Web Analytics

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Investidores de sucesso no mercado brasileiro


E ae, galera, tudo na paz? Hoje venho falar sobre 4 investidores brasileiros que tiveram sucesso na Bolsa de Valores brasileira.
Estava eu procurando sobre alguma coisa interessante na Expomoney que teria aqui no RJ quando me deparei com a seguinte palestra: Casos de Sucesso no Mercado de Ações.
Como o nome cita, imaginei que falariam sobre investidores que conseguiram vencer no mercado acionário, mas fui com um pé meio atrás achando que iriam citar Lírio Parisotto e etc, mas para a minha boa expectativa, não! Foram caras que eu não conhecia e não é de se ver muito o nome deles pela mídia “padrão” sobre o Mercado Financeiro. Só sei que o nome da palestra era o nome do livro e foi só eu sair que comprei o mesmo. O autor é Geraldo Soares, e recomendo a compra para qualquer investidor, seja iniciante, seja mais experiente.
O livro conta a trajetória deles no mercado e como conseguiram ter sucesso. Os 4 possuem estratégias bem diferentes, mas todos possuem alguns pontos em comum. Conversei pouco mais de uma hora com 2 deles e fiquei muito satisfeito em saber que minhas estratégias e papéis se aproximam bastante das estratégias dos mesmos.
Irei citar um resumo das estratégias de cada um. Ao final do livro, o autor também fez uma tabela resumindo suas principais estratégias e apresento alguma coisa aqui:
Ari Hilgert – entrou no mercado em 1973
Seu perfil seria um misto de investidor em valor e especulador. Totalmente agressivo. Ficou milionário com um All-in em Eletrobrás. Odeia renda fixa (no livro explica o porquê). Fica alocado 100% em ações e alguma reserva em terras. Também não é chegado em FII. Conversando com ele, disse que gosta muito de empresas que dão lucro. Gosta também de deixar em carteiras alguns papéis que já deram muito retorno, inclusive com dividendos, mas acabou vendendo buscando outras oportunidades. Mas ainda assim, deixa um pouco dos papéis lá, para não esquecer como foi positivo. É de origem humilde, vindo do interior do RS. Formado em Administração de Empresas. Livros que recomenda: “O Tao de Warren Buffet” e “O Monge e o Executivo”. Algumas diretrizes que gosta de seguir:
- Ações com P/L entre 5 e 10;
- Bons fundamentos, com potencial de crescimento;
- Quando vende uma ação, já tem outra para comprar;
- Aplica em ações, eventualmente, em opções para o curtíssimo prazo;
- Usa terras como reserva de lucro;
Samuel Emery – entrou no mercado em 1979
Podemos afirmar que possui um perfil estilo Warren Buffett. Estuda exaustivamente as ações, balanços e etc. Hoje administra carteiras na Finacap. O Fundo Finacap, entre maio de 1997 e junho de 2010 (próximo ao lançamento do livro), conseguiu obter rentabilidade de 24,65%, já deduzidos os custos administrativos e de performance! Investe 100% em ações e odeia renda fixa e imóveis. De fala mansa, super inteligente, conhece cada empresinha do Ibovespa. Eu ia citando meus papéis e ele comentando. O cara é craque! Sua origem é de classe média. Formado em Medicina. Os livros que recomenda são vários, praticamente todos sobre análise fundamentalista. Seguem seus dez mandamentos:
1 – Não girar demais a carteira;
2 – A maneira correta de acumular capital e manter o fluxo por meio de dividendos;
3 – Procurar ações baratas em relação ao patrimônio, ao lucro e ao crescimento futuro;
4 – Investir em empresas boas pagadores de dividendos para alavancar o patrimônio e renda;
5 – Focar em papéis de segunda linha, com boas perspectivas de crescimento;
6 – Não investir em IPOs. Só comprar quando as ações chegarem ao mercado;
7 – Analisar o fluxo de caixa das empresas;
8 – Verificar a governança corporativa;
9 – Ler atentamente aos balanços trimestrais;
10 – Ter disciplina, estudar sempre e trabalhar muito.
José Otávio – entrou no mercado em 1968
Este investidor é um verdadeiro gestor de risco. Ele só entra “na boa”. Não acredita em longo prazo, sua estratégia é de comprar e vender. No entanto, se baseia na análise fundamentalista para garimpar bons ativos e vender sempre com bom lucro. Diferente dos outros, aplica em qualquer tipo de mercado. E é a prova viva da ineficiência do mercado, pois gosta de oportunidades, seja onde forem. Em um momento, ele comprava papéis ao portador por 0,60, ia aos escritórios e convertia para poder vender no mercado, que era negociado a 0,85. Em 2008, entrou 100% alocado em renda fixa e todos diziam para ele comprar ações. Quando veio o crash, comprou tudo na promoção. Ele criou sua própria base de dados e critérios para investir. Utiliza em torno de 25-30 critérios na seleção das compras. Quando vai selecionar ativos por algum critério, faz o filtro de maneira diferente da maioria: ao invés de selecionar, por exemplo, os 5 melhores ativos, ele elimina de sua lista os 5 piores e parte para o próximo filtro. Gosta de seguir os conceitos de Oferta x Demanda de Paul Samuleson. Formado em Engenharia Civil, vindo de uma família de posses. Recomenda o livro “Introdução à Análise Econômica” de Paul Samuelson. Algumas de suas diretrizes:
- Ações ON, com no mínimo 5 anos de exercícios, com controlador e privadas.
- Gerenciamento de risco é forte (nota minha: gerencimento de RISCO e não apenas de volatilidade!)
- A economia é cíclica, em razão da lei de oferta e procura: por isso realiza lucros;
- Aplica em: ações, imóveis, renda fixa, qualquer negócio que ache lucrativo
Renato Rossetti – entrou no mercado em 1967
Esse é o fanfarrão pra mim. Sua tática foi montar uma rede de relacionamentos e ir pegando as dicas de bons investidores pelas beiradas. Além disso, também investe no mercado de obras de arte. Mas já veio de classe alta e desde o início ganhou muito dinheiro num esquema de cotas de reflorestamento. Achei a parte mais chata do livro, pois é muito blá blá sobre a vida do cara e pouco sobre investimentos. Recomenda livros de autoria de George Soros. Algumas de suas diretrizes:
- Compra principalmente devido ao preço baixo em relação ao valor patrimonial, sempre examinando os mercados, aliando preços convidativos a avaliações fáceis de elaborar;
- Troca de informações com analistas experientes e atualizados, e, quando possível, com estrategistas de bom nível;
- Aplica em ações, em renda fixa e em arte.
Conclusões:
A ideia do livro é mostrar que não existe apenas uma estratégia correta, mas sim várias. No entanto, retirei um texto do livro, que mostra um pouco das estratégias em comum:
Todos utilizam principalmente a análise fundamentalista, lendo balanços, obtendo dados juntos aos departamentos de RI, participando de reuniões da Apimec e pesquisando informações sobre as empresas. Mas também recorrem à análise técnica (grafista) para definirem bons pontos de entrada e saída nos papéis.
Particularmente conversando com o Ari e o Samuel, que foram bastante receptivos, notei que as estratégias de AF (Análise Fundamentalista) são realmente vencedoras e pretendo me manter nelas por um bom tempo. Eles também adoram empresas boas pagadoras de dividendos. E ambos foram categóricos em afirmar que caso a empresa que esteja sendo investida não apresente as expectativas, eles vendem, seja no lucro ou prejuízo e passam pra próxima.
É isso aí galera! Hoje todos são milionários, administram carteiras e vivem muito bem.
Disciplina e estudo é a chave do sucesso.
Abraços a todos!

28 comentários:

  1. Hehe os dois primeiros não conheço, mas os dois ultimos são uns tiozinhos muito legais, principalmente o ultimo :P
    Faltaram mais uns outros 2 ou 3 da mesma epoca nessa lista kkk
    Fiquei curiosa pelo livro, vou procurar amanhã :D
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ostra!

      Os dois primeiros eu conheci na Expomoney! São super gente boa!

      O livro é legal pra mostrar que estratégias diferentes dão certo. Mas muita coisa em comum, sendo a primeira delas muito estudo! hehe

      bjs

      Excluir
  2. Gostei hein.

    Quero ler esse hehehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vale! To recomendando sem ganhar nada! rs

      []s!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Vlw, Max!

      É sempre bom conhecermos os cases de sucesso, não acha?

      []s!

      Excluir
  4. "Conversando com ele, disse que gosta muito de empresas que dão lucro. "

    Puxa, temos tanto em comum, kkkkk

    Bacana o post. Diversas estratégias e dicas. =]



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahahaa

      Na verdade, foi assim, tava uma rodinha com 4 pessoas aí perguntaram pra ele "Quais os critérios que vc leva em consideração para escolher uma ação?"
      Daí ele respondeu: "Bom, tem que ter lucro, né? Sem lucro não dá!" hehehe

      []s!

      Excluir
  5. Bacana a postagem.
    Tem dois vídeos relacionados ao livro:
    http://www.youtube.com/watch?v=k4pKEShQsso
    http://www.youtube.com/watch?v=eiZ80Yxuhyo

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, AdP!

      Maneiro!! Não tinha visto ainda que tinham esses vídeos!

      Obrigado pela contribuição!

      []s!

      Excluir
  6. Legal! O que mais valorizo nestes investidores é a "humildade" em reconhecer a soberania do mercado. São profissionais, possuem uma estratégia perfeita, experiência de sobra e psicológico impecável, mas sabem que mesmo assim podem falhar. Sabem assumir o erro.

    Abcs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ctz, FI!

      O Samuel Emery chegou a falir com opções no início dos anos 90, mas olha aí a recuperação! Sensacional!

      Grande abraço!

      Excluir
  7. Dimarcinho, e ai cara beleza?

    Muito bom mesmo. E sempre bom estudar as estrategias dos colegas investidores. To doido pra fugir da renda fixa.
    E que jogada genial do Jose Otavio em 2008. Queria ter essa bola de cristal rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, L.!

      Como eu disse, ele é o maior exemplo vivo de ineficiência do mercado.

      Ele comprava ações nominais no mercado de balcão (que possuíam baixa liquidez e custavam 0,60), ia em cartórios e pedia pra converter para ao portador. Depois vendia no mercado de bolsa (que tinham boa liquidez e acabavam custando mais caro, 0,80).

      Ou seja, OPORTUNIDADE!

      []s!

      Excluir
  8. Muito bom post dimarcinho!!

    Gosto muito desse estilo de livro pois é voltado à nossa realidade, a literatura estrangeira é ótima mas tem essa falha catastrófica de ser formatada para o mercado financeiro americano, que é bastante diferente do nosso. O livro já entrou pra lista de compra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Ipê!

      Minhas expectativas foram totalmente atendidas ao encontrar esses investidores e não os mais famosos, como Lírio Parisotto.

      Leitura simples e rápida, creio que vale muito à pena.

      []s!

      Excluir
  9. excelente post,penso que cada pessoa deva desenvolver seu metodo de investimento porem como ja foi dito no texto investir em empresas solidas,boas pagadoras de dividendos aliado a analise fundamentalista visando longo prazo mostra-se uma estrategia vencedora (notar que estes investidores tem 30-40 anos de estrada : facilita muito na aplicaçao da teoria dos juros compostos - que eu prefiro chamar de dividendos compostos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pãoduro!

      Sim, são muitas as estratégias. Usar Análise Fundamentalista como base é apenas uma delas.

      Grande abraço!

      Excluir
  10. É muito bom ler esses casos de sucesso. Acho interessante que nunca aparece um analista gráfico puro dando depoimento de como ficou rico fazendo somente daytrades.

    Mas, em minha humilde opinião, todos esses milionários contam com seus profundos conhecimentos do mercado e, tb, um "tiquinho" de insider information... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,

      se tu ler o livro vai ver q não é bem assim. O Ari veio do ZERO. Ele ajudava o pai numa pequena fazendo no interior do Sul. Teve que construir tudo do nada.

      O Samuel foi parecido.

      Já o José Otávio e o Rossetti não, esses já tinham grana. O José chegou à diretoria da Cemig e tudo.

      Só que todos foram se inclinando para trabalhar na área financeira...

      []s!

      Excluir
  11. Fala Dimarcinho!

    Muito legal essa postagem, quem sabe daqui uns anos alguns de nós estarão dando palestras na expomoney...

    De todos o que mais gostei foi o José Otávio, sei lá, acho que os "loucos" me atraem, rsrs!

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ae, Corey!

      Haha, torço por todos que se esforçam!

      Cara, deles o José Otávio é, de longe, o menos louco. Ele é o que faz gestão de risco, só entra quando o ativo está bem subvalorizado.

      O "louco" é o Ari, que fez All-in em Eletrobras.

      Imagina o Pobretão, com All-in em Eletropaulo dando certo ?? kkkkkkkk

      []s!

      Excluir
    2. putz!!! Já pensou se a elpl fosse 50 paus??? Todos nós teríamos que calar a boca pro Pobreta, rsrs!

      Eu disse que o José Otávio é louco por abraçar qq oportunidade de negócio, sem excluir algo num primeiro momento e tb por descartar o tal "longo prazo" que particularmente tb não desse na minha garganta.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    3. Rapaz, eu num duvido da ELPL4 a R$ 50,00 não... lá pra 2100 !!! :P

      O José Otávio é o cara mais meticuloso. Se tu ler o livro, vai ver que ele tá longe de ser louco! rsrsrsrs

      []s!

      Excluir
    4. parem de foder o pobreta... so porque a porra da elpl caiu 10% nao significa nada. 10% hoje, quero dizer...e pensar que eu comprei e quando saiu o balanço aidna fiquei na duvida de que vendo nao vendo....vendi... que alivio... :D

      mas sem sacanagem, nada que recursos judiciais e um precatorio na manga nao resolva a situacao da elpl, aliado a um emprestimozinho do bndes e uma emissao secundaria...dai nao duvido nao que suba pros 50 ou pelo menos retorne aos 35,00 ainda em 2013. o mercado é simplesmente louco manolos... e a regiao que a elpl atende é uma das maiores consumidoras. e este ano eles fizeram aportes absurdos em estrutura, o que pode mudar algumas coisas... seu pobreta, se voce enricar nessa, me deve R$ 10mil por te defender....

      Excluir
    5. VFS,

      o problema é que a ELPL4 não é uma empresa bem gerida, já apresentou prejuízos no passado. Não passa no primeiro critério para papel de longo prazo: lucros crescentes nos últimos anos...

      []s!

      Excluir
  12. E nesta bolsa atual de lado, em que que esses caras tão aplicando hoje??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,

      eu deveria ter colocado o gráfico em dólar do IBOV. Você pode conferir aqui:
      http://4.bp.blogspot.com/-bqRYevehmDk/UCBtSMAS0lI/AAAAAAAAAW0/TWDSDX0Dzk4/s1600/0034_IBOV+1963-2011.png

      Repare: do topo de 70 até 83, a Bolsa só caiu... e já eles estavam lá...

      Eles estão fazendo as mesmas coisas que sempre fizeram...

      Na verdade, queria saber como o Ari está se comportando, com o recente derretimento em Eletrobras... pelo q ele me falou, se ele não vendeu antes de derreter, ele vai esperar recuperar... rsrsrss

      []s!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...