Web Analytics

quarta-feira, 4 de abril de 2012

E a OGX, hein?


Fala, galera!
Bom, hoje volto com a OGX, que atualmente ocupa o 3ºlugar (!) no Índice IBOVESPA.
A empresa, recentemente, anunciou que seu primeiro poço (que está em fase de testes) está produzindo entre 10-13 mil barris/dia. Uma média de 11,5 mil barris/dia.
Entregou um lote de 600mil barris para a Shell, de um contrato de 2 lotes; A produção iniciou ao final de janeiro e, na média daria uns 52 dias pra atingir esse volume. Como estão em fase de testes e tudo mais, aparentemente tudo corre bem. Bom para OGX.
Mas vamos agora dar uma olhadinha na meta da empresa, anunciada aos 4 ventos pelo Sr. Eike. Ele afirma que até 2020 a OGX estará produzindo em torno de 1,4milhões barris/dia.
Bom, fiquei pensando nisso, já que a empresa também afirmou que até o final de 2012 estará produzindo entre 40 e 50 mil barris/dia. OPA! Temos dois pontos, um inicial e um final. Como sou otimista, vou partir de 50mil barris/dia.
Comecei a pensar em qual tipo de perfil essa produção vai seguir e, basicamente temos três:
1) Exponencial: a produção começa lenta agora, mas depois dispara.
2) Linear: a produção cresce a uma taxa constante (como foi a produção brasileira nos últimos anos)
3) Logarítmica: a produção cresce muito rápido no início e cresce lentamente ao final.
A princípio imaginei de cara a 3ª opção, pensando assim: “Bom, a empresa é nova, deve dar um boom de produção agora e depois crescer, percentualmente falando, é mais complicado”. Bom, cheguei aos seguintes números:
Ano
x
Exp
Log
Lin
y1
y2
y3
2012
1
50,0
50,0
50,0
2013
2
50,8
475,9
218,8
2014
3
52,9
725,0
387,5
2015
4
58,6
901,8
556,3
2016
5
74,3
1038,9
725,0
2017
6
116,8
1150,9
893,8
2018
7
232,3
1245,6
1062,5
2019
8
546,4
1327,6
1231,3
2020
9
1400,0
1400,0
1400,0
É por isso que gosto de utilizar números e simulações em quase todos meus artigos!
De cara vemos quem o perfil logarítmico seria de um otimismo ímpar, até por parte do Eike. Já o lentíssimo crescimento do exponencial leva a crer que não reflete a realidade. E o linear prevê um crescimento de 168,75 mil barris/dia/ano. Bom, bem alto também (a média brasileira nos últimos anos foi de 82mil barris/dia/ano).
Como todos destoam muito, resolvi fazer médias entre eles e, como também não ficou bom, fiz médias com as médias!
Ano
x
Exp
Log
Lin
Médias
y1
y2
y3
y1-y2
y1-y3
y2-y3
y1-y2-y3
(y1-y2)-(y1-y3)
2012
1
50,0
50,0
50,0
50,0
50,0
50,0
50,0
50,0
2013
2
50,8
475,9
218,8
263,3
134,8
347,3
248,5
199,0
2014
3
52,9
725,0
387,5
388,9
220,2
556,3
388,5
304,6
2015
4
58,6
901,8
556,3
480,2
307,4
729,0
505,6
393,8
2016
5
74,3
1038,9
725,0
556,6
399,6
881,9
612,7
478,1
2017
6
116,8
1150,9
893,8
633,8
505,3
1022,3
720,5
569,5
2018
7
232,3
1245,6
1062,5
739,0
647,4
1154,0
846,8
693,2
2019
8
546,4
1327,6
1231,3
937,0
888,8
1279,4
1035,1
912,9
2020
9
1400,0
1400,0
1400,0
1400,0
1400,0
1400,0
1400,0
1400,0
E, pra ficar legal, fiz o gráfico da coisa, pra ficar bem melhor de visualizar:
Bom, olhando para todos, comecei a filtrar logo pelo início. De cara, me pareceram plausíveis apenas os perfis (y1-y3) e o da última coluna.
Primeiramente, a empresa teria que crescer uma taxa ousada, em torno de 80mil barris/ano no início e essa teria que ir aumentando a taxa até chegar a uma taxa de 2019 pra 2020 totalmente inacreditável (aumentar 55% da produção, em torno de 500mil bbl/dia!).
Bom, por que será que esses números não parecem fazer sentido?
Muito simples: atingir 1,4milhão de barris em 10 anos é difícil de acreditar. Antes eu tinha feito uma análise mais superficial, mas quanto mais analiso, menos fico convencido.
Já fiz uma análise, mostrando perfis que eu consideraria que a empresa deve atingir, algo que, julgo eu, mais realista. Estou acompanhando de perto. Só o tempo dirá o que irá ocorrer com a produção da empresa.
Deixo um trecho de música:
"Se por alguns segundos eu observar
E só observar
A isca e o anzol, a isca e o anzol
A isca e o anzol, a isca e o anzol
Ainda assim estarei pronto pra comemorar
Se eu me tornar menos faminto
E curioso, e curioso
O mar escuro, é, trará o medo lado a lado
Com os corais mais coloridos"
OBS.: este artigo não significa recomendação de compra ou venda de nenhum dos ativos citados acima. Como política de transparência, informo que não sou acionista da OGX.

8 comentários:

  1. Sabe Dimarcinho, eu não sou acionista nem da Petrobras nem da OGX porque vejo que o momento não é bom para nenhum dos papéis. Mas esteja certo de que vou comprar papéis de ambas, se achar um momento interessante, neste período daqui a 2020.

    Não acho que a OGX, pela sua insignificância perante a Petrobrás, possa oferecer qualquer risco à operação desta. Entendo até que mais empresas neste setor só têm a trazer mais riquezas para nosso país e, então, gostaria que tivéssemos 20 OGX, cada uma cumprindo o papel prometido por seus respectivos Eikes.

    Acho que mais que o país, ganham os trabalhadores do ramo de petróleo, pois como esta mão de obra é escassa, o surgimento de novas empresas forçará uma disputa acirrada por este pessoal, o que ao final trás salários ainda melhores que os atuais e novos investimentos em qualificação.

    Bem, ainda que torcedor para que estas empresas proliferem, claro que não terei o mesmo otimismo que o controlador, pois o papel dele é ser otimista e o meu é ser realista.

    Agora, acompanhando seus números (desculpe-me, mas não pude usar a palavra "dados" para o que está aí nesta página) fiquei tentando entender primeiramente qual o seu objetivo com a publicação?
    Você quer desmentir o Eike? Convencer de que ninguém deve investir na OGX?

    Bem, se você critica o Eike por ter criado uma meta sem fundamentos, também foi completamente sem fundamentos o cálculo matemático que você fez... por que não usou outras fórmulas? Algo que incluísse um número aleatório elevado ao quadrado, ou pi vezes a raiz da rebimboca da parafuseta? Teria menos sentido que os cálculos que você fez?

    Como em outras publicações que você fez, admiro pela paciência que você tem em fazer seus cálculos e em escrever seus textos, mas sem embasamento técnico, fica só um monte de palavras e gráficos bonitinhos... Parece exagero de minha parte, mas quando você diz no seu texto "Bom, olhando para todos, comecei a filtrar logo pelo início. De cara, me pareceram plausíveis apenas os perfis (y1-y3) e o da última coluna." pude ver que você escolheu a linha que pareceu mais "bonitinha". Qual o critério técnico da escolha? Se existe uma linha entre estas duas, por que ela faz menos sentido?

    Mais uma vez, não estou aqui para apoiar ou desapoiar qualquer empresa, mas como estou constantemente buscando informação sobre todas as empresas participantes da bolsa (onde está meu real interesse), gosto de ver informações concretas e imparciais e, quando encontro algo destoante disto, como me pareceu este seu texto, gosto também de colocar minha opinião.

    Mais uma vez, esta é apenas a minha opinião e ela pode estar errada...

    E ainda que não concorde com o conteúdo de algumas publicações que li aqui, desejo sucesso para seu blog.

    Abraços,

    Edward Firmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Eduardo!
      Obrigado pelo comentário. Fique a vontade para comentar nos outros tópicos que vc mencionou que não concorda. A ideia dos blogs é trocar ideias. Abaixo justifico os pontos que vc levantou que, talvez, não tenham ficado tão claros no texto.

      Em primeiro lugar, eu não citei Petrobras em nenhum momento e vc escreveu sobre ela nos 3 primeiros parágrafos. O artigo não tem nada a ver com isso. Pelo menos não diretamente.

      Na verdade, seguindo as ideias fundamentalistas, o momento é ótimo para comprar pro longo prazo, pois é nos momentos de crise que devemos comprar e não na euforia, como vc bem sabe.

      Eu não quero desmentir o Eike. Só questiono a meta dele ser tão ousada. Ele tem que ser otimista, mas não exagerado.

      E sobre investir, vc pode investir na TOYB4 se quiser, cada um faz o que quiser com o seu dinheiro. Risco x Retorno.

      A ideia do meu blog é publicar coisas que eu considero muito esquisitas que leio por aí e são consideradas normais. As pessoas que não entendem nada do assunto podem ficar muito tristes ao comprar os papéis hoje e daqui a 8 anos a produção não estar nem na metade do planejado pela empresa. Eu gosto de falar da OGX e da Petrobras pois sou do ramo de petróleo e tenho um conhecimento mínimo sobre o assunto para poder falar melhor. E assim como eu, todo mundo da área não consegue visualizar que ele atinja tal produção.

      Lembra qdo foram divulgadas as reservas e as ações despencaram feio? Aquele número não era novidade pra NINGUÉM, eu digo, NINGUÉM da área de Petróleo. A única coisa que era divulgada eram "hidrocarbonetos". E isso não prova reserva nenhuma.

      Sobre o critério técnico deu achar mais plausível o y1-y3 ou a última coluna, foi comparação matemática simples com o histórico da produção brasileira, não notou? É porque, no início, ele está um pouco acima da média de crescimento Brasileira nos últimos anos (ou seja, estou sendo otimista!). Quem sabe ele não cosnegue um crescimento de 100, 120mil bbl/dia/ano? Estes perfis tem mais a cara e o "embasamento técnico" com o histórico da produção nacional. Achei que tinha ficado implícito isso no texto. Falha minha.

      Na verdade, existem infinitas curvas entre esses pontos. Mas, como eu coloquei no final do texto, nenhuma vai parecer plausível. Ou a OGX cresce a um ritmo absurdo(aumentando 200-300mil/bbl no início ou no final) ou isso simplesmente não vai ocorrer.

      Não quero que, da mesma forma que muitos investidores foram iludidos com as reservas, busco mostrar que não se iludam com a produção.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. E um pouco da realidade começa a aparecer:

    http://www.valor.com.br/empresas/2635566/ogx-deve-atingir-producao-de-400-mil-barris-por-dia-em-2015-diz-eike

    Parece que pra essa época prometido era 730mil...

    ResponderExcluir
  3. Atualizando o assunto por aqui tb, a OGX anunciou semana passada que irá produzir apenas 5mil barris/poço por enqto.

    Metas muito abaixo das prometidas, como eu falei anteriormente.

    []s! a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente artigo, realmente, com o seu estudo balizado nos números da PETROBRAS nem o mais otimista pode pensar em 1.400 barris por dia em 2020. Se chegar a 400 barris por dia já será uma façanha. Um abraço

      Excluir
    2. Olá, Carlos!

      A própria empresa reviu em muito para baixo suas metas, pois realmente eram muito improváveis.

      []s!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Pois é, Edward,

      as previsões da OGX, como eu sempre disse, complicadíssimas de se alcançar...

      []s!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...