente"....

      Excluir
    12. Comprou por 100 e agora tem 50. Quer saber o que aconteceu? Pergunta pro marcinho. A conta deve ser esta. O preco medio dele deve estar ens 20 e poucos.

      Marcio, se tivesse colocado na cielo ou na kroton ja teria recuperado quase tudo

      Mas se voce aprendeu que tem que ficar fazendo preco medio pra baixo, continue assim

      Excluir
    13. Prófis, rs

      A pergunta que não quer calar. Voce comprou petr recentemente?

      Excluir
    14. Comprei, claro!


      Anon, 16:21

      "Marcio, se tivesse colocado na cielo ou na kroton ja teria recuperado quase tudo"

      Quando é que era preu ter saído da Petrobras então??? Vc ainda não me respondeu isso !!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    15. Mizifio,

      tu que não entendeu ainda. Tudo é uma questão simples de escolher um ativo de bons fundamentos e que eles não irão deteriorar no futuro!!

      Mas se der errado, não tem errada: só vir trocando

      Vai pulando de galho em galho: Telemar, Paranapanema, Petrobras e agora vamos de Ambev logo!!!!!!!

      Excluir
    16. Prófis, rs, quem fez a pergunta sobre compra de petro foi o jorge... kkk

      Mas acho que muito mais importante do que saber quando foi a hora de sair de petro.... Seria saber como ele chegou a certeza de comprar kroton ou cielo na hora certa, rs

      Excluir
    17. Não Ambev me dá muita dor de cabeça. Prefiro a Devassa, que segundo eu aprendi com o Troletinha no fim das contas saem mais baratas...

      Excluir
    18. Mas preu entrar no papel que estou adivinhando que irá bombar, eu preciso sair do que ficou ruim!!!

      Vamos resolver os problemas um de cada vez. Depois a gente calibra a bola de cristal.

      Eu fico me perguntando no cara que em 2008 teve o mesmo raciocínio que o anônimo acima vem pregando com, por exemplo, Sadia. Os balanços obscuros de lucro no mercado financeiro poderiam ter passado facilmente despercebidos. Então ele saiu da Sadia e entrou onde? Petrobras! Pré-sal! Bombando! Lucro recorde e etc. Será que a bola de cristal da época tava descalibrada?

      Pq a calibrada certamente daria Kroton, que apresentou prejuízos em 2008, não é mesmo? rsrsrsrsrs

      Êpa! Prejuízos?! Era pra comprar então???

      To ficando confuso. Quando os fundamentos tão bons os preços tão altos, quando eles tão ruins eles tão baixos.

      E ninguém consegue saber qdo eles vão melhorar ou piorar !!!!!!!

      aaaaaaaaaaaaahhhhhhhhh

      Excluir
    19. ps - Devassa tinha o melhor chopp de todos os tempos (da ruiva). Depois que a Schincariol comprou, usou o seu toque de mierdas e acabou com a cerveja. Ambev e suas cervejas de milho são menos piores, não chegam perto das puro malte.

      ps2 - Já viu o crescimento assustador nas vendas da Ambev? Saiu dos 143 em 2007 pra 165 em 2013, uma incrível marca de 15% em 6 anos. A estonteante marca de crescimento de 2,4%aa. Isso com o consumo BOMBANDO no Brasil nos últimos anos.
      Claro que se olharmos que em 2010 ela já tinha atingido essa marca, quer dizer que ficou parada nos últimos 4 anos.

      Mas isso tudo é detalhe! O negócio é aumentar os preços via inflação e vamo q vamo!

      http://fundamentos.mz-ir.com/Default.aspx?f=1116&cc=1&idm=0&u=1&revP=&grupoPeriodo=1

      Excluir
    20. A primeira coisa que deveria ter feito era parar de comprar e nunca ter chegado num percentual tao grande de uma empresa tao "instavel" se ja tivesse parado de comprar la atras, hoje teria uma parte menor. Seu erro nao foi ter mantido a posicao, mas ter manyido uma posicao tao grande e continuar comprando.

      Qual seu preco medio?

      Chico Xavier

      Excluir
    21. Prófis, agora chegou a hora de ficarmos caumos e aprenderemos com os mais experientes...

      Veja essa discussão de 2010 na qual mestre leitão já pontificava:

      "Para começar, um Investidor não coloca a mão em cubuca, não compra empresa fuminho, que cai e nunca mais levanta."

      http://forum.investidoragressivo.com/viewtopic.php?p=73842

      Leia as paginas anteriores e as posteriores também, rs.
      É bem ilustrativo....

      "Empresa Fuminho"

      Não dou uma semana e o troletinha vai chupinzar essa expressão pro seu vocabulário....kkkkkk

      Excluir
    22. Voce pirou de vez, quer comparar ambev com petr.

      Continue comprando petr.

      Geracao Y é complicada mesmo. Cabeça dura.

      Um duvida, comprou mais hoje?

      Excluir
    23. Marcio, tanto vi o crescimento das vendas como o da cotacao da ambev, que saiu de 2.5 em 2007 para 16 em 2014. A empresa é realmente pior que a petrobras mesmo hein orelha

      Excluir
    24. Mizifio, depois deste link, to começando achar que tu é profeta !!!!!!! rsrsrsrs

      Excluir
    25. marcio, você é um paga pau do mizifio mesmo. que novidade ele falou aí? com a vale ele não disse nada com nada, pois o problema da vale é outro

      petrobras, qual a novidade?

      e sadia, qual foi o problema da empresa. Se ele disse que estava ruim em 2008 errou feio.

      seria o mizifio um profeta ao reverso?

      Excluir
    26. se o mizifio é tão bom, pq ele não operou vendido na vale e petr?

      Excluir
    27. Fofo, falando assim vc demonstra despeito, fica feio, rs

      Imprima lá aquela discussão de 2010 e leia com cauma em casa.
      Não se trata de uma discussão se petro ou vale IA cair mais ou não.
      A discussão ali era sobre fazer preço médio pra baixo DEPOIS que a empresa já tinha caido bem, rs

      E também em vários momentos é alertado que confiança em "previsões" são uma armadilha. Portanto...


      Excluir
    28. Ah, mil perdões! Vc não é um profeta! kkkkkkkkkkkkkk

      Eu confundi com a data de cadastro, não que vi que a data do post aparecia lá do outro lado! rs

      O anônimo não entende (ou finge que não) que a empresa pode ter fundamentos bons hoje e ruins amanhã.

      E como plus fala que 15% é uma exposição quase tão alta como uma alavancagem 1:100! kkkkkkk

      Excluir
    29. kkk

      O problema é que vc foi falar "profeta" e aí o fofo ficou ouriçado, rs

      Mas não sei se leu todo aquele tópico da discussão. O que o torna interessante é a constante repetição das mesmas idéias tortas de todo investidor iniciante que parece que se perpetuam há séculos abraçando sempre os mesmos erros no mercado a cada geração nova.

      Não sou "profeta", só repeti o óbvio que outros já registraram como consta ali:

      """""Em 1935, Gerald Loeb, já escrevia sobre esse tema e já tentava alertar os pequenos investidores da época sobre essa falácia.

      Mas enfim... o mercado é isso aí.

      E os mortos nada nos contam, porque os mortos não falam... rs """

      Fora Loeb, existem registros anteriores com quase 400 anos dos mesmos comportamentos.

      Excluir
    30. A empresa tomou um prejuízo a quase 6 anos de lucro e o cara me fala que iria segurar o papel.

      Ao mesmo tempo, vem falar preu vender Petrobras.

      To falando: diversão garantida! rsrs

      Excluir
    31. Ahhh... e dá uma olhada na quantidade enorme de "unlikes" que o cãozinho recebeu dos coleguinhas de fórum.... kkkkk

      Excluir
    32. Ih, esse tal de loébi num deve tá com nada! O negócio é o nosso nóbeu de economia, meister bastter!

      Excluir
    33. Marcio, desviando o foco ainda?

      Preciso comprar R$50mil em acoes hoje. Compro o que? Ambev ou Petrobras?

      Excluir
  14. Marcio, vamos abrir um novo topico aqui pq ficou interessante.

    O que vc quis dizer aqui:


    "ps2 - Já viu o crescimento assustador nas vendas da Ambev? Saiu dos 143 em 2007 pra 165 em 2013, uma incrível marca de 15% em 6 anos. A estonteante marca de crescimento de 2,4%aa. Isso com o consumo BOMBANDO no Brasil nos últimos anos.
    Claro que se olharmos que em 2010 ela já tinha atingido essa marca, quer dizer que ficou parada nos últimos 4 anos."

    Voce esta olhando o que, volume de vendas? Voce acha que isso é empresa de petroleo? Esta empresa vende cerveja. De 2007 pra ca a receita quase triplicou, assim como o lucro.

    Aonde voce quer chegar?

    Fiquei assustado agora. Mizifio, ajuda ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o link que o Mizifio colocou:

      "Uma empresa com bons fundamentos não é algo passível de ser mensurado com um mínimo de segurança por reles mortais lendo "fatos relevantes" ou "balanços". E as blues chips de ontem, hoje, já não o são mais. Sadia tinha bons fundamentos, mas aí do nada se “descobriu” que os tais “bons administradores” tinham feito uma aposta sem noção em derivativos cambiais. E aí? Aqui mesmo nesse fórum eu li em 2008 que Sadia era “papel pra casar...” por conta das mesmas razões ingênuas que vc alega: bons fundamentos.

      E se o próximo governo cismar que vai dificultar a atividade extrativista da Vale do Rio Doce por razões ambientais? E aí? Ou então se vai cismar em transformar a Petrobrás em empresa de utilidade pública e tabelar a gasolina e o diesel a um real? "

      Seria ele um profeta???? kkkkkkkkkk

      Excluir
    2. qual o problema com a sadia? a empresa era boa, deu uma derrapada e está boa atpe hoje. quem tinha ações e, 2008 e teve paciência hoje tem o triplo com BRF. A empresa não ficou ruim operacionalmente, mas levou um prejuízo enorme por uma derrapada e se recuperou. qual o problema?

      mas vamos voltar ao papo acima, qual o problema da Ambev que não entendi?

      Excluir
    3. Prófis, essa discussão é de 2010.

      Em 2008 um cabra escreveu lá que era pra casar antes do estouro, rs

      http://forum.investidoragressivo.com/viewtopic.php?t=2462

      E Sadia, diferente da Perdigão já há anos prioriza muito mais ganhos em operações financeiras do que suas operações fim. Deu no que deu. E diziam as más linguas da época do estouro, que só não faliu de vez porque contou com a força do governo já que o ministro do desenvolvimento Furlan era o"dono" da Sadia.

      Pra avaliarmos se quem tinha Sadia antes da quebra hoje tem 3 vezes, teriamos avaliar muitas coisas, principalmente, como foi a relação de troca por BRF não tão somente um grafico de BRF desde que surgiu o novo ativo.

      ps - daqui uns anos a ogx quando virar vira ogp de vez,com novos papeis, novas subscrições e tals.... Aí um pateta em 2020 olha o grafico da nova ogp e vai dizer: "alá, quem tinha ogx e segurou hoje se deu beeeemmm"

      Ahã, rs

      Excluir
    4. eu quero lá saber o que você disse em 2008 ou 2010, pouco importa

      mas vamos voltar ao papo acima, qual o problema da Ambev que não entendi?

      Excluir
    5. Vc tava comprado em ambev PN em 2004 quando lehman fez aquele rolo com a fusão com a imterbrew?

      http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/financas/20040317/marcel-telles-vendeu-suas-acoes-antes/17304.shtml

      Eu tava comprado em PN e perdi algum na época, rs. O bom senso mandava stopar e assumir o prejuizo. Depois a ambev recuperou, mas na época era bem cinza o horizonte. Foi muita confusão nesse negocio com interbrew. Envolveu a previ e outros grandes fundos em prejuizos. Lehman é inteligentissimo. Ele e daniel dantas são as grandes aguias daqui, sem duvidas. Todo negocio que eles estiverem dentro, fique tranquilo. Mas só tem um unico problema com eles, que quem os conhece sabe bem: é quando eles saem do negocio, rs. Geralmente quando eles saem são bem rapidos e silenciosos. E depois que eles saem... Se segura malandro, rs!

      Excluir
    6. Bonitinha a historia né jonas. Mas e dai?

      Voce vendeu ambev nesta época e esta esperando até hoje ficar barata pra voltar a comprar? K-k-k-k

      Excluir
    7. Não, fofo, rs

      Mas vou te ensinar porque vc ainda é bobinho e já deve ter feito isso inúmeras vezes SEMPRE dando errado.... kkkk

      Quando vc espera uma ação ficar MAIS BARATA pra COMPRAR MAIS, vc está operando contra a tendência....

      Excluir
    8. Meu querido, entao voce precisa explicar isso pro marcinho, porque a tecnica de valuation dele dia que tem que esperar ficar "mais barato" (existem varias interpretacoes para isso) para entao comprar mais.

      Marcio?

      Excluir
    9. Fofo, rs, vc se acha o 'troulador"...

      Então pra vc não ficar triste, vamos fingir que vc não sabe o que está falando.. ;^)

      Valuation não é comprar mais barato PORQUE caiu.

      Mas se vc quer impor a si mesmo como sendo essa a prática do prófis...

      Fazeoquê? rs

      Excluir
    10. rsrsrsrsrsrsrsrsrs

      Esse é aquele de sempre que vem aqui e acha que tá trollando...... rs

      Excluir
    11. Querido, estamos numa vibe legal, mas ta faltando um fiozinho nesta conexao.

      Voces tem que prestar atenção no que leem e no que escrevem.

      Eu nao perguntei se voce esperou "cair" para comprar, mas se esperou ficar mais barato.

      Quem esta falando de cair é voce.

      Assim esta dando a impressao que voces estao se enrolando e estao tentando enrolar os assiduos leitores.

      Podem esclarecer. Esta estrategia do mizifio vai de encontro ou nao a estrategia do marcio. Jonas, voce continuou comprando ambev sem esperar ficar MAIS BARATA e o marcio acha inadmissível

      Chico Xavier

      Excluir
    12. O bom é que ele repete sem parar uma estratégia que eu NÃO prego!!!! hahahaha

      Excluir
    13. Marchinho, vc insiste na incoerencia. Assim fica complicado.

      Esclarece de uma vez por todas. Por que um investidor nao deveria comprar, nos ultimos anos, ambev e deveria comprar petrobras?

      Agora, qual a melhor opcao (independente da carteira) o que deve ser comprado com dinheiro na mao hoje?

      Estou esperando pra poder colocar a ordem no home broker

      Excluir
    14. O bom é que ele repete sem parar uma estratégia que eu NÃO prego!!!! [infinito]

      rsrsrsrsrsrsrs

      Excluir
    15. pregar uma coisa e fazer outra é assim

      Excluir
  15. Bonitinha a historinha mizifio, mas estou falando de outra coisa sobre o comentario do marcio


    "ps2 - Já viu o crescimento assustador nas vendas da Ambev? Saiu dos 143 em 2007 pra 165 em 2013, uma incrível marca de 15% em 6 anos. A estonteante marca de crescimento de 2,4%aa. Isso com o consumo BOMBANDO no Brasil nos últimos anos.
    Claro que se olharmos que em 2010 ela já tinha atingido essa marca, quer dizer que ficou parada nos últimos 4 anos."

    O que vc quis dizer aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%94nus_da_prova

      Excluir
    2. Anônimo, tá feio pra vc. Rodando, trocando e tals.

      Tipo, se vc acha que está fazendo a gente de bobo pq estamos respondendo, pode apostar que é exatamente o contrário: estamos dando corda pra vc ir soltando as besteiras!

      Esse 'ps' mostra que a Ambev não tem conseguido aumentar a sua venda de bebidas nos últimos 4 anos. Entendeu ou precisa desenhar?

      Excluir
    3. Ahhhhhh, entendi.

      Isso é ruim?

      Excluir
    4. Por favor desenhe

      "Esse 'ps' mostra que a Ambev não tem conseguido aumentar a sua venda de bebidas nos últimos 4 anos. Entendeu ou precisa desenhar?"

      Excluir
    5. Porque a ambev precisa aumentar a sua venda de bebidas?

      Excluir
  16. Olha como esta ficando bonito isso aqui.

    O mizifio dia que "se esperar ficar mais barato pra comprar mais" é pprque esta operando contra a tendência e até citou que NÃO fez isso na historia dele sobre Ambev PN. Isso vai de encontro (no sentido de direcao contraria, viu?) Ao que prega o marcio.

    Aí vem o marcio, leitor voraz de terços de livros e diz que a situação da Ambev está "meia" complicada, porque a empresa nao aumenta as vendas desde 2011 e que é uma empresa que "só" cresce porque aumenta seus preços de acordo com a inflação.

    Agora fiquei bem confuso mestres queridão Jonas e "paga lanche" marcinho. Podem esclarecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofo, cê já tá começando a ficar bem agitado dinovo, rs

      Quando começa assim, vc sempre acaba se perdendo tentando amarrar uma monte de fio solto, vai com cauma.... É por isso que vc tá confuso!

      A sua troulada base é sempre mesma : como me acho muito inteligente me faço de bobo pedindo uma dica. Legal, diverte... Mas tem que saber levar isso com um certo controle não só das reações dos outros,como também das suas... Porque quando vc perde o "ponto de bala" desse seu caramelo de rolo, aí sim no final, vc pode realmente acabar ficando com a carapuça do bobo, rs

      E aí?
      Essa "dica" foi mais útil do que vc saber se é pra comprar petro ou ambev?

      kkkkkk

      Excluir
    2. Entendi, vai chover hoje em São Paulo, é isso?

      Excluir
    3. Parece que sim... No fim da tarde.

      http://www.climatempo.com.br/videos/sudeste

      kkk

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    5. Olha aí, mizifio!!! Tá explicado pq ele fica agitado: ele não aguenta, precisa fazer sempre o último post, enviar o último comentário, sair como O cara que ninguém "conseguiu" responder!!!!!

      Já já ele vem (ou não só pq eu falei, huahauhauahahua)

      Excluir
    6. que divertido, em em Natal?

      Excluir
    7. marcio, já que ficou sem argumento é boa a tática de desqualificar o interlocutor

      Excluir
    8. Fofo, mizifio na linha, câmbio!


      Deixa só dessa vez eu ser o último comment?

      ah, vai.....

      Excluir
    9. vai jonas, pode ser o último

      Excluir
    10. Brigadu!

      Assinado,

      Fofo

      kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    11. Pqp nem previsao do tempo voces tao acertando hein garotinhos cariocas. Nao caiu uma gota de chuva em sp. Pelo contrario, secou mais a represa. Tudo que voces apostam da o contrario?

      Desculpa. Nao aguentei

      Excluir
    12. Tudo bem, é mais forte que você...

      ps - o que não quer dizer que vc seja um "fraco", tábon, fofo.... kkkkk

      Excluir
  17. Pqp nem previsao do tempo voces tao acertando hein garotinhos cariocas. Nao caiu uma gota de chuva em sp. Pelo contrario, secou mais a represa. Tudo que voces apostam da o contrario?

    Desculpa. Nao aguentei

    ResponderExcluir
  18. Carioquinhas, eu tive pensando eu tenho sido muito rude com voces. Me perdoem.

    Afinal, qual o problema em o Marcio agir de forma diferente do que prega ou em achar que a Ambev é uma empresa ruim, que nao apresenta crescimento das vendas e tals? Nada, ele faz as burradas dele mas esta se esforçando.

    O mesmo vale para o mizifio. Ele é meio forrest gump, participou de tudo que aconteceu no pais e no mundo nos ultimos 50 anos, mas ele é legal. Ele fica comentando aqui e ali, nos entretendo.

    Vamos ser amigos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já somos amigos há um bom tempo, parceiro!

      Só vc que ainda percebeu....

      ps - e depois o autista sou eu..... kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...