Web Analytics

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Retrospectiva 2014

Como não poderia faltar, fim de ano é uma época para refletirmos acerca do ano que passou, das decisões que foram tomadas e suas consequências, de como o mudou ao nosso redor, de como nos comportamos, de como mudamos. É um exercício que, apesar de parecer clichê, é legal de fazer. O ser humano precisa de metas para entrar no eixo e nada melhor do que estudar e rever essas metas de tempos em tempos. E o período do final de ano encaixa-se perfeitamente nesta situação.

Vou começar falando da minha carteira.
Foram dois anos seguidos de quedas fortes, sendo que neste ano o IBOV me deu uma surra, indicando que a condução da carteira precisa de mudanças. Pelo sistema de cotas, já preciso recuperar 33% só pra empatar a cota inicial. Num país como o Brasil, onde o custo de oportunidade é absurdo, isso é tipo tomar surra. Pra terem ideia, comparando com a taxa SELIC no período, eu precisaria de uma alta de ~67% pra igualar a este índice. Se tá difícil arrumar 15% em um ano pela renda variável, do que dirá 67%!
Diante da situação, minha carteira será totalmente alterada já a partir de janeiro. Será mais enxuta e com a utilização de derivativos para aumentar a proteção sobre a mesma.
Antes preciso aqui deixar alguns pontos claros: minha carteira apresentada neste blog é apenas a de renda variável. Eu possuo investimentos em renda fixa (LCI e LCA), fora o plano de previdência da Petros (que já não estou contando muito nos últimos tempos, rsrsrsrsrs). Além do FGTS. Retirando o Petros e FGTS, minha alocação seria algo próximo de 75% em renda variável e 25% em renda fixa.
Eu não contabilizo tais investimentos em renda fixa, pois eles já possuem destinação e a minha ideia aqui é estudar e viver a vida de um investidor na renda variável.
No entanto, na minha “carteira renovada”, a renda fixa fará parte e seu peso será variável necessária para dimensionamento de posições, tornando-se assim parte integrante da carteira como um todo. Mas esta nova carteira ficará para um outro post, este aqui é sobre retrospectiva.
Não sou de falar da minha pessoal, pois simplesmente não é o objetivo do meu blog, mas nossas atitudes e decisões como um todo afetam tudo ao nosso redor. E 2014 foi um ano de renovação para mim. Apesar de continuar na Petrobras, mudei completamente de área, da água para o vinho. Como se houvesse mudado de emprego. Antes eu trabalhava na área de Logística de distribuição de petróleo e derivados e hoje estou numa área de engenharia mesmo, lá no miolo. Estilo Engenharia Básica, como a gente chama. E estou gostando muito.
Em um ano de política, entrei em fortes debates sobre o assunto o que me exigiu buscar conhecimentos que eu não detinha e a leitura de diversos assuntos. E nesta leva, foquei mais em livros sobre finanças e comportamento humano.
Infelizmente, certos assuntos não podem ser “lidos e aprendidos”. Eles precisam ser compreendidos numa forma ampla. E neste ponto, apenas ler um texto não funciona. É necessário bagagem, experiência e até maturidade.
Eu, por exemplo, em 2008 (ou 2009, foi por ali) havia lido A Lógica do Cisne Negro, do Taleb. Mas na época eu não tinha ainda esta “bagagem” para um entendimento amplo das ideias que ele passava. E é por isso que a releitura de livros é importante, pois você sempre consegue pegar ideias que num primeiro momento passaram despercebidas...
Neste ritmo, compreendi que muitas das coisas que eu falava sobre finanças eram falaciosas. Mas não por maldade minha (como alguns vendedores de e‑books). Mas sim pelo fato daquele ditado: “o diabo mora nos detalhes”. E tais detalhes que costumam passar despercebidos, por muitas vezes, são o calcanhar de Aquiles de nossas decisões financeiras. Muitas delas são intuitivas. Mas a intuição é uma arma perigosa em muitos casos e a estatística é uma das ferramentas que mostra isso de maneira clara.
De qualquer maneira, após me aprofundar nesta área o que percebi é que o foco é, realmente, não perder. E só isso. Nada de contas malucas para atingir Independência Financeira ou projeções de super rentabilidades comprando as melhores empresas do planeta.
Aprendi que o longo prazo é hoje. Pois o longo prazo nada mais é do que o curto prazo do futuro. E que o curto prazo também é hoje, pois nada mais é do que o longo prazo do passado. E isso cheira a Hipótese dos Mercados Eficientes.
Usar a questão do longo prazo como desculpa para não visualizar que os investimentos estão indo mal HOJE é no fim das contas apenas uma torcida.
O mercado é eficiente? Detalhe: você sabe o que o quer significa “Mercado Eficiente”? Pois é.
Voltando à carteira, deixei ela meio de lado esse ano. Não acompanhei bem os balanços das empresas e me faltam ainda critérios concretos para saída do papel. Este é um dos pontos que irei corrigir. E, nesta linha, irei mostrar aqui por A+B que a diferença entre um ETF e uma carteira própria é simplesmente monstruosa. Essa historinha de que “o ibov é um etf ruim, então vou montar tipo um etf próprio” é muita lenda. E mostrarei as gigantes diferenças.
Um ponto que gostaria de destacar aqui é sobre um “troll” chamado Mizifio que habita esse mundo virtual de finanças há tempos. Ele realmente gosta de trollar e sacanear, mas o mínimo sobre o assunto ele entende. E esse mínimo é muito maior do que apresentam os melhores blogueiros. Então, acho que ao invés de ficar reclamando, deveríamos dar ouvidos ao que ele tenta mostrar. Que num resumo rápido é simples: baixa exposição do patrimônio líquido em renda variável, pelo simples fato de ser impossível saber o que vem pela frente, por melhores que seja nossa capacidade analítica de fazer projeções.
Outra coisa que ele sempre atentou foi o fato de muita gente estar aqui com intuito de ganhar dinheiro, o que é verdade. Posso citar vários, mas não é necessário. Todo mundo aqui do meio sabe quem são, etc. Inclusive, já tem amigo nosso que já manifestou sua intenção de um dia abrir um “portal de finanças”.
Nesta linha, precisamos tomar muitíssimo cuidado. Pois assim como um gestor do fundo está preocupado em manter o mesmo funcionando para ele ganhar taxas, esses sites que vendem produtos (DVDs, e-books, serviços, etc) também só sobrevivem enquanto os clientes estiverem por lá. E a grande maioria deles não possui chancela profissional.

Existe um grande portal onde vendem dezenas de setups de análise técnica e continuam surgindo com novos... afinal de contas, o setups antigos não eram pra ter funcionado? rs
E ter uma certificação profissional também não quer dizer muita coisa. O que a história mostra bastante claramente é que existem vigaristas em todas as áreas: seja na medicina, seja na engenharia, seja no direito, seja nas finanças. Madoff que o diga.
Voltando ao fato da minha busca por leituras mais especializadas, tem um livro muito legal do qual, realmente, me fez mudar o ponto de vista sobre o mercado financeiro e gostaria de recomendá-lo aqui: Supermoeda, Adam Smith (não aquele Adam Smith, é só um codinome). Inclusive, você quer ficar MUITO rico? Esse livro dá pistas de como as coisas acontecem. E tivemos um exemplo recente aqui no Brasil: Eike Batista. Como de repente ele foi parar em 8º mais rico do mundo?
Após ler este livro você começa a enxergar um mundo muito mais obscuro que existe por trás do mercado financeiro. Assim como qualquer ferramenta criada pelo homem, o ser humano sempre dá um jeito de utilizá-la para o bem e para o mal.
Ainda por essa linha, alguns vivem me perguntando por que mudei tanto meus pontos de vista antigos e etc. Bom, está implicitamente respondido acima: foi porque comecei a estudar por fontes confiáveis, de autores renomados e não de blogs de aprendizes do Wikipédia. Ao ler um texto do Damodaran ou do Graham fica evidente que o que é propagado por aí está incorreto. Utilizam-se frases soltas destes autores, fora de contexto e as tomam como Cláusulas Pétreas por parte de aproveitadores. Ao ler os textos completos destes autores bons é possível perceber que os mesmos não costumam deixar as pontas soltas...
Pra fechar, li um texto esses dias do Elio Gaspari, onde ao final ele cita uma passagem do juiz Robert Jackson e que acho que tudo a ver com esse meu ano em relação a finanças:
“Não vejo por que eu deva ficar conscientemente errado hoje porque, inconscientemente, estive errado ontem."

Que 2015 seja um ano melhor para o país e para os investimentos!

Abraços a todos!

131 comentários:

  1. Olá Dimarcinho,

    Eu pessoalmente nunca entendi o porquê de se discriminar a RF.
    Se o objetivo é ganhar dinheiro (rentabilidade) que diferença faz onde o dinheiro está?
    Todos sabíamos que a Dilma estava ferrando com a economia, então por que permanecer em algo onde a probabilidade de dar errado era grande?

    Segundo Buffett, a primeira lei é nunca perder dinheiro, a segunda é nunca esquecer a primeira.
    Com um CDI pagando 12% ou 13% ao ano e vivendo nessa nossa realidade (não a americana), não tenho dúvidas que ele colocaria boa parte do seu dinheiro nessa aplicação.

    Feliz 2015
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! E com o aumento dessa percepção por todo 2015, amparado por novos aumentos da SELIC, a migração para RF tende a ser maciça. Aí que a RV pode minguar mesmo...

      Mas por outro lado, num médio prazo, ter comprado esses ativos de bolsa tão desvalorizados trará retornos monstruosos.

      Dúvidas e dúvidas.
      fclivre.wordpress.com

      Excluir
    2. Fala, BBB,

      a questão não é nem "discriminar a RF" e sim entender o ambiente como um todo. Não esqueça que se a Economia for, realmente, pro buraco, nem o Tesouro seria seguro. Claro que, na teoria, ele é o tal ativo "livre de risco".

      []s!

      Excluir
    3. quando se lê (não nesse blog) que sardinhas estão saindo da bolsa para irem para RF, isto é o quê? apoio?
      Depois estes mesmo apresentam rentabilidade negativa no ano, triste.

      Economia no buraco pra mim é crescimento zero com inflação, isso por si só já faz um belo estrago.






      Excluir
    4. Acho que isto é "acordar pra realidade", rsrsrsrsrs

      []s!

      Excluir
  2. Bacana. É pra poucos ser capaz de se superar, rs

    Mizifiu

    ResponderExcluir
  3. A auto-ilusão é bem real. É até uma armadilha comum essa focarmos no futuro para justificarmos o fracasso atual. Que bom que você está fugindo dela. Seu resultado atual é ruim porque você tomou decisões ruins, porque não reagiu a elas posteriormente e, obviamente, por fatores que não te alcançam, como má-gestão pública. Mas mesmo esse já sabíamos que era um fator de risco implícito.

    Tenha cuidado, com o detalhe maior, certo? Isso é renda variável. Tudo pode disparar no próximo trimestre. Nossos erros ou acertos nesse mercado não é conforme o resultado imediato, mas sim no processo.

    Vamos melhorando... Bom 2015!
    fclivre.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Note que, no ano de 2014, pelo retrovisor, pode ser o ano do auto-engano. No qual, simplesmente sucumbiu às falácias de Mizifio, o grande gestor multimercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia pontuar tais falácias?

      []s!

      Excluir
    2. Sim, Mizifio possui algumas leituras em opções e alguns arrazoados de frases sobre o Taleb para difundir a ótica da opcionalidade no universo dos investimentos. Quer muito retorno, mas pouco risco. Note que ele nunca foi ou ficará rico. Mas sempre estará em condições de passar a vida em blogs menosprezando as estratégias dos pequenos investidores. A maioria dos quais, infelizmente, tem grandes chances de se frustarem com suas decisões. Mizifio, pq o Taleb mistura expansão de Taylor com distribuição normal? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    3. "a ótica da opcionalidade no universo dos investimentos"

      opcionalidade....

      Essa vai pros favoritos, rs

      ****

      Vc pensa quando escreve ou seus versos são todos no improviso? kkk

      A) primeiro a crítica:

      " Mas sempre estará em condições de passar a vida em blogs menosprezando as estratégias dos pequenos investidores."

      B) e em seguida a crítica, um testemunho de conformismo com o destino:

      "A maioria dos quais, infelizmente, tem grandes chances de se frustarem com suas decisões."

      Parece aqueles fatalismos inevitáveis dos versos de Fado, rs
      Aonde a culpa é importante que sempre recaia sobre um nome para amaldiçoarmos: mizifiiiu, buuuuu!




      Excluir
    4. Essa frase foi perfeita

      " Mas sempre estará em condições de passar a vida em blogs menosprezando as estratégias dos pequenos investidores."

      Destaque para a palavra "menosprezando"

      E mais uma vez, ao estilo Mizifio, o profeta do obvio, ele mudou de assunto e resolver criticar a forma de escrever do comentarista, desviando o foco.

      Assim a vida segue como antes

      Excluir
    5. Eu não desviei o foco, eu usei a "ótica da opcionalidade", rs

      Esse é o Mizifio que além de "profeta do óbvio", agora também ganhou mais uma alcunha cômica: "o ladrão de bibliografias de gestor das antigas"....

      Vcs se acham no direito de criarem as "formas" mais surreais possíveis pra falar de assuntos que mal conhecem ou vivenciaram e nem se percebem nessa atitude o quando são arrogantes e ingênuos no mesmo pacote, rs. São inacreditáveis e ainda por cima se levam à sério (fora o constrangedor discurso do anonimo na condição de anonimo admoestando outro anonimo sobre a covardia do anonimato... Sim, isso não é surreal, rs)

      http://di-finance.blogspot.com/2014/12/retrospectiva-2014.html?showComment=1420263844328#c5383229092114882465

      É muito "besteirol", desculpem se não dá tempo nem de comentar um terço das barbaridades....

      Excluir
    6. Esse aí nem perco mais o meu tempo, mizifio. Olha o que escreve sobre vc:

      "Quer muito retorno, mas pouco risco."
      "Note que ele nunca foi ou ficará rico."

      Na primeira frase, vai ao CONTRÁRIO de TUDO q vc fala por aqui.

      E na segunda frase, ele já tá íntimo e conhece a sua vida pessoal como poucos!

      Fora os comentários sobre a minha estratégia, sempre primorosos. #sqn. Até hj não entendeu.

      rsrsrsrsrs

      Excluir
    7. Marcio,
      Mas voce tambén segue a estratégia do maior retorno com menor risco. O problema é que as vezes o tiro sai pela culatra

      Excluir
    8. Viu como ele entendeu tudo certinho? rs

      Excluir
    9. Ja reformulou a carteira ou esta com as petro virando pó?

      Excluir
  5. Mãos a obra !! que em 2015 você consiga alcançar seus objetivos !! Abraços !!

    ResponderExcluir
  6. Se você quer cair no canto da sereia do Mizifio, ok, mas ao menos seja esperto - ou covarde - como ele, que se esconde no anonimato. O seu texto, da forma como está redigido, é prato cheio para lhe arrancarem um bom pedaço do seu patrimônio com um processo judicial.

    Feliz 2015!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trolletinha, rs

      Ele somente expressou a opinião dele sobre a qualidade e procedência de produtos e serviços que são oferecidos à venda. Se um dia dia a CVM ou mesmo a Apimec um dia cismarem que chegou a hora de organizar essa feira de camelôs que virou a web, muita gente ou vai ter que se enquadrar ou procurar outra coisa. Porque o certo pelo certo não é só passar a seguir regras e normas de responsabilidade. Mas também se sujeitar a fiscalização e certificações abertas a consulta pública que atestem a veracidade dos "rótulos" dos produtos financeiros que são oferecidos ao público.

      Excluir
    2. Fala, Troll,

      como andam seus resultados de venda coberta?

      Isso foi uma ameaça, por acaso?

      []s!

      Excluir
    3. Eu te ameaçando? Muito pelo contrário. Meu comentário apenas demonstra preocupação contigo. Ao contrário de outros, que só querem ver o circo pegar fogo. Fique atento...

      Excluir
    4. Trolletinha é engraçado mesmo, rs

      Quando surgiu do nada o menino robson treider fazendo lucro em dia ruim de somente 2% ao dia... Ele correu lá no blog do jovem mestre e pediu uma "luz", rs

      Então o menino prodígio robs indicou pra ele ler a obra de Santo Elder, que é uma espécie de Santo Kyosaki dos Milagres Pai Rico Pai Pobre, versão treider...

      Então nosso amigo troletinha foi lá le, estudou, se esforçou, masssss.... É claro, assim como foi na sua saga VC de Remuneração, mais uma vez, deu chabu!

      Então qual foi a reação do nosso trolettinha? Chorar? Lamentar-se? Não, isso é para os fracos! kkkkk

      Ele foi lá e botou o cirquinho do robs pra pegar fogo, rs

      http://investidortroll.blogspot.com.br/2013/02/panico-pronunciamento-real.html

      ps - então fica a dica, pra quem já andou ou anda dando muita trela pro troleta. No dia que ele pegar raivinha de vc, a primeira coisa que ele vai fazer e queimar o seu filme da maneira mais covarde que estiver ao alcance dele.

      Excluir
    5. Pois é, Troll, por diversas vezes vc fez isso aqui. Se cria um stress com alguém, depois torna o cara seu arquiinimigo. Acho que vc tb deveria ficar mais atento às suas próprias atitudes.

      Sobre a questão da ameaça da qual citou, se vierem para "arrancarem um bom pedaço do meu patrimônio". Vamos por partes:

      - Por enquanto eu apenas quero avisar aos incautos para terem cuidado. Da mesma forma que vários lugares mostram que um gerente de banco trabalha para o banco, um cara que vende produtos/serviços financeiros trabalha para......... ?

      - Caso venham mesmo, então sairei da esfera mais humilde de meu blog e irei à CVM. Aí sim o negócio pode ficar feio, mas não pra mim e sim pra eles.... rs

      E vamos ser agora bem práticos: se vc é um bom investidor e já passou o básico do conhecimento financeiro para o próximo, a melhor maneira de vc ajudar é montar um fundo de investimento com baixas taxas e deixar que o pessoal entre lá. Aí sim: vc faz todo o trabalho de estudo e etc, enqto deixa as pessoas viverem suas vidas, sabendo que o dinheiro está em "boas mãos".

      O problema dos fundos é aquilo, né: tem regulação, fiscalização e fica mais difícil dar uma de esperto. Mas como dito no texto, vigarista tem em tudo quanto é lugar. E mesmo em lugares bem regulamentados como os EUA, volta e meia surge um Madoff....

      []s!

      Excluir
    6. Ah, então aquelas charges que eu fazia agora são ataques covardes? rs Mas há vários comentários seus lá, morrendo de rir! Se eu estava sendo covarde, então você estava sendo falso?!

      Então você vai a CVM denunciar o Portela e o Stormer? Bom, isso sim parece uma ameaça. Mas vai dizer o que à CVM? Aliás, você sabe mesmo quais são as atribuições da CVM e quais são as espécies de crimes contra o mercado de capitais? Ou o seu discurso é apenas reflexo da lavagem cerebral que o Mizifio fez em você?

      Excluir
    7. http://www.cvm.gov.br/port/protinv/programa.asp

      Excluir
    8. Sim, Troll, eu achei engraçado. Mas nunca fui amiguinho do RW. Pelo contrário, era impressionante como ele transformava uma trava de alta no prejuízo para lucro só na ponta vendida, rsrsrsrsrsrs

      Sobre o que vc escreveu depois, isso foi tudo invenção da sua cabeça, rs. Não falei q vou denunciar ninguém. E vc é o cara de área de direito, então não preciso lhe responder, não é mesmo?

      Além do mais, vc acha q eu iria expor minhas cartas aqui? Ou vc está tentando, por maldade, me induzir a tal erro? Se for isso, seu caráter vai de mal a pior....

      []s!

      Excluir
    9. É bem incoerente você dizer que tem cartas escondidas na manga e, ao mesmo tempo, colocar em dúvida o caráter de uma pessoa a qual nunca conviveu apenas por tentar saber de onde vem sua base para fazer sérias acusações públicas a pessoas e instituições.

      Eu comentei aqui não para lhe criticar, apenas para lhe alertar para o jogo perigoso que você está jogando. Você não é anônimo e isso pode lhe custar bem caro se insistir em acusar dando nome aos bois.

      Obs: sua desconversada sobre a CVM apenas prova como você pisa em ovos sobre o assunto.

      Excluir
    10. Troll,

      Não foi desconversada. Acho q os tais problemas cognitivos q vc gosta tanto de citar estão começando a afetar vc...

      Partamos do pressuposto q eu estivesse juntando provas suficientes para acusar alguém de alguma coisa. Então eu chegaria aqui, publicamente, e contaria pra vc, na maior inocência, para que os acusados saíssem correndo pra montar suas defesas? É isso?

      E se a única coisa q eu ganharia com isso seria a exposição de tal estratégia, o que não me levaria a ter ganho algum e sim apenas perdas, então vc não está sendo mau caráter? Ou vc é muito inocente a este ponto? Vc não me parece ser da área de Direito.... rs...

      Além disso, no caso de haver um extremo jurídico sobre a situação colocada por vc, tu realmente acha que este anonimato da internet vai prevalecer? rs

      Excluir
    11. A energia aqui está bem negativa. Gostaria apenas de contribuir um pouco para elevar o debate:

      1) Anonimato na Internet é para gente graúda, que acessa a rede de modo que não é possível identificá-lo em servidores onde há lei, e olhe lá. Do contrário, basta uma ordem judicial e... voilà! O "Google" vai - para simplificar a história - "entregar a sua cabeça". Não vou me alongar, essas coisas não são provocadas e deferidas pelo juiz de modo corriqueiro (ou pelo menos não deveriam). O problema é que muitos abusam desse frágil ou suposto anonimato, e vão muito além de um bate-boca virtual, cometendo infrações penais e gerando danos.

      2) Deixei há muito tempo de acessar o site do Fábio e vários outros "portais" pelo excesso de propaganda. Não digo dos "banners" ou "popups", que não me incomodam, falo na verdade do conteúdo pago que é publicado. Quem vai dizer que ele está errado? A CVM? Esse papo de fazer denúncias é para boçais, com todo o respeito, nem vou perder o meu tempo tratando disso em um nível apropriado. Veja só com o que a CVM tem que se preocupar: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/12/1556908-cvm-multa-petros-em-r-800-mil-em-julgamento-sobre-assembleias.shtml

      3) Particularmente, tenho me beneficiado do que aprendi na comunidade de finanças nos últimos anos, digo, nessa "comunidade" de blogs, e não exatamente em sítios de "autoajuda financeira" e em livros escritos por autores amadores (sempre perdi dinheiro adquirindo relatórios e guias miraculosos). Possuo atividade profissional diversa e não disponho de muito tempo para leitura aprofundada sobre finanças. Ainda assim, estou satisfeito com os meus ganhos, que superaram nos últimos anos a poupança, o Ibovespa e o CDI. Acho que é nesse sentido que você deveria continuar a escrever os seus textos. O resto é intriga desnecessária, não se envolva nisso, não acarreta nenhum lucro.

      Grande abraço e feliz 2015!

      Excluir
    12. Vlw, Doutor!

      Só um detalhe, quem começou com o papinho judicial foi o Troll, eu por mim qto mais longe dessas coisas melhor. Tenho mais o q fazer com o meu tempo de vida.

      []s!

      Excluir
    13. "Ai....quem começou foi ele". Sim, note que moralmente o anonimato na internet é uma atitude covarde. Covarde, pois abre espaço para que frustrações pessoais do mundo real impliquem em ataques desnecessários de pessoas bem intencionadas, . Não existe reserva de conhecimento acerca da melhor forma de gerir recursos financeiros. Não existe fórmula fechada ou simulações estocásticas que possam ser recomendadas a todos os perfis de risco e horizonte de tempo. No final, a "pseudo" arrogância acabam dizimando boa parte da comunidade, o que convenhamos, é uma perda social grande. Coloquei o entre aspas, pois na minha vida, aprendi que se uma pessoa é arrogante ou ela realmente estudou a fundo (não apenas leu alguns livros de estratégias de opções ou roubou alguma bibliografia de gestor da antiga) ou, então, ela é simplesmente um picareta. Por favor, Mizifio, não fale mais do Taleb. A vergonha alheira é grande. Abra um blog, já que se diverte tanto com pessoas que julga cognitivamente inferiores (e possui conhecimento de gestão de fundos...hehehe). Di Marcinho, você é ótimo. Mas, teria humildade de trocar toda a sua carteira pela ELPL? Você classificaria a estratégia do Pobretão como pior que todos os seus raciocínios, os quais podem ser simplesmente espúrios?

      Excluir
    14. DH, comentário perfeito. Nao vou comentar sobres os itens 1 e 2, mas sobre o item 3, quero destacar que vejo muito valor nesta blogosfera.

      O mizifio fica o tempo todo criticando a blogosfera, mas nao entende que se alguem quiser se beneficiar dela de alguma maneira, esta no seu direito. Eu gosto de ver os outros blogs, as estratégia e os comentários, com isso adquiro experiencia baseado no aproveitamento de algumas experiencias dos outros. Meu grande proposito da blogosfera é esse. Não importa se sao anonimos ou fakes, podemos ver em muitos casos alguma consistencia que acrescenta minimamente algo aos leitores, mesmo que o blogueiro divulgue apenas a rentabilidade mensal.

      O Mizifio vive criticando a blogosfera justamente pelo prazer de trollar e nao acrescenta nada. O pior é que tem pessoas que dão palanque ao palhaço fazer sua graça, infelizmente.

      Anon 03:44, é isso mesmo, nao existe reserva de conhecimento acerca dos investimentos e é isso que o marcio não entende, o que o torna arrogante. Ele ficou os últimos 2 anos dizendo que as formulas tipo bastter eram bullshit, que o negócio é valuation, mas agora ele diz que errou ao comprar natura, que o hb nao pegou a ordem, que isso e que aquilo. Chegou a dizer que a culpa da perda é ter usado o metodo bastter até agora (?). Agora tudo que ele defendeu por meses simplesmente nao serve pra nada (ou nao serviu para ele montar uma carteira decente) e ele vai mudar radicalmente a estratégia.
      Até o meio do ano ele não tinha nenhuma duvida que a estratégia dele era vencedora, agora admite-se que errou e vai montar outra estratégia mais mirabolante ainda (derivativos, etc). Ele não consegue nem imagina que existe a possibilidade da carteira atual dele ter performance melhor que a dos outros blogueiros (ou o indice) no longo prazo, coisa que para ele era uma certeza há alguns meses.

      Excluir
    15. Nem sei quem é "mizifio", vou ser sincero, e o intuito não é de desprezá-lo ou subestimá-lo.

      Quanto ao Troll, acho que ele quis alertá-lo, pelo menos eu não interpretei como uma ameaça.

      Pontuou bem, Anônimo 17:05. Não existe a "pedra do Gênesis" dos investimentos.

      Excluir
    16. "impliquem em ataques desnecessários de pessoas bem intencionadas"

      Pois é....

      O que foi comentado no post é sobre os pseudo mestres virtuais vendedores de produtos e serviços, rs

      Mas que eles eram """bem intencionados"""", puuuuuxa, o mizifio não sabia!!!

      kkk

      Excluir
    17. Dr. Honorarios,

      Primeiro, obrigado pelo tom.

      Mas um ponto que acho importante expressar é sobre uma nova cor na dinâmica do tempo. Não estamos mais vivendo a mesma realidade de 40 anos atrás. Aos poucos, nossas instituições estão cada vez mais maduras. Infelizmente leva tempo e também em parte depende da crença que podemos ser melhores, se tivermos paciência...

      "Quem vai dizer que ele está errado? A CVM? Esse papo de fazer denúncias é para boçais, com todo o respeito, "

      Veja: se chegamos pra um leigo intimidado e dizemos: "não adianta te explicar que vc não vai entender", é um argumento muito usado pra constranger e desarmar alguém mais simplório e assim impormos nossa vontade sem resistencias.

      Mesma coisa seria quando vc diz a uma pessoa comum que "papo de denuncia é para os boçais". Nessa lógica as pessoas lesadas ou apenas com dúvidas passarão tb a se sentir boçais quando contactam a oab, cremerj, crea, banco central, etc?

      Um caso acredito pouco conhecido de vcs: H. Melão. Ele surgiu no orkut, como muitos outros que ainda rodam por aí. Claro, demorou alguns anos, mas uma hora o brinquedo quebrou. Portanto é preciso ter paciencia, persistencia e acreditar que podemos ser dignos no futuro de instituições fortes que prestem um serviço confiavel de fiscalização e ordenamento e assim criar algumas dificuldades pros melões da vida...

      http://www.cvm.gov.br/port/infos/deli701%20-%20Comunicado%20ao%20mercado.asp

      ps - dimarcinho, se achar inconveniente a menção ao melão, por favor, sinta-se a vontade pra apagar e doutor, entenda: estamos aqui num batepapo; não estou aqui passando a régua numa força de expressão usada por vc. parece que enquanto os animos das sardinhas andam exaltados e elas precisam de um judas pra malhar, portanto fiquem a vontade, rs Mas gostei do seu tom, doutor. Sempre dou um credito inicial pra quem realmente sabe bater um papo....

      Abraços,

      Excluir
    18. Não me entenda mal, até porque "denúncias" fazem parte do meu trabalho. O que quero especificamente dizer é banalizar a atuação da CVM, por isso mencionei aquela notícia. Não me referi a ninguém aqui como boçal, que é aquele sujeito que em qualquer circunstância faz um boletim de ocorrência e vive procurando um advogado para processar alguém.

      Grande abraço, Anônimo!

      Excluir
    19. Tá lido e entendido, doutor.
      E mais uma agradeço a sua forma e o tom.

      Abraços,

      Excluir
    20. Mizifio 2015, versão "paz e amor"

      O lobo na pele de cordeiro

      Excluir
  7. Veja bem: o cerne da minha metodologia de investimento está na diversificação: renda fixa, fiis, mercado de ações, etc. E é isso o que eu recomendo nos meus textos.

    ResponderExcluir
  8. Realmente não gostei de você dizer que meu blog é só propaganda. Que propaganda? A da Easynvest (2 banner e um post patrocinado)? Preciso das propagandas pra sobreviver - só de custo operacional com servidor, estou com quase R$ 3000 anuais (em dólar, ou seja, ano que vem a naba vai ser maior). E meu patrimônio vai bem: esse ano, alta de 7,5%, mesmo com as ações. Estou de boa. Se você não está, não me acuse por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Fábio,

      acho que é a sua primeira passagem por aqui, não é mesmo? Algum motivo em específico?

      A sua página de abertura possui um gigante letreiro para cadastro em newsletter. Não preciso explicar aqui como ganhar dinheiro com bases de dados, não é mesmo?

      Mas se você acha que os custos estão altos, pq não utiliza uma plataforma gratuita?

      []s!

      Excluir
    2. Porque desejo ser mais lido. Já hospedei o blog no blogspot (em 2009) e percebi que o Wordpress é mais flexível. Talvez porque eu queira ter um blog mais profissional que o seu e com maior alcance.

      Excluir
    3. Outra coisa: minha newsletter é meu canal principal para manter os leitores atualizados. Pouca gente usa o feed. Uso pra ganhar dinheiro? Uso. Mas não cobro nada de ninguém; só ofereço produtos com os quais concordo para os leitores. E quem quiser acessar de graça, pode acessar.

      Excluir
    4. E o motivo específico pelo qual vim aqui foi porque algum dos leitores fez menção ao post, e vim dar uma conferida.

      Excluir
    5. http://www.opequenoinvestidor.com.br/contato-2/

      Tendo em vista o grande volume de e-mails que veiculam perguntas sobre situações pessoais bastante específicas, a resposta a elas será efetuada mediante pagamento a ser estipulado após o contato inicial do leitor, conforme a complexidade da situação a ser estudada. Envie sua mensagem e avaliarei sua situação!

      Excluir
    6. Agora pergunte quantas vezes eu cobrei isso de alguém: NENHUMA. NENHUMA! Se você encontrar alguém que foi cobrado por isso, estará mentindo.

      Deixei reservada essa possibilidade para casos extremos, com alta complexidade, e que eu veja que possa ajudar a pessoa a resolver.

      Excluir
    7. Não vejo nenhum probema em cobrar por algum trabalho bem feito. Esta discusssão é inútil.

      Excluir
    8. Tb acho mesmo. Eu, por exemplo, conheço muito pedreiro que "bate" uma laje muito mais "bem feita" que muito engenheiro calculista.

      Excluir
    9. Pois é. Bom, pra cada Marcinho que aparece, tem pelo menos 10 leitores que me enviam e-mails agradecendo por eu ter aberto os olhos deles pras finanças pessoais. Essa é a maior recompensa.

      Excluir
    10. Fábio, vou lhe dar um voto de confiança, então.

      Mas faça o seguinte: dizer que Caderneta de Poupança é mais arriscado do que investir em Ações não é Educação Financeira.

      []s!

      Excluir
    11. Ah, só mais um ponto.

      Acho q se vc deseja ser o mais lido, deveria fazer isso buscando oferecer conteúdo de ótima qualidade e não usando ferramentas de marketing como foco principal.

      Uma plataforma gratuita, mas de bom conteúdo, sempre trará grande público.

      []s!

      Excluir
    12. Ah! E mais um ponto. Sei que não divulga mais a rentabilidade da seu carteira. Mas da última composição que ela tinha e respectivas alocações, tomei a liberdade de calcular aqui e ela teria tido em 2014 uma rentabilidade de -3,12%.

      Sendo que a carteira de FII teria -1,84%, a carteira dos fundos do BB de -0,20%, a carteira do tesouro direto de +3,09% e carteira de ações de -4,18%.

      A não ser que vc tenha feito profundas alterações de lá pra cá, mudar de -3,12% para +7,5%, num ano que foi ruim tanto para as ações como para os FII é algo que vc realmente deve estar fazendo certo. E olha que sua alocação nestes dois instrumentos era de 73%!!!!

      Mas olhando pela metodologia de longo prazo e podemos partir do pressuposto que teríamos aí, então, +/- a mesma carteira com +/- a mesma alocação.

      Dado o exposto acima, ou vc mudou completamente a carteira de "longo prazo" em apenas 2 anos ou então vc está calculando errado a rentabilidade.

      []s!

      obs - dados desta carteira:
      http://www.opequenoinvestidor.com.br/2012/10/rentabilidade-da-carteira-setembro-de-2012/

      Excluir
    13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    14. O post é sobre retrospectiva; e de não catarse de sardinha.

      Pra mim esse comment é apelação pra ver o circo pegar fogo....

      Excluir
    15. De acordo, 22:21.

      A mensagem já foi transmitida, não há necessidade de ficar jogando lenha na fogueira.

      []s!

      Excluir
  9. Acho que foi o melhor post de finanças de 2014. Parabéns!

    É preciso reconhecer erros e ir moldando a forma de montagem do patrimônio.

    Também cheguei a conclusões parecidas quando comecei a estudar os livros e blogs americanos.

    No Brasil, há pessoas querendo fugir do óbvio da renda fixa e os resultados que tenho visto não são muito animadores. Vivemos uma ilusão de bonança até 2008, com o ciclo de commodities e a explosão do crédito, mas a realidade um dia chega.

    Também vejo muita gente se aventurar em small caps querendo achar a próxima empresa que vai explodir e isso é extremamente difícil. Para o pequeno investidor, há poucas empresas na bolsa com histórico longo de lucratividade e é nelas que devemos investir. Não temos empresas que pagam dividendos há mais de 100 anos como nos EUA e Canadá e não dá pra fazer uma alocação aqui semelhante a lá, onde os juros são ridículos e as empresas são potências mundiais.

    Só não concordo com a questão do ETF. Acho que ainda não temos um ETF com análise fundamentalista ou 'quality factor' em que podemos confiar. Isso há de monte nos EUA e eles batem o S&P500. No Brasil, uma carteira simples com ABEV3, CIEL3, UGPA3, ITUB3 e CTIP3 em partes iguais bateu com folga o ibov em 2014 e acredito que deva bater no futuro.

    Pra finalizar, já passou da hora do brasileiro derrubar os muros virtuais das fronteiras e fazer alocação no exterior. O mundo desenvolvido vive uma bolha, enquanto aqui a coisa desanda pro buraco. É surreal!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Internacional,

      Ok, é isso aí, Só um detalhe: a citação do post ao ETF se refere a escolha entre o espelhamento do ibov e a dificuldade de superá-lo com uma carteira escolhida por um PF.

      Agora é preciso um pouco de cautela com o que disse sobre um ETF com quality factor confiável e tals e que "superou" (verbo no passado) o SP500. Porque se vc tem um mercado como o americano com um universo com centenas ou quase milhares de ETFs espelhando quase todas as diversidades de apostas em empresas, commodities e setores, óbvio, sempre irá aflorar dentre todos um grupo que supera o SP500.

      Aí nesse ponto a questão sempre retorna ao ponto inicial: vc e todo mundo foi ou é capaz de escolher com exatidão o grupo de ETFs que serão (verbo no futuro) capazes de superar com folga o SP500?

      ps - investir no exterior, com segurança principalmente jurídica, não é tão simples como abrir um conta virtual num HB local. E mesmo comprar um BDR por aqui tem exigencia de ser um investidor qualificado. A opção atual são os fundos fia bdr que vários bancos começaram a vender com mais força no meio desse ano. Vale a pena? Se o cambio cumprir a promessa pra 2015, até diminui o risco... Mas vc estará lidando sempre com 2 variaveis: dolar e renda variavel. E se levar em conta que somente lidando com 1 variavel já é dificil, portanto...

      Excluir
    2. Concordo que não é trivial encontrar o ETF mais adequado. Particularmente gosto do NOBL, que segue os Dividend Aristocrats do S&P 500.

      Eu particularmente acho que a metodologia do Ibovespa é muito bizarra. Só leva em conta a liquidez das ações e recentemente adicionaram a questão de proibir penny stocks.

      http://www.bmfbovespa.com.br/Indices/download/IBOV-Metodologia-pt-br.pdf

      Os critérios do S&P 500 apesar de simples tem como fator principal o valor de mercado da empresa. Empresas maiores com mais participação e empresas menores com menos. Também avaliam free-float e se a empresa lucrou positivo nos últimos trimestres.

      http://www.spindices.com/documents/methodologies/methodology-sp-us-indices.pdf

      Se montassem um ETF no Brasil que colocasse fatores fundamentalistas entre os critérios, acho que facilitaria muito para o pequeno investidor.

      Não entendi o que quis dizer com "investir com segurança jurídica no exterior". Há dezenas de países com mais segurança jurídica que o Brasil. A chance de você ser expropriado aqui seja pela inflação ou por confisco é absurdamente maior! No longo prazo os fundamentos, seja das empresas ou das moedas, prevalecem.

      Abçs!

      Excluir
    3. Fala, II,

      obrigado pelas palavras.

      Sobre o ETF, como disse, irei comentar em outra ocasião. Mas "montar um ETF próprio" é algo que ninguém faz. ETF's possuem regras bem rígidas para seleção de papéis.

      []s!

      Excluir
    4. Investidor,

      Tá lido.

      Sobre a questão segurança jurídica não é fazendo contraponto a insegurança jurídica. Mas, em caso de algum contencioso jurídico que envolvam seus caraminguás no exterior, seja com corretoras, bancos, bolsas, fundos ou empresas de capital aberto, vc, sendo um pequeno investidor por aqui, talvez não tenha nem acesso e nem recursos no exterior para ter devida assessoria jurídica em outro país caso seja lesado em investimentos de pequena monta. A justiça existe, mas para acioná-la não é barato e nem simples...

      Sobre a metodologia do ibov ou de outro índice do exterior, podemos até concordar sobre o que seria mais adequado ou não. Mas isso já seria outra discussão que foge ao post.

      Excluir
    5. DiMarcinho: se possível, faça logo o post sobre o "ETF particular". Minha mão e o meu bolso estão coçando para montar um "Special Ibov", excluindo aérea, frigoríficos, construtoras com prejuízos há mais de 3 anos, etc...

      Excluir
    6. E vc precisa do meu post pra fazer isso?

      Excluir
    7. Não preciso do seu post para fazê-lo.
      Entretanto, gostaria de ler suas ponderações osbre os prós e contras, afinal, foi você mesmo quem disse acima que >E, nesta linha, irei mostrar aqui por A+B que a diferença entre um ETF e uma carteira própria é simplesmente monstruosa. Essa historinha de que “o ibov é um etf ruim, então vou montar tipo um etf próprio” é muita lenda. E mostrarei as gigantes diferenças.<

      Excluir
  10. TODO ESTE MAL É CULPA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES! POR ISTO EU DESEJO QUE O CANCER ACOMETA A TODOS ELES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk

      PT é uma desgraça mesmo.

      []s!

      Excluir
    2. Politicos de uma forma geral causam desgraça, e isto não é mérito apenas do PT.

      Excluir
  11. Acho que todo mundo deveria contemplar na rentabilidade os investimentos em renda fixa. Acho que publicar apenas a rentabildiade da renda variável não faz muito sentido.

    Espero que você tome cuidado com sua reformulação de carteira em 2015 e tenha muita calma. Nada de vender as ações da Petro neste momento, e muito cuidado com os derivativos.

    Bom que está mais feliz na nova função no emprego, isto é muito gratificante, nada pior que acordar na segunda feira e encarar mais uma semana de trabalho como se fosse um fardo.

    Na verdade eu não tenho intenção de criar um portal de finança nos moldes do que vemos por aí, seria mais do mesmo, minha intenção é desenvolver uma plataforma de controle de portfolios, hoje faço tudo no Excel, desde o lançamento da operações até os gráficos. Mas meu principal objetivo é desenvolver um sistema Web que sirva para todos nós aqui da blogosfera. Não cobrarei pela utilização, será no estilo do Firefox, quem quiser fazer alguma doação será livre, mas o objetivo principal é criar uma solução que permita ao investidor controlar seus investimentos de uma forma simples, tendo nesta solução funcionalidades como cálculo de rentabilidade segundo a planilha AdP, cálculo de preço médio, gráficos comparativos (CDI, poupança, inflação), etc.

    Sou desenvolvedor de sistemas e penso que não será muito difícil, mas como não tenho muito tempo livre isto deve demorar alguns anos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, Uó.

      Mas acho que não preciso te contar que essa sua idéia bem intencionada já foi pralá de explorada antes:

      http://www.exinfm.com/free_spreadsheets.html

      Mas recomendo começar do zero e não se basear em nada que rola em web sem uma chancela de qualidade oficial. E antes de tudo levar pra avaliação e testes por pessoas com experiência comprovada e atualizadas não só em mercado como tb em contabilidade... Consultar uma FGV, Apimec ou até mesmo a CVM pra te orientarem sobre como avaliar com segurança o produto desenvolvido.

      Excluir
    2. Uó, eu também queria uma planilha ou software que fizesse tudo de forma mais automática.

      Tenho o layout e já fiz vários modelos. Achei alguns estrangeiros parecidos com o que quero.

      Podemos discutir mais sobre isso. Acredito que muita gente gostaria de um produto assim.

      Abçs!

      Excluir
    3. Fala, Uó,

      eu acompanho sempre meus investimentos em relação a renda fixa, mas não coloco aqui pois, como disse, a ideia é bater da carteira de RV é bater o IBOV.

      Sobre sua ideia, acho que é mais fácil vc buscar algo pronto. Na real, não precisa de tanto controle assim. Um sistema de cotas envolvendo os ativos já é suficiente.

      O site bussoladoinvestidor já deve fazer 90% do que vc está propondo.

      []s!

      Excluir
    4. Não conheço nada pronto no mercado que satisfaça minhas necessidades, por isto a idéia de desenvoler algo próprio. E contarei como "testers" todos os colegas de blogosfera, acho que será legal criar algo bacana com a ajuda de todos.
      Abraço!

      Excluir
    5. Concordo. E tb acho um saco a existência do Imetro com aqueles engenheiros pé no saco querendo testar antes de mim produtos caríssimos e que eventualmente me colocam em risco, quando o certo é seguir os meus instintos de primeiro comprar e depois tirar minhas próprias conclusões...

      Excluir
    6. Uó,

      qdo eu comecei a investir ficava meio fissurado nessa coisa de fazer tabelas, colocar tudo qto é informação, fazer várias análises, etc, etc.

      Repito: não precisa de tanto. Um Sistema de Cotas no estilo da planilha do AdP junto a um local para salvar os preços de aquisições e vendas é suficiente pra o pequeno investidor.

      Ademais, é só vc caçar bem por aí que, mto provavelmente vai achar alguma coisa pronta.

      []s!

      Excluir
  12. Legal reconhecer os erros, aprender e com isso melhorar continuamente. Temos q ter humildade tbm pra saber q por mais seguro q estejamos em nossas posiçoes ideologicas, sempre ha a possibilidade de estar errado. Que 2015 seja melhor que 2014 para nos das financas.

    ResponderExcluir
  13. Dimarcinho,

    Muito bom o seu texto, mas se existe uma coisa que nós divergimos de opinião é o que achamos sobre os blogs de finanças...

    Você comentou sobre alguns blogs de finanças, como o Pequeno Investidor e até mesmo o Bastter como se eles quisessem se aproveitar ignorância dos pequenos investidores...

    Disso eu não posso concordar com você. Veja, cada um deles tem uma técnica ou um tipo de estratégia, que ao meu ver, é muito bom para que o pequeno investidor comece a se informar sobre investimentos. Eles muitas vezes são a porta onde os pequenos investidores começam a entender e a procurar por mais informação, dizer que eles querem só ganhar dinheiro... Acredito que é no mínimo uma falta de respeito para com eles.

    No mais, gostei da sua postagem.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Estagiário,

      eu concordo, assim como vc, em parte.

      Concordo com parte que são uma porta de entrada. Mas explicar o básico é simples. O problema é quando os assuntos vão se aprofundando, começam a escrever coisas ERRADAS. Aí ao invés de ajudar o pequeno investidor, podem prejudicá-lo. E nem vou falar o quão grave é a partir do momento que se cobra por isso, não é mesmo?

      Acho que falta de respeito é falar que trava de alta não é operação direcional e ainda escrever um livro cobrando por isso.

      Claro, não posso afirmar nada, mas a partir deste ponto, só sobram duas opções:

      1) O cara não domina o assunto. Neste caso, ele está fazendo um desserviço, pois está propagando sua ignorância financeira, qdo está querendo propagar educação financeira. (caso do meu incluo e estou tentando sair)

      2) O cara domina no assunto. Neste caso, ao meu ver, é mau caráter mesmo. Pois ele sabe que está escrevendo coisa errada, mas só o faz pois é bom para os ouvidos dos leigos e funciona como um canto da sereia para os neófitos.

      Claro, não há como saber onde estão encaixados cada um. Mas vc há de concordar comigo que, em ambas as situações, o maior lesado será sempre o pequeno investidor que está buscando aprender.

      []s!

      Excluir
    2. Dimarcinho,

      Concordo com você que existem pessoas de má índole e que só querem o benefício próprio ou ainda os que prestam um desserviço. Porém, a ênfase que você deu aos portais e o nível da acusação, na minha opinião foi errôneo, mas não estou aqui pra comprar briga de ninguém muito menos discutir sobre opiniões :)

      Sobre os livros de comportamento humano... Quais você indica?

      Uta!

      Excluir
    3. Uta, inclusive ele citou um no post que em boa parte é focado no "comportamento" do ponto de vista dos agentes financeiros: supermoeda.

      "Over the years, he has consistently separated wisdom from whimsy, brilliance from bluster, and character from chicanery."

      "this book gives a view inside institutions, professionals, and the nature of markets that has rarely been shown before or since. "Adam Smith" was the first to introduce an obscure fund manager in Omaha, Nebraska, named Warren Buffett."

      http://www.amazon.com/Supermoney-Adam-Smith/dp/0471786314

      É preciso ler com mais calma, mais atenção.

      Excluir
    4. Estagiário, andei lendo sobre as teorias econômicas mais avançadas, que acabam indo em direção a teorias comportamentais. Além disso, to lendo um pouco de filosofia, que sempre busca a questão do comportamento o humano frenta à sociedade. Não é nenhum livro em específico; o único que to aqui na fila pra ler é o Rápido e Devagar.

      []s!

      Excluir
  14. Dica de leitura pra você, Marcinho:

    http://www.opequenoinvestidor.com.br/2012/07/voce-e-o-unico-responsavel-por-suas-decisoes-de-investimento/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, e não adianta colocar a culpa no PT, nem na queda do barril, nem na falha do home broker.
      http://www.blogdouo.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. E culpa no eike, uó? Tb não? Ou foi diferente porque não não foi um tiro no escuro "bem feito"?

      Excluir
    3. Fábio,

      onde escrevi no texto q meus erros são culpa sua? Não tente vir com esses argumentos falaciosos.

      A condução da errada da minha carteira é culpa minha sim, mas isso em nada invalida o fato de vcs escreverem o que escrevem em seu blog. Meu post foi referente a Retrospectiva e onde abordei alguns assuntos.

      Agora, se vc quer continuar escrevendo que Caderneta de Poupança é mais arriscada que Ações e acha que isso é uma boa educação financeira pra população, tudo bem.

      Uó,

      o anônimo foi certeiro.

      []s a todos!

      Excluir
  15. Marcio, elogiar o mizifio assim, que bonito!.
    mas o que voce nao ve é que o mizifio pode entender alguma coisa, mas diferente dos outros blogueiros, que estao aprendendo e compartilham a sua pratica, o mizifio fica apenas na teoria. O pior que, assim como os comentaristas de futebol na televisao, ele comenta com base no passado. Queria ver a credibilidade do mizifio na pratica, dizendo o que deve ser feito, ou assim como os outros blogueiros, o que ele esta fazendo. A vida do profeta é muito mais dificil que a do comentarista.
    Não vejo muita diferença entre os comentarios do mizifio e os dos sites que voce citou. Alias, me parece que a diferença que voce ve é apenas que os "pensamentos" dele sao mais alinhados aos seus. Dai a estar certo e os outros errados tem uma grande distancia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo!
      A gente quer ver o mizifio no fogão: quem sabe faz ao vivo!
      Bóra nos juntar e danar de falar mal dos mizifios, uhum!
      Apesar de ser uma atitude ingênua é mais divertida....
      E ninguém vai ficar magoadinho!
      kkkk

      Excluir
    2. Anônimo 12:39,

      1) Ele fala sim sobre o que fazer. Mais importante ainda e que ele fala repetidamente é sobre o que NÃO fazer. Preste mais atenção ao que ele escreve.

      2) Se vc quer um formato no estilo carteira/blog/divulgação, como ele mesmo já falou várias vezes, nada garante que sejam dados reais. Por isso ele alfinetou vc aí com a sua ingenuidade...

      []s!

      Excluir
    3. Eu quero que o mizifio se dane se ele quer me alfinetar. Só acho que o que ele fala é totalmente descabido.
      A profissao dele é facil. Ve o que os outros escrevem e comentam e critica, usando o óbvio. Dizer o óbvio é facil, dificil é fazer o óbvio. Veja voce mesmo marcio, como exemplo, defende uma serie de coisas na teoria, mas sua experiencia na pratica mostra que a treino é treino e jogo é jogo.
      se tem blogueiros que tem informacoes falsas, nao tem problema nenhum, pois eles mostram o antes o depois.
      Quem faz treide eu nem olho, pois sempre ganham ou quando perdem inventam que o hb nao executou a ordem

      Excluir
    4. "1) Ele fala sim sobre o que fazer. Mais importante ainda e que ele fala repetidamente é sobre o que NÃO fazer. Preste mais atenção ao que ele escreve."

      Ele fala tanto que nunca vi ele fazer uma critica a sua carteira até que afundou. Agora voce diz que vai mudar e ele nao fala nada.

      Mizifio, qual sua opiniao sobre os investimentos do marcio ate dezembro e as mudancas que ele planeja fazer. Melhor ainda, o que voce recomenda?

      Mizifio é o profeta do obvio. Ta cheio de gente assim no ambiente de trabalho. Conheço bem esta turma.

      Excluir
    5. O anom 19:29 precisa ver em mim um campeão na web pra chamar de seu e me escolheu pra essa ingrata tarefa...

      Puxa, kiazar o meu! Eu passo....

      kkkkk

      Excluir
    6. Jonas, seu fã incondicional é o marcio. Você é o campeão da web para ele. Para mim você é insignificante. Nao acrescenta nada.o que me interessa é ver as experiencias dos outros e as carteiras me ajudam muito. Teoria eu busco em livros e nao em anonimos profetas do óbvio

      Excluir
    7. Acho que não, rs, na medida que vc SEMPRE solicita minha atenção...

      Como além de insignificante sou um cara de booooom coração, não me custa quase nada demonstrar um pouquinho de compreensão e boa vontade com vc e sua fixação em mim.

      ps - curiosidade: dá muito trabalho ficar lendo todos os anoms da web até "aprender" a me identificar somente pela minha caligrafia? rs

      Excluir
    8. Agora cá entre nós, parceiro, rs

      ""o que me interessa é ver as experiencias dos outros e as carteiras me ajudam muito."""

      Pra um cara que quer ser investidor ativo em mercado financeiro, mas que pelo visto somente pode aprender através das experiencias "contadas" de blogueiros é porque com certeza não tem acesso a NADA melhor no mundo real...

      Muito triste testemunhar uma tamanha declaração de falta de acesso a realidades mais concretas pro seu aprendizado, rs

      Vai na fé, que Santo Obvius te alumie os caminhos, mizifiu!

      Excluir
    9. Mizifio, conte-nos o que de melhor voce tem acesso no mundo real? E por que fica aqui no mundinho virtual criticando as historinhas dos blogueiros do mundo virtual.

      Excluir
    10. http://rikerok.com/wp-content/uploads/2013/06/Historias-de-Encantar-17.jpg

      Excluir
    11. Se eu contar não tem graça.
      A graça está em ser um personagem da imaginação de vcs, rs
      Outra...

      Excluir
  16. Marcio, vim aqui desejar um excelente 2015 para você e sua familia e que tenha muito sucesso nessa nova função. Concordo contigo em uma das respostas que deu, o mais simples nesse controle de rentabilidades já esta de bom tamanho, ao meu ver o foco deve ser analisar a empresas e sua saúde financeira, além do contexto regulatório, além dos ativos intangíveis como marcas das empresas por exemplo.

    ResponderExcluir
  17. di-marcinho vejo que 2015 poderá ser o ano da RF pós fixada. Estou pensando numa LCI. Será que essas corretoras (tipo a Easyinvest) aceitam clientes apenas RF sem cobrar nada adicional (corretagem mínima)?? LCI de bancos grandes que tenho acesso pagam apenas 83 - 85% do cdi. O Fundo Garantidor garante mesmo? estou pesando em 100% do cdi (e sem IR é uma maralhiva)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, JBCEN,

      realmente, este ano tá com cara da pós-fixada mesmo. Todo ano eu diria, rs.

      Q eu saiba vc pode investir normalmente, só tem q ver qto é a taxa de CUSTÓDIA.

      O FGC "garante" (nada é garantido nesse mundo financeiro) sim, mas pode demorar alguns meses se der uma cagada.

      []s!

      Excluir
  18. E ai marcio, ja anotou a placa do caminhao com o tombo da petrobras nestes 3 dias ou vai dizer que ja vendeu? Ou pior, que fez uma trava com opcões? Só nao vale dizer que o hb nao pegou a ordem

    Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, rs

      Antes de criticar o Prófis, você deveria olhar para o próprio rabo, rs.

      Afinal ninguém que tenha uma carteira na bolsa está saindo ileso desta situação. O Prófis está apenas mostrando para vocês anônimos exacerbados, a melhor maneira de jogar dinheiro fora. Kkkk

      Comprar ou vender ações é uma operação que envolve riscos, então ou você se protege ou mais sabiamente mantém as economias num cofrinho (leia-se RF). Rs

      Tenho certeza que você também já está com o orificio anal na mão, preparado para vender no fundo.

      O Prófis demorou para entender, mas agora ele está protegido destas besteiras e tem o potencial para finalmente tomar as decisões corretas para se tornar verdadeiramente rico, rs

      Excluir
    2. ^
      ^
      ^

      Caraca, essa tal de ótica da opcionalidade é viciante!

      kkk

      Excluir
  19. Já que é retrospectiva 2014, estou irritado com o país, com a seleção, com a desgraceira da eleição, com o impeachment que se vier vai demorar e com os dez mil por cento de aumento da cotação da petro que preciso pra sair no lucro. Não vendo, deixo ela apodrecendo na corretora só que todo dia ela me estraga a alegria de viver. E tem um canídeo que quem acompanhou, ficou num discurso light de que vender nos vinte era coisa de sardinha que se apavora e vende no fundo. Entro no blog dele só pra me irritar mais ainda. De repente ele manda praticar esportes e não dar bola pra notícias mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapá, segura as ponta, vamos passear com o nosso canídeo - sem esquecer a focinheira e coleira - nos calçadão do lebron.... E depois pegar uma média com pão e um batepapo na Rio Lisboa com os amigos dos triatlo!

      Lembre-se que: "blablabla em 93 a petr estava 1 centavo blablabla wishka sache e tals"

      Um centavo de cruzado, cruzeiro, seilá, "mas isso são detalhes" como canta o Robertos Carlos... kkkk

      Excluir
    2. No último vídeo que ele fez sobre a Petrobras ele comenta que o topo de 2008 foi 41.

      Como ele gosta de dizer: bullshit.

      O topo foi ali perto do 52,58 em 21 de maio de 2008. Pouco após o split, feito no final de abril.

      Os dados de 1993 (que ele fala que o papel valia 1 centavo), estão em cruzeiro real. E esses dados da Bovespa não são nem um pouco amigáveis de se trabalhar.

      Fonte:
      http://www.bmfbovespa.com.br/shared/iframe.aspx?idioma=pt-br&url=http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/cotacoes-historicas/FormSeriesHistoricas.asp

      Excluir
    3. E?

      Como está a petro na sua carteira marcio? Comprou mais?

      Excluir
    4. "E?"

      De 41 pra 52,58 ACHO que é uma diferença gigante, rsrsrs

      Minha carteira nunca esteve tão bem, rsrsrsrsrs

      Excluir
    5. Dinovo

      E?

      Além da diferença numérica, qual a diferença prática?

      Excluir
    6. Se voce dá tanta importância a esta diferença deveria para de comprar ações agora

      Porque nao sabe o que esta fazendo

      Comece estudando no meu site

      Bastter - roteiro do iniciante

      Se preocupar com a cotação é um dos maiores erros da sardinhada

      Se afaste da manada

      Excluir
    7. 1) Porque nao sabe o que esta fazendo

      2) Comece estudando no meu site

      3) Bastter - roteiro do iniciante

      4) Se preocupar com a cotação é um dos maiores erros da sardinhada


      Então 1+2+3+4 = http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam

      Excluir
    8. Anom 19:35, rs

      Ressaltando e valorizando aqui a sua insistente, corajosa e bem fundamentada defesa em apenas 2 palavras, que de acordo com a tese canina - na pratica - a tal diferença não quer dizer nada....

      Porque então vc não faz a sua "contribuição" e "compartilha" conosco uma boa e detalhada explicação com fontes, cálculos e tals que o ponto em questão "na pratica" não tem razão de ser ?

      Excluir
    9. "Além da diferença numérica, qual a diferença prática?"

      rsrsrsrsrsrsrs

      Estou com o 11:18, aguardo ansiosamente a defesa da posição, da maneira q vc está colocando, onde tanto faz como tanto fez. A tal "diferença prática".

      Excluir
    10. Anom 20:37,

      Ok, vc não quer ensinar o "pulo do cão", rs

      Mas enquanto não nos "ilustrar" com as valiosas informações compactadas por vc no seu arquivo "Dinovo E", então deveria ficar mais atento a sua própria máxima:

      "deveria para de comprar ações agora, Porque nao sabe o que esta fazendo"

      Excluir
  20. E continuando a irritação, petro a 17 era pra cogitar apenas de por em quarentena, avaliação do douto analista de mercado. O vídeo postado pra acalmar os investidores sobre a empresa só mostra o abandono do lustre sério na carinha do bicho. Custo de oportunidade, pra mim irrecuperável. Não estou culpando o animal pelos meus erros, só focando nele minha irritação. É o representante mor de uma geração de blogueiros que fez sabe-se lá quantas vítimas. Não sei como anda a contagem de corpos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa do representante mor de uma geração de blogueiros: perfeito.

      De fato virou uma espécie ele criou uma "escola"; e uma escola na qual muitos viram que a maior oportunidade não era tanto o acesso ao mercado de renda variável... Mas sim, ao mercado de vendedores de sonhos...

      http://leitaoemacao.files.wordpress.com/2010/08/entrevista-revista-invest-mais.gif

      """ O que vc faz quando uma ação que comprou começa a cair consistentemente (sic)?
      Eu acho a melhor coisa do mundo! Fico rindo à toa e torço para cair mais ainda, pois, assim, vou poder comprar mais e mais barato """"

      Excluir
    2. ps - reportagem acima é de abril de 2010, trazida aos dias de hoje pela Máquina de Moer o Tempo (ou longo prazo, como falam por aí...)

      Outrs excertos:

      """desde cedo percebi que a bolsa de valores é lugar ideal pra me tornar sócio de boas empresas""""

      """" Quantos por cento de suas reservas totais está investido em bolsa?
      Atualmente 60%........ =8^O """

      """" Hoje ele é investidor, consultor e professor de assuntos relacionados a bolsa de valores """ (no topo da matéria)

      Excluir
  21. Como ninguém me perguntou então vou dizer qual foi meu erro principal, acreditar que o Brasil era um país capitalista, que tinha bolsa de valores pra valer e que a literatura sobre o mercado elaborado nos Estados Unidos te preparava pra essa joça aqui. Se eu não me metesse a besta e tivesse ficado comprando LFT ou investindo nos velhos fundos DI e de renda fixa do BB onde tava meu dinheiro tava bem na vidinha de classe mérdia. Quis ganhar mais dinheiro e me meter a esperto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, anônimo. Nosso mercado de renda fixa distorce muito as coisas. Juros reais muito altos, fica difícil a competição.

      Tente usar os investimentos como proteção de capital e não para ganhos.

      Excluir
    2. Em tempos de Dilma toda grana que entra vai pra poupança, os pingadinhos de dividendos e aluguel de ação e o que sobra no final do mês. As pessoas só vão perceber o risco de default na renda fixa depois que ele acontecer, como sempre na história deste e de outros países. Perco pra inflação? Perco, mas pode ser muito pior.

      Excluir
  22. Dimarcinho,
    Sobre meu post.
    Até agora acho isto estranho. Pensei que a regra seria a mesma, independente do prazo.
    Ainda não entendi a razão disto.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, ID!

      Já fiz as fórmulas aqui. Realmente, a taxa líquida será crescente com o tempo. Só rascunhar umas fórmulas que dá pra ver isso.

      []s!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...