Web Analytics

domingo, 1 de julho de 2012

E a OGX afunda no poço...


Fala, galera!
Estava de férias e totalmente por fora do mercado, mas já cheguei com meu tio falando sobre a OGX e resolvi dar uma olhada no movimento. Quando vi, a cotação caiu quase 50% nos últimos 15 dias! Mas o que terá acontecido, movimento anormal?
Ao que parece, o mercado está começando a acreditar que as metas do Eike são muito ambiciosas. Já era tempo! Vejamos a notícia que abalou tudo:
“Após cinco meses de testes, a petroleira do empresário Eike Batista concluiu que a área em questão tem uma capacidade de vazão ideal de 5 mil barris de óleo equivalente por dia por poço para os dois primeiros poços nesse estágio inicial. Conforme apontam os analistas do Bank of America Merrill Lynch em relatório, a projeção inicial era de algo em torno de 15 mil a 20 mil barris por dia.” Fonte: Exame
Tenho acompanhado a OGX, e falei sobre as metas de produção há alguns meses atrás:
E fui duramente criticado pelos entusiastas do Eike, pois acham que tudo que ele toca vira ouro ou por outros que falavam que empresas diferentes não podem ser comparadas (mesmo sendo mesmo setor!), etc.
A mais pura verdade é que a meta da OGX era simplesmente impossível. Mesmo após reduzir as metas, elas continuaram sendo extremamente agressivas. E não vou entrar sobre os detalhes técnicos da coisa.
Eu li alguma coisa assim uma vez:
“Não adianta uma mulher sair com nove homens em uma noite e esperar que nasça um filho em um mês. Certas coisas precisam de tempo.”
Parece que muita gente esquece-se de um fator primordial: o tempo. Por mais impecável que seja uma empresa, existem muitas limitações que o dinheiro não pode comprar e o tempo de uma perfuração, por exemplo, é uma delas.
Nos meus artigos anteriores apenas expus informações que são abertas a todos, mas não costumam ser bem “processadas” para quem não é da área de petróleo, da qual faço parte.
De qualquer maneira, a própria OGX agora admite que não pode atingir suas metas inicias de produção (já revisadas!). No meu último artigo comentaram porque eu estava tão preocupado com isso. É simples, muito, muito simples.
 A produção faz TODA A DIFERENÇA, afinal de contas, está diretamente ligada ao Faturamento da empresa e consequente LUCRO, que é o que importa para o investidor de longo prazo.
Não sou analista profissional, mas havia traçado cenários mais reais nos quais as cotações deveriam estar entre 17-25 reais, ou seja, haveria um bom desconto nos preços de hoje. Isso se a empresa for bem administrada. Ao que parece, os rumores do mercado também não vem apresentando tão boas perspectivas neste ponto. Mas isso é outro assunto.
Esses caras são umas figuras mesmo. Antes eram só elogios, a empresa era diferenciada, blá, blá, blá, blá. 
Assim sendo, fica aqui um alerta para todos que acreditam em metas mirabolantes. A empresa ainda está em estágio pré-operacional, o qual é complicadíssimo e ainda tem sofrido forte especulação. O investidor de longo prazo tem de analisar muito bem esse tipo de papel.
Grande abraço para todos!
OBS.: Em nenhum momento estou indicando compra ou venda de algum dos ativos citados no texto. Essa decisão é de responsabilidade única do investidor. Como política de transparência, informo que não sou acionista da OGX.

3 comentários:

  1. Por isso não gosto de empresas preoperacionais. O que sustenta a cotação desta empresas é o boato e a promessa, mas o fato acaba derrubando esta ações.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sempre q alguem me perguntaca pq não investia nas empresas do sr X e eu respondia, a pessoa tb se incomodava, mas como o AdP falou, não dá p investir em empresa preoperacional, os preços do papel são pura especulação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. A grande questão e que montar uma empresa deste porte é muito dificil, tanto é que tirando a Petrobras quase não ha outra empresa extraindo petroleo no Brasil, mesmo contando com as multi nacionais, talvez a ideia de Eike seria vender no futuro para os Chineses, alias este petroleo e para vender para os chineses, mas os mesmo fizeram uma oferta bem baixa pela OGX, então ele estar dando uma operacionalidade a ela para vender por um preço mais alto.
    Um abração.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...