Web Analytics

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Quanto custa o Facebook?



Quanto custa o Facebook?
Outro dia um amigo meu me perguntou: “Cara, como faço pra calcular o valor de uma empresa?”. Eu respondi: simples, faz VPL sobre o fluxo de caixa! E só!
Na mesma hora lembrei do IPO do Facebook, o qual está fazendo um grande alvoroço na comunidade de investidores e, principalmente, especuladores.
Bom, hoje não vou falar sobre esse cálculo do VPL, até porque também tenho algumas críticas a ele, as quais farei mais à frente.
Vou falar sobre algo que muita gente que já frequenta este blog deve conhecer, mas não custa nada falar pra quem não conhece.
Já falei sobre isso num outro post, mas hoje serei mais específico. Vou lhe dar como opção duas empresas para você decidir em qual investir:
Empresa
Capital Inicial
Lucro Anual
A
100
40
B
100
10
A empresa A parece a escolha “óbvia”, afinal de contas, o lucro dela é 4x maior do que o da empresa B.
O indicador P/L (Preço da Empresa dividido pelo Lucro da Empresa) neste caso seria de:
Empresa
Capital Inicial
Lucro Anual
P/L
A
100
40
2,5
B
100
10
10
E, por ser uma divisão, o indicador P/L consegue mostrar justamente de cara se uma empresa está cara ou barata. O comprador/investidor quer Preço baixo e Lucro alto. Matematicamente falando, queremos P/L baixo.
A princípio, quanto menor o P/L, melhor!
Só que não podemos deixar passar um detalhe importantíssimo: qual será o comportamento dos lucros nos próximos anos? Digo, qual será a expectativa de lucros que essas empresa podem ter? Digamos que fosse algo da seguinte maneira:
Empresa
Capital Inicial
Lucro no Ano
Soma
P/L (ano 5)
1
2
3
4
5
A
100
40
44
48
52
57
241
1,754
B
100
10
20
40
80
160
310
0,625
Bom, agora a situação já não é tão simples, não é verdade? Veja, o lucro da empresa B começa mais baixo, mas em 5 é esperado que seja 3x maior que o da empresa A. Analisando o futuro, vemos que ter a empresa B no ano 5 é mais vantajoso que ter a empresa A; a isso, chamam de P/L futuro.
Ou seja, a expectativa de crescimento dos lucros da empresa B, justificaria pagar um P/L superior (10 pela empresa B) hoje em relação a empresa A, que está hoje com P/L 2,5.
Assim, o P/L reflete duas coisas importantíssimas:
1) Quanto a empresa consegue lucrar em relação ao que ela vale no mercado.
2) Expectativa que o mercado tem em relação ao crescimento da empresa.
Repare que a empresa B dobrou o lucro a cada ano, enquanto a empresa A cresceu a uma taxa em torno de 10% ao ano.
Cabe ao investidor analisar se vale a pena ou não pagar.
No mundo real, é mais fácil esperar o comportamento da empresa A do que o da empresa B.
O cálculo do VPL é quase o que foi feito na tabela. Na verdade, se você corrigir os valores pela inflação já tem um cálculo mais preciso, mas o ideal é o usar o Custo de Oportunidade. Mas, como disse no início, voltarei nisto em outro artigo.
Vamos agora ver o Facebook, que irá lançar seu IPO agora em maio. O que circula é que a empresa estaria avaliada em U$ 100 bilhões. Também circula informação de que o lucro da empresa em 2011 foi de U$ 1 bilhão.
Ou seja, para o Facebook temos um P/L = 100/1 = 100
Vamos analisar uma empresa que pode ser comparada ao Facebook. Falo do monstro Google.
Olhando os dados de hoje (19/04/2012) no Yahoo Finance, encontramos que a empresa está avaliada, no mercado, em torno de U$195 bilhões e seu lucro de 2011 foi de U$9,7 bilhões.
Assim sendo, para o Google, temos um P/L de 195/9,7 ~= 20.
De 2009 para 2010 o lucro do Google aumentou 30%. E de 2010 para 2011 aumentou 14%.
Bom, o Google historicamente teve um crescimento bastante forte. E o mercado o precifica com um P/L em torno de 20.
A meu ver, um P/L de 100, significa que o mercado está esperando um crescimento muito, mas muito, muito maior do que do Google, afinal de contas, a grosso modo, é como se o Facebook tivesse que crescer a taxas 5x maiores que as do Google (que já cresceu a taxas bem altas!).
Obviamente, com todo o dinheiro captado a empresa poderá dar uma senhora “alavancada” nos seus projetos, mas terá que justificar seus lucros futuros a taxas altíssimas.
Peguei o exemplo do Google por ser do mesmo segmento e mesma bolsa de valores (NYSE).
Não vamos esquecer que a bolha da Internet, que ocorreu no início dos anos 2000 foi justamente pelo fato das empresas de internet que aparentemente cresceriam a taxas absurdas durante muito tempo. Dez anos se passaram e não foi bem o que se viu.
Não estou dizendo que o P/L de 100 não pode ser justificado. Caso a empresa consiga crescer seu lucro a taxas espetaculares, por exemplo, 100%aa, teríamos algo assim:
Empresa
Capital Inicial
Lucro no Ano
1
2
3
4
5
Facebook
100
1
2
4
8
16
P/L
100
50
25
12,5
6,25
Será que a empresa vai conseguir quadruplicar seu lucro em 3 anos e depois disso conseguir a taxas razoavelmente altas? Sinceramente, acho bem possível. Sistematicamente crescer 100% ao ano já acho bem exagero, mas no início é bastante plausível sim.
Caso fôssemos utilizar o Google como referência e dando uma folga de 100%, então o P/L do Facebook seria em torno de 40, ou seja, a empresa deveria ser avaliada em torno de 40 bilhões.
Creio sim que há um bom potencial de crescimento, só não sei se esse potencial justificaria um P/L=100.
Além disso, dinheiro de IPO é o melhor dinheiro que existe para uma empresa, pois não precisa pagar juros e se os resultados não vierem, não costuma se enrolar, visto que não é obrigada a pagar juros como num empréstimo. Quem fica sem os dividendos são os acionistas!
A propósito, as empresas mais sólidas e confiáveis do mercado brasileiro e que crescem a taxas bem altas possuem P/L em torno de 25-30.
Será que o Facebook realmente vai conseguir decolar? O que você acha? Dê sua opinião!

6 comentários:

  1. Otimo post. Vou fazer uma pergunta bem leiga. Como o facebook gera renda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, como eu disse no texto, não entendo nada do assunto! Por isso nem me arrisquei a falar demais! hehehe

      Mas esses sites costumam ganhar dinheiro com publicidade, prestação de serviços e joguinhos (como Zynga)

      []s!

      Excluir
    2. Vendem participações da empresa para empresários, fundos hedge, etc.

      Abcs,

      Excluir
    3. como ele gera renda, exemplos: Todos os usuários ativos na rede ou seja conectados ao Facebook, downloads feitos de seu aplicativo, empresas que financiam o Facebook melhor dizendo elas pagam para fazer parte do da empresa... pense uma empresa como a Fcbook começa a bombar uma rede social onde pode gerar muita grana, claro que muitas empresas irão pagar para tirar lucro e conhecimento também... Pelo conhecimento posse ter ajudado se não tentei.
      Assista o filme "Rede Social" lá você pode tirar uma noção de como funciona...

      Excluir
  2. Muito bom post!

    Eu não gosto muito de utilizar o VPL porque estimar o lucro futuro de uma empresa é algo bem subjetivo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo ser bastante conservador na estimativa de lucros, jogando os valores bem pra baixo.

      Se ainda assim estiver valendo a pena, já penso em comprar.

      Vou fazer um post sobre isso depois, também!

      []s!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...