Web Analytics

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Alocação de Ativos de forma Inteligente


Fala, galera!
Hoje volto ao assunto da Alocação de Ativos (Asset Allocation). Bom, todos os meus artigos anteriores eram críticas ao Método Rebalanceamento, o qual continuo certo de que não é tão bom quanto pinta ser.
No entanto, o próprio Graham já falava que a alocação é importante. Que tal fazermos a alocação de maneira inteligente?
Como assim? Bom, você que é investidor e está sempre de olho no desempenho das suas empresas, saberá avaliar quando o papel estará valorizado ou subvalorizado.
Assim sendo, o investidor saberia o “timing” de entrar/sair na ação. Obviamente, isto é o que todos querem saber, não é verdade? Mas aqueles que já estão estudando o mercado a alguns anos não vêem tantas dificuldades assim.
Por exemplo, nos dias atuais, vivemos em tempos de crise. Estamos longe dos tempos de euforia.
Nisso TODOS concordam, não é verdade?
Resolvi fazer uma simulação utilizando aqueles mesmos dados de 2001 a 2011, fazendo uma alocação entre IBOV e CDI. E resolvi fazer 2 métodos.
1) Método de Alocação 50/50 sempre
Neste método, sempre que o investidor enxergasse o momento de entrar/sair do mercado de renda variável, ele realocaria sua carteira, de maneira que ficasse 50% em cada.
2) Alocação Dinâmica
Neste método, quando o investidor enxergasse o momento de entrada ele iria se expor ao lado favorável. Em tempos pessimistas (como os de hoje em dia), ele concentraria a maior parte dos investimentos em renda variável. Já nos tempos de bonança, após longas altas da renda variável, ele inverteria a posição, concentrando a maior parte na renda fixa, aguardando a tempestade. No entanto, comecei com uma alocação 50/50. Quando a alocação era feita, ia pra 75/25 ou 25/75.
Eu dei uma exagerada, pois escolhi os pontos exatos de fundo/alta. Obviamente, pra acertar este ponto é só com muita sorte, mas a questão é avaliar a ideia. Você como bom investidor pode não acertar o fundo, mas vai chegar perto dele.
Seguindo esta ideia, só foram realizadas 5 operações:
Compras – meses 9, 82 e 117;
Vendas – meses 77 e 106;
Reparem inclusive que a última operação teria sido de compra (caracterizado pelo momento de crise atual).
Vamos ao resultado:
Método de Alocação 50/50
Alocação Dinâmica
Os resultados são bem claros: fazer a alocação desta maneira funciona, e muito bem, diga-se de passagem. Bom, este tipo de recomendação é feita há uns 60 anos. E dá muito certo, não é verdade?
O Método do Rebalanceamento é baseado na seguinte ideia: como não é possível adivinhar onde será o fundo, daí rola aquele esquema de ir comprando/vendendo aos poucos. No entanto a teoria parece não funcionar tão bem quanto na prática.
Já para utilizar este método de alocação com "timing", por assim dizer, depende exclusivamente da capacidade do investidor em saber avaliar o momento de cada empresa.
É fácil? NÃO! Exige estudo? Exige! Exige dedicação? Exige!
Mas você quer o quê? Tudo de graça?
A Ostra me perguntou o que um investidor sem conhecimento deveria fazer para investir em renda variável. Eu respondi que ele deveria ficar longe, visto a possibildiade dele fazer alguma besteira (e se arrebentar) ser grande. Mas existe outra opção: ele pode investir em algum fundo e pagar taxas de administração e performance. Mas já é alguma coisa.
De qualquer maneira, quando se sabe avaliar o mercado, a Alocação de Ativos funciona perfeitamente.
Lembre-se: não existe almoço grátis.
Estude e seja feliz. Não gosta de estudar? Coloque o dinheiro num fundo de investimentos. Não quer se arriscar? Desista da renda variável.
Grande abraço a todos!

8 comentários:

  1. A Ostra não perguntou nada... Rsrsrs
    Mas finalmente me sinto mais normalzinha, meu grafico de evoluçao desde 2002 é muuuuito semelhante com o seu de alocação dinamica :o)
    Tb acho a opçao de fundos ideal p quem nao tem conhecimento e quer aplicar em RV enqto ainda estuda.
    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perguntou nos comentários de um dos artigos de Asset Allocation!!!! Tá lááááááááá =P

      Fazendo a coisa certa, funciona.

      Vou começar depois a postar os rendimentos dos investidores da linha de Graham!

      bjs

      Excluir
    2. Eu sei, tava enchendo :P
      Ufa, fiz a coisa certa, pelo menos por um tempo kkk

      Excluir
  2. Di Marcinho,

    Você tem algum estudo sobre o pessoal adepto ao "Sell in May e Go Away"?

    Exemplo de cálculo: vender tudo dia 01 de Maio e ir recomprando em Setembro/Outubro/Novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não tenho, não, mas é algo simples de fazer!!

      Vou verificar depois!

      []s!

      Excluir
  3. Entendo que o rebalanceamento é uma maneira de diminuir riscos... neste sentido, os retornos seriam menores mesmo... de qualquer forma, cada estratégia se ajusta melhor a cada investidor... por enquanto eu sou adepto da alocação dinamica, mas frequentemente me vejo tentado a fazer rebalanceamento... :)

    ResponderExcluir
  4. Essa locação dinanmica sem duvida traz um resultado muito superior, mas na pratica eu uso como regra o cruzamento de 2 media moveis 10x100 assim da para estimar se a tendencia é de alta ou baixa, mesmo assim não daria para fazer esta movimentaçâo com varias ações, apenas com uma ETF e fundos de renda fixa, mas uma movimentão abaixo de 1 mes causaria um gasto grande, com o pagamento de IOF no caso da remda fixa, e sem falar do trabalhao.

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lord!

      Em todos estes meus estudos que fiz, não levei em considerção em nenhum deles as taxas, corretagens e imposto de renda, que fazem MUITA diferença, principalmente no longo prazo.

      []s!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...