Web Analytics

sexta-feira, 2 de maio de 2014

A importância do timing de Mercado

Fala, galera, tudo certo? Hoje venho com um tema simples e já conhecido por todos. Mas vou tentar colocar de outra ótica.
Acho que todos já ouviram falar que jeito de ganhar dinheiro na Bolsa é “comprar na baixa e vender na alta”. Creio que absolutamente ninguém discorda disso. Mas adivinhar quando é a alta e quando é a baixa... bom aí é bem diferente, né? Mas andei fazendo umas contas e encontrei uma maneira simples de, ao menos, saber mais ou menos a alta. Será que funciona? Vejamos.

Meu estudo foi super, super simples. E através dele veremos como o timing de mercado, ou seja, o momento de entrada/saída é importantíssimo. Em qualquer mercado.
Antes de partir para o mercado acionário, vamos para um mercado mais simples e previsível: Renda Fixa. Neste link eu expliquei a flutuação do valor de face dos títulos pré-fixados. Fiz uma simulação com um título que pagaria 10%aa e, devido aos movimentos da taxa SELIC, comentei ao final do texto que quando o investidor obteve uma rentabilidade anualizada equivalente a 23%, ele deveria sair. E por quê? Vejam, ele tem um título que pagará, ao fim de tudo, o equivalente a 10%aa. Se em determinado momento ele está pagando 23%aa, significa que você está recebendo mais do que irá receber se levar ele até o final, relativamente. Obviamente, isso existe devido à marcação a mercado. Mas os juros também flutuam. E em nosso país temos uma dádiva: títulos pós-fixados, onde nunca se toma prejuízo. Assim, retirar o dinheiro e aplicar em algo pós no CDI seria a atitude mais correta, a meu ver.
Indo para o mercado acionário, Warren Buffett, sem sombra alguma de dúvidas o investidor mais bem sucedido no mercado ações, conseguiu acumular uma rentabilidade anualizada de 19,7% desde 1965 até 2013. E isso num país que passou a maior parte deste tempo com juros baixos.
Com nossa renda fixa atualmente na casa dos 12%aa, podemos afirmar sem sombra alguma de dúvidas, que qualquer rentabilidade acima de 20%aa é um excelente retorno. Nossa taxa SELIC já rondou a casa dos 26% mesmo após os anos 2000, mas hoje está na metade disso.
Meu estudo então foi bem simples: fiz uma tabela comparando as entradas e saídas, semestralmente, desde julho de 2000 até janeiro de 2014. Os resultados são de rentabilidades anualizadas. Por que isso? Pelo fato explicado acima. Se em determinado momento você está obtendo uma rentabilidade anualizada bem acima do que algum número mais razoável (por exemplo, 27%aa é equivalente a 2%am), pode ser que o mercado esteja num ponto de topo em relação ao momento que você entrou. Os resultados são mostrados na figura abaixo:
Clique para aumentar
Você pode argumentar: mas como vou saber se o mercado não continuará subindo? Fiz a seguinte verificação: contei em quantas vezes ocorreram duas rentabilidades anualizadas sucessivamente maiores (i.e., x[t-2] < x[t-1] < x[t] ). A resposta é que, dos 378 casos analisados, apenas 58 cumpriram este requisito (sendo 29 devido a saídas nos semestres de jul/07 e jan/10). Ou seja, em apenas 15% dos casos houve duas altas seguidas de rentabilidade anualizada.
Assim sendo, se você já está com uma rentabilidade anualizada acima do “normal” e quiser esperar para ver, não parece ser recomendável. Aparentemente, ela tenderá a diminuir.
De qualquer maneira, existem outros mecanismos no qual você pode ainda se manter no mercado para caso a alta venha e sem expor a carteira. Por exemplo, utilizar stops. Você também pode comprar puts ou vender a carteira toda e comprar calls. Mas não é o objetivo falar disso hoje.
Lembro que, antes de começar a utilizar o sistema de cotas, eu utilizava simplesmente o preço médio vs. preço atual e comparava. Voltei a aportar regularmente em março de 2011. Veio uma queda forte neste ano, mas deu para comprar boas pechinchas e lá por fevereiro de 2012 eu lembro que minha carteira tinha uma rentabilidade de 19%. Opa, 19% em um ano? Era um momento de atenção onde eu deveria ter desfeito posições...
Mas como o pequeno investidor pode se aproveitar disso? É simples: com o sistema de cotas, é possível acompanhar a rentabilidade. Uma simples conta de conversão (ou cálculo de TIR) pode mostrar qual a rentabilidade anualizada do investidor. Caso ela esteja alta, pode ser um forte indício de que o mercado esteja passando por um período de euforia ou alta e, assim sendo, indicando momento para saída.
E antes que alguém fale que isso é válido apenas para um aporte único e etc, convenhamos, né? O mercado é volátil, mas nem tanto. Caso você entre num momento ruim, muito provavelmente passará vários meses aportando alto, o que levará você a ter um preço médio de entrada alta. O mesmo é válido para o contrário. No entanto, há que notar que a saída pode ser feita de uma vez só (nunca se esqueça de avaliar impostos, corretagens, etc). A questão é que você deve comparar com seu preço médio de entrada.
É uma estratégia simples e fácil de ser seguida. Mas, ao contrário do que você (que pode ser ainda novo em investimentos) possa estar pensando, a estratégia não é milagrosa. Como dito no título, o timing é importante. MUITO IMPORTANTE. Caso você tivesse entrado no mercado quase no topo de 2008, ali por volta de julho, aos 59.505 pontos, o máximo de rentabilidade anualizada que você teria conseguido seria saindo em julho de 2010, com rentabilidade anualizada de 6,52%aa. No entanto, se tivesse entrado no mercado no buraco de julho de 2002, teria obtido rentabilidades excepcionais até hoje, mesmo com a bolsa caindo nos últimos três anos.

Ou seja, apesar deste controle poder lhe dar um bom norte para saída, você ainda dependerá do timing de entrada.
Bom, é só isso galera. Acompanhar a rentabilidade anualizada pode ser uma opção para a gestão ativa da carteira.
Abraços a todos!

47 comentários:

  1. [[[“comprar na baixa e vender na alta”. Creio que absolutamente ninguém discorda disso.]]] EU NÃO CONCORDO. Compro e não vendo mais, pois vender é girar a carteira e meu Deus disse que isso é heresia. Só vendo se a empresa piorar os fundamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Deus usa a marca de um cão? rs

      Excluir
    2. Sim, eu o chamo "The Big Dog God"

      Excluir
    3. Hihihi, nessa vc foi certeiro hein dimarcinho! E o anônimo falastrão fugiu como o Leão da Montanha...pela direita...

      Afonsinho!

      Excluir
  2. dimarcinho,

    Sem dúvida alguma o timing é fundamental e um investidor mais ativo tem que prestar atenção. Na prática eu olho mais o mercado e determino que em mercados em baixa eu aporto mais e em mercados em alta eu aporto menos (famosa alocação de ativos, rs).

    Mas na sua recomendação você acha que vale a pena olhar a carteira (portfolio) como um todo ou ação por ação? digo, uma ação que esteja com rentabilidade alta deveria ter a posição desfeita, mantendo as demais ou seria o caso de olhar a carteira como um todo e desfazer a posição proporcional?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, EI,

      como eu fiz o estudo com o IBOV, que é uma carteira, creio então que a ideia é para carteiras. Creio que ativos individuais são mais voláteis e seria uma questão de adaptar o raciocínio.

      []s

      Excluir
  3. DiMarcinho, poderia dissertar sobre os conceitos de "timing" e "trade de valor". É uma sugestão de post para você que possui excelentes postagens sobre esses temas. Abraços!

    P.S.: Não sei se foi no "time" correto, mas embolsei AMBEV hoje à R$ 16,07

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guardião,

      "timing" é simplesmente tentar acertar os momentos de alta e baixa. Ninguém é melhor que outro nisso ao longo do tempo.

      Trade de Valor? É a mesma coisa, mas ao invés de usar preços como referência, compara-se o preço com o valor.

      Um anônimo, Investidor Mano, há um tempo publicou um estudo interessante aqui sobre isso, dê uma olhada depois:
      http://accounting.uwaterloo.ca/seminars/old_papers/Shibin_Xie_job_market_march_2004.pdf


      []s!

      Excluir
    2. Não se engane Guardiãozinho, vc não comprou ela nas mínimimas, pois ela vem de um desdobramento, logo, vc comprou-a entre 84 a 88 aproxidamente.
      Comprou até tarde, pois já te cantam esta ação a algum tempo, mas vc não escuta, quer só fii, fii, fii...aiaiai hein!!

      Afonsinho!

      Excluir
  4. Grande Dimarcinho,

    Novamente... Contra fatos... Não há argumentos.
    Receio que esta análise de verificação do preço do TD pode ser muito útil para o pequeno investidor, visto que ele poderá de maneira simples conseguir boas rentabilidades com a compra e venda em momentos corretos, ou melhor.... venda em momentos corretos.

    O interessante é que se pode ser feito com TD em teoria pode ser feito para ações, como você bem falou. Isso para o Pequeno Investidor que tem uma visão melhor do mercado pode fazer com que ele tenha rendimentos melhores, somente analisando o timing.

    No mais, ótimo texto. Ainda não tive tempo de ler aquele paper que você me mandou sobre a comparação entre as três estratégias com opções. Assim que ler, comentarei :D

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Estagiário,

      note que você captou bem a ideia: momento da venda. Não há como saber se quando se entra está sendo um momento bom ou ruim...

      []s!

      Excluir
  5. Muito interessante a estratégia proposta de utilizar a rentabilidade anualizada... valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, IR,

      também achei interessante; vou ver se faço uns esquemas depois! rs

      []s!

      Excluir
  6. Muito interessante. Salvei nos favoritos para voltar quando começar a investir em ações :D

    ResponderExcluir
  7. Timing... quanto mais você procura ele mais fica longe dele, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Uó,

      A questão não é procurar por ele; é admitir a sua existência. Não necessariamente quer dizer q possamos controlá-lo....

      []s!

      Excluir
  8. Interessante...

    Mas sem nenhuma utilidade.

    Quem determina a hora de saída não é o mercado, mas a sua necessidade.

    Se você não tem objetivo para o dinheiro, vai tirar ele no mercando em alta pra que?

    "Realizar lucro por realizar lucro" somente porque o mercado está em alta, sem nenhum objetivo maior, simplesmente não nenhum sentido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhar dinheiro por ganhar dinheiro realmente não deve fazer sentido em nenhum lugar do planeta....

      Excluir
    2. Você não entendeu...

      Vai tirar dinheiro e por onde? embaixo do colchão? ou vai colocar em um investimento que rende menos?

      A não ser que você tenha uma NECESSIDADE... não faz sentido "realizar lucro" no mercado de ações, mesmo se ele estiver no topo, se você não tem uma outra alternativa de investimento MELHOR.

      Excluir
    3. Vai tirar o dinheiro e colocar na renda fixa.....

      Excluir
  9. Tem IR maior saindo antes no TD, consequentemente a rentabilidade é menor, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. E para ações só tem para alienações de ativos até 20k.

      Excluir
    2. mas aí que a coisa complica, pois a estratégia de saída pode até ser boa, mas é pra quem tem pouco dinheiro, quem tem um pouco mais (mais de 500k) faz o que? vai saindo aos poucos?

      Excluir
    3. Você prefere vender 500k pagando 45k de imposto ou esperar cair pra 450k, q qdo vendido ainda vai pagar 37,5k de imposto? (tomando como premissa uma entrada a 200k e 5 anos rentabilizando ~20%)

      Eu não entendo pq vcs focam tanto no capital pequeno.... a meta não é deixar ele grande? É bom ir se acostumando com a gestão, não acha?

      Excluir
    4. dimarcinho, isso que eu não entendo, quem está focando em capital pequeno aqui? estou falando justamente de capital grande e uma estratégia adequada para capital grande. No meu ponto de vista isso passa por não pagar imposto de renda com venda. Eu, particularmente, prefiro não pagar nada de imposto, se não vender não pago nada e continuo recebendo proventos.

      Porque você daria 45k para o governo assim? eu acho que tem alguma coisa errada nesta estratégia. Por que eu venderia na baixa para pagar estes 37,5K que você falou? Eu não vou vender!

      Abraços

      Excluir
  10. Mais um post que vejo citações suas ao dono do blog do cachorro, qual é a bronca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dimarcinho2 de maio de 2014 13:51
      Seu Deus usa a marca de um cão? rs

      Só pra entender o que você não concorda com o que o dono do cão defende lá no blog dele.

      Excluir
    2. Não fiz citação alguma no post. Foi o anônimo quem puxou nos comentários e não eu.

      Excluir
    3. Ok a citação não está no Post, mas sim nos comentários.

      Acho importante saber no que outros blogueiros não concordam com o Bastter. Quem está aprendendo sobre investimentos precisa conhecer diversos pontos de vista.

      Excluir
    4. Eu discordo de vários e vários pontos do Bastter...

      Excluir
    5. Cite alguns ....

      Excluir
    6. Preço não faz diferença;
      travas de alta/baixa, não são direcionais;

      Excluir
    7. Ah, e a pior de todas, que é o ele mais vende: fazer "Venda Coberta" e Buy&Hold ao mesmo tempo.

      Excluir
    8. A do preço no longo prazo eu ainda não li algo convincente, acho que a tese do Bastter é aceitável.

      Trava alta/baixa não conheço e acho que pra quem está iniciando com investimentos não agrega muita coisa.

      Venda coberta e B&H, pelo que leio lá no site do Bastter, serve pra remunerar a carteira, não entendi porque não serve.

      No geral eu acho as idéias do Bastter bem convincentes pra quem é pequeno investidor e ele costuma enfatizar que o público alvo dele é mesmo o pequeno investidor.

      Mesmo assim eu acho muito bom ler blogs como o seu pra ver outros pontos de vista.

      Excluir
    9. A questão do preço é uma questão de matemática. A rentabilidade obtida no investimento é dada por (preço médio de venda)/(preço médio de compra); dizer que não importa chega a ser leviano.

      Travas deveriam adicionar bastante, pois é um das poucas situações de mercado que você fica 100% protegido em caso de quebradeira geral.

      Ele faz VC e B&H desconsiderando marcação a mercado? Loucura, já escrevi aqui, fazendo inclusive comparações com que deveria ser feito. Fora incoerências um pouco mais sutis.

      As ideias dele podem ser convincentes, mas nem todas são corretas. Acabei de publicar algo sobre falácias. E o fato de fazer B&H e VC por si só é incoerente....

      Se quiser realmente entender sobre investimentos, sugiro desde já ler materiais mais técnicos sobre o assunto, ao invés de ficar apenas em blogs.

      []s!

      Excluir
  11. Poisé, eu não sou seguidor do Bastter e de ninguém, procuro ler opiniões de várias fontes e tento tirar minhas próprias conclusões.

    Mas vejo que a bandeira que o Bastter levanta é a do investimento passivo, com foco no pequeno investidor, mantendo a estratégia simples e sem grande preocupação com questões de cunho mais técnico/avançado.

    Será que pra quem quer montar patrimônio, seja em renda fixa ou variável, é necessário tanto conhecimento técnico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, infelizmente, é necessário um certo conhecimento sim. Mas não muito. E a questão é justamente essa: o que alguns acham que é um super-conhecimento-técnico-avançado-da-NASA é na verdade o básico do básico.

      É o mesmo que falar prum Engenheiro que basta ele estudar Cálculo que é suficiente. A porcaria do Cálculo é bem difícil pra maioria das pessoas e é só a porta de entrada pra entender o que vem pela frente. É mais ou menos a mesma coisa, entende?

      Você pode construir uma casa sozinho, sem conhecimento? Com certeza, é o que mais temos no Brasil. Mas comparar uma casa de um leigo com a de um bom técnico em construção civil / engenheiro civil vai ser de uma covardia sem tamanho. Quem enfrentará mais problemas ao longo da vida, o morador da primeira ou segunda casa?

      Se fosse seguir essa linha, creio que o investidor deveria ter um conhecimento de um "Técnico em Finanças" para não fazer muita besteira.

      Outra questão é que na verdade existem maneiras mais seguras de obter boas rentabilidades, sem se arriscar com uma exposição 100% em ações, sacou? Os outros mercados (Opções, Futuro) oferecem operações de alavancagem que, QUANDO BEM DOSADAS, podem trazer bons retornos e com baixíssimo risco.

      Enfim, são muitas opoções. A questão é entender como as ferramentas funcionam.

      Por exemplo, o Bastter fala aos 4 ventos que as travas de baixa/alta não são direcionais. Pqp. Em qq lugar mais conceituado/sério que você olhar vai ver que elas são direcionais. E é só olhar o gráfico de lucro/prejuízo da operação que fica bem claro que o ativo precisa andar em alguma direção para dar o lucro máximo.

      Ele diz que uma trava de baixa é pra "lucrar com a venda de VE e NÃO é direcional."

      Um cara que se diz especialista em opções e fala esse tipo de coisa, só sobra duas opções:

      1 - Charlatão (ele na verdade não entende é de porra nenhuma)
      2 - Mau caráter (ele sabe, mas como vender a realidade é mais difícil, conta histórias bonitas e ensina tudo errado, mas vende!)

      Dê uma olhada no meu post sobre Venda Coberta e vc verá que eu comentei sobre vários pontos falhos no que ele propõe. A discussão está toda nos comentários.

      []s!

      Excluir
  12. Achei uma resposta do bastter sobre o assunto venda coberta, fica difícil para o investidor com pouca experiência saber quem fala a verdade.

    Resposta do Bastter:

    hedge com opção de venda nao tem nada a ver com VC e alias nao serve para praticamente nada

    nao tem muito o q aprender de VC
    alem do q ta no meu livro ou nesse link

    Bastter.com - VC BLUE, a Venda Coberta da Bastter Blue

    é assunto extremamente simples

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso recomendei que buscasse fontes mais confiáveis. Quer aprender o básico sobre opções? Sugiro o livro: Opções do Tradicional ao Exótico, do Lauro de Araújo.

      Como consta na contra-capa do livro:
      Lauro de Araújo Silva Neto é mestre em Administração Financeira Internacional (Glasgow, Escócia) e fez Curso Avançado de DERIVATIVOS Financeiros (REFCO, Chigago), etc, etc

      Capítulo 3 (Travas nos Mercados de Opções), página 44, primeiro tópico:
      Spread de Alta com Opções de Compra (Call Bull Spread) ----> famosa trava de alta

      "Nessa estratégia, o trader comprará uma opção de compra (call) de preço de exercício X e venderá outra call de preço de exercício Y, sendo Y > X. Ou seja, O TITULAR DA POSIÇÃO ACREDITA EM UMA ALTA NO MERCADO e deseja estar comprado, mas acha que existe certo ponto além do qual o preço do objeto não irá passar; portanto, não necessita de toda a possibilidade de ganho na alta, vendendo uma call de preço de exercício maior. Essa trava possibilita ainda a diminuição do custo de compra da call"

      Coloquei em destaque a parte que o Bastter se contradiz (dizendo que não é direcional)

      Sobre a Venda Coberta, não há o que discutir. Acredite, ele está errado. Procure conversar com algum profissional do mercado e irá confirmar o que estou lhe dizendo.

      []s!

      Excluir
    2. E você consegue colocar toda essa teoria em prática ou são apenas estudos seus?

      Excluir
    3. Como estou apenas recentemente estudando essa parte, ainda não comecei a colocar em prática na carteira como um todo, mas será muito em breve. Por enquanto opero apenas com opções, estou ainda aprendendo a conduzir uma operação, de forma a otimizá-la. Mas isso é TOTALMENTE irrelevante.

      Se eu disser pra vc q a gravidade puxa todas as coisas pra baixo, vc não precisa subir num prédio e jogar uma pedra pra confirmar só pra dizer "Eu vi, puxa mesmo".

      O grande problema é a questão de montar a uma estratégia INCOERENTE com a expectativa.

      Por exemplo, eu fiz um estudo de venda coberta vs. hedge com put com opções semestrais. Estas opções não possuem liquidez praticamente nenhuma. Na prática, teria que pegar opções de 2-3 meses. É possível que os custos aumentem, mas não invalida a coerência da estratégia, entende?

      O que tenho feito é até o inverso da estratégia da venda coberta. As opções que o Bastter recomenda vender, são justamente as que eu to comprando..... rs

      Excluir
  13. E como estão os resultados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, anônimo,

      agora começamos a dar voltas, ok? Já falei: são irrelevantes os MEUS resultados. E o porquê está explicado acima.

      Mas, já que insiste, estão positivos. Mas, novamente, entenda: são irrelevantes. Apenas tive sorte de acertar a direção do movimento no momento certo.

      []s!

      Excluir
  14. Não acho que seja irrelevante.

    Tu defende algumas idéias e diz que outro blogueiro está errado, portanto teus resultados deveriam ser fruto da tua tese e não apenas da sorte.

    Se tu faz um estudo, monta uma estratégia condizente com tua expectativa e os resultados são ruins, o problema está onde?

    Apenas falta de sorte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, é aí que você está enganado. Sim, os resultados são irrelevantes.

      Na verdade, isso é cruel. É um pouco difícil acreditar, mas não importa o quão você estudou sobre ativos e como foram suas avaliações, no frigir dos ovos, pode dar tudo errado. Acontece. E muito. Entrar no mercado com isso em mente (de que mesmo vc faça tudo certinho, poderá perder) é sair da manada. Como disse, é cruel. E se você não está preparado para isso, não deveria se meter neste mercado.

      Como já disse: o que importa é manter uma estratégia adequada à sua expectativa e ao seu objetivo.

      Eu, por exemplo, fiz operações de compra de calls, com a expectativa de que o mercado fosse subir. Isto parece óbvio, mas é esse tipo de coisa que deve ser avaliado. Operei de acordo com minha expectativa. E o mercado realmente subiu. Lucrei e bem.

      Se o mercado tivesse caído, eu teria tomado prejuízo. Mas isso não quer dizer que operei errado? O que acontecera é que minha expectativa não se concretizara.

      Entendeu a diferença?

      E ninguém é melhor que outro em adivinhar para onde o mercado está indo no CURTO PRAZO. Random Walk. Se tu procurar, vai achar artigos de macacos, gatos, bichos, que performaram melhor uma carteira de ações em um ano do que muitos analistas. Ou seja, uma seleção aleatória foi melhor do que vários analistas juntos renomados. Mas veja bem: CURTO PRAZO. Neste prazo, a importância é uma questão mais de montar a estratégia correta e uma administração correta do capital.

      Se você realmente está começando agora no mercado, sugiro fortemente se apegar a isto que escrevi acima. Repito: mesmo vc faça TUDO certinho, poderá perder.

      []s!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...