Web Analytics

sábado, 1 de setembro de 2012

Acompanhamento Mensal - Agosto de 2012 - RETIFICADO



Fala, galera! Como estão os negócios? Espero que tudo bem. Vamos então ver como a carteira se comportou em Agosto.

Primeiramente, coloco o rendimento individual de cada papel, com uma novidade, pois esse mês eu comprei papéis do Banco Alfa (CRIV4):
Papel
Agosto
31/ago
Var%
BBAS3
23,18
7,07%
CGRA4
18,29
14,81%
CMIG4
34,65
-11,15%
CPLE6
36,39
-13,40%
CTSA3
3,59
5,28%
CRIV4
4,35
8,75%
PETR4
20,75
6,68%
POMO3
9,90
15,12%
TRPN3
12,59
3,71%
VALE5
33,18
-8,77%
Carteira

6,11%
Pelo sistema de cotas, a rentabilidade foi de -1,18%
Data Movimentação
Variação
30-abr-12

31-mai-12
-4,42%
30-jun-12
0,73%
31-jul-12
4,74%
31-ago-12
-1,18%
A carteira está distribuída da seguinte maneira:
Clique na imagem para aumentar
Analisando os dados, achei estranho o fato da carteira de ações ter obtido +6,11% e pelo sistema de cotas ter ficado em -1,18%. Olhando bem, Vale, Cemig e Copel fazem parte de 42% da carteira. Além disso, o aporte foi utilizado na compra dos papéis CRIV4 e para aumentar a posição em Vale. Isso foi antes dela ter começado a cair. E as elétricas, devido ao histerismo idiota da Bolsa, foram derrubadas. Mas não to nem aí. Semana que vem vou fazer mais compras! hehehe
O novo papel, CRIV4, é um que já venho olhando há muuuuuito tempo. Desde 2009, pra ser mais exato. O problema é que bancos pequenos volta e meia quebram, mas este sempre foi lucrativo. O histórico dele é bom, tem números legais. Então resolvi fazer a compra. Quanto ao problema de quebrar, a diversificação serve para isso. Ainda tenho uma posição pequena nele, só que pretendo aumentar até uns 8-10%.
Outra coisa que afetou um pouco, foi que este mês resolvi começar a fazer venda coberta, mas comecei fazendo uma grande besteira, pois quando saiu o anúncio do trimestre negativo da PETR4 eu estava contando com uma queda forte na segunda-feira logo depois. Realmente, as ações abriram o pregão caindo 5%, onde eu lancei opções. O problema é que a PETR4 fechou o dia no positivo e além disso lancei uma opção At-the-money, ou seja, ela explodiu e tomei um preju equivalente a 1/3 de aporte. Operar notícia dá nisso: prejuízo na certa.

Resolvi seguir o método Blue do Bastter e desde então tem dado bastante certo. Vi um post do Zé Mobral reclamando do método, mas ele é muito interessante, o problema é que não funciona direito para opções com pouca liquidez (onde o Zé Mobral tomou o fumo). Vou fazer só com PETR e VALE. Estou aberto em uma do BBAS que achei que iria dar errado essa semana, mas aparentemente a operação continua bem, até se afastou do stop! Ufa! No entanto, fazendo a conta de se não tivesse nada errado, a rentabilidade só aumentaria 0,4%. Ou seja, não foi tanta diferença assim.
Enfim, apesar da rentabilidade do sistema de cotas ter sido ruim, a carteira performou muito bem. É tanta empresa boa que dá vontade de sair comprando tudo. Como são boas empresas, no longo prazo é só ser feliz. Continuo só comprando!
Grande abraço a todos! 

OBS.: o cálculo anterior, de -4,57% estava incorreto. Este valor foi relativo ao dia do aporte (16/08). No geral mensal, a rentabilidade foi -1,18%

21 comentários:

  1. Ola Di Finance
    Realmente a carteira eh formada por bons papeis. Estou tambem de olho no Banco Alfa. Queria ter montado posicao nele, mas faltou grana. Espero que em Outubro ou Novembro eu faca as primeiras compras.
    Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Dividendos!

      Gosto mto dos números do banco alfa. O q acho estranho é ele ainda não ter sido descoberto, me cheira a algo errado.... mas diversificando, fica td certo! hehe

      []s!

      Excluir
    2. Na verdade ele eh relativamente conhecido, porem nao pelas grandes massas. Sei de gente com muita grana que bota o dinheiro lah. Esquema meio Madoff, de pegar apenas peixes grandes pra investir.

      Excluir
    3. Akele símbolo dos Illumintati q é tenso!! kkkk

      Tem o ABCB4 tb, q só pega cliente de médio/grande porte!

      []s!

      Excluir
  2. Oi dimarcinho,
    dificil esse ano p ficar 100% em ações... mas faz parte né?
    vc tem bons papeis na carteira, logo recupera :)
    bom mes de setembro por aí
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo crescimento da carteira.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Em Setembro o jogo vira, e vai sair positivo!

    ResponderExcluir
  5. Que baita compra essa feita em CRIV hein Marcinho? Vacilei nessa, se um dia voltar aos 4 reais irei comprar.. muito barata. Aproveitando pra deixar meu agradecimento por seus comentários no blog do pobretão. Decidi tentar uma faculdade de engenharia ao final do ano baseado em suas palavras e dos demais colegas. O mundo gira e não podemos ficar parados.
    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, to há tempos de olho nela. Teve um tempo q bateu 3,25, só não comprei pq tava sem dinheiro! hehehe

      []s!

      Excluir
  6. É dimarcinho, estou sempre de olho em boas dicas. Vou começar a acompanhar a CRIV4 no bastter. Sempre a procura de bons negocios!


    Um abração e tenha um ótimo domingo!!

    ResponderExcluir
  7. Também estou de olho em CRIV4 há um bom tempo, na verdade estava entre ela e Sofisa há alguns meses, agora o momento já passou, parabéns pela compra!

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá Di!

    Bela carteira, tem empresas ai que ainda não analisei os fundamentos e fiquei intrigado. Meses negativos sempre teremos mas no longo prazo é que provamos o valor dos investimentos e você sabe bem disso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e neste mês será adicionado ao Ranking conforme conversamos :) se puder me enviar os rendimentos através da planilha (sem valores, só o print) agradeço muito.

      Excluir
    2. Rapaz, akela tabelinha ali de cima num ajuda, não??

      To em Curitiba e meus arquivos tão no PC lá de casa!

      =/

      Excluir
  9. O que interessa são os fundamentos das empresas. Meses negativos sempre aparecerão.

    Eu recomendo cautela com os bancos pequenos. O que acha de ITUB4?

    Quanto a fazer venda coberta, vc pode fazer com BBAS, mas acho que não deve vender a carteira toda por conta da pouca liquidez das opções. Os indicadores são distorcidos e isso vai te obrigar a stopar muitas vezes levando a várias violinadas. Falo por experiência própria, pois aprendi com BBDC e GGBR.

    No mais, parabéns pela carteira!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Troll! Como eu falei, não devo me expor muito nesse banco, justamente por este fato.

      Já vi ITUB4 e BBDC4 tb. São ótimo bancos, mas num to querendo crescer muito a carteira, não. E acho que pro LP o BBAS3 tá mais descontado, então por enquanto vou ficar só com o Banco do Brasil e o Banco Alfa, mesmo.

      Sobre as opiças, vou operar mais pela PETR e VALE pra pegar experiência melhor pra ir pro BBAS.

      []s!

      Excluir
  10. Opa Dimarcinho beleza, vi que a sua careira esta bem equilibradinha, mas só acho que deve diminuir um pouco a participação da PETR4 e VALE5 pois estas empresas tem o futuro incerto, mas o esta queda de rentabilidade este mês foi muito mais pela queda das elétrica, sendo que isso não deve ocorre com a mesma violência no futuro.

    Um abração e bons negócios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Lord!

      Realmente, elas tão pesando muito. Mas não creio em cenário incerto, não. Isso é muita notícia. As empresas vão se sair bem no LP, confio nisso. Se começarem a derrapar mto, eu saio fora.

      No mais, tenho q fazer compras nas outras pra dar uma equilibrada na carteira, mesmo!

      Grande abraço!

      Excluir
  11. Fala Di,

    Cara, também fiquei no vermelho, culpa desse final de mês que as ações da BVMF3 caíram como um boeing 747 em mergulho, e levaram com eles os valores das opções.

    Bom, mas faz parte! Um dia agente ganha, outros agente perde.

    uta!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...