Web Analytics

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ações: desenhando pra quem ainda não entendeu


Uma das grandes sacadas que Warren Buffett teve foi a de considerar uma ação como um título de renda fixa. Enquanto a maioria das pessoas avalia apenas a cotação, esquecem o que faz essa cotação se movimentar. São os lucros. E vamos ver o porquê.
Basicamente, em um título de renda fixa, os juros são recebíveis a uma taxa pré-determinada (ou seja, fixada anteriormente). Já para as ações, o investidor vai recebendo dividendos, os quais vão depender totalmente do desempenho da empresa ao longo dos anos. E isso é o grande segredinho dos investimentos. Vamos desenhar pra ficar bem claro.
O fluxo de caixa de um título de renda fixa funciona mais ou menos assim:

Para uma ação, o fluxo de caixa seria assim:

Reparem que os juros recebidos no caminho (que são os tais dividendos!) crescem com o tempo. No entanto, é impossível saber quanto uma ação estará valendo no futuro. Por isso aquela interrogação ali. Porém, é possível fazer algumas projeções.
Caso consideremos que o Dividend Yield se mantenha mais ou menos estável, o gráfico ficaria assim:
Epa! Peraí, você deve se estar perguntando: "De onde tu tirou aqueles 400 e muito ali?" Calma, já explico. Continuemos a brincar de desenhar! rs
Pegando outro exemplo, agora, vamos comparar só os juros com os dividendos pagos no período:
E agora comparando tudo junto:
Você pode estar falando que os juros recebidos no início valem muito mais devido ao valor do dinheiro no tempo. E tem toda razão. Mas há que fazer a conta!
Um método simples de avaliar isso é através da chamada Taxa Interna de Retorno (TIR). Um cálculo super-simples para comparações entre fluxos de caixa parecidos. Quanto maior a TIR, melhor é o investimento.
Resolvi fazer a seguinte simulação. Traçando cenários bem razoáveis e, de certa forma, conservadores.
Investimento
100,00
Juros Renda Fixa
8,00%
Dividend Yield
5,00%
Crescimento DPA
7,00%
*DPA – Dividendo por ação
Os resultados são esses comparativos que eu já demonstrei acima. Em tabela, ficaram assim:
Ano
Renda Fixa
Ação
0
-100,00
-100,00
1
8,00
5,00
2
8,00
5,35
3
8,00
5,72
4
8,00
6,13
5
8,00
6,55
6
8,00
7,01
7
8,00
7,50
8
8,00
8,03
9
8,00
8,59
10
8,00
9,19
Resgate
100,00
183,85
O cálculo da TIR mostra que na Renda Fixa a TIR seria 8% (óbvio para quem já entende o assunto) e para a Ação, a TIR seria de aproximadamente 11%.
Ou seja, para este caso, o investimento nas ações teria sido mais vantajoso.
Este conceito de considerar uma ação como um título de renda fixa, Warren Buffett chamou de Equity Bond.
Mas por que a ação deveria valer tão mais no final? Simples, se o Dividend Yield (que é a relação entre o dividendo pago e a cotação da ação) se manter ao longo dos anos, então quando os dividendos forem altos, será normal que o preço da cotação também o seja.
Em mercados mais desenvolvidos, como os EUA, os DY pagos são bem baixos, na faixa de 1 a 5%. E, como a cotação seria Dividendo dividido por DY, quanto menor o DY, maior será a cotação. Ou seja, para ser conservador em seus cálculos, o ideal é utilizar altos DY no futuro.
Obviamente, para isto funcionar, é necessário que os dividendos cresçam ao longo do tempo. E, para isso, é importante que os lucros da empresa cresçam ao longo do tempo. Por isso é tão importante investir em empresas bem administradas e com projeção de lucros futuros crescentes.
Vejam: a cotação TEM QUE SEGUIR isto. Vamos imaginar, por absurdo, que a cotação da empresa fique parada. Isto significa que com o passar do tempo, com os lucros e dividendos aumentando, seu DY também iria aumentando, passando o da renda fixa. E caso continuasse neste ritmo, chegaríamos a “absurdos financeiros”, como ações com DY altíssimos. Mas o mercado não é bobo e assim que o DY começa a ficar atraente, ele começa a comprar as ações. E as compras empurram o preço para cima, voltando ao equilíbrio.
Para o exemplo acima, o título da renda fixa pagou 8% durante o tempo todo. No entanto, a ação funcionou como um título que começou pagando 5% e ao final do período já estava pagando 9,19%. Inclusive, este é um dos motivos que Warren Buffett fala que não deveria vender as ações nunca. Para quem já as possui a muito tempo, é como se tivesse um título que pagasse gordíssimos dividendos em relação ao que foi investido inicialmente.
Gostaria de apresentar alguns dados reais, mas tenho tido SÉRIAS dificuldades em encontrar estes dados de forma organizada. O site da BMF&Bovespa é um dos piores para buscar informações de forma organizada. Mas sou brasileiro e não desisto nunca. Estou organizando alguns dados aqui e em breve, espero eu, postarei dados reais.
De qualquer forma, foi este o “pulo-do-gato” que o Warren Buffett teve após os ensinamentos de Graham. E deu bastante certo com ele e com vários outros investidores, que irei apresentar aos poucos por aqui.
Assim sendo, é infinitamente mais importante se preocupar com o comportamento dos lucros da empresa no longo prazo do que ficar olhando as cotações todos os dias. Espero que os desenhos tenham ajudado a entender porque o mercado de ações tende a ser vencedor no longo prazo.
Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, fique a vontade para postar comentários.
 Grande abraço a todos!

18 comentários:

  1. Respostas
    1. É a Taxa Interna de Retorno, q eu comentei no texto...

      Quanto maior a TIR, melhor!

      Excluir
    2. isso eu entendi, não entendi como ele chegou aos 11%

      Excluir
    3. a minha pergunta que foi mal feita, queria a fórmula ;)

      Excluir
    4. Bom, calcular "no braço" é complicado, pois é uma equação transcendental, ou seja, vc não consegue isolar a variável.

      Precisa utilizar Método Numérico pra resolver.

      Mas dá pra calcular pelo Excel; a função é TIR ou IRT (dependendo se for Português ou Inglês)

      Dá uma procurada no Google q tem vários exemplos.

      Grande abraço!

      Excluir
    5. Joga no Excel que fica melhor!

      Lá tem o calculo e a formula da TIR.

      Excluir
  2. Boa dimarcinho,

    embora eu nao consiga entender tudo, gosto muito dos seus posts. Mas a filosofia de investir em boas empresas eh basica e fundamental.

    Abracos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, L.!

      Algumas coisas são meio complicadas de explicar só com texto mesmo.

      E muito do que eu escrevo exige um pouquinho de matemática.... rsrsrsrs

      Grande abraço!

      Excluir
  3. olá Di
    Concordo plenamente com o que você escreve na postagem. parabéns.
    Eu também já tive a ideia de fazer uma postagem com dados reais, mas falta-me tempo e disposição para fazer esta postagem. E os dados também não são fáceis de encontrar.
    Se quiser, a gente pode tentar fazer uma parceria de estudo. Eu já tenho todas as cotações de todas as ações desde 1994, não ajustadas. Acho que pode ajudar. Estou procurando os dados de desdobramentos/grupamentos/bonificações desde esta época.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, AdP!

      Podemos tentar fazer um esquema sim, mas o meu problema é justamente com os desdobramentos/grupamentos/bonificações.

      Dependendo de onde vc começa, a base muda.

      As cotações são fáceis de achar. Tem no Yahoo e no site do ADVFN, os gráficos não são corrigidos por dividendos (apenas por grupamentos/desdobramentos)

      Com dividendos, já reparei que os dados do Fundamentus estão errados.

      Já no site do GuiaInvest existe um lugar que falam qdo tiveram esses eventos de grupamentos, mas andei fazendo umas contas e achei vários dados esquisitos.

      Se você ainda não olhou no GuiaInvest, dá uma olhada lá que tu vai ver (na aba Proventos).

      Eu levantei os dados de BBAS3, CPLE6 e PETR4, por enquanto, mas vou fazer uma revisão.

      Esses dias achei algo no Blog do Portinho; ele falou que no site Valoriza Online dá pra pegar os dados, mas parece que os dados são pagos. Enviei um e-mail pra ele pra ver se é isso mesmo.

      Com dados reais fica dá pra projetar melhor os crescimento dos dividendos! hehe

      Grande abraço!

      Excluir
    2. O grande lance é que eu busco informações confiáveis. Yahoo, ADVFN, fundamentus e outros, já vi muita coisa errada. Essas cotações que eu tenho são tudo da bovespa. Mas o portal dela é muito ruim, e informações de desdobramentos/grupamentos/bonificações, balanços antigos, dividendos antigos, dividendos de empresas que já não estão listadas na bolsa, dentre outras, é difícil (ou impossível achar lá).
      Esse valoriza online eu desconhecia. Vou dar uma olhada.

      Abraços

      Excluir
    3. Pois é, AdP!

      Os dados destes sites são conflitantes entre eles.

      Acho que as cotações são até mais tranquilas. O que reparei é que alguns sites pubicam as cotações corrigidas por dividendos e outros não, daí dá diferença.

      De qq maneira, continuo na busca por dados confiáveis.

      Fico impressionado como a Bovespa pode ter uma gestão tão merda sobre os dados históricos.

      []s!

      Excluir
  4. Como pode o site da bolsa ser tão podre.

    Mas dimarcinho, sinto que quer chegar em algum lugar com esta análise.

    Está adotando o pobretão way of life de foco em dividendos e FII?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Pobreta!

      Na verdade estou focado em ações de boas empresas mesmo e com possibilidade de estarem bem maiores no futuro.

      Estou comprando lucros futuros, que certametne farão as cotações subirem no longo prazo.

      Mas não se engane, assim que o patrimônio estiver andando sozinho, vai ser foco dividendos e fazer o que quiser da minha vida! hehe

      Sobre os FII's, ainda não tenho tido pra estudar melhor sobre o assunto. Eles são novos e se aproveitaram do boom imobiliário dos últimos 3 anos, então fazer aposta nesses 3 anos pro longo prazo não é minha praia...

      Grande abraço!

      Excluir
  5. dimarcinho... esse texto não é para crianças!!!! rsrs
    mas é isso mesmo, depois de acumular um certo capital tem q visar em dy, e isso + o tempo farão um serviço legal na carteira :)
    belo estudo, ficaria realmente bem legal com dados reais, a pouco tempo um conhecido meu fez isso mas pagou uma fortuna pelos dados :S
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele num quer vender baratinho os dados, não???? =P

      Então, qdo falei pra crianças foi uma metáfora!! Mais pra iniciantes!! rsrsrsrs

      bjs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...